São apenas 72h de trabalho, tempo impossível para fazer grandes transformações em uma equipe de futebol. Mais na base da conversa e orientação que treino, Reinaldo Rueda mostrou um pouco do que pretende para o Flamengo e o que tem como ideia de jogo ao longo de sua carreira.
É importante notar que o Rubri-Negro vem mantendo uma continuidade de ideias desde Muricy Ramalho: um jogo mais posicional, priorizando a troca de passes, o controle através da bola e a cadência. Com Zé Ricardo, esse tipo de jogo se mostrou desgastado ao avançar muito, empurrar o adversário para trás e fazer a equipe abusar dos cruzamentos. Com Rueda, a ideia de um Flamengo que proponha o jogo permanece – mas com mais verticalidade.
A principal mudança de posicionamento é a construção do Flamengo. Os laterais não avançam tanto e ficam mais presos à linha defensiva, e os volantes Arão e Cuellar – jogador que Rueda confia – ocupam o espaço entre a primeira e a segunda linha de marcação do adversário. São eles os condutores de bola e iniciadores dos ataques do Fla.
Mas observe que nem Arão, nem Cuellar vem “buscar o jogo”. Nem Diego, Berrío e Éverton, a trinca de meias do 4-2-3-1 que o técnico colombiano provavelmente manterá. Rueda se notabilizou no Atletico Nacional por criar uma equipe muito vertical e que era chamada de “espaçada” por apostar nesse posicionamento mais distribuído dos jogadores. A ideia aqui é ter sempre apoios longos, como você vê na imagem: Arão e Cuellar num espaço, Éverton e Diego um pouquinho mais distantes, mas virados para a bola e prontos pra receber, como você vê na imagem.
Qual o efeito prático disso? Em 2 ou 3 passes o Fla entra no campo do adversário. É uma equipe menos móvel, mas mais inteligente. Prefere não ter os zagueiros e laterais avançando para criar superioridade numérica, e sim procura os passes longos sempre que possível. Por isso Cuellar e Mancuello podem ganhar espaço com Rueda.
A questão dos 2 ou 3 passes aconteceu aqui, nessa imagem abaixo. O Flamengo estava se defendendo. Aí Arão roubou a bola. Rapidamente, a trinca de meias e Vizeu correu para ocupar o espaço de cada um e já recebeu a bola de frente para a defesa do Bota. Tudo em pouco tempo, com condições de pegar o adversário desorganizado.
Na defesa, Rueda mantém a ideia de ter o Flamengo com 2 linhas de 4 e preza por mais agressividade na pressão na bola – aquele movimento de ir cercar o adversário que está jogando, seja até parando em falta. Assim, criando essa pressão, a coisa não estoura lá atrás.
São apenas 3 dias de trabalho, mas algumas mudanças já se tornam perceptíveis no Flamengo que vai à luta para salvar sua temporada de alto investimento e muitas decepções.
Fonte: Painel Tático/GE
PF suspeita de que Bruno Henrique recebeu cartão amarelo para beneficiar apostadores A vitória no…
Flamengo vai a Belo Horizonte com vantagem de dois gols sobre o Atlético-MG Por: Mônica…
Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…
Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), pela 32ª rodada do Brasileirão Após vitória por…
Marcelo acompanhou a vitória do Flamengo do estádio no último domingo (03) O Fluminense anunciou…
De La Cruz tem contrato válido com o Flamengo até junho de 2028 A imprensa…
Ver comentários
Isso é treinador!!!
Observação lúcida. Foi esse jogo que vi sem a tradicional bola nas costas que os times já usavam como tática contra nós. Era só um passe em diagonal nas costas dos laterais e gol do adversário. Vejo como Rueda: considerando os laterais que temos, não há necessidade de subir ao ataque (não sabem cruzar...). Assim acaba a necessidade de desgaste dos meias, bem como prioriza os volantes modernos. Cuellar ontem foi articulador, jogou o fino da bola e desarmou muito. Capaz que Arão volte a jogar, pois senão Mancuello vai tomar esse espaço. Rueda tem um jogo longo, Arão infiltra, mas não é passador coisa que Mancu tem bola para enfiar bolas excepcionais. Torcendo muito pra dar certo essa visão de jogo alemão. Kroos, Kedira, Rode, Vidal, algum deles lembra o estilo MA? Ainda tem Rômulo e Ronaldo... Isso aí, Rueda!
parece que inicialmente márcio araujo ta na frente de romulo e Ronaldo, mas boto fé que Ronaldo com o tempo vai ser titular nesse time
Também vejo isso pq o cara é fã da escola alemã. Os volantes alemães se posicionam com inteligência, tem poder de passe decisivo e chutes no mínimo perigosos. Guerra jogava recuado com ele no Atlético Nacional, tendo isso como premissa: Ronaldo pode vir aí.
