O Flamengo empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro neste domingo e não aproveitou a chance que teve de diminuir a diferença de 12 pontos para o líder Corinthians. Apesar do empate, os números mostram que o Rubro-Negro teve mais posse de bola do que o adversário no Mineirão, na partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em contrapartida, não conseguiu converter o “domínio” em chances claras.
O Flamengo tem tido dificuldades para furar defesas consistentes, como se mostraram as de Cruzeiro e Grêmio (adversário que venceu por 1 a 0 na Ilha do Urubu, na última quinta-feira). Neste domingo, por exemplo, o Rubro-Negro, apesar de ter tido 63,4% de posse de bola, chutou só cinco vezes a gol, a metade dos mineiros.
O Cruzeiro, mesmo jogando em casa, entrou em campo para se defender e apostar nos contra-ataques. Provavelmente, estratégia do técnico Mano Menezes, confiando na dificuldade rubro-negra. A equipe de Belo Horizonte montou duas linhas de quatro bem próximas, e o Flamengo rodava a bola na intermediárea, com Diego, Éverton Ribeiro e Everton, além do auxilio dos volantes.
Em contra-ataques, sem contar o lance que resultou no gol de Sassá, o Cruzeiro teve a chance de marcar, mas o goleiro Thiago fez boas defesas. Apesar do domínio, o Flamengo pouco assustou o goleiro Fábio.
Contra o Grêmio, na última quinta-feira, o Rubro-Negro também teve amplo domínio (60,9% de posse de bola) e ainda finalizou bem mais – 23 contra quatro vezes (sete no gol, 10 para fora e seis bloqueadas). Na Ilha do Urubu, porém, para fugir da forte marcação tricolor, o time comandado pelo técnico Zé Ricardo apostou demais em cruzamentos. E o que falhou foi a pontaria: as finalizações foram fáceis para o goleiro adversário.
Depois da partida deste domingo, o treinador rubro-negro foi questionado sobre o caminho para voltar a apresentar as boas atuações, como contra Chapecoense, São Paulo e Santos (pela Copa do Brasil). Zé Ricardo admitiu a pressão pelo título do Campeonato Brasileiro e quer recuperar a concentração dos jogadores no momento de instabilidade para evitar erros.
– Você entrar numa competição e ser campeão é uma coisa. Entrar numa competição com a pressão de ser campeão é outra coisa. Estamos trabalhando a parte de concentração da nossa equipe para não só criar espaços, mas finalizar essas oportunidades. Tivemos oportunidades contra o Grêmio e hoje também, mas são duas grandes equipes. Não tem nenhuma fórmula mirabolante. Conheço só o trabalho duro – falou Zé.
O ataque do Flamengo é um dos mais produtivos do Campeonato Brasileiro, com 20 gols, atrás apenas de Grêmio, Fluminense e Corinthians. Nos últimos dois jogos, porém, marcou só uma vez, justamente após cruzamento na área (Everton aproveitou a assistência de Rodinei contra o Cruzeiro). Reflexo da dificuldade de furar bloqueios consistentes formados por duas linhas de quatro.
Fonte: Globo Esporte
Elenco do Flamengo se apresenta no CT Ninho do Urubu na manhã deste sábado (23)…
Atacante rubro-negro foi o herói do título do Flamengo em cima do River-Plate (ARG) Neste…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Ver comentários
"Zé pede concentração".
Eu peço um novo treinador.
fico pensando....
tá no intervalo e o zé pede concentração e passa a mão na cabeça....
Time previsível, sem variação ou suspresa para os adversários, quer ganhar do fla? Se fecha lá atras. (Isso vem desde o ano passsdo) time não tem técnico, depende única e exclusivamente dos talentos individuais. Contra o São Paulo por exemplo o time não criou nada, esbarrou na defesa e estava penoso, só conseguiu jogar depois que guerrero fez um gol de falta aí o São Paulo teve que ir pro jogo e dar espaços ao Flamengo, ou seja, mesmos as Vitororias não foram tão conviventes assim (talvez salvo a contra o Santos que o time jogou organizado)
E contra a chape pq o time não ficou retratando e o flamengo jogou nas costas dos laterais.
Comentário ótimo o seu está fácil marcar o flamengo
No primeiro tempo o time até tentou colocar a bola no chão e trabalhar as jogadas, mas não repetiu isso no segundo tempo. Quanto mais precisa marcar, menos trabalha a bola. Reflexo de uma certa ansiedade, mas também de não saber jogar contra times fechados. Falta compactação e criar linhas de passe pra que surjam tabelas, triangulações. Muitas vezes o jogador que recebe a bola tem marcação dupla (às vezes tripla) e uma única opção de passe. Ou tenta um lance individual ou toca atrás, pra manter a posse. Se busca um passe em profundidade pega a defesa bem postada e em vantagem pra recuperar a bola.
Isso só não acontece com um jogador: Márcio Araújo. Esse sempre tem liberdade pra receber e avançar. Sabem que não vai fazer nada, então dobram a marcação no Diego e no Everton Ribeiro. Se for preciso, fazem um rodízio de faltas nesses jogadores, como aconteceu ontem. Pronto, é o suficiente pra anular o Flamengo, porque o time só joga bem quando as individualidades desequilibram. E isso fica ainda mais difícil quando se joga com um a menos.
