Notícias

Arthur Muhlenberg: “O Fim do Café-Com-Leite”

O Flamengo venceu um jogo importante. Aleluia! Descontado o pouco competitivo carioqueta, que ficou combinado que não vale nada nos anos em que é vencido pelo Flamengo, foi a primeira vez em 2017 em que se pode dizer sem relativização que a missão foi cumprida. Mas, para evitar qualquer manifestação de oba-oba, é sempre bom lembrar que o Flamengo não fez mais que a sua obrigação. A semifinal da Copa do Brasil foi um duelo extremamente desigual. O Botafogo jamais teve qualquer chance.

Muito ao contrário da narrativa desenvolvida pela crônica esportiva, dentro das quatro linhas o Botafogo ganiu de humildade diante do poderio avassalador do Flamengo. O Botafogo começou a ser eliminado antes mesmo de entrar em campo. E sacramentou a sua desclassificação quando dele saiu pela primeira vez, lá no Vazião, levando para o segundo jogo a quimérica vantagem de qualquer empate que não o 0x0. Quimérica porque tal vantagem implicava na remota, e diria até improvável, possibilidade do alvinegro vir a consignar um mísero gol jogando contra o Flamengo. Não se deixe impressionar por uma suposta soberba ou arrogância rubro-negra da frase anterior, porque ao fim de 180 minutos todos os scouts do mundo apontavam que o o Botafogo mal foi capaz de chutar em direção à nossa meta.

O jogo decisivo no Maracanã não foi nenhum espetáculo, mas o Flamengo, apesar de todas as suas conhecidas limitações, aplastou o Botafogo sem precisar passar por maiores sufocos. Salvo o árbitro, mais interessado em levar a disputa para os pênaltis que o próprio Botafogo, o Flamengo não encontrou maiores dificuldades para atingir seu objetivo. Que foi coroado através do antológico olé da vaca letrada (ou letreira) de Berrío para o gol de Diego. E chega de falar de um jogo que já faz parte do passado.

Pelo menos até o triunfo da última quarta-feira a torcida do Flamengo, de uma maneira geral, andava meio deprimida. Ainda excessivamente afetada e traumatizada pelo malogro na Libertadores. Não são poucos os gurus que definem a depressão como um excesso de passado, em oposição à ansiedade, que seria um sintoma do excesso de futuro. Vivamos o presente. E o presente, desde quarta-feira, pelo menos, é curtir o chororô desenfreado da torcida botafoguense.

Depois das duas canhestras exibições públicas da sua ausência de recursos ofensivos era impossível até pra eles usarem a abordagem clássica de Flapito, favorecimento, gols roubados, etc. Os botafoguenses subiram o nível e adotaram o discurso mais sofisticado de que sofreram um massacre midiático, que a FlaPress, a CNN, a Al Jazeera e a Rádio Borborema sufocaram o clube com a divulgação massiva da selvageria da sua torcida no Engenho de Dentro e na Estação de Madureira, que transformou um caso isolado de racismo em uma cause célèbre que desestabilizou corações e mentes chorororianos. Conversa pra boi dormir! O chumbo foi trocado com igual deslealdade dos dois lados.

Quando o Flamengo enfrenta o Botafogo reserva-se ao Mais Querido todas as desvantagens. Para o Flamengo é como brigar com um bêbado. O Botafogo é o pequeno valoroso e não pode ser sacaneado nem mesmo após ser derrotado. Jornalistas fizeram biquinho pra hashtag #TchauFreguês usada pela Comunicação do Flamengo após a vitória. Em uma resenha matinal alguns representantes do 4º Poder ficaram fazendo tsc-tsc-tscs de desaprovação como se o Flamengo estivesse com isto incitando a violência e conspurcando o real sentido do esporte. Quanta frescura! E quando nos anos 60 o Manga dizia que antes do clássico com o Flamengo o bicho em General Severiano era pago na sexta-feira? Tudo certo que os profissionais do esporte sejam homens sérios e circunspectos que prefiram não se divertir com o seu ganha-pão, mas, por favor, deixem ao menos o torcedor, que banca a farra inteira, se divertir e zoar o adversário.

Foi bom o Flamengo passar por tudo isso, porque perder pra este Botafogo seria uma tragédia sem precedentes. E que seria magnificada pela crônica esportiva ao mesmo nível da nossa derrota para o time reserva deles em 1997, ou coisa pior. E isso não tem nada a ver com valores intangíveis tais como tradição, peso da camisa ou tangíveis, como tamanho de torcida, da folha de pagamento ou da sala de troféus. É porque este Botafogo, finalmente podemos falar sem provocar a ira dos deuses do futebol, é um timinho dos mais sem vergonha. E que foi derrotado por um motivo muito simples: – porque o Flamengo o tratou a pontapés, como se vira-latas fôssem.

