A verdade é que nunca quisemos tanto acreditar num projeto de Flamengo. A diretoria que organizou as finanças, pagou dívidas e concluiu CT. O departamento de futebol que fez grandes contratações e deixou claro que a Gávea é, sim, um sonho de consumo para jogadores de alto nível. O treinador que veio da base, conhece o clube, cujo trabalho está sendo abordado com paciência, não sendo descartado após a primeira série de resultados negativos.
Mas, como vem ficando mais claro a cada derrota ridícula, a cada empate frustante, a cada eliminação dolorida, um time campeão precisa de mais do que isso. Não que segurança financeira, grandes contratações e estabilidade para o treinador não sejam passos importantes num caminho de vitórias, mas eles não são, em hipótese alguma, garantia de nada, certeza de nada. São apenas elementos que tornam esse processo mais fácil, que aumentam as possibilidades de sucesso, mas não caixinhas que, se ‘ticadas’, garantem conquistas e levam naturalmente ao sucesso. Não representam uma direção que, quando colocada no Uber do futebol, tudo que você precisa fazer é se acomodar e esperar chegar a um destino chamado “títulos”.
E exatamente isso que o Flamengo não pode nunca fazer: se acomodar.
Não pode se acomodar com discursos como “esse empate dentro de casa é aceitável”, “essa derrota é normal num campeonato longo”, “o rival é muito mais forte”. Porque, claro, empates acontecem, derrotas existem, vamos enfrentar times mais fortes. Mas para ser campeão você precisa não aceitar esse empate, transformar essa derrota em virada, pegar o time mais forte e ao menos naquele dia ser mais forte do que ele.
Falta hoje ao Flamengo, tanto ao time quanto à diretoria e até uma parte da torcida, essa capacidade de não se conformar. Não se conformar com G4, não se conformar com dominar o jogo e perder, não se conformar com Márcio Araújo ou Rafael Vaz titulares – e não falo deles como jogadores isolados, falo como exemplo da mediocridade disfarçada de “opção tática” ou de “melhor jogador que temos hoje”. Não se conformar com tudo nesse time, nesse clube, que é bem menos do que precisamos para ser campeões. E é isso que o Flamengo precisa sempre almejar: ser campeão.
Não porque seja possível ser campeão todo ano, não porque é “obrigação”, mas porque é a única meta possível quando você tem a grandeza do Flamengo – ainda mais quando essa grandeza se reflete no investimento financeiro envolvido. O Flamengo precisa estar sempre inconformado em qualquer situação em que não lidere, em que não vença, em que não domine. Não por presunção, não por se achar superior, não por falta de respeito aos outros clubes e seus projetos, mas porque isso é e precisa sempre ser o Flamengo.
Temos um hoje uma diretoria que parece satisfeita com o G6, um treinador que parece ter aceitado há um certo tempo que o time não briga pelo título, e isso se reflete num grupo que, ainda que muito talentoso, parece acomodado com os resultados e incapaz de decidir nas horas em que se faz necessário. E isso não vem de quarta contra o Santos, não vem de mês passado contra o Palmeiras, isso vem de um Flamengo que foi eliminado da Libertadores perdendo todas as partidas fora de casa, num grupo em que o Atlético-PR se classificou, e considerou isso apenas um “tropeço”, o que é mais ou menos tão absurdo quanto considerar a inundação do continente perdido da Atlântida apenas um “problema de encanamento”.
Não podemos nos conformar com isso. Isso não é o bastante, isso não é o que merecemos e podemos. Isso não é Flamengo. E talvez só quando cada um de nós perceber isso, desde a torcida até a diretoria, possamos voltar a fazer o que o nosso hino diz. E ele diz “vencer, vencer, vencer”. Ele não diz “perder de virada jogo que já parecia decidido, ganhar de time fraco pra dar alívio pro técnico, empatar quando podíamos vencer e aí elogiar o resultado fora de casa”.
