Rodrigo Mattos: “Corinthians e Fla têm melhores aproveitamentos no ano”

Compartilhe com os amigos

Após a 12a rodada do Brasileiro, Corinthians e Flamengo ocupam as duas primeiras posições na tabela, com larga vantagem para o time paulista. Não é à toa. Os dois times têm os melhores aproveitamentos no ano entre os times da Série A considerados todos os campeonatos disputados.

O Corinthians de Fábio Carille é a equipe mais eficiente do Brasil até agora. Obteve 72,6% dos pontos possíveis dentro do Paulista, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro.

Seu desempenho no Nacional é bem superior ao do restante do ano, 89%. Isso mostra evolução do time e ao mesmo tempo que é provável uma oscilação corintiana no restante do campeonato.

Já o Flamengo de Zé Ricardo tem um aproveitamento no Brasileiro inferior ao de todo 2017, o que se explica pela mau início no campeonato. O time rubro-negro obteve 71,4% dos pontos no ano, enquanto no Nacional tem 64%.

Na rodada do final de semana, a equipe carioca ultrapassou o Grêmio que ficou na terceira colocada. A formação gaúcha tem aproveitamento de 63,3% nesta temporada, o que se explica pela má campanha no Estadual. O tricolor têm ido bem no Brasileiro, na Copa do Brasil e na Libertadores.

Logo atrás, Santos e Palmeiras apresentam mais irregularidade no ano. Em quinto no Nacional, o time alviverde tem 61,4% dos pontos disputados, levemente superior ao Santos com 61,1% no ano. Ambos foram bem na fase de grupo da Libertadores, e com desempenho médio no Paulista, eliminados antes da final.

Enfim, a vantagem do Corinthians de nove pontos na liderança sobre o vice Flamengo é surpreendente. Mas as posições dos dois times na ponta da tabela refletem o que ocorreu na temporada no primeiro semestre do futebol brasileiro. A se lamentar o fato de o time rubro-negro já ter disputado 42 jogos no ano, e o Corinthians 39. Ou seja, devem ultrapassar 70 partidas na temporada.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Tem que lembrar para os cobradores de penalidades que contra goleiros que espera a batida como é o caso do Cássio tem que chutar a bola no ângulo. Quanto a liderança dos pixulecos é questão de tempo o seu desempenho cair. O Flamengo têm que se manter firme e aproveitar os jogos contra os times paulistas.

  • Já pensou se o Fla tem Ramires, Renato Augusto e Diego no meio campo, meias modernos que marcam com características de volante, o Diego que tem que melhorar um pouco na marcação pois às vezes chega de primeira e faz a falta. Mas seria um timaço para golear em clássicos, jogos decisivos! O Real tem jogadores versáteis assim.

  • A vantagem corinthiana definitiva é no gol.

    Mas o Flamengo tem a vantagem de ter muito mais jogadores cerebrais do que só o Jadson, e 3 atacantes adiantados para só 1 do Corinthians, e o campeonato brasileiro é longo…

  • E ainda tem os que querem a saida do Ze, otimo treinador, que esta conseguindo manter a uniao do grupo, sem que subam os egos de cada um

    • Acho que a melhor decisão dele foi mesmo barrar o Arão.
      O caramujo é “hors-concours”, não conta.
      Mas o Arão tava matando o meio campo e sobrecarregando o Diego, que tinha que fazer a saída de bola e ainda apoiar no ataque.
      Outra coisa também que ajuda é ter botado o Vaz e Muralha no banco por má fase.

      Essas coisas até seriam um tanto óbvias se não fossem comparadas com o Palmares, por exemplo: Lá, o Jailson, junto do Gabriel Jesus foi um dos responsáveis pelo título do ano passado e mesmo assim o Fernando Prass é titular absoluto falhando todos os jogos, assim como o Tchê-Tchê. E é o Cuca, não é qualquer treinador.

    • O que o pessoal ainda não botou na cabeça é que o Zé Ricardo é diferente dos demais treinadores hoje disponíveis no mercado. Enquanto que os treinadores medalhões podem ser considerados “clássicos”, o Zé Ricardo é um treinador mais tático e “moderno”… &:-D

      • Ednei,

        Eu ainda o Zé Ricardo em formação, mas como não vejo como trocá-lo em um calendário de jogos quarta e domingo. Então nesse caso eu sempre fui à favor da sua manutenção pois não acredito em trabalho só com conversa.

        Entendo que o Zé vai consolidar sua casca ao final do ano independentemente de conquistas.

        A mea culpa literal do Rodrigo Caetano e sem comentários, pois está sendo feita através de algumas substituições como bem pontuou o Paulo Vinícius no post abaixo, do Zé Ricardo mostram que existe um planejamento sendo seguido.

        Notas: isso não invalida críticas com argumentos tanto ao Zé Ricardo quanto ao planejamento.

        Vejo um algo de muito bom no fim do ano do Flamengo.

        SRN

        • Concordo plenamente! Por isso, acredito que o Zé Ricardo só tenha a melhorar! &:-D

        • Justo!

Comentários não são permitidos.