Zé Ricardo parece ter chegado ao limite com o time. Não há evolução e, pior que isso, a sensação é que a equipe regride à medida que o tempo passa. Como o Brasileiro já é do Corinthians, talvez seja o caso de começar a pensar na próxima temporada. Não dá pra ter um elenco tão bom e tão mal aproveitado.
Concordo Johny está fácil marcar o flamengo por isso precisaríamos de um volante pra acrescentar nossa armação ....
Precisaríamos de um volante pra ser elemento surpresa ou um segundo volante que armasse o time de traz....
E acredito que temos no elenco falta o Zé testar o Ronaldo que tem capacidade de armação mais de traz ou colocar mancuello como segundo volante ou retornando com Arão pra fazer infiltrações e claro deixando Cuellar como primeiro volante...
Pode ser que vamos perder na parte defensiva mas prefiro o flamengo atacando pq com esse elenco e armando bem temos condições de fazer muitos gols por partida....
O Zé Ruela não tem que pedir concentração, ele tem que pedir é pra sair, isso sim!!!
A bola enfiada no lance do gol do Sassá do Cruzeiro é um tipo de lance que não ocorre há quanto tempo no Fla?
Quem faz esses tipos de jogadas muito bem é o Conca, é característica dele essas enfiadas de bola.
É mister que se faça alteração na formação com o melhor encaixe das peças, pois o Diego fica com 200 mil adversários marcando ele no meio e os pontas de longe esperando receber a bola, esse posicionamento dificultaria qualquer time ou seleção no mundo.
Diego com Éverton Ribeiro (Conca) no meio e os pontas Éverton (VJ) e Geuvânio (VJ), essas são as primeiras mudanças que deveriam ter ocorrido pra ontem.
Muito bem observado meu caro.
Quem teria que fazer isso na minha opinião é o Diego.O problema é que como jogamos com um a menos quando temos a bola,e acho que vc sabe de quem to falando,ele tem que ir buscar jogo lá atrás,muitas vezes no campo de defesa e aí,como vc bem disse,a marcação nele dobra.
Minha primeira mudança seria mandar MA pro banco e testar o Rômulo no lugar dele,pra quem sabe o time ter uma saída de bola com mais qualidade.
Perfeito Gabriel, e eu até arriscaria um esquema menos defensivo, no 4-1-4-1, puxando o Ribeiro pro meio junto do Diego e deixando na ponta o Geuvanio, Berrio ou VJ.
O Zé devia fazer curso na Europa que nem o Tite quem sabe pré-temporada, deixando o auxiliar para treinar o time em amistosos, mas claro que um técnico estrangeiro experiente seria ótimo para o Fla e o Zé sendo auxiliar iria melhorar muito!
É que nem o Thiago, o Diego Alves pode ensinar muito o Thiago, e o Thiago ser craque no gol que nem o estilo do Diego, parecido, mesmo que não seja igual. Sabe porque citei o Zidane, porque o Zidane aprendeu com o Ancelloti, e parece que joga só numa formação mas faz variações táticas, e por exemplo ele joga com dois meias, dois pontas e um centroavante, às vezes nem centroavante ele deixa, coloca o CR7 como centroavante, e atacante. Mas o Zé vai ter que se aprimorar por conta própria, estudar à distância os times europeus, o estilo de jogo e variações táticas, aprender com mais cursos... O time do Fla pode jogar um futebol melhor com certeza!!!
O Fla tinha condições de golear o Cruzeiro por uns 5 ou mais gols, mas precisa treinar mais, ter variações táticas, utilizar o elenco para não desgastar os jogadores, saber jogar mais compactado e atacando rápido.
Exatamente
Problema que Zé gosta de 1 a 0
Ano passado a gte sempre recuava e segurava resultado magro
Esse ano é só retrancar contra o flamengo que o time não faz gol e ainda toma uns gols de contra ataque
e muito facil marca o time do flamengo, um parado na direita, outro na esquerda, um no meio e o atacante parado dentro da area esperando cruzamento que não sai, o time precisa de movimentação, toques rapidos, volantes que apoiam, atacante que sai da area e inverte o papel com o meia, e assim vai, precisa treinar, acho que treino não existe no nosso ct de padrão europeu.
ZR ja chegou ao limite, nao vou nem mais falar sobre isso... Mas o time ainda precisa se entrosar mais, principalmente com a chegada dos reforços, não tem nem um mes que ER7 chegou, Geuvanio nem chegou a titularidade, Diego Alves nem apresentado ainda, mas nós queremos resultado para ontem. Todo ano o Flamengo tropeça no inicio e sobe de produção no segundo turno. Talvez seja o costume de se reforçar mais nessa janela de meio de ano, ao inves de montar e fechar o time no primeiro semestre (como fizeram os Gambas sem dinheiro). Por isso eles estao mais entrosados e jogadores mais motivados, o grupo ta fechado desde o Paulista. Agora so depende de nossos jogadores se motivar e carregar o time nas costas, como aconteceu em 2009. O tecnico se nao atrapalhar ja ajuda muito! Sai da frente por favor ZR!