Faltou planejamento. O Flamengo chegou até uma final de Copa do Brasil tendo como principal jogador um zagueiro de 38 anos que até bem pouco tempo atrás não era nem mesmo uma opção considerada para a reserva. Visto como um dos melhores elencos do Brasil, o Flamengo não tem laterais confiáveis, tem apenas um zagueiro (veterano) de qualidade, tem seu principal meia numa fase ruim e seu substituto natural não estava inscrito na competição.
Faltou inteligência. O Flamengo foi enfrentar o Cruzeiro sabendo que um empate levaria para os pênaltis e ciente que o Cruzeiro tinha um goleiro que poderia eventualmente pegar um pênalti, enquanto o nosso tem um nível impressionante de aproveitamento no quesito “adivinhar o canto onde o batedor não vai chutar”. Mesmo assim, e mesmo diante das fragilidades apresentadas pelo adversário, manteve um segundo tempo cauteloso e deixou que a partida fosse numa direção que obviamente não seria vantajosa para nós.
Faltou frieza. Ainda que pênaltis sejam uma loteria, é sempre mais fácil vencer essa loteria quando você, por exemplo, não aposta na mega-sena as dezenas “pato, marreco, cachorro”, que realmente não são dezenas, e sim nomes de animais, o que reduz um pouco suas chances. Diego mais uma vez se saiu mal nos pênaltis, assim como Muralha, que agora implementou uma ousada estratégia de “pular sempre para o mesmo lado”, uma das ideias mais apalermadas da história do futebol e que apenas mostra o desespero vivido pelo goleiro rubro-negro.
E falta, e isso falta muito, não aceitar mais esse tipo de situação. Claro que derrotas acontecem, claro que perder é um risco inerente à vontade de ganhar, claro que não é porque o time foi derrotado ontem que todo o trabalho deve ser jogado fora e nada que foi feito antes tem méritos. Mas falta ao Flamengo de hoje um certo nível de indignação, de revolta, de inconformismo com a derrota, que torna ainda triste e sofrido o ato de perder. Eliminações vexatórias são encaradas com um “isso acontece”, derrotas imperdoáveis são vistas como acidentes de percurso, situações que exigiriam no mínimo uma reavaliação de várias decisões da diretoria são vistas como apenas obstáculos numa espécie de caminho garantido do sucesso.
O resultado disso nesse ano foi uma eliminação vexatória na Libertadores, uma eliminação constrangedora na Primeira Liga e um vice-campeonato da Copa do Brasil. Ou seja, fora o Campeonato Carioca, ainda não vencemos nenhum título esse ano, nos sobrando agora a Sul-Americana, com um clássico nas quartas de final, e um Campeonato Brasileiro em que nem no G6 estamos mais. E isso claramente é muito pouco.
Rueda precisa continuar seu trabalho, claro, e é com esse grupo que precisamos contar até o fim do ano. Mas fica claro que lições precisam ser aprendidas, tanto para a montagem do elenco no ano que vem como para aplicação imediata, Se 2017 já deixou claro que não vai ser o ano que esperávamos, cabe agora ao menos um esforço para que ele não seja um fracasso completo. E ainda parece faltar muita coisa para que o Flamengo consiga isso.
Fonte: ESPNFC/João Luis Jr.
Filipe Luís pode ter o reforço de Luiz Araújo para a final da Copa do…
Natan marcou o primeiro gol do Bétis (ESP) contra o Celje (ESL) pela Conference League…
Estudo aponta que ligas nacionais do Chile e da Colômbia tiveram faturamento inferior ao Flamengo…
Camisa em homenagem ao 'Novembro Negro' é vendida por menos de R$ 250 O Flamengo…
Apoio: KTO.com ACEITA NEYMAR NO FLA? | GABIGOL NO SANTOS? | ATLÉTICO-MG X FLAMENGO FINAL…
Flamengo encara o Atlético-MG neste domingo (10), pela volta da final da Copa do Brasil…
Ver comentários
Faltou "Culhão" pro Rueda de colocar o VJ no Lugar do Berrío e inverter ele com o Paquetá e ir pra cima, sei que é fácil comentar uma substituição tão ofensiva como essa agora que sabemos o resultado da partida, mas qualquer pessoa que assista futebol sabia que a vantagem dos Pênaltis era toda do Cruzeiro, com a pressão da torcida e o principal fator a favor do cruzeiro GOLEIRO ALEX, então Rueda deveria ter colocado Vinícius Júnior no Lugar de Berrío que foi um cone o jogo todo
Não era jogo pro Vinícius Jr. A disputa estava pegada demais. O garoto não tem corpo ainda, não aguentaria as disputas. Perdeu pênalti na disputa contra o Paraná, poderia acabar sendo exposto de forma séria.
Eu arriscaria ir com Felipe Vizeu na última substituição. Não tem jogado bem este ano mas seria a referência na área, pois o Guerrero não é, com este mais livre para preparar as jogadas.
Mano,VJ ia ser mais do mesmo,ia ciscar e não arrumar nada também,faltou foi garra,futebol e vergonha na cara desses jogadores, principalmente no primeiro jogo,quando o Cruzeiro se acovardou...time frouxo!!
