Colunas

Qual o seu Flamengo?

Quantas vezes você já ouviu que “este elenco na mão de treinador x estaria voando”? Quantas vezes você já ouviu “com elenco ridiculamente inferior, Abel, Carille e Jair fazem campeonatos muito melhores”? Não. Esta coluna não é uma defesa de Zé Ricardo pela manutenção do esquema que o acorrenta há mais de ano ao 433, 4231 para alguns, mas uma reflexão sobre as propostas de jogo de cada treinador que ouvimos falar por aí e qual o modelo que queremos para o futebol do Flamengo.

Para começarmos a nossa conversa sobre o assunto, é preciso tentar conceituar, ainda que de maneira precária, alguns termos do tatiquês para melhor entendermos do que falamos. A primeira coisa que precisamos saber é que um time, durante um jogo de futebol se utiliza de quatro fases de jogo com a bola rolando. Elas formam um ciclo e como a equipe efetua cada fase depende sua apresentação na partida. Elas são: Ação defensiva~transição ofensiva~ação ofensiva~transição ofensiva.

.

Com esse conceito definido, via ótimo Caio Gondo, já podemos falar dos principais entraves do futebol jogado no Brasil. Fazendo o possível para não ficar vendo o copo meio vazio, podemos observar que o futebol praticado em terras brasílicas, no mínimo é deficitário no que tange às quatro fases. Hoje, posso afirmar que nenhum dos times em território nacional aplicam na prática todas as fases durante os jogos, ou o fazem de modo insatisfatório.

O líder do campeonato nunca propõe o jogo. Está sempre acastelado em sua defesa e saindo para o contra-ataque. A mesma proposta de jogo que Fluminense e Botafogo dos técnicos citados no primeiro parágrafo. O segundo colocado é um dos poucos times que procuram, ao máximo, propor o jogo. Contra o Flamengo, time que também propõe, utilizaram uma tática diferente. Chutaram pouco, acharam um gol e se defenderam, mas os gaúchos têm se destacado pelo toque de bola que já vinha do time com Roger e perdura, mas perde um pouco a velocidade nas transições defensivas, o que de fato não exclui o time das quatro fases, como disse acima, mas não permite que o time seja completamente eficaz. Basta ver que é um time que leva muitos gols mesmo com bons jogadores na defesa.

Isto nos levará ao próximo nível de tatiquês. Falamos aqui acima sobre Proposta de jogo, que vem a ser o que o time busca fazer durante as partidas. Por exemplo, o Barcelona de Guardiola propunha o jogo como posse da bola, cansando os adversários pacientemente até que uma brecha aparecesse para finalizar de média ou curta distância. A proposta de jogo de Corinthians, Fluminense e Botafogo é se entrincheirar na marcação em seu campo e conectar contragolpes fulminantes. A proposta da seleção brasileira é mais equilibrada, fazendo as quatro fases de modo efetivo e buscando o gol de todas as maneiras possíveis (cruzamentos, infiltração, chutes de fora etc).

Talvez se faça necessário falar, mesmo que pouco, uma definição do Modelo de jogo, que é o conjunto predominante de ideias que sobressai de um time com a bola rolando. O conceito é bastante amplo e até parecido com o da proposta, numa análise simplista, mas não querem dizer a mesma coisa. A palavra chave para decifrar o modelo é como. De que forma a proposta de jogo será alcançada é o que vai ditar o modelo e é exatamente onde queremos chegar.

Já parou para analisar o modelo de jogo que o seu time historicamente possuí? Qual a proposta de jogo nós queremos para o Flamengo? Que técnico melhor se encaixa nestes conceitos?

Nesta coluna vamos parar por aqui. Neste caso, a coluna se transforma em ensaio que nos leva a refletir sobre o tema proposto. As perguntas finais funcionam como uma provocação na prática. Vamos bater um papo sobre tática e treinadores que melhor aplicariam este modelo/proposta no nosso time do coração. Ah, e se discorda também podem falar. As críticas construtivas sempre serão bem vindas.

Referência:

GONDO, Caio. Quais as diferenças entre modelo e proposta de jogo? Disponível em: <https://medium.com/@CaioGondo/quais-as-diferen%C3%A7as-entre-modelo-e-proposta-de-jogo-bb77a6a68b69> Acesso em 18/07/2017

Anderson Alves, O otimista.