Galera, bora saber reconhecer. O cara não teve tempo para treinar, e já se nota um Flamengo melhor, cheio de desfalques. Vamos dar tempo a ele, vai dar certo. Sobre as substituições erradas, ele não conhece o elenco. Eu sempre quis Mancu e Cuellar de volantes, tenho certeza que vamos ver isso. O jogo contra o galo foi medíocre e já é notável uma melhora. Mais uma vez peço, CALMA! Vamos deixar ele trabalhar!
com Mancu em campo, a saída fica mais vertical, com Arão demora mais; seria show velo ao lado do Cuellar,
Põe show nisso. O cara precisa jogar na sua função de origem.
O mesmo estilo do Bayern do Jupp Heynkes, campeão da Champions em 2013.
Exatamente Rodrigo! Vertical! Com tomadas de decisões rápidas! Bem lembrado! Escola alemã? Ou coincidência! A Alemanha na copa tb jogou assim! Depois veja no YouTube algumas análises!
Só que não deu tempo de colocar isso em prática, a unica mudança que observei ontem foi essa, volantes voltando mais para buscar o jogo e laterais mais plantados na defesa, no mais, foi muito parecido com o esquema que o ZR já fazia, só que com ele os laterais subiam, como os volantes não marcavam bem o setor, se apelava para o cruzamento na área. O que o Rueda fez ontem, na minha opinião, foi corrigir erros existentes no esquema de jogo do time, num esquema em que laterais ficam plantados não há a necessidade de um MA, logo, ganha-se na saída de bola com volantes mais técnicos e que sabem marcar no homem a homem.
Teve outra mudança, quando um jogador pega a bola na beirada do campo, ele recebe apoio, opções de passes, tivemos algumas tabelas por ali, já é um começo, com o ZR no comando não tinha essa aproximação, a única opção era o cruzamento pra área.
Bem lembrado!Não é atoa que ele é fã do futebol alemão, e inclusive estudou lá muitas vezes. O Atlético Nacional jogava muito parecido, a diferença é que a bola aérea não era tão forte assim, como era o Bayern de Jupp Heynckes.
Embora os comentaristas amadores da tv não reconheçam , deu pra notar sim mudança de posicionamento e atitude dos jogadores, teve influencia do treinador sim. Embora não tenha sido brilhante e não tenha gostado das substituições vi um time aguerrido, jogando com o regulamento e competitivo. Acredito que jogando dessa forma teríamos ido longe na liberta, e fico esperançoso principalmente na sula, na copa do brasil vamos ver se com mais uma semana melhora mais um pouco.
Se não é o Jaiminho pedindo pra colocar o Caramujo no lugar do Berrio... seria 100%
Pareceu coisa dele mesmo.
Ele estava lá?
Tem que tirar o Márcio Araújo do plantel.
To com medo dele voltar a ser titular, vai acontecer em breve porque ele é puxa saco e dobra os técnicos na ideia.
Sério? Pensei que era por causa da sua utilidade, eficiência e regularidade... &;-D
Sinceramente foi uma forçada de barra. O primeiro grande efeito foi tirar a pressão. Esse time jogou várias vezes muito bem antes da torcida e a mídia começarem o massacre da eliminação da liberta. Segundo sim, o posicionamento mais plantado do sistema defensivo e a escolha de laterais mais rápidos e marcadores. Isso auxilia os volantes, diga-se de passagem o Cuéllar ontem jogou muito, por sua habilidade e tb pq essa formação lhe beneficia. Foi feliz por escolher o Arão e não o MA como 2º volante como vinha fazendo o ZR nos últimos jogos. Mas mexeu muito mal no time ao colocar o MA totalmente fora de contexto e sacar o VJ. Um não deveria ter entrado, outro não deveria saído. Até por uma questão de características não compreendi a intenção de manter o Arão explorando a ponta e sacar o VJ. A saída do Everton tb foi desnecessária. No todo, o time se comportou bem pela vontade, pela qualidade e pela falta de pressão que permitiu que desenvolvesse de forma mais tranquila o que já vinha treinando antes.