CONCORDO COM O AMIGO RICARDO FREITAS. VINICIUS JUNIOR NAO IA RESOLVER NADA COMO NAO RESOLVEU EM VARIOS OUTROS JOGOS QUE PARTICIPOU. E OUTRO JOGADOR SUPERVALORIZADO. O FLAMENGO FEZ UM OTIMO NEGOCIO AO VENDE-LO PARA O REAL MADRID PELO VALOR QUE FOI E ESSES JOGADORES DESSE ELENCO NAO TEM COMPROMETIMENTO E VONTADE DE GANHAR TITULOS NO FLAMENGO SEM CONTAR ESSE PRESIDENTE E SUA DIRETORIA INCOMPETENTE. PERDEU O TITULO DA COPA DO BRASIL NO JOGO DO MARACANA. SE NAO VENCEU AQUI NAO IRIA VENCER JOGANDO EM MINAS. E MAIS UM TITULO QUE FOI PRO SACO COMO A TAÇA LIBERTADORES E O CAMPEONATO BRASILEIRO. AGORA SO FALTA SER ELIMINADO PELO FLUMINENSE NA COPA SUL- AMERICANA QUE PARA MIM E UM TORNEIO DE MERDA E NAO CONSEGUIR FICAR ENTRE OS QUATRO PRIMEIROS COLOCADOS NO C.BRASILEIRO PARA O ANO TER SIDO UM FRACASSO COMPLETO NO FUTEBOL. E PARA O ANO DE 2018 EU NAO ESTOU VENDO LUZ NO FIM DO TUNEL. UM ABRAÇO.
Uma vergonha! Apenas isso!
Ainda podemos conquistar a tríplice coroa este ano.Já ganhamos o título carioca e estamos na briga pelo título Decepção 2017(os outros concorrentes são o Atlético-MG e o Palmeiras) e também estamos na briga pelo título Piores Goleiros 2017(o outro postulante ao título é o São Paulo).
Pode dar o titulo de pior goleiro para o do São Paulo, pois o muralha elevou seu nível à um patamar que ninguém chegou na história do futebol brasileiro. Existe o goleiro fora de série, o goleiro mediano, o péssimo goleiro, o frangueiro E O MURALHA.
Quando o Flamengo trazer um técnico de verdade aí sim talvez tenhamos chances de ganhar títulos de grande importância.
Desculpe. Mas discordo da falta de frieza e principalmente de planejamento. Não sei pq insistem tanto nessa tecla.
Faltaram três coisas
1 Culhão
2 Vasco
3 Goleiro
3 eliminações esse ano, tirando aquela pro flu no Carioca, libertadores, CDB e primeira liga
Bandeira já pode pedir música no fantástico.
Dizer que o Juan é o único zagueiro de qualidade do Flamengo é, no mínimo, uma injustiça com o Réver e com o Rhodolfo, com a ressalva de que este também não estava inscrito na CB.
Réver é um monstro. Joga demais. Assim como o Everton.
Volta e meia aparecem críticas ao Réver e ao Everton. Elas são injustas.
Réver parece um mongolóide jogando ... absolutamente bizarro na zaga... superestimado demais.
Tb acho. Rever, Juan é Rodolpho são bons zagueiros sim. Não temos ataque.
Rhodolfo ainda dará várias decepções, escrevam o que estou dizendo
Banco na Turquia, não pode ser titular de time que quer ser campeão aqui.
Se falar em planejamento...no comando técnico ai sim foi o grande erro: foi um erro a efetivação do Zé Ricardo, baseado em "gratidão", pela vaga na liberta, que ele mesmo jogou fora mais a frente. Um técnico "verde" despreparado para um ano tão importante, com torneios fortes, que exigem uma pessoa mais rodada e de mais lastro. Manutenção de perebas como: Gabriel, MA, Vás, Muralha (sendo que os dois primeiros a pedido do Zé tiveram os contratos estendidos, fora que eram os "protegidos" do Zé e BM). Atitude nada profissional e demonstra a visão estreita do "ex-treinador".
***Nas contratações, não acho: Everton Ribeiro, Rhonaldo, Diego Alves, Geuvânio, são ótimas contratações. E claro Rueda. Ai é uma questão de bonsenso...o cara chegou a pouco tempo, é estrangeiro, nem conhece ainda profundamente o elenco, e para mim apesar disso está indo muito bem. O Estádio da Ilha foi uma sacada estratégica muito boa, CT entregue...nem tudo foi ruim. Temos que ser justos aonde se deve.
Falta alguém do futebol, competente, com conhecimento profundo da área, falta cobrar desses caras postura, entrega, atitude, entrar com "espírito de Flamengo". Muitas vezes isso faltou. Creio que tem que haver uma reformulação no futebol, pois não dá para o Flamengo, tendo jogadores como: Guerrero, Diego, Eveton Ribeiro, Diego Alves...passe um ano em branco e fica tudo certo. Cadê a indignação por perder uma final? os caras nem mudam o semblante...agora é só vaidade, grana, mimo e futebol que é bom...cadê a garra, que nos caracteriza tanto...bom, fico por aqui. SRN.
- A