Anderson Alves

Ver comentários

  • O meu Flamengo seria um 4141 com variações:
    Diego Alves. Pará. Réver. Rodolpho e Trauco. Cuellar. Geovanio. Diego. Everton Ribeiro. Diego. Everton Cardoso e Guerrero.

    • Boa. Queria ter tentado o Conca, mas não se recuperou a tempo, pelo visto. Mas qual modelo você usaria? Qual modelo você acha que é o do Flamengo?

      • Modelo bem simples se a gente imaginar que com esses jogadores nos podemos variar pro 4231, 442 e o 433. Isso serve para cada ocasião, cada adversário. Porém, tem que treinar bastante e fazer com que esses caras joguem, ter infiltração, jogadas ensaiadas, enfim ... E isso não vemos com nosso treinador. Mas, não sou muito de cornetar. Vamos ver onde vamos parar esse ano.

        • O mais impressionante é que o time do ano passado treinado pelo zé ricardo e com peças inferiores tinha mais paciência para trabalhar a bola e esperar o momento certo para dar um passe vertical e concluir a jogada em gol. Nâo sei o que aconteceu neste ano, infelizmente...

          • Acho que a partir do momento que vc volta de uma temporada para a outra, as coisas tendem naturalmente a dar uma caída, é normal. Só que esse ano vejo mudanças com mais frequência até por conta da quantidade dos campeonatos e a chegada de novos jogadores. Isso até faz sentido porque podemos perceber que o time vinha sempre com uma escalação diferente, agora deu uma melhorada e estamos repetindo. Mas, deve levar mais um tempinho pra encaixar. Vide o Corinthians, dificilmente muda e vem passando por cima de todos.

          • Eu queria muito acreditar nisso, mas perdi as esperanças no zé... SRN

          • Eu não acredito no Zé. Aliás acho que não ganharemos nada esse ano. Acredito sim no próximo ano. Porque eu acredito que o Zé não fique não.

          • estou contigo, acho que o ano do flamengo será 2018. nesse ano acho que pegaremos ou copa do brasil ou sul americana... SRN

      • O Flamengo trouxe Rômulo, mas não tem atuado bem, tem Márcio Araújo sem qualidades de saída, tem Willian Arão em péssima fase, precisamos encontrar uma solução ali, senão time adversário vai sempre encontrar falhas para um contra ataque mortal...

        • Beleza, Ednaldo. A minha impressão é que os contra-ataques se dão por outro motivo. Dá uma olhada na resposta ao André pouco acima, se interessar. Acho que o Zé encontrou a solução. Ele só não tem coragem de colocá-la em pratica

          • Alguém vai me xingar, mas eu acho desnecessário. Tem Rômulo e Ronaldo. Se Arão voltasse a jogar bem seria titular. Fora que ele ao menos testou o Diego ali contra o Cruzeiro. São muitas possibilidades. Sobre contratação, para o ano que vem eu pensaria num substituto do Guerrero, o que parece que a Direção não confia em Vizeu, e um melhor lateral direito.

            Quando as pessoas pensam na volância, pensam no Baidu. Eu já nem o enxergo mais

    • Aí sim ... com 12 em campo (e dois Diegos no meio) ninguém ganha do Mengo hehe

    • Eu usaria o Diego e o Everton Ribeiro a frente do Cuellar (já que possuem um certo poder de marcação) e revezaria as subidas dos 2, abrindo Geovanio e Everton Cardoso pelas pontas com velocidade. Mas seria necessario um sacrificio maior de Everton Ribeiro e Diego na marcação, já que teriamos somente Cuellar na função. Mas cmo o passe deles é de qualidade a tendencia é que ficassemos mais ainda com a posse de bola. Mas me anima a ideia de Romulo e Cuellar de volantes!

      • Por mais que eu entenda que o momento do Everton seja bom, eu tentaria o Vinícius em todas as partidas por ali nesse seu esquema. E o modelo? Queria ver o time posicionado com pressão no momento da perda da bola. SRN

    • Diego é um monstro mesmo pode se divide em dois. Kkkk

      • Realmente. Rs. Não percebi. Dessa vez sou obrigado a colocar a culpa no teclado automático. Kkkkk. Mas, vc entendeu. Rs

  • o flamengo pra hj colocaria - thiago - pará - rever - juan - trauco - romulo - diego - everton ribeiro - berrio - everton e guerreiro.