Lendo agora o PVC resumiu o que estou dizendo:
"Reinaldo Rueda mexeu mal. Tirou Berrio machucado e escalou Márcio Araújo.Menos de cinco minutos depois, trocou Éverton por Vinicius Júnior. Era muito mais simples.Trocar Berrio por Vinicius Junior e mexeria certo. Mexeu errado."
Concordo que tirou a pressão, coisa que não tinha como o ZR fazer por falta de bagagem.
Mas querer colocar culpa na torcida é demais. O antigo treinador é muito fraco ainda, pode ser que melhore, mas com sua falta de postura, declarações e falta de convicção ele não convencia o elenco.
Também acho que ele mexeu mal. Mas veja o lado do cara, fechou o time colocando o Ma mostrando que ele não sera titular, mas nao sera perseguido.
Tirou o Everton e depois tirou o VNJr por causa da expulsão.
E realmente nosso time jogou bem com o ZR, mas esses jogos ficaram cada vez mais espaçados.
Primeiro ponto. ZR já foi. Não por isso vamos deixar de aprender com nossos erros. Ele não tinha como tirar a pressão uma vez que era nele a mesma. Se não entendermos que uma torcida gigante como a nossa mal conduzida atrapalha, seremos obrigados a reconhecer que não ajuda também. Se empurramos o time pra cima, temos poder para empurrar pra baixo. Jogadores e técnicos são antes de tudo seres humanos. Nem todo mundo reage como o MA que consegue entrar em campo debaixo de vaias e pedidos para sumir. Me pergunto se até ele não seria melhor um pouquinho sendo incentivado.
Segundo: se eu visse um pequeno sentido na mexida do Rueda eu defenderia essa mudança. Mas não me é possível compreender. Foi muito mal mesmo. Duvido que ele volte a fazer. Everton estava bem no jogo e Arão muito bem no meio. Na hora da expulsão ele tinha 3 volantes, um jogando de ponta. Melhor seria ele tirar Arão ou MA e manter um jogador de lado.
Ele que jogou a torcida contra ele insistindo na perebagem e nao fazendo rodizio num elenco de 30 e poucos jogadores, nao pondo quem entrou bem no jogo anterior.
O Rueda no atletico nacional promovia um rodizio de jogadores, como a maioria dos lugares do mundo.
E sim ele mexeu mal, mas travou o jogo ao menos. Também nao acho que ele fara isso novamente.
Sim, mexeu mal, talvez por segurança e/ou por desconhecimento do elenco. Faltou acreditar no Vinicius Jr. Quanto ao Vizeu, acredito que pela altura e qualidade no cabeceio, ajudando nas jogadas de bola parada alçadas na nossa área.
Pressão sempre vai existir, mas a verdade que os resultados ficaram piores, a torcida que tem ido ao estádio a preços mais altos são os que cobram mais do time, ou seja, é 8 ou 80. Aliado a isso, a mídia precisa falar do Flamengo, falando bem, só flamenguista compra, falando mal, flamenguista e arcorizada dão ibope, por isso, a pressão foi ficando maior. Torcedor é passional e tem q ter culhão pra jogar no Maior do Mundo!
No contexto geral, Prof. Zé fez um bom trabalho (62% de aproveitamento), mas deveria ter sido demitido quando saiu na primeira fase da libertadores. A partir dali ele perdeu o time.
Eu nao teria deixado ele no fim do ano, para mim era nitido que existiam opcoes melhores e que ele era verde ainda, mas nao ter tirado depois da libertadores beirou o absurdo.
Tb credito a falta de conhecimento do elenco as mudancas do Rueda ontem. E por mais que tenha recuado o time, praticamente não fomos ameaçados, enquanto com o ZR quando isso ocorria o time tomova pressao. Logico que e mais da postura dos jogadores, ja que a atitude e a mesma. Mas os jogadores nao o respeitavam cm um comandante e a partir do momento que chegaram jogadores mais cascudos ele foi se perdendo.