Precisamos ser mais do que isso. Precisamos ser maiores do que isso. Precisamos ser mais Flamengo do que isso.
Reprodução: ESPN FC – Isso aqui é Flamengo
Esses comentários e colunas são muito repetitivos. Sempre mais do mesmo .
O pessoal das colunas, até quer escrever coisas melhoras e diferentes relativas ao Flamengo. Mas infelizmente certas pessoas do próprio teimam em auto o sabotar. A equipe peca nos jogos sempre nos mesmos erros, teimosia sempre com as peças, sempre se fala na falta de tática da equipe que nunca joga como equipe. Mas como um bando em campo, devido a falta de comando. O Mengão poderia estar a frente neste campeonato a muito tempo. Mas por certas decisões e apostas erradas. Vemos continuidade nos erros, e continuaremos a ver artigos infelizmente desanimadores. Aqui é Flamengo e nunca, nunca se deve pensar pequeno. SRN.
E isso,mas…a minha pergunta é: será que alguém da diretoria lê essas coisas?
Não
Acho que sim… Pq aparece um povo comentado aqui que só pode ser perfil fake do EBM e do Zé Ricardo
sim. O EBM le e ri. Cama a gente de otario mas a gente no fundo gosta.
Atualmente a torcida do fla eh mulher de malandro
E o que mais tem..por ande anda o Carlos campos ricardetes,avabdonoy o time,depous q viu q seu querido e fraco? Isso e flamenguista? Tem um monte assim aqui.nossa campanha e ridícula,deveriamis na menor das hipóteses estar a 2 vitórias do gambá,nai temos libertadores,tecnuco a 1 ano e meio a frente do time,que só se reforçou,perdeu 1 jogador titular só na l.E….não tem desculpa,acordar 18 pontos atrás e um desastre,um fracasso total.
P u t o com EBM.
“E isso não vem de quarta contra o Santos, não vem de mês passado contra o Palmeiras, isso vem de um Flamengo que foi eliminado da Libertadores perdendo…” Isso veio de muito antes, ainda no 1° semestre de 2016 quando fomos eliminados vergonhosamente de tudo, sobretudo da Copa do Brasil para o poderosíssimo Fortaleza, fazendo a pior campanha da história do clube na competição, perdendo antes ainda para o até então desconhecido Confiança de Sergipe. E ao final de tudo “o trabalho estava sendo bem feito”. Nada mudou com o ZR. O Brasileiro que era para salvar um ano desastroso foi comemorado por muitos o mísero 3° lugar, ficando a 9 pontos do campeão após estar a 1 ponto de vantagem e o time amarelar empatando quase todas as partidas no final, ficando atrás do Santos que foi mero figurante em todo o campeonato. O vexame diante do Palestino também foi considerado normal. A eliminação na Libertadores idem. O Flamengo ter cumprido tabela durante todo o Brasileiro desse ano, empatando mais do que vencendo e vencendo apenas times pequenos, também é considerado obra do acaso. Parte da torcida e diretoria tem mentalidade pequena. Logo não se espera outra coisa a não ser resultados pequenos.
Guerrero te enviou uma mensagem de voz: TORCE, PORRA!!!
Eu te envio uma outra mensagem: SE CONTENTE COM OS FRACASSOS, PORRA!!!
O fato de renovarem com MA e Gabriel mostra esse contentamento com o pouco!
Flamengo precisa pensar maior e no futuro!
Precisa fazer um trabalho melhor com as pratas da casa, para poder render mais grana pro clube! Precisa aprender a contratar jogadores sulamericanos!
Deve saber planejar um time no inicio do ano! E precisa mostrar resultado dentro de campo!
AVANTE MENGOOOOOOOOOOOO MENGOOOOOOOOOOOO MENGOOOOOOOOOOOO contra tudo e contra todos , vamos ajudar torcedo .
Assino embaixo!
Cara que texto!
