Notícias

João Luis Jr.: “Flamengo é grande demais para pensar tão pequeno assim”

A verdade é que nunca quisemos tanto acreditar num projeto de Flamengo. A diretoria que organizou as finanças, pagou dívidas e concluiu CT. O departamento de futebol que fez grandes contratações e deixou claro que a Gávea é, sim, um sonho de consumo para jogadores de alto nível. O treinador que veio da base, conhece o clube, cujo trabalho está sendo abordado com paciência, não sendo descartado após a primeira série de resultados negativos.

Mas, como vem ficando mais claro a cada derrota ridícula, a cada empate frustante, a cada eliminação dolorida, um time campeão precisa de mais do que isso. Não que segurança financeira, grandes contratações e estabilidade para o treinador não sejam passos importantes num caminho de vitórias, mas eles não são, em hipótese alguma, garantia de nada, certeza de nada. São apenas elementos que tornam esse processo mais fácil, que aumentam as possibilidades de sucesso, mas não caixinhas que, se ‘ticadas’, garantem conquistas e levam naturalmente ao sucesso. Não representam uma direção que, quando colocada no Uber do futebol, tudo que você precisa fazer é se acomodar e esperar chegar a um destino chamado “títulos”.

E exatamente isso que o Flamengo não pode nunca fazer: se acomodar.

Não pode se acomodar com discursos como “esse empate dentro de casa é aceitável”, “essa derrota é normal num campeonato longo”, “o rival é muito mais forte”. Porque, claro, empates acontecem, derrotas existem, vamos enfrentar times mais fortes. Mas para ser campeão você precisa não aceitar esse empate, transformar essa derrota em virada, pegar o time mais forte e ao menos naquele dia ser mais forte do que ele.

Falta hoje ao Flamengo, tanto ao time quanto à diretoria e até uma parte da torcida, essa capacidade de não se conformar. Não se conformar com G4, não se conformar com dominar o jogo e perder, não se conformar com Márcio Araújo ou Rafael Vaz titulares – e não falo deles como jogadores isolados, falo como exemplo da mediocridade disfarçada de “opção tática” ou de “melhor jogador que temos hoje”. Não se conformar com tudo nesse time, nesse clube, que é bem menos do que precisamos para ser campeões. E é isso que o Flamengo precisa sempre almejar: ser campeão.

Não porque seja possível ser campeão todo ano, não porque é “obrigação”, mas porque é a única meta possível quando você tem a grandeza do Flamengo – ainda mais quando essa grandeza se reflete no investimento financeiro envolvido. O Flamengo precisa estar sempre inconformado em qualquer situação em que não lidere, em que não vença, em que não domine. Não por presunção, não por se achar superior, não por falta de respeito aos outros clubes e seus projetos, mas porque isso é e precisa sempre ser o Flamengo.

Temos um hoje uma diretoria que parece satisfeita com o G6, um treinador que parece ter aceitado há um certo tempo que o time não briga pelo título, e isso se reflete num grupo que, ainda que muito talentoso, parece acomodado com os resultados e incapaz de decidir nas horas em que se faz necessário. E isso não vem de quarta contra o Santos, não vem de mês passado contra o Palmeiras, isso vem de um Flamengo que foi eliminado da Libertadores perdendo todas as partidas fora de casa, num grupo em que o Atlético-PR se classificou, e considerou isso apenas um “tropeço”, o que é mais ou menos tão absurdo quanto considerar a inundação do continente perdido da Atlântida apenas um “problema de encanamento”.

Não podemos nos conformar com isso. Isso não é o bastante, isso não é o que merecemos e podemos. Isso não é Flamengo. E talvez só quando cada um de nós perceber isso, desde a torcida até a diretoria, possamos voltar a fazer o que o nosso hino diz. E ele diz “vencer, vencer, vencer”. Ele não diz “perder de virada jogo que já parecia decidido, ganhar de time fraco pra dar alívio pro técnico, empatar quando podíamos vencer e aí elogiar o resultado fora de casa”.

Precisamos ser mais do que isso. Precisamos ser maiores do que isso. Precisamos ser mais Flamengo do que isso.