Não tomamos gol, já foi um avanço
Discordo que o Flamengo jogou espaçado. Sei que o Rueda gosta de dar amplitude aos times, mas as duas imagens mostram uma equipe muito mais compacta do que vinha jogando. Também não acho que prefira um time "menos móvel", ele até frisou na entrevista de apresentação que o futebol de hoje exige intensidade e movimentação, e ontem já se viu os jogadores se mexendo mais, buscando aparecer e dar opções de passe, algo que faltou em muitas partidas. No mais estou de acordo. Engraçado é ouvir o Jair afirmar depois do jogo que o Rueda ainda não mudou nada. Claro que é pouco tempo, mas pra quem acompanha o Flamengo ficou claro que houve mudanças, principalmente no sistema defensivo, mais protegido.
O time é bom. Mas com a pressão que vinha sofrendo não iria jogar. Isso ficou muito claro. Nossa torcida precisa rever suas atitudes ou vamos ser nossa própria pedra de tropeço. SRN
Sim, e fazer nossas estátuas do bandeira, camisas com a carequinha dele, e monumentos cultuando a vida de Eduardo Bandeira de Melo.
Vc tem um problema com a política do Flamengo que é apenas sua. Não me interessa se tem preferências por grupo A ou B. Se é seu desejo discutir esse tipo coisa não perca seu tempo comigo. Se está insatisfeito só posso sugerir que compre um título e passe a ter direito de votar para presidência, se já tem e votou contra aprenda a aceitar o desejo da maioria.
Na verdade só tô te zuando mesmo, já já eu enjôo.
Pô, Ícaro, pressão?
O cara tava há mais de um ano com um elenco de ponta, ct , e insistindo na escalação e montagem de um time que não apresentava um mínimo de organização tatica.
Além disso, nosso presidente declarou-se extremamente protecionista - sabe-se lá por quais interesses - com os piores jogadores, xingando a torcida que é nosso maior património e fonte de receita, além de acumular o cargo de vP de futebol, que é algo que foge da sua competência, afora a egolatria ao chamar de falso rubro negro aqueles que têm senso crítico e o cobram.
Enfim, administrativamente ele é ótimo, não se discute, mas quanto ao futebol deveria dar lugar a quem é do ramo, além de cultivar uma postura mais low profile como presidente que é, escutando aquele que é a razão de ser do Flamengo: o seu torcedor.
Não tiro os erros de ninguém. Mas tb temos os nossos. Não podemos pressionar até destruir tudo com a desculpa que fazemos para melhorar. Me entende?
Sim. Mas o elenco de ponta tb sentiu e não acertava mais nada. SRN
Só de bancar o M.A., já foi uma mudança drástica quanto ao time escaldo pelo Prof. Zé Ricardo. Cuellar foi o melhor jogador em campo. Claro que o jogo em sí, semi final, novo treinador, muda a disposição dos jogadores, se doaram mais, mas é inegável que o time, com as "mesmas" peças, jogou diferente, só olhar a quantidade de cruzamentos (chuveirinho) do jogo de ontem com os jogos no comando do Prof. Zé. A forma que os volantes saiam pro jogo, sempre um fazendo referencia pra receber do outro.
Quanto a pressão, jogar no Flamengo é isso, a camisa pesa, a torcida cobra, tem que ser Flamengo pra aguentar. SRN
Até concordo que falta muito para dizer que já tem o dedo do Rueda no time porém é inegável que ele orientou os laterais a subirem menos é assim o time ter uma melhor cobertura
O Jair e outros técnicos brasileiros xenófobos vão tentar desqualificar o trabalho do Gueda sempre que puderem.
Temos que pensar o seguinte: quem é Jair e com que autoridade ele fala e quem é Rueda. Pelo que pude perceber no pouco que vi do Reinaldo, ele me parece um senhor muito humilde e educado. Então se o Sampaoli ou Guardiola viessem ao Brasil treinar nossos clubes eles também seriam rechaçados? Isso tudo é medo de que o Rueda revele a incompetência deles e abra portas para noutros técnicos gringos que, diga-se, são muito mais preparados taticamente do que os nossos treinadores.