Em que pese o louvável trabalho do Jair Ventura, todavia zerado de conquistas mais significativas que a fuga do rebaixamento no Brasileiro do ano passado, o Botafogo é limitadíssimo e botinudo. O entusiasmo afetado que vem gerando é análogo à condescendência dispensada à sobrevivente Chapecoense. É fruto do sentimentalismo água-com-açúcar que está na matriz da alma brasileira, sempre escolhendo o lado mais fraco, sempre exaltando o fracasso e preparando o terreno para a derrota iminente. Mas Nelson Rodrigues, na Manchete Esportiva de maio de 1958, já foi definitivo na identificação do Complexo de Vira-Lata. E o Flamengo, louvado seja, é o oposto desse sentimento subalterno.

Na final da Copa do Brasil o Flamengo vai enfrentar apenas um time de futebol, que pelo menos desse lado da BR-040, não corre o risco de receber da imprensa o ignominioso tratamento café-com-leite com o qual a torcida botafoguense parece se comprazer. Vamos ver se o climinha “ai, que fofinho o botafoguinho está fazendo bonito entre os grandes” continuará enquanto os sonhos (meio amalucados) de redenção alvinegros, se esfarelarem eliminação trás eliminação. Por enquanto o Flamengo continua sua jornada e se a imprensa não quiser nos ajudar já ficaremos muito agradecidos se não nos atrapalhar.

Um ultimo blá sobre os lamentáveis casos de racismo ocorridos nos dois jogos da semi. Não ficou nada bonito pro Flamengo não se pronunciar imediatamente para condenar o feio ato protagonizado por um nosso torcedor. Pegou malzão. Vacilos da diretoria à parte, a diferença de tratamento dispensado aos dois casos, não apenas pela cartolada rubro-negra, mas também pela imprensa nacional, ilustra bem o quão está enraizado o preconceito na sociedade.

Xingar de preto um negro famoso, ou parentes de um negro famoso, significa arrumar uma confusão dos diabos. Dá muito menos repercussão e causa muito menor indignação publica xingar de filho de preto um anônimo trabalhador. Ao funcionário da LSM Produções, que compreensivelmente prefere não se identificar, deixo aqui minhas envergonhadas desculpas em nome de muitos e muitos torcedores do Flamengo que condenam e combatem todo tipo de preconceito.

Fonte: Arthur Muhlenberg/Futebolzinho

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Parei de ler "não fez mais que a sua obrigação." Até quando torcedores vão achar que o Flamengo é o Real Madrid e que tem que ganhar tudo, jogo foi pegado e difícil, uma semi final, o momento dos times eram diferente, fomos la e superamos, mas não foi fácil não. Se fosse fácil tinha sido 3x0. Cansei de ler essas matérias cheio de ego, não leva a nada.

    • que dizer q o real madrid tem a obrigação de ganhar tudo e o flamengo não? esta enganado tem que entra pra ganhar não importa o que seja, esse negocio de poupar jogador so e aqui no brasil porque no resto do mundo se joga direto.

      • Lógico que o Real Madrid tem obrigação e o Flamengo não,pois os elencos estão a anos luz de diferença

        • kkkkkkkkkkkkkkkk, a cobrança e a mesma filho, o fla tem obrigação de ganhar a libertadores, brasileirão e copa do brasil, tem a obrigação de esta na libertadores todo ano. o mesmo vale para o boca, chivas, juventus. claro que não vai ganhar todo ano mas tem que esta sempre brigando.

          • Flamengo em obrigação de estar todo ano na libertadores, de disputar, de ganhar não, vc falar que tem obrigação de ganhar, vc esta menos prezando os outros adversários, como se eles não tivessem condições de ganhar.

            Acho que nem o Real Madrid tem certa obrigação afinal tem o Barça la na Espanha, na Champions menos pq tem vários outros.

        • qual quer time da europa chamados grandes, bayer, barça, real, juventus, manchester, city, varios tem elenco melhores que os sulamericanos, mas e cada um no seu cada qual.

  • A verve do Arthur é essa mesmo seu humor e sua ironia nunca foram e jamais serão muito finos é coisa de torcedor mesmo que se puder escracha o adversário o mais que puder, mas goste-se dele ou não pelo menos ninguém pode tirar dele o seu rubro-negrismo.

