Quem viveu o título da Copa do Brasil de 2006 certamente vai se lembrar dele. Volante, estatura mediana, quieto, ótimo passe, bom finalizador, cria da Gávea. Não sabe quem é? Pois bem, estamos falando de Jônatas, um dos principais jogadores do grupo campeão daquele ano. 11 anos depois da conquista, o volante está parado do futebol. Desde 2014 sem atuar profissionalmente, após vestir a camisa do Icasa-CE, garante que ainda não está aposentado oficialmente.
“Eu estou nesse processo, mas ainda não decidi. Ainda estou nessa (se para ou não). Se não vier a aparecer… Eu penso em voltar. Enfim, se for uma coisa boa, eu vou. Mas não quero ficar queimando cartucho. Se eu resolver voltar, eu vou fazer isso. Eu quero terminar de uma forma digna”, disse o ex-camisa 10 rubro-negro ao globoesporte.com
Para entender a história do atleta, é preciso voltar no tempo. Mais precisamente no dia 26 de julho de 2006. Naquele dia, o Flamengo bateu o Vasco por 1 a 0 e se sagrou campeão da Copa do Brasil. Jônatas era o 10 e faixa, levantando assim, o caneco.
Dia 1º de agosto, o técnico Dunga fazia convocação para a seleção brasileira. O nome do flamenguista estava no meio. Seis dias depois, acertava sua ida para o Espanyol, da Espanha.
“Tudo aconteceu naquele momento. Fui campeão, depois fui convocado e vendido para a Europa. Já se passaram mais de 10 anos, mas parece que foi ontem”, relembrou.
Infelizmente, o que tinha para ser uma carreira de sucesso, acabou não evoluindo, principalmente por questões emocionais.
“Eu só poderia ter vivido um pouco melhor na Espanha, mas aconteceram muitas coisas em pouco tempo. Em menos de seis meses, tive o problema com o meu pai, que foi sequestrado. Aquilo me abalou. Não fui forte o suficiente. Depois, retomei minha carreira, mas não estava bem, e as coisas não estavam acontecendo psicologicamente. Mas eu não me arrependo de ter saído do Flamengo. Mas, se eu tivesse a cabeça que eu tenho hoje, eu teria refeito algumas coisas. Eu só tinha 23 anos naquela época. Hoje certamente faria tudo diferente. Mas era para eu ter saído (do Flamengo), era o momento”, explicou o volante.
Com a passagem frustrada pelo Velho Continente, retornou ao clube que o formou, mas também não conseguiu sucesso. Passou ainda por Botafogo, Boavista, Figueirense e Icasa, também sem sucesso.
Atualmente, morando em Fortaleza-CE, sua cidade Natal, Jônatas acompanha o clube do coração, e revela o nervosismo para a final da Copa do Brasil.
“Ainda acompanho. Mas às vezes tem alguma coisa para fazer, algum compromisso, mas eu estou sempre torcendo. A minha mãe não perde, faz parte da vida dela. A gente está sempre na torcida. Um clube de coração, que eu tenho um respeito muito grande. Quando esses momentos de decisão se aproximam, me dá um friozinho na barriga. Parece até que eu vou jogar”, finalizou.
E aí, torcedor? Aquele Jônatas de 2006 teria espaço neste time? Deixe sua opinião nos comentários.
O Flamengo venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na 32ª rodada do Brasileirão, mas…
Possível ida de Neymar para o Santos pode levar Gabigol a assinar com o time…
Novo Mundial de Clubes começa no dia 15 de junho de 2025, com término previsto…
Petkovic contou que não aceitaria ser vice-presidente de futebol do Flamengo Campeão carioca em 2001…
Estudo aponta que ligas nacionais do Chile e da Colômbia tiveram faturamento inferior ao Flamengo…
Pedro, do Flamengo, está na terceira posição em levantamento do CIES Observatório Mesmo sem jogar…
Ver comentários
Um dos piores jogadores que já vi vestir o manto,quase me dá AVC com aquele "estilo Zidane".Mas voltando ao que interessa,hj a taça é nossa porra!!!
Também não me lembro dele como esse ótimo jogador que pintaram na reportagem . Sinto muita raiva quando lembro de alguns lances dele Kkkkkkkkkkkk
Foi um Ótimo jogador.
Quem viu titulo de 2006 , sabe que esse cara jogo demais pqp
Para mim era um jogador
Técnica razoável, sem sangue e sem raça, resumindo: Fraco.
Meia boca!!
Outro fraquinho de 2006. Pior de tudo, se achava craque! kkkkkkkkkkkk.