Reprodução: ESPN FC – Isso aqui é Flamengo

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Esses comentários e colunas são muito repetitivos. Sempre mais do mesmo .

    • O pessoal das colunas, até quer escrever coisas melhoras e diferentes relativas ao Flamengo. Mas infelizmente certas pessoas do próprio teimam em auto o sabotar. A equipe peca nos jogos sempre nos mesmos erros, teimosia sempre com as peças, sempre se fala na falta de tática da equipe que nunca joga como equipe. Mas como um bando em campo, devido a falta de comando. O Mengão poderia estar a frente neste campeonato a muito tempo. Mas por certas decisões e apostas erradas. Vemos continuidade nos erros, e continuaremos a ver artigos infelizmente desanimadores. Aqui é Flamengo e nunca, nunca se deve pensar pequeno. SRN.

  • E isso,mas...a minha pergunta é: será que alguém da diretoria lê essas coisas?

    • Acho que sim... Pq aparece um povo comentado aqui que só pode ser perfil fake do EBM e do Zé Ricardo

    • sim. O EBM le e ri. Cama a gente de otario mas a gente no fundo gosta.
      Atualmente a torcida do fla eh mulher de malandro

      • E o que mais tem..por ande anda o Carlos campos ricardetes,avabdonoy o time,depous q viu q seu querido e fraco? Isso e flamenguista? Tem um monte assim aqui.nossa campanha e ridícula,deveriamis na menor das hipóteses estar a 2 vitórias do gambá,nai temos libertadores,tecnuco a 1 ano e meio a frente do time,que só se reforçou,perdeu 1 jogador titular só na l.E....não tem desculpa,acordar 18 pontos atrás e um desastre,um fracasso total.

  • "E isso não vem de quarta contra o Santos, não vem de mês passado contra o Palmeiras, isso vem de um Flamengo que foi eliminado da Libertadores perdendo..." Isso veio de muito antes, ainda no 1° semestre de 2016 quando fomos eliminados vergonhosamente de tudo, sobretudo da Copa do Brasil para o poderosíssimo Fortaleza, fazendo a pior campanha da história do clube na competição, perdendo antes ainda para o até então desconhecido Confiança de Sergipe. E ao final de tudo "o trabalho estava sendo bem feito". Nada mudou com o ZR. O Brasileiro que era para salvar um ano desastroso foi comemorado por muitos o mísero 3° lugar, ficando a 9 pontos do campeão após estar a 1 ponto de vantagem e o time amarelar empatando quase todas as partidas no final, ficando atrás do Santos que foi mero figurante em todo o campeonato. O vexame diante do Palestino também foi considerado normal. A eliminação na Libertadores idem. O Flamengo ter cumprido tabela durante todo o Brasileiro desse ano, empatando mais do que vencendo e vencendo apenas times pequenos, também é considerado obra do acaso. Parte da torcida e diretoria tem mentalidade pequena. Logo não se espera outra coisa a não ser resultados pequenos.

      • Eu te envio uma outra mensagem: SE CONTENTE COM OS FRACASSOS, PORRA!!!

  • O fato de renovarem com MA e Gabriel mostra esse contentamento com o pouco!
    Flamengo precisa pensar maior e no futuro!
    Precisa fazer um trabalho melhor com as pratas da casa, para poder render mais grana pro clube! Precisa aprender a contratar jogadores sulamericanos!
    Deve saber planejar um time no inicio do ano! E precisa mostrar resultado dentro de campo!

  • AVANTE MENGOOOOOOOOOOOO MENGOOOOOOOOOOOO MENGOOOOOOOOOOOO contra tudo e contra todos , vamos ajudar torcedo .

  • Cara que texto!
    O título, aliás, está perfeito.
    Somos muito grandes pra essa mediocridade generalizada.
    Fora ZR.
    Fora MA, Jamal, Vaz.
    Fora comodismo.
    Fora ditadura do ego e do orgulho.
    Fora derrotismo.

    O ano ainda pode ser salvo!
    Basta, a quem tem a responsabilidade, abrir mão da presunção e da auto adoração.
    A história não vai perdoá-los.

