Apesar das ponderações daqueles que temem a chegada de um técnico estrangeiro no meio da temporada, a contratação de Reinaldo Rueda agradou à grande maioria dos que vivem o universo rubro-negro. Os motivos são vários, mas todos resumidos à esperança de que o colombiano consiga motivar o elenco e alinhar a qualidade de nossas peças com os resultados obtidos em campo.
Dentre os que comemoram a vinda de Rueda, porém, há um grupo com maior animosidade: os estrangeiros do time. É certo que não sabemos exatamente tudo o que rola nos bastidores do Flamengo e que fatores extra-campo definem a vida de um jogador em seu clube, mas muitos questionamentos técnicos podem cair por terra sob o novo comando. Aqui destaco três nomes com motivos para sorrir. Mancuello, Berrío e Cuéllar são inegavelmente beneficiados pela maior compreensão do trabalho do treinador, tanto no idioma como na metodologia de trabalho. Não menciono Guerrero e Trauco, mais singulares no elenco, nem Conca, com problemas físicos.
Mancuello, particularmente, vive situação estranha. Mesmo sem lidar com o problema do limite de estrangeiros, enquanto Conca não ganha sequência, o argentino não atua. Se por um lado temos a certeza de que sua titularidade está longe de ser realidade, pelas poucas e razoáveis atuações durante a temporada, por outro confiamos que ele tem, no mínimo, potencial para ser um bom reserva. Nem a recente crise, que costuma dar espaço a jogadores alternativos, deu-lhe chances. Pessoalmente, tive a impressão de que o clube esperava receber propostas de transferência. Até agora isso não ocorreu, e Federico tem a chance de crescer com Rueda.
Já Berrío tende a ganhar ainda mais oportunidades. Bastante acionado nas últimas semanas e contando com certa simpatia da torcida, o compatriota de Rueda pode se dar muito bem com essa nova etapa do Flamengo. Além de todos os fatores já citados, os dois trabalharam juntos no vitorioso Atlético Nacional de 2016, onde a parceria rendeu muitos frutos. A dobradinha será repetida no Flamengo? A resposta está nas mãos de Berrío.
O mais beneficiado com os novos ares da Gávea, porém, é Gustavo Cuéllar. Já existe uma forte pressão pela saída de Márcio Araújo do time titular, que se completa com a chegada de um treinador com grande admiração pelo volante colombiano. Nesta temporada, inclusive, Rueda tentou levar Cuéllar para o Atlético Nacional, no começo do ano. Mesmo perdendo a titularidade para Arão, Gustavo ainda goza de prestígio para com a torcida pelas boas atuações quando foi convocado. Diria que as chances são grandes de que ele componha a nova dupla de volantes do Flamengo, ao lado de Arão.
O Flamengo tem outra oportunidade de renascer – dessa vez com sotaque forte. O idioma, porém, não muda o tom: Vamos Flamengo!
Rodrigo Coli
Twitter: @_rodrigocoli
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Berrio já vinha sendo utilizado e estava melhorando, Cuellar sim ganha chance enorme de ser titular, Mancuello mais complicado,primeiro pq o argentino não é lá grandes coisas e segundo pq na faixa de campo dele tem muita gente boa.
Quem????? Ele é segundo volante!!!
Ele é um segundo volante que joga muito aberto, cai bastante pela faixa esquerda do ataque, talvez jogaria se o Rueda optasse por um esquema com três volantes, com dois acho pouco provável. No Flamengo ele estava jogando mais ofensivo, se continuar como meia ofensivo ele dificilmente entraria.
Se o começo de trabalho do Rueda for respaldado pelos resultados vai criar uma atmosfera muito legal, difícil dos jogadores não comprarem a briga.
BOA TARDE
A MINHA GRANDE E ENORME PREOCUPACAOOOOO.
E DAR CHANCE E SOBRE VIDAAAA
A ESSE LESADO E SEM ALMA E SEM SANGUE DESSE MANCUZAO.
NUNCA VI UM ARGENTINO TAO FRACO IGUAL A ELE PUTZ.
QD PENSO QUE ELE CUSTOU 11 MILHOES E AINDA POR 90% fico mto puto e salario de 220 mil.
Parabens senhor Rodrigo vasco fraco caetano.
Mugni, Canteros, Sambueza, ...
Cara o canteiros foi ate regular no comeco pra quaaaase bom.
Mugni e sabonete nem se fala.
Mais esse mancu pela grana investida o tal custo beneficio me da raiva putz.E essa hora na minha humilde visao que vou analizar o senhor rueda.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Putz.
Nem me fale
"Ao lado de Arão"
Triste, Arão era outro que devia ser banco! Até o Mancuello no lugar do Arão teria um rendimento melhor! Testa Cuellar e Rômulo ou Cuellar e Mancu, melhor do que ter a peste de Arão ou MA no time!
concordo plenamente quando vc diz que não conhecemos a realidade dos bastidores mas, é inegável que existe uma má-vontade com os estrangeiros do elenco, salvo guerrero e seu pupilo, assim como com a base. ano passado diante da pouca possibilidade de treinar, titulares só saiam por contusão ou suspensão e logo retornavam não havendo avaliação do desempenho dos substitutos e eu, mesmo desconhecendo os bastidores, chamo isto de panela. todos do grupo, estrangeiros e base, foram vítimas deste ambiente que deve ter contado com a aprovação dos dirigentes. agora a panela fez mais uma vítima. espero que o rueda utilize critérios mais simples e menos nebulosos do que as convicções e proteção até então adotadas. SRN
Excelente texto.
Sugestão de correção: "Dentre os que comemoram a vinda de Rueda, porém, há um grupo com maior ANIMOSIDADE: os estrangeiros do time."
Imagino que o autor quis dizer "há um grupo com maior ÂNIMO", tendo em vista que o significado de animosidade é: "Falta de disposição permanente; desejo de prejudicar; má vontade; malquerença."
acho que teve erro no corretor ortográfico do blogueiro da coluna kkk
Falou tudo,ainda vamos saber de algumas coisas de bastidores...
Quem me preocupa nem são os estrangeiros, e sim os próprios brasileiros, Éverton ficar putinho somente Pq saiu e Arão dizer que nao estavam acostumados as cobranças e intensidade forte me faz ficar receoso com esses caras.
O incomodado que se mude, os jogadores passam e o clube fica, cada vez mais forte diga-se.
Gabriel está a 5 nos fazendo vários nadas no Fla, esse lema não é muito seguido dentro do clube.
Mil vezes Mancuello do que qualquer outro pereba, ele pode ser lento mas tem muita técnica, é o melhor chutador/cobrador desse elenco só ver os gols que fez. Além do mais estragaram o cara colocando em todas as posições menos a de origem, terceiro homem de meio como se costuma jogar na argentina.
Cuellar é sem palavras, vai estar na próxima copa, Berrio precisa de uns neurônios mas tem raça. Guerrero é bom mas precisa parar de mimimi, Trauco eu acho fraco, pra tentar salvar poderia tenatr colocá-lo como ponta esquerda.
Pra mim o problema do Conca é extra campo já que o próprio RC falou que ele tem condições de jogo, certamente envolvendo treta com o empresário e a diretoria.
DA
Pará, Rodolpho, Vaz, Renê
Caramujo, Rômulo
Geuvânio, Diego, Vjr
Everton (falso 9)
Dá pra ganhar de 3x0 do Dragãozinho, dracarys rsrrs