  • Olha cara, normalmente eu não leio as colunas feito pelo os colunistas daqui, principalmente a de Vinni Dunga, mas essa está bem escrita, parabéns.
    Colocou de maneira clara porque não podemos nos precipitar na troca de treinador, nenhum hoje joga um futebol decente, a maioria possui falhas claras, ou até covardia como o time do Corinthians, que só não é criticado porque está alcançando resultados.
    Pra mim o Zé Ricardo deveria sair, ninguém pode errar tanto e ficar impune como está acontecendo, mas tem que ser um treinador comprovadamente eficiente pra nosso estilo de jogo, que é um time com posse de bola é futebol técnico, e isso eu só enxergo no Rueda e Fernando Diniz.

    • Opa, tudo Bem Junior? Sou um pouco reticente com o Rueda e vejo o Diniz precisaria de rodagem. Havia pensado em colocá-lo no time de baixo. Diniz sempre treinou jogadores medianos, dar jogadores top na mão dele poderia ser uma temeridade. No fundo penso que poderia treinar um time médio antes de galgar o Flamengo. Tite é o meu brasileiro, mas não sairia da seleção. Eu faria a loucura no Bielsa, mas para o ano que vem.
      Por fim te convido a dar uma boa lida nos colunistas daqui. Todos pensamos diferente, temos abordagens diferentes, mas queremos um Flamengo mais forte acima de tudo. E sobre o Vinny, há colunas em que ele é certeiro, como na última sobre a renovação/venda do Guerrero.
      TMJ

      • Reticente com o Rueda? Porque?
        Sim, esse é o perigo do Diniz, é uma aposta alta, porém se vinga o bônus também é alto, afinal aquele time vice campeão paulista jogou o futebol que eu tanto sonhei no Flamengo, com jogadores medianos ele fez aquilo, tem personalidade forte também.

        • Acho que o Rueda é um treinador já com uma bagagem que temos referência apenas de um bom trabalho. Inclusive quando perdeu peças, perdeu o time, o que é compreensível. Preferia apostar num mais certo.
          Outra característica do Diniz que preocupa. Personalidade. Me parece que se os títulos não vierem este ano, a diretoria vai procurar uma unanimidade. Alguém que garanta ao Flamengo títulos, porque será o último ano da gestão.

          • Te indico pesquisar mais sobre o rueda, ele não teve apenas um bom trabalho. É de longe o melhor técnico sul-americano disponível no mercado. SRN

          • Já quis fazer isso, mas é muito flagrante que há técnicos melhores. Lógico que estão dirigindo seleção, mas são melhores que Rueda. Eu olharia com carinho para o Bianchi, mister libertadores.

          • Vale a pena.. para quem gosta de um futebol bem jogado é bom saber mais sobre Reinaldo Rueda. Eu confesso que assisti quase todos os jogos do atlético nacional pelo youtube, principalmente no ano em que ganhou a libertadores. Era um dos poucos times sul-americanos que jogavam um futebol competitivo e agradável.

            Bianchi está sem clube? Se sim também seria uma boa pedida..

          • Bianchi tá disponível sim. Já pensou em aposentar, mas acabou voltando

          • O complicado é que não se tem tantas opções no mercado, qualquer opção envolverá riscos.

          • Você teria algum nome? Existe algum brasileiro que não seha aposta?

          • Foi o tempo mínimo que os times europeus levaram pra consolidar seu estilo de jogo, há quem levou até mais tempo.
            Acredito que se for mantido uma linha de pensamento, o treinador será apenas uma peça do quebra cabeça, e não será uma tragédia se não conseguimos manter algum por esse tempo todo, desde que a troca seja por um que se mostre competente em jogar o futebol proposto pela filosofia da instituição.

      • Falou tudo certíssimo até a parte do Vinny, mas que é o menos importante

          • Não posso. Fiz uma promessa que se eu nunca mais lesse nada dele o Flamengo ia contratar o Diego Alves.

          • É, mas vai que ele se machuca, ou desanda a frangar? Não posso ter esse peso nos meus ombros. A durabilidade do Caramujo já é macumba demais para um time só!

