O capitão vencedor da final desta quarta-feira entre Cruzeiro e Flamengo vai ter uma dificuldade extra depois da vitória: erguer a taça da Copa do Brasil. A nobre tarefa já foi mais fácil e também mais difícil numa história que começou em 1989. Esta será a quinta vez que o encorpado modelo inspirado no troféu da Liga dos Campeões marca o auge da competição.
Dos nove tipos diferentes de troféu que a Copa do Brasil já teve, quatro se repetiram por alguns anos. Para verificar se a dificuldade presente no modelo atual é histórica, pesquisamos pesos, formatos e medidas de seus antecessores e criamos o “grau de levantabilidade”, uma nota baseada na mera e fria observação, já que nunca fomos capitão de time algum.
Grau de “levantabilidade”: Muito leve, leve, média, pesada e muito pesada.
Taça de 1989: Muito leve (4 quilos)
Taça de 1990: Pesada (12 quilos)
Taça de 1991: Peso não fornecido.
Taça de 1992: Peso não fornecido.
Taça de 1993: Leve (4,2 quilos)
Taça de 1994 a 2001: Média (7 quilos)
Taça de 2002 a 2007: Muito pesada (15,4 quilos)
Taça de 2008 a 2012: Muito leve (2,3 quilos)
Taça atual: Pesada (12 quilos)
Usada desde 2013, ela teve pequenas mudanças, como a base de madeira que passou a ser de metal em 2015, mas a forma é a mesma. “O que dificulta mais não é nem a anatomia da taça, e sim o peso, porque tem que sustentar ela por muito tempo, com pessoas pulando ao seu lado”, lembra o capitão da conquista do Atlético-MG de 2014, Leonardo Silva.
O primeiro a ter a honra foi Léo Moura, em 2013, pelo Flamengo. Antes, no entanto, foi alertado do peso da taça e fez um test-drive (vídeo abaixo). “Em uma hora dessas, você é capaz de levantar até duas dela”, recorda.
“Foi difícil pelo peso. Para conseguir levantar, eu apoiei a taça em uma das pernas para pegar em baixo dela.” – Léo Moura, capitão do Flamengo em 2013.
Como levantar troféus é parte do ofício do jogador de futebol, pedimos conselhos ao médico do trabalho e ortopedista Dr. Bruno Dias. Segundo ele, as normas reguladoras colocam como 23kg a carga máxima que um trabalhador de 18 a 35 anos pode levantar sem risco de lesão (menores de 18 anos podem erguer até 16kg), além de seguir as regras abaixo.
Coloque-se próximo ao troféu para que não seja preciso esticar muito os braços. O ideal é que ele fique encostado no tórax.
O eixo vertical central da taça deve coincidir com o do corpo para evitar torções na coluna e deixar o peso igual entre os lados esquerdo e direito.
Encontre um lugar onde possa segurar a taça mantendo os pulsos retos. Evite flexão ou extensão exagerada do punho e o desvio lateral da mão.
A coluna deve estar firme para suportar o peso da taça. Não curve a coluna para deitar o troféu sobre o corpo e evite esticar ou contrair o pescoço.
Junte os braços ao corpo e erga o troféu sem ultrapassar a altura da cabeça. Os membros superiores não devem ficar suspensos por muito tempo.
Nunca curve a coluna para retirar pesos do chão. Perto da taça, flexione os joelhos e use a força das pernas para a elevar de uma só vez.
COPA DO BRASIL
Difícil é lembrar tanta coisa na hora da euforia. Maicon, capitão do Grêmio na conquista da Copa do Brasil de 2016, recorda que na hora “a emoção era tanta que mesmo se tivesse 100 quilos levantaria com o maior prazer”. No futebol, no entanto, alturas e pesos não têm relação alguma com o valor de cada taça. Às vezes, os menores são os que têm mais valor.
Só mesmo quem as levanta pode dizer ser mais preciso a respeito das dificuldades e significados de se chegar num momento como este. Afinal, nada é mais leve do que tirar um peso das costas e gritar “É campeão!”.
Apoio: KTO.com FLAMENGO DIVULGA PROJETO DO ESTÁDIO | PREMIAÇÃO MUNDIAL DE CLUBES 👉 Vire membro…
Estádio do Flamengo terá cerca de 78 mil lugares A diretoria do Flamengo apresentou um…
'Coringa' do Flamengo entrou em Seleção da Conmebol após se destacar pelo Brasil Gerson, capitão…
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Conselheiros do Flamengo receberam uma camisa personalizada do clube Um mimo para quem disse “sim”…
Ver comentários
O assunto é quantos quilos tem o troféu.
A cada gol do Cruzeiro, uma gargalhada do Márcio Araújo e do Rômulo, os protegidos pelo presidente que conseguiu a façanha de ser pior que a Patricia Amorim.
Ano que vem eles estarão no Flamengo, só pra não deixar o Ronaldo ou o Cuellar jogarem.
Tu faz muita força pra ser panaca ou sai naturalmente ?
Só estou falando o que eu vejo.
Vi Marcio se deliciando com o gol tomado no Maracanã. Tbm dizem que comemorou eliminação pra descansar.
Tu és abobalhado?
Jovem... Tá já ficando esquisito. Teve previsão de vidente, fofoca de bastidor, ataque político. O próximo assunto vai ser culinária, aposto!
15 quilos é pesado onde? Nem eu com meu barrigão sofro pra levantar, imagina um atleta de futebol, ah esqueci que tem o Gabriel,pra ele levantar a taça tem que ter no máximo 200 gramas.
É arriscado o Márcio Araújo levantar a taça e escorregar.
Essa matéria é de verdade??
É isso aí mesmo que o globo esporte tem pra compartilhar??? É crise no jornalismo???