    • Concordo com você. Mas esse ano ser salvo? Me desculpe, mas acho não. Com o investimento feito copa do brasil e sulamericana é muito pouco, ainda que conquistemos as duas. Só brasileiro e libertadores podiam salvar o ano, considerando o quanto se investiu em elenco, e, salvo um milagre, o campeonato brasileiro foi pro espaço pra nós e parece já ter dono.

      • Ser "salvo" não é sinônimo de "ter sucesso". Seria uma saída menos desonrosa, isso que eu quis dizer.
        Ainda assim, seriam dois títulos. Um nacional e outro internacional. Melhor do que nada, não?

  • Curica 1x0 já...implacavel...o cara fura a bola e sobra no pé do arana.

    • A sorte acompanha os competentes.
      No Flamengo isso não acontece, pq o time sempre está mal posicionado. Infelizmente!

      • Olha...já começo a achar que a disputa do campeonato será se alguém tira o cabaco deles..

        • Uma hora eles vão perder, mas não me parece que vão se abalar e irão despencar.
          O Corinthians tem um time muito equilibrado. Eles sabem das suas limitações e jogam estrategicamente.
          É incrível como os 11 sempre jogam em bom nível.

          • mesmo com desfalques eles continuam sempre na mesma pegada..as vezes mais agressivas. .outros mais precavidos

          • Exatamente.
            Falam que eles só jogam no contra-ataque, mas hoje mesmo após estarem na frente, vi eles buscando o segundo gol. Lógico que buscaram com cautela para não ficarem expostos.

          • O q Corinthians tem q nos não temos?caras estão sempre ganhando tudo,antes era boa administração,hoje nisso somos superiores,alem de termos melhores jogadores,sera q nos apequinamos?

          • Boa pergunta.
            Vejo que do goleiro ao ponta esquerda, todos no Corinthians estão bem e são de bom nível, diferente do Flamengo que insiste em Márcio Araújo, Vaz, Gabriel, etc.
            Vejo também uma diferença monstruosa na parte tática. Carille está muito a frente do Zé e isso faz diferença.
            Desde o nosso último título brasileiro, eles estão se encaminhando para o terceiro brasileiro somados a uma Libertadores e um Mundial. Preocupante essa diferença de títulos do Corinthians com o Flamengo.

          • o time dos caras tem ala de vencedor
            o nosso tem alma de perdedor. como nosso tecncio e nosso vp.
            Soh olhar para os dois e eh nitido. DOis perdedores.

          • esquece curica. o time dos caras esta muito a frente do nosso.
            nossa briga infelizmente é pela CB.
            Nem sula o fla passa com esse nosso time modorrento dirigido pelo ze eh capitaneado pelo EBM. Que por sinal, esta fazendo de tudo para desconstruir a imagem que ele forjou.

  • EBM demonstrou grande desânimo no jogo do Palmeiras, chorou da arbitragem como se fosse botafoguense. ZR já mostra esse desânimo desde a eliminação da liberta. Qualquer mudança seria benéfica, porque um novo treinador iria entrar com motivação no cargo e já quebrar essa carga negativa. ZR já conta os dias, nem ele aguenta mais...

Notícias recentes

Brasileirão: Flamengo divulga informações sobre venda de ingressos para jogo contra o Internacional

Valores dos ingressos variam entre R$40 e R$500 para o público geral Flamengo e Internacional…

23/11/2024

Jogos do Brasileirão hoje: Botafogo, Palmeiras e outros 6 times entram em campo neste sábado

Botafogo e Palmeiras, líder e vice-líder do Brasileirão, respectivamente, entram em campo pela 35ª rodada…

23/11/2024

Léo Moura quebra silêncio sobre saída de Gabigol do Flamengo

Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…

23/11/2024

Estádio: Flamengo inova com projeto de setor visitante, que pode ser alterado a cada jogo

Projeto consta um setor "flexível" dedicado aos visitantes O sonho do estádio próprio do Flamengo…

23/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Capacidade total, setores populares e mais: conheça detalhes em novo projeto de estádio do Flamengo

Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…

23/11/2024