  • O problema do Flamengo não é a formação e sim andamento de jogo. Quantas vezes vimos o Flamengo chegar na intermediaria e voltar a bola. Zé Panela com essa mania de ter a posse bola tende a tirar a velocidade do time deixando a defesa adversária se armar, ai não resta outra jogada a não ser o chuveirinho.
    Tirando que o caramujo não cria e não tem intimidade com a redonda (a bola é sua inimiga) tira a velocidade do time.
    SRN

    • Senti um comentário de super campeões ali. A proposta não é ruim. Mal comparando, ele pensa futebol como o Barcelona do Guardiola, mas não tem muitas jogadas de infiltração e cruza bastante na área, o que aquele time não fazia.

      • Tem uma pequena diferença nos não temos Iniesta e Xavi que armam o Barça aqui nos temos Caraimujo e Cuellar (arma bem mais não tanto quanto a dupla e fk sobrecarregado) e o Diego é mais o Messi de lá.

        • Everton Ribeiro está mais para Messi xD, mas levo em consideração a diferença técnica. Quis falar da proposta e a proposta se pode fazer com qualquer tipo de jogador

          • E tem um agravo nesta história Zé Panela não é Pepe Guardiola e nem de perto lembra.

          • Então. Seria só a forma de enxergar o futebol. Não a qualidade de efetuá-lo.

          • Para ter qualidade e fazer o que o Zé Panela quer em primeiro é barrar Caraimujo e testar os outros na função e ate com o Arão pode melhorar embora minha escolha seria Rômulo e depois tentaria Ronaldo e so depois daria nova chance ao Arão por meritocracia!

          • Anderson,

            Mesmo sob o risco de parecer um comentarista de obra pronta eu vou tecer alguns pontos para esse ótimo gancho que encontrei na sua conversa com o Serginho.

            Quando o Flamengo apontou na direção do Conca eu teria chamado o Paquetá, o Arão e o Diego de canto e conversado sobre o treinamento dos dois como segundo volante.

            Só que nesse contexto eu pensaria em uma variação defensiva também: Quando tivesse o Diego de segundo volante eu testaria também um esquema com 3 zagueiros de forma a utilizar a juventude do Leo Duarte e a experiência do Juan.

            Testaria o Paquetá como segundo volante em conjunto com o Diego para ter uma transição defesa - ataque mais rápida quando em um contra golpe como também ter mais um jogador de bom passe e visão de jogo no meio. Esse já seria um ensaio para no futuro ter Diego e Conca jogando juntos.

            Com 3 zagueiros eu poderia liberar um pouco mais os ofensivos laterais que o Flamengo tem. Mesmo na época do Jorge a cobertura pela esquerda em seus avanços era deficiente.

            Seria uma forma de ajustar essa situação.

            O "primeiro volante" seria ou Ronaldo ou Rômulo. Como o Rômulo não estava bem condicionado fisicamente o Ronaldo teria as oportunidades de mostrar a que veio.

            Meio para frente eu trabalharia mais a questão do Guerrero saindo da área para abrir espaços nas jogadas pelo meio. Se a solução da jogada se desenhasse em um possível cruzamento então o time teria de ter pelo menos 3 jogadores fechando na área para a conclusão. Nesse ponto, povoamento da área adversária, é clara a evolução do time em relação ao ano passado.

            Ainda teria de parar para pensar nos 11 em campo.

            Concordo contigo que ER7 tem a mobilidade do Messi. Falta e muito ao Flamengo é fazer aparecer os espaços na defesa adversária.

            SRN

          • Beleza, André. Concordo aos nomes para segundo volante, embora entenda que Arão já jogasse assim.
            Não testaria com três zagueiros, não. Continuaria a treinar as subidas dos laterais intercaladas. Forçaria muitos treinamentos, aproveitando semanas em que o time jogasse CB, Sulamericana ou Primeira Liga, Mas principalmente testaria no Carioca, um modo de sufocar times que joguem fechados, acho o carioca perfeito para isso, treinando o time para fazer marcação pressão ao máximo possível, o que nos leva a investir numa pré temporada forte, o que tivemos chance de ter este ano.
            Sabe onde eu tenho visto que damos contra-ataque? No posicionamento dos zagueiros. Como eles NUNCA saem da linha do meio de campo sem a bola, fica um buraco quando atacamos e ao perder a posse, sempre temos adversários prontos naquele setor e que pegam a zaga lenta voltando e de frente. Nosso goleiro não foi capacitado para interceptar estes lançamentos.
            Enfim precisa treinamento e só teremos semanas livres no mês que vem. Duvido que o Zé tenha capacidade e tempo de treinar isso.
            TMJ

          • Ainda bem que o ZR nao tem tempo pra treinar, pois sempre que tem uma semana cheia o time volta uma "bosta" e geralmente perde ou empata. Isso desde o ano passado.

