Flamengo e Cruzeiro já estiveram envolvidos em onze decisões de Copa do Brasil sem contar com a de 2017. Essa é a décima segunda decisão envolvendo as duas equipes em 29 edições da competição.
O Cruzeiro tem quatro títulos: 1993, 1996, 2000 e 2003. O Flamengo três: 1990, 2006 e 2013. O Flamengo chegou em seis finais, sétima com a de 2017: 1990, 1997, 2004, 2003, 2006, 2013 e 2017. O Cruzeiro tem o mesmo número de finais que o Flamengo: São seis. Sétima com a deste ano: 1993, 1996, 1998, 2000, 2003, 2014 e 2017.
Relembre as em que as duas equipes conquistaram o caneco da Copa do Brasil:
1990:
Em 1990, a Copa do Brasil estava em sua segunda edição. Flamengo e Goiás decidiram a Copa do Brasil. O Flamengo tinha em seu time craques que fizeram e iriam fazer história não só no Rubro-Negro, mas no futebol nacional e mundial: Zé Carlos, Aílton, Junior, Djalminha, Renato Gaúcho, Gaúcho, Zinho, Marcelinho e Nélio. A base da equipe que seria pentacampeã em 1992 com exceção de Renato Gaúcho.
Na primeira partida, vitória do Flamengo em Juiz de Fora por 1×0 com gol do zagueiro Fernando que viria a ser expulso da partida. No jogo de volta, no Serra Dourada, com o fim do jogo e o placar em branco, o Flamengo ganhou a sua primeira Copa do Brasil. Foi a primeira equipe do Sudeste a vencer a competição. O gol do expulso Fernando na primeira partida, acabou sendo o do título.
1993:
A final de 1993 foi entre Cruzeiro e Grêmio. O Flamengo quase chegou nessa final. Perdeu para o Grêmio na semifinal.
A partida de ida foi no estádio Olímpico. Num público de mais de 30 mil pessoas, Grêmio e Cruzeiro não saíram do zero e a decisão de fato ficou para o Mineirão. Numa partida emocionante com um Mineirão lotado com mais de 70 mil pessoas, o Cruzeiro heroicamente com de Cleisson aos 46 do segundo tempo, se sagra campeão. Vitória por 2×1. Os outros gols foram marcados por Roberto Gaúcho aos 12 do primeiro tempo para o Cruzeiro e Pingo aos 25 também do primeiro tempo para o Grêmio.
1996:
Cruzeiro novamente na final e dessa vez contra o poderoso Palmeiras da Parmalat. Na primeira partida no Mineirão, empate em 1×1 com gols de Marcelo Ramos para o Cruzeiro e Cláudio para o Palmeiras. No jogo de volta no Palestra Itália, novamente o Cruzeiro arranca uma vitória heroica. O Palmeiras saiu na frente com Luizão, o Cruzeiro empatou com Roberto Gaúcho e virou com Marcelo Ramos aos 38 do segundo tempo. Segundo título.
2000:
Novamente o roteiro se repete para o Cruzeiro. Adversário paulista. Dessa vez, o São Paulo de Ceni, Belleti, Edmílson, Raí e França. Na primeira partida, placar em branco no Morumbi. No segundo jogo, no Mineirão, o São Paulo abre o placar com Marcelinho Paraíba aos 20 do segundo tempo. O Cruzeiro empatou aos 35 com Fábio Júnior e aos 45, Geovanni faz o gol do terceiro título.
2003:
Depois de seis anos, o Flamengo voltava a disputar uma final de Copa do Brasil. Pós-impeachment de Edmundo Santos Silva, primeiro presidente a deixar o cargo dessa forma e passando por momentos complicados, o Flamengo enfrentaria o fortíssimo Cruzeiro de Gomes, Alex, Deivid e Aristizábal comandado por Vanderlei Luxemburgo. Na primeira partida, no Maracanã, empate em 1×1. O Cruzeiro saiu na frente com Alex e o Flamengo empatou nos acréscimos com Fernando Baiano. Os gols foram no segundo tempo.
No segundo jogo, no Mineirão, o Cruzeiro nem deixou o Flamengo sonhar com o título. O Cruzeiro foi arrasador no primeiro tempo. 3×0 com gols Deivid, Aristizábal e Luisão. Fernando Baiano descontou no segundo tempo.
2006:
Pela primeira vez dois clubes cariocas decidiriam uma Copa do Brasil. Flamengo liderado por Renato e Vasco por Valdiram, fizeram uma final inesquecível para a Nação Rubro-Negra. A base do time do Flamengo, muitos futuros hexacampeões brasileiros em 2009 como Léo Moura, Ronaldo Angelim, Juan e Toró.
Na primeira partida, um acachapante 2×0 do Flamengo com gols de Obina e Luizão. Na segunda partida, o lateral esquerdo Juan marcou aos 28 minutos do primeiro tempo aquele que ficaria marcado como o gol do título. O segundo do Flamengo da competição.
2013:
No primeiro ano da gestão de Eduardo Bandeira de Mello, o primeiro título. Em inicio de restruturação, o Flamengo chegou a final da Copa do Brasil no ano em que a competição passou a contar com os clubes participantes da Libertadores. Quem não lembra do épico jogo no Maracanã contra o Cruzeiro e o gol da classificação de Elias?
Na primeira partida, empate em 1×1, na Vila Capanema. O Atlético-PR saiu na frente com Marcelo Cirino e o Flamengo empatou com um golaço de Amaral. Os gols foram marcados ainda no primeiro tempo.
No segundo, num Maracanã lotado, reformado para a Copa do Mundo, o Flamengo mesmo com a vantagem do empate, venceu por 2×0 com gols no segundo tempo de Elias e Hernane. O Flamengo conquistava ali o seu terceiro título da Copa do Brasil.
2017:
Em 2017, as equipes chegaram novamente a final e a história de mais uma nova final começará a ser escrita na próxima quinta-feira no Maracanã.
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Conselheiros do Flamengo receberam uma camisa personalizada do clube Um mimo para quem disse “sim”…
David Luiz desfalcou o Flamengo em jogo contra o Cuiabá por conta de um mal-estar…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Ver comentários
Essa final é perfeita pra Diego e Guerrero iniciar a marcar o nome na historia do Flamengo. É jogo pros 2 decidirem e ganhar o caneco pra gente. Flamengo montou uma base boa pra uns 2 anos. Com Diego, everton Ribeiro, rodolpho, Diego Alves, etc. Então esse título será um inicio de soberania do Flamengo e marcará o nome dos jogadores na historia.