    • Não sei se tu reparou, mas ele tava ironizando o caramujo como titular. Entenda: um de seus textos passados, disse que o caramujo era escalado porque fazia o churrasco da rapaziada kkk os caras que não perceberam a ironia o criticaram. O tal scouts do Flamengo: sempre inventava numeros e estatísticas falsas de roubo e recuperação de bola pra defende - lo( Jorge e W. Arão que sempre lideravam essas estatísticas segundo todas as midias) . Cafe - Com - Leite: bem, nem precisa espricar, né? O caramujo nunca saía do time, não importava se estivesse bem ou mal, ele nunca era questionado pela comissão técnica. Era definitivamente Cafe - Com - Leite.

    • Esse Arthur é um vendido cara, olha os posts anterior. Esse cara perdeu toda minha simpatia. Um completo otário

  • Se nem o time com Zico e companhia ganhava tudo , não será esse Flamengo que vai ganhar. Vamos sair do mundo da fantasia e cair na realidade.
    O jogo foi difícil sim , o Flamengo não teve muitas oportunidades e as coisas poderiam se complicar se o atacante deles tivesse feito o gol de cabeça no início do jogo.
    O Flamengo só melhorou a parte defensiva , se bem que ainda não foi testada de verdade , pq Atlético GO e Botafogo não tem um poderio ofensivo envolvente e a parte ofensiva ainda precisa melhorar e muito.

    • entende cara, não e obrigação de ganhar, e sim esta sempre brigando pelo titulo.

  • Kkkkk e o curica apanhando em casa pro lanterna...tô começando a achar que é bom o mengao começar a olhar com carinho pro br tbm...

    • Ninguém acredita, eu to falando que o Curinguinha vai cair, ganhou da chape na cagad@, eu vi o jogo.
      Os caras vão se cansando, se lesionando, time curto vai se estourar e não aguentará a pressão.
      Anota aí, dá pro flamengo chegar lá, a distância para o grêmio que é segundo colocado são de 8 pontos.
      Eu acho que o Santos também vai brigar pelo título, mas pra mim o curica vai despencar, já vem sofrendo uns 3 jogos.

  • O curica vê um rubro negro,lembra do mengao se borra e entrega a paçoca..kkkkkk

    • Juizão como sempre bem que tentou ajudar, deu 5 minutos de acréscimos, nem assim conseguiram empatar kkkkk

  • Poderiam voltar com antigo site. Para mim muito melhor. Gosto de novidades mas não gostei desse novo site.

  • Estou começando a achar que ainda dá para o Mengão ser campeão brasileiro...

    • Claro, porque só tem Corinthians na nossa frente... Acredito que só seremos campeões brasileiros se ficarmos acima de 80 pontos, e para isso poderíamos no máximo empatar uma vez e ganhar o resto.

    • Tá zoando,né? Kkkkkk você é otimista pra caralhooo. Não só tem o Corinthians na frente não, não esquece disso.Se tivéssemos trocado de técnico antes, talvez daria.

    • Daria pra sonhar se tivéssemos em segundo ou terceiro. Segunda derrota do CUrintians.

  • Posição legal sobre a falta de resposta da diretoria pelo ocorrido, de resto, entendo mas não concordo. Obrigação? Timeco? Café com leite? Não né? Olha o Corinthians líder com o mesmo jogo, o Botafogo está na libertadores ainda... entendo o coração rubro-negro batendo, mas devemos respeitar nossos adversários. Mas tudo bem, cada cabeça uma sentença.

  • Ótima análise, principalmente no que tange à inexplicável e imperdoável omissão da diretoria do Flamengo quanto aos episódios de preconceito, quando agora um botafoguense foi a vítima de um rubronegro.
    E quanto ao drible de Berrío, há tempos me bato por um futebol com mais dribles e objetividade, e menos cisca-cisca. Com um drible como aquele desmontou o ferrolho armado pelo Botafogo, empenou a espinha do lateralzinho deles e ainda deu o passe pro gol. Além de Vinicius Jr e Geuvânio, o Flamengo agora ganhou um terceiro e surpreendente driblador. O "Fio Maravilha" moderno, totalmente imprevisível!
    Parabéns ao autor, pelo ótimo texto!

Notícias recentes

Corinthians estuda pagamento à vista para ter Hugo Souza, do Flamengo

Corinthians tem até o dia 30 deste mês para comprar Hugo Souza do Flamengo O…

22/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

22/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

22/11/2024

Com De La Cruz e 4 reforços, Flamengo finaliza 1º treino com foco em jogo contra o Fortaleza

Além dos convocados, Gabigol também participou do treino nesta sexta-feira (22) O elenco do Flamengo…

22/11/2024

“Amarelou”: Jornalista afirma que Jorge Jesus criticou Filipe Luís por atuação na final da Libertadores de 2019

Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…

22/11/2024

Torcedor do Atlético-MG se revolta e rasga provocação do Flamengo em Minas Gerais: “1º campeão do galinheiro”

Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…

22/11/2024