          • Logico que nao deveria ser, mas é a verdade. ZR nao é ruim, so nao serve pro flamengo. Se estivesse no corinthias estaria fazendo um bom campeonato assim como o carille pois o time deles desde o tite joga fechado em contra ataque. O flamengo é time de posse de bola, de agredir o adversario e isso o ZR nao consegue fazer o time jogar.

          • Então, Anderson.

            Por isso inclui o Arão na conversa. O carioca se torna fundamental no planejamento na medida em que ele tem de ser incorporado na pré temporada. A exceção à regra poderá ser no caso de ter de jogar a "pré libertadores".

            O papo versaria sobre o rodízio para rodar o elenco mantendo o estilo de jogo e pegada.

            Jogar com dois zagueiros e repetir exaustivamente o avanço intercalado dos laterais seria uma alternativa também para mim desde que tivéssemos pelo menos um zagueiro rápido. Por isso a minha aposta no Leo Duarte. Começaria com 3 zagueiros para não criar nenhum desconforto imediato e o Leo Duarte poderia provar dentro de campo com a sequência a sua titularidade.

            De uma forma geral tenho reparado que quando a titularidade é ganha no campo a aceitação do grupo é sempre mais tranquila. Talvez por isso a questão do MA seja tão emblemática e criticada.

            Os zagueiros talvez não subam, ou se apresentem ao ataque como elemento surpresa (quem faz muito isso é o Mina no Palmeiras) justamente por saberem que não têm velocidade para voltar em tempo da recomposição.

            Mas isso deveria ter sido feito na pré temporada. Agora realmente fica bem difícil.

            SRN

          • Fica difícil sim.
            Mas acho Léo Duarte lento. Já falei aqui que deveria ser feito um trabalho com ele e com Denner para melhorar a velocidade. O Zagueiro rápido do Flamengo tem que ser criado e não comprado. E espero não jogar a pré libertadores

          • Você tocou em um ponto muito importante.

            Para mim estão faltando duas coisas no Flamengo:

            1. Alguém no Flamengo tem de enxergar as deficiências táticas e técnicas e cobrar que exercícios e treinamentos específicos sejam feitos

            2. Alguém precisa ficar responsável por fazer com que esses treinamentos (com o seu correto acompanhamento da evolução dos jogadores) ocorram em especial para os jogadores que não são relacionados ou só ficam no banco de reservas.

            Nessa linha o Vizeu precisa desenvolver o arranque curto, o Paquetá tem de desenvolver concentração e arranque, Léo Duarte o arranque, Rodinei cruzamentos, etc, etc

            SRN

          • Juro que fiquei com esperança quando o Flamengo foi buscar outro auxiliar, mas nada aconteceu. Bom tópico para se pesquisar e falar num futuro

          • Anderson,

            Os dirigentes do Flamengo tanto visitam os grandes clubes europeus. Será que não dava para importar essa filosofia de lá?

            Sem entrar no mérito da qualidade, eficiência ou se deu certo ou não no São Paulo, é mais ou menos o que o Rogério Ceni tentou implantar.

            Noves fora a identificação com o Clube, seria o Rogério Ceni um bom nome para integrar uma "comissão técnica mais ampla"?

            Seria também pensar muito fora da caixa e pensarmos em um modelo parecido com o do futebol americano onde teríamos um técnico de defesa, um técnico de ataque e adicionarmos um head coach que cuide das transições?

            SRN

  • Diego Alves - Pará - Réver - Rodolpho - Trauco - Cuellar - Rômulo - Diego - Everton Ribeiro - Everton - Guerrero dependendo do jogo também iria com essa Diego Alves - Pará - Réver - Rodolpho - Trauco - Cuellar - Diego - Geovanio - Everton Ribeiro - Everton - Guerrero

  • D. ALVES - PARA - REVER - RODOLFO - TRAUCO - CUELLAR - ROMULO - DIEGO - E. RIBEIRO - EVERTON - GUERREIRO

  • Parabéns pelo Texto!! Muito bom. Eu gosto do jeito que Zé posta o time desde que entrou. Acho que faltam peças no ataque que possam nos dar maior poder de finalização, um jogador de drible e um matador. A defesa é muito boa, quase não perdemos e nunca mais tomamos aquelas goleadas que estávamos acostumados. Zé acertando o ataque iremos decolar, tenho certeza, minha opinião.