O título, aliás, está perfeito.
Somos muito grandes pra essa mediocridade generalizada.
Fora ZR.
Fora MA, Jamal, Vaz.
Fora comodismo.
Fora ditadura do ego e do orgulho.
Fora derrotismo.
O ano ainda pode ser salvo!
Basta, a quem tem a responsabilidade, abrir mão da presunção e da auto adoração.
A história não vai perdoá-los.
Concordo com você. Mas esse ano ser salvo? Me desculpe, mas acho não. Com o investimento feito copa do brasil e sulamericana é muito pouco, ainda que conquistemos as duas. Só brasileiro e libertadores podiam salvar o ano, considerando o quanto se investiu em elenco, e, salvo um milagre, o campeonato brasileiro foi pro espaço pra nós e parece já ter dono.
Ser “salvo” não é sinônimo de “ter sucesso”. Seria uma saída menos desonrosa, isso que eu quis dizer.
Ainda assim, seriam dois títulos. Um nacional e outro internacional. Melhor do que nada, não?
Curica 1×0 já…implacavel…o cara fura a bola e sobra no pé do arana.
A sorte acompanha os competentes.
No Flamengo isso não acontece, pq o time sempre está mal posicionado. Infelizmente!
Olha…já começo a achar que a disputa do campeonato será se alguém tira o cabaco deles..
Uma hora eles vão perder, mas não me parece que vão se abalar e irão despencar.
O Corinthians tem um time muito equilibrado. Eles sabem das suas limitações e jogam estrategicamente.
É incrível como os 11 sempre jogam em bom nível.
mesmo com desfalques eles continuam sempre na mesma pegada..as vezes mais agressivas. .outros mais precavidos
Exatamente.
Falam que eles só jogam no contra-ataque, mas hoje mesmo após estarem na frente, vi eles buscando o segundo gol. Lógico que buscaram com cautela para não ficarem expostos.
O q Corinthians tem q nos não temos?caras estão sempre ganhando tudo,antes era boa administração,hoje nisso somos superiores,alem de termos melhores jogadores,sera q nos apequinamos?
Boa pergunta.
Vejo que do goleiro ao ponta esquerda, todos no Corinthians estão bem e são de bom nível, diferente do Flamengo que insiste em Márcio Araújo, Vaz, Gabriel, etc.
Vejo também uma diferença monstruosa na parte tática. Carille está muito a frente do Zé e isso faz diferença.
Desde o nosso último título brasileiro, eles estão se encaminhando para o terceiro brasileiro somados a uma Libertadores e um Mundial. Preocupante essa diferença de títulos do Corinthians com o Flamengo.
o time dos caras tem ala de vencedor
o nosso tem alma de perdedor. como nosso tecncio e nosso vp.
Soh olhar para os dois e eh nitido. DOis perdedores.
esquece curica. o time dos caras esta muito a frente do nosso.
nossa briga infelizmente é pela CB.
Nem sula o fla passa com esse nosso time modorrento dirigido pelo ze eh capitaneado pelo EBM. Que por sinal, esta fazendo de tudo para desconstruir a imagem que ele forjou.
EBM demonstrou grande desânimo no jogo do Palmeiras, chorou da arbitragem como se fosse botafoguense. ZR já mostra esse desânimo desde a eliminação da liberta. Qualquer mudança seria benéfica, porque um novo treinador iria entrar com motivação no cargo e já quebrar essa carga negativa. ZR já conta os dias, nem ele aguenta mais…
Ótimo texto.
Parece repetitivo esse tipo de conteúdo aqui na coluna, mas infelizmente esse problema do Flamengo é tão nítido que essa questão merece ser tratada sempre.
O Flamengo está devendo demais nesse ano e estão protegendo os culpados por isso.
Amanhã se o estagiário escalar o Mr. pereba fracassado do Caramujo de titular a torcida precisa vaiar os dois o tempo todo, o protetor e o protegido.