    • Beleza, Renan? Rapaz, não acho que seja isso. Ele guardou o driblador do elenco no CT e acho que mais jogadores têm que finalizar. A nossa defesa, que melhorou com Rodolpho embora lesionado, tem tomado gols em contra-ataques e de cabeça. No mês passado foram cinco gols tomados em escanteio. Pode ser menos do que outros times, mas também é mais do que merecemos.

      • Hoje temos 2 possíveis dribladores pra furar a defesa, VJ e Geuvanio, VJ não rendeu ainda, se Zé insistir com ele titular pode queimar o moleque. Geuvanio não ta tendo espaço porque everton ta destruindo, mas uma hora vai chegar a chance, até pq Everton tem canela de vidro, se machuca 3 vezes por ano. Toma muito gol de cabeça quando joga com Vaz, com Juan ou Rodolpho ja diminuiram. Nós impomos o jogo, gol de contra ataque é o mais fácil de acontecer, pois quase todos os adversários são retranqueiros até em casa, vide cruzeiro domingo. Precisamos contratar um matador pra fechar com chave de ouro o nosso ataque, com Guerrero não dá.

        • Não dá para queimar o que não é seu. Mas não o defendi titular, não. Acho que podemos começar com Everton e encaixá-lo no segundo tempo. A fase do Everton é boa sim, mas se observarmos os fundamentos, veremos que não deveria estar lá. É muito esforçado, mas erra todos os cruzamentos, a maioria dos chutes, toques e ainda corre demais quando não deveria. Note que eu disse que tem sido o nosso melhor jogador das últimas partidas.
          Tivemos rodízio na defesa mês passado e continuamos a tomar gols de cabeça e se vamos propor o jogo temos que ter um antídoto para os contra-ataques. Outros times resolveram com marcação alta e goleiro-líbero. Já é uma idéia

          • Concordo. Eu acho q geuvanio vai ajudar muito esse ataque. Queria ver Thiago santos jogando, seria uma boa opção pro drible tb, foi se machucar em uma pelada neh. Não me preocupo muito com a defesa, perdemos pouco e empatamos muito. Empatamos por tantas chances desperdiçadas e dificuldade de infiltração. Pra mim acho que falta pouco para voarmos, só que a torcida colocando essa pressão exagerada atrapalha um pouco. Cuca tb ta com dificuldade de tanto jogador que chega, nada é de uma hora pra outra.

          • Acho que Diego Alves vai salvar a nossa defesa, o que vai nos gerar várias vitórias onde empatamos anteriormente.

          • Eu to me preocupando em fazer mais gols que o adversario, e vc tomar menos que o adversario. Que venha a vitoria pra mim ta bom. Acho q falta pouco.

          • Não é bem isso. Eu até sou partidário de fazer mais gols. Mas podemos ver onde estamos errando na defesa, então dá para otimizar o trabalho.

  • Jogar em um 4-3-3 ou 4-2-3-1 é interessante para transições rápidas e para fazer triangulações, mas não vejo isso acontecer no Flamengo, então não entendo muito porque se insiste tanto nessa formação. Queria um Flamengo em um 4-1-4-1, pois facilita o ataque e a recomposição em bloco, responsabilidade de atacar e defender fica bem dividida, sem sobrecarregar ninguém, fica mais fácil cercar o homem com a bola e torna-se dispensável os tais "cães de guarda", porém, isso é nada mais nada menos que a opinião de um mero torcedor.

  • Sobre proposta de jogo, botaram na cabeça que o Flamengo é o time da posse de bola, que "propõe o jogo". Mas isso foi na época do Zico.

    Eu tenho 40 anos de idade e me acostumei a ver o Flamengo com times inferiores ao adversário, não com jogo defensivo, mas trocando com o adversário, se defendendo com força, e daí vem a nossa fama de raça, e partindo com tudo para o ataque. Se o Flamengo tem alguma tradição, não é essa de toque pra cá, toque pra lá, pra cansar o adversário, mas marcação forte e saída em vertical, aí sim, com toques e dribles.

    Com essa proposta atual, de toque de bola, só daria certo se a gente tivesse um estrosameto e uma qualidade para enfiar uma bola de surpresa, um drible pra desmontar uma defesa, e isso a gente não vê.

    Se o Flamengo quer jogar nesse modelo atual, tem que ter algum plano pra furar defesas mas isso a gente ainda não viu. Só chuveirinho na área e torcer pra num rebote alguém dar um chute igual do Diego.

    • Almir, quando se tem um time limitado é interessante marcar forte e atacar de maneira rápida, porém, com uma equipe técnica como essa seria um tiro no pé.
      Prefere ver o Diego armando, ou ficando postado esperando o adversário? Quer ver o Everton Ribeiro marcando lateral ou partindo pra cima com seus dribles? Pra mim é muito melhor construir um time em cima do toque e da troca de passes e dribles, ainda mais com elenco técnico como nosso.

      • Eu queria ver o time mais equilibrado. Que soubesse jogar nas duas propostas. No fundo, e vou falar disso mais a frente, a diferença entre um modelo e outro é o terço do campo de ação e a transição rápida, o que é uma carência nossa. Zé adora cozinhar o jogo. Mas você está certo. Com esses jogadores precisamos propor, mas seria muito bom aproveitar os contra-ataques que nos oferecem.

        • Pra se conseguir as duas propostas com eficiência será necessário um grande treinador e principalmente tempo, eu diria que 5 anos no mínimo.

          • Nossa. Não acho que esse tempo todo seria necessário. Consegue ver um treinador assim para contratar?

      • Se a proposta é essa que você disse, ótimo, eu concordo. Mas o problema é que o Flamengo é apenas um time de posse de bola, sem objetividade. Isso não é "propor o jogo".

        • Concordo, o próximo técnico tem que saber tanto ter a posse como ser objetivo com ela

    • Concordo plenamente. Se é pra jogar nesse estilo de jogo, precisamos de um ataque mais incisivo, com constantes infiltrações dos pontas em direção ao gol e tbm faltas dribles pra abrir espaços. Vejo que o principal problema do FLA não são os jogadores colocados e sim a organização tática, que não compatível com a proposta do jogo.

      • Beleza, Willy? Acho que a proposta é boa, mas o modelo é deficitário. Você até percebe que os jogadores são bem treinados taticamente, fora algumas exceções que nem valem comentar, mas o como se busca o gol está muito errado.
        Guerrero sai no Pivô, abre para um meia, mudando a flutuação de ataque de lado, o meia fica com a frente poluída e encontra um ponta ou lateral que recebe pouco a frente, ele então encontra um companheiro bem posicionado dentro ou no bico da área? Não. Ele cruza. Muitas vezes para ninguém. Este é o como se busca efetividade na proposta de Zé Ricardo que precisa mudar

    • Perfeito, Almir. Qual sua proposta partindo do princípio que agora temos jogadores superiores à maioria dos outros clubes? Mais: Qual o seu plano caso falhe um jogo mais equilibrado, caso o time adversário só se defenda?

  • D. ALVES
    RODINEI, RODOLFO, REVER, TRAUCO,
    CUELLAR,
    DIEGO, E. RIBEIRO
    GEUVANIO, EVERTON
    GUERREIRO

Notícias recentes

“Amarelou”: Jornalista afirma que Jorge Jesus criticou Filipe Luís por atuação na final da Libertadores de 2019

Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…

22/11/2024

Vasco perde de novo, e Internacional cola no Flamengo; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Internacional chegou aos mesmos 62 pontos do Flamengo na classificação do Brasileirão A 34a rodada…

22/11/2024

Torcedor do Atlético-MG se revolta e rasga provocação do Flamengo em Minas Gerais: “1º campeão do galinheiro”

Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…

22/11/2024

Flamengo tem 3 jogadores que devem voltar de lesão para jogo contra o Fortaleza

Filipe Luís comanda três dias de treinos até jogo na Arena Castelão O Flamengo se…

22/11/2024

Campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo é anunciado em time do Amazonas

Jogador fez parte do elenco que conquistou o tricampeonato do Flamengo na Copa do Brasil…

22/11/2024

Terceiro melhor visitante do Brasileirão, Flamengo busca 9ª vitória fora de casa

Flamengo soma oito vitórias em 17 jogos como visitante no Brasileirão A temporada do futebol…

22/11/2024