Tem hora que eu acho errado essa postura, mas infelizmente está tão nítido que o Flamengo precisa mudar e só esse tipo de atitude abrirá os olhos de quem comanda o futebol.
Melhor dar um passo para trás agora para poder dar três para frente depois.
Já posso deixar meu “VTC Zé!” antecipado, pela escalação do MA amanhã, contra o poderoso Vitoria?
Boa noite…o texto é maravilhoso…mas sabemos que nada vai mudar! Zé ainda será o técnico e Araújo será escalado!
Não precisa um texto tão grande…
Nada vai mudar !!!
Talvez até sem títulos ou classificação para a libertadores
O problema é que o Bandeira de Melo acha que é só uma pequena parcela da torcida que está achando ruim a sua negligência, e falta de percepção, quanto a saída de Zé Ruelardo,e seu pupilo Caramujo!
Se ele quer uma grande demonstração de insatisfação da Nação Rubro Negra, que façamos um Grande Mosaico com os seguintes dizeres, Fora Zé Ricardo, e Fora Márcio Araujo!
Acho que só assim a ficha dele cai, e ele se convence que 99% da Nação,quer ver eles fora do Flamengo!
ficha daquele careca retardado soh vai cair quando for a eleicao.
pq nao jeito. o carro chefe eh o futebol e nisso viramos chacotinha como dizem os paulistas.
A torcida está frustrada pois a expectativa era que nesse ano, com o prometido investimento no futebol e elenco competitivo o Flamengo seria um rolo compressor, com grandes conquistas. A estabilidade para um técnico trabalhar é sim importante e fundamental para criar identidade, um estilo de jogo, mas o erro está na escolha do técnico: um elenco competitivo como nosso, não deve ser comandado por uma aposta. Na virada do ano, o clube deveria ter procurado um técnico com projeção internacional e experiência da grandeza do Clube, alguém que esteja de acordo em trabalhar com a filosofia de jogo idealizada (posse de bola) e acima de quaisquer suspeitas. Da mesma forma que o Flamengo tem capacidades de atrair grandes jogadores, tem condições de trazer técnicos capacitados dos vizinhos sulamericanos ou mesmo da Europa. O Flamengo tem estrutura de primeira, salários em dia, o maior orçamento do futebol sulamericano, estrelas internacionais no seu elenco e precisa dos melhores em todas as áreas do futebol, isso inclui um técnico de primeira linha. Quando tiver esse técnico, aí sim o clube deve apresentar e montar um projeto,ter paciência e deixar trabalhar. O Bielsa quase acertou com o Santos no ano passado, mas ele fez exigências como só assumir o time na virada da temporada, um prazo de 4 meses que ele estudaria o futebol brasileiro, o Santos não quis esperar. Mas é um dos grandes técnicos do futebol profissional mundial, e vc veja a visão e compromisso dele em agregar e trazer um bom trabalho e bons resultados, do que vir apenas ganhar dinheiro. Que o Flamengo tenha essa cultura de planejamento e paciência com o próximo técnico, e que seja esse, um técnico gigante como nosso clube.
Perfeito seu comentario,bandeira acertou em tudo,mas infelizmente errou no tecnico,todos vendo barco afundar,ele na teimosia.
Fazia tempo que eu não lia um texto bom é coerente assim.
A única parte ruim é que tudo o que foi dito é verdade e provavelmente não vai mudar.
É… realmente essa é a única parte ruim do texto.
Um grande técnico estrategista, com metade dos jogadores que temos hoje, faria um grande trabalho. Não adianta colocar um amador para comandar e aguardar seu aprendizado comandando o clube de maior orçamento sul-americano. A diretoria deveria ter o mesmo nível de exigência nas outras áreas com a escolha do técnico. O nosso atual técnico, sequer trabalhou alguns anos com o futebol profissional ou como auxiliar técnico no clube. O Flamengo sem dúvidas está muitp acima das capacidades do Zé Ricardo. Que o clube tenha a mesma paciência com um técnico que mereça .
Mais que provado, EBM é maluco, e digo mais, ele está colhendo os louros da gestão administrativa sozinho, mas todos sabem que ele é apenas uma parte desse quebra cabeça…
As entrevistas que ele concede falando de futebol é sempre uma porcaria, discussão com torcedor, declaração de apadrinhamento a jogadores e treinador, enfim, TOMOU O CLUBE DE ASSALTO…
Eis a questão: NADA MUDA. A mesmice e o “marasmo” em nome da mediocridade conformista que temos hoje no DF. Os discursos vazios a manutenção de ideias e peças fracas, que gozem da proteção do BM e Zé, tirando o “mérito” de quem realmente tem futebol para ser o titular. A turma da Diretoria está achando tudo maravilhoso e nada vai fazer de novo, o que nos obriga a ter que aturar essa mediocridade. O brasileiro já era, Liberta já foi e vamos colecionando vexames e tudo lindo e maravilhoso.
Os responsáveis, BM e Zé Ricardo que arquem com as suas responsabilidades no futuro. Eu como torcedor do CRF fico indignando de ver essa acomodação, quem quiser seguir na onda do “tudo bem” que o faça. Vou ficar de “camarote” vendo o que vai dar…só lamento pela torcida: vamos sofrer, nos indignar, mas os camaradas ai não tem a sensibilidade de ver isso. Quer saber, que se danem…eu é que não vou ficar me desgastando se os caras não estão nem ai…exponho o que penso, debato e tal, mas se para BM, Caetano, vai seguir tudo a mesma merda, que se danem. LAMENTO E NADA MAIS.
O técnico não tem culpa se jogadores experientes marquem a bola, ao invés do jogador. Flamengo toma gol que em pelada sai discussão no time.
Você ainda acha que o Zé não tem culpa???
Amigo tu precisa aprender fazer leitura de futebol,Flamengo ate hoje nao tem um padrão de jogo,organização,quem faz isso e o técnico,ele esta mto tempo.
Quer protestar de verdade……sem briga, sem bagunça…….#estadiovazio.
O problema maior é que EBM está ganhando a quebra de braço com a torcida
Já estamos no conformismo
Vendo o jogo do gambás, eles tem um ponto muito falho, batem cabeça e ficam perdidinhos quando a bolça é alçada na área deles, se tentar entrar tocando é difícil, mas chuveirando na área é desespero, chutão pra tudo que é lado…
Tá bom…..kkkkkk nosso time é especialista em chuveirinhos e não ganhamos deles
Então orelha, o gol saiu a partir de um cruzamento, chuverinho deve ser usado apenas em situações de dificuldade, e não constantemente, entendeu?
duvido permanecer assim com uns três jogos seguidos em casa com estadio vazio…..
time do curica joga o feijão com arroz, nada demais
Não precisamos disso… temos que admitir q taticamente eles são superiores… e eles tem excelentes jogadores…Cássio, Jadson, Jô, Rodriguinho…
Jô kkkkkkkkkk
Ele é horrível a fase que é boa
Fase duradoura essa ne…
Esvaziem os estádios… não paguem o sócio-torcedor. Quando mexer no bolso, rapidinho eles se livram dessas inhacas.
Concordo…..funciona rápido e sem causar desordem……
Fabio Henrique, você é Sócio Torcedor ? Qual o Nº ?
Torcedor você não é pois, torcedor de verdade não sabota o time, clube, ou o que quer que seja. Torcedor de verdade apoia o time nos bons e nos maus momentos. É nesse quesito que os gambás se diferenciam dos rubro negros.
Tem que esvaziar o estadio e cancelar ST. A unica forma nao violenta de que alguma coisa mude.
Dono do razão vc kkkkkkkk
Respeita pra ser respeitado
E o que acontece se o time continuar perdendo mesmo sem as inhacas? Eu vi isso em 1995… &;-D
Gambás 3 à 0.
Espero que os ingressos esgotados sejam de torcedores de verdade que vão lá pra tirar de vez o caramujo e se possível o Zé retardo do time.
Torcedores de verdade? Legítimos rubro negros? São bonecos infláveis meu irmão
Onde já se viu um flamenguista se auto proclamar mais flamenguista que outro? Vai na real
Respeita o pensamento diferente de cada um
Desculpa a frieza, mas pra mim acomodado nem torcedor é.
Eu entendo os torcedores que preferem apoiar incondicionalmente, inclusive admiro muito isso, mas aqueles “torcedores” que fazem o impossível pra defender as peças ruins do time (incluindo o técnico) e agem como se tudo estivesse bem não são torcedores, muito menos torcedores do Flamengo até porque se você é medíocre e se contenta com pouco deve torcer para um time do tamanho da sua mediocridade, e é claro que esse não é o caso Flamengo.
Não podemos pensar pequeno , temos que pensar grande , mas sem voltar com Kleber Leite , Marcio Braga e Edmundo Santos Silva e o rombo de R$ 800.000,eles pensavam tão grande e deixaram esta divida para os que pensa pequenos mas com os pés no chão diminuir , esta divida esta equacionada e em breve seremos um grande time mas não invencível. Pois time nenhum no mundo consegui está proeza. Avante Mengoooo.
3×1 curica mas poderia estar 4×3 Sport…esse André e Ruin demais,3 chances claras e o cara perde,chura igual uma mocinha..luxa fazendo milagre com esse time,embora o placar esteja contra..
sinceridade não aguento ver mais o Corinthians campeão antes e porq não tinhamos time,estrutura,hoje temos mais time,mais estrutura e continuamos com mesmo resultados,somos um time de nivel estadual com torcida nacional
E inacreditável,pior até do q antes,pq os caras já falam em ganhar o campeonato invicto… presunção? Não sei,mas tenho saudade de quando o flamengo se colocava como o mais temido,ainda que o time não fosse…logo na 6,7 rodada eu falei aqui:Olha tem q derrubar o curica,nao deixa eles abrirem,quando vc vê,chapeciense,coxa,santa cruz liderando,vc sabe que vão despencar,agora e o curica,estao acostumados a ganhar..todo mundo falava: não,ligo vão perder,nao tem elenco..poise, um turno já foi e nada.
“Só Sorria e acene, sorria e acene…” está tudo “sob controle”
Olha o flamengo precisa adorar outra política e se colocar como gigante..tem que se reforçar enfraquecendo adversário! Se sou o bandeira,mando o rc ir no curica e contratar esse Rodriguinho pra 2018,e um jogador enjoado,joga muito bem,se dia,marca,chuta bem de fora..ir atrás de ranato Augusto,ramurez,..tem que cuidar pra não montar um time caro e velho.
Tudo que está acontecendo no Flamengo, só faz com que o povão vá se afastando de fininho, está sendo elitizado, direção se quer nos ouve, porém quer nosso dinheiro no sócio torcedor…
Continuando desse jeito, em pouco tempo perderemos o posto de maior torcida !
Enquanto o FLAMENGO tiver esse BANANA, arrogante, na presidência do clube, seremos sempre figurante, o time em campo é a cara do presidente, FROUXO. Acredito que nessa diretoria atual mesmo, tenha gente muito melhor pra ser presidente, mas quería mesmo era a volta de Wallim e Bap.
Ué, o ano acabou? E eu aqui pensando que o Flamengo tinha conquistado o estadual e estaria na disputa dos títulos da Copa do Brasil e da Sul Americana… #SRN
Sinceramente BR ja era é focar na copa do Brasil e sul americana e torcer pro treineiro não fazer merda…nao vejo ZR caindo com essa diretoria e o EBM deixou explícito quem são seus “queridinhos”(ZR dentre eles) em coletivas,entrevistas e não ha nada o que fazer.
Flamengo vai ter uma sequencia contra times “frágeis” no BR17 que pode culminar numa arrancada”falsa” pois quando jogamos contra os top 10 é derrota ou empate e tbm pode entrar em uma crise avassaladora em caso de tropeços no Br17 e nas competições de mata-mata.
Para quem ainda acredita no título brasileiro, uma dica de matemática: Ainda que vençamos o Vitória amanhã, seria necessário os gambás perderem cinco jogos e empatar um no retorno, somadas a isso 19 vitórias do Flamengo no returno. Seria possível?
Então, aos youtubers que proclamam essa ilusão idiota, um pedido: vão plantar coquinho! Nem todos que os ouvem são idiotas.
Não sou matemático , estatística então , nem se fala….mas se temos no total 20 jogos, somando o de amanhã e vitória do Small tb claro, faltariam + 19. Desse total de 57 pontos, os Small no máximo somariam 104 pontos e o mengão ganhando amanhã, somariam no máximo tb 89 pts. acho que se perderem umas 5 e empatarem umas 6, dariam 27 pts , que mesmo ganhando o restante, daria uma classificação final de 77 pts. Nosso time se parar de empatar igual ano passado que foi aí que perdeu o campeonato, tiver neste returno, 2 empates e 2 derrotas ainda, creio que terminaríamos com 79… Eu sei, eu sei, isso só em filme e novela SRN….
O que está em jogo é muito mais do que uma temporada ruim, ou a colocação no campeonato, o que está em jogo é a perda da nossa essência vencedora, do nosso DNA, transformados em conformismo de projetos, cálculos e planilhas da ciêcia matemática fria. Mas o futebol é imponderável, e quem é Flamengo já viu o Flamengo ter vitórias consideradas impossíveis porque o Flamengo não acredita em números e estatísticas.
Nunca uma diretoria banana fez tão bem e tão mal a um clube ao mesmo tempo.
Seria pedir demais um pouco menos de frieza empresarial e um pouco mais de sangue nas veias desses caras burocráticos que mandam no Flamengo?
Esse Flamengo de 2017, já começou no Brasileiro de 2016, quando parecia que até seria o campeão, e de uma hora para outra, desandou. Guardadas as devidas proporções, já estão chamando o time de “Flaris Saint German”, que contratou muito e ainda não teve o devido retorno em conquistas.
SRN
Interessante a comparação, pois também tem o fato curioso de que os dois sofreram eliminações nas mais importantes competições de seus respectivos continentes através de viradas no final do segundo tempo, quando a classificação parecia garantida.
Eu também vejo aspectos perturbadoramente parecidos entre o Flamengo e o Arsenal, dois dos maiores times em seus respectivos países, que vêm fracassando em suas respectivas ligas nacionais, sendo precocemente eliminados das maiores competições de seus respectivos continentes de forma constrangedora, e enfim, vêm sendo afundados cada vez mais por técnicos que são rejeitados quase que unanimemente por suas respectivas torcidas, mas continuam tendo o apoio de suas respectivas diretorias (uma diferença que a vale a pena citar, portanto, é o fato de que o Zé Ricardo jamais ganhou qualquer título relevante com o Flamengo).
Ademais, mesmo sendo louvável a diretoria não querer lançar mão do caminho mais fácil, ou seja, o troca-troca de técnico, também não pode querer fazer do ZR um Alex Ferguson, que ganhou muito, perdeu também, e ficou quase duas décadas no United.
SRN
Essa é a palavra inconformismo! tem que se inconformar!
Algumas impropriedades do texto. Será que estão se contentando com G6? Não é verdade, é óbvio que se espera e se quer mais que isso. Há algo errado no FLA e passa pela escalação de MA, mureta e Gabriel. Vaz não é desprezível como diz o texto. Para o bem do FLA esses três jogadores tem que ser emprestados, vendidos, doados… pois o ZR tem fixação por eles. Vaz é um caso a parte, penso que é injustiçado. Só jogou contra o Santos na CB porque não tínhamos opções, e qual foi seu grande erro na partida? Ceder um escanteio?? Que culpa tem o Vaz se o Rever não marcou o Copete? Que culpa tem o Vaz se o mureta não pega uma bola a 20cm do seu corpo, se tem mão de alface? Que culpa tem o Vaz se o mureta sai do gol catando borboletas? Vaz não é titular, atua quando não temos opções e penso que para isso tem seus méritos. Qto à liberta, atuamos melhor contra o Atl/PR, mureta levou gol em bola defensável de novo; contra a Católica jogamos melhor, perdemos gols, mas a expulsão infantil de Berrio impossibilitou uma reação. A derrota contra o SL vai para a conta do ZR que montou mal o elenco e mexeu pior ainda. No brasileirão jogamos melhor que Grêmio, Palmeiras, Santos e Curintians, mas ganhamos só 2pontos de 12. Esses 10 pontos jogados fora nos tiraram praticamente da luta pelo título. Grêmio “achou” um gol, se fechou e não conseguimos furar a retranca. Contra o palmeiras fomos prejudicados pela arbitragem e perdemos um pênalti. Contra o curintians tivemos a ajuda da arbitragem, mas não se pode perder um gol daqueles. Contra o Santos vencíamos e jogávamos bem, mas a expulsão do Rodinei desmantelou o time. Só para lembrar, Vaz não estava em campo. Enfim, detalhes e a burrice e teimosia do ZR praticamente nos alijaram da disputa do brasileirão. É preciso algumas correções de rumo, não temos opções no momento para o lugar de ZR. Mas, com ou sem ele, MA, mureta e Gabriel não podem jogar. Todavia, a mentalidade do FLA é vencedora. ZR tem que ouvir mais. 2017 é o primeiro ano da nova história do FLA. Acredito em mais um título neste ano para que corrijamos alguns erros de 2017 e conquistemos o mundo em 2018. SRN.
Um fã do Vaz kkkkkkkkkkkk
Por ter a maior torcida do Brasil e a melhor Diretoria comandada por esse grande administrador e torcedor alucinado pelo seu e nosso time de coração , espero nunca mais ver marginais desonestos na presidência do clube e nem a dupla Bat e roubi, como comecei vou acabar por ter a maior torcida é também a que tem mais inimigo e não precisamos mais e como não sou marionete grito com toda minha força indo para Ilha do urubu, AVANTE MENGOOOOOOOOOOOO MENGOOOOOOOOOOOO MENGOOOOOOOOOOOO Contra tudo e contra todos.
Não se esqueça de que quando o Flamengo foi campeão em 2009, estávamos na 14a. posição brigando para não cair. Eu ainda acredito! &;-D
Acredito que se Márcio araujo não fosse brasileiro ja estaria jogando em seleçoes no esterio já a algum tempo,o pessoal critica o técnico beleza, algo tem que melhorar mais o Márcio araujo não é o problema do grupo é o menos prestigiado se fosse culpado já teria saido ha muito tempo.
Não gosto do Marcio Araujo, contudo ele não e o culpado. E agora desesperados? Perdemos para o Vitória ridicularmente. Escalação inacreditável, time sem entrosamento, horrível. FORA ZE RICARDO
A torcida do Flamengo unida e linda, o povo e a classe rica da torcida, tu antigamente se divertia só na torcida, aparecia cada figura,era gente financiando a torcida levando um monte coisa pra torcida papel, apito bandeira,dava gosto ir torcer e as vezes perdia, mas passava um dia legal,tomava uma cerveja,todos queriam estar junto da torcida os problemas iam embora sai todo mundo cantando muito legal.
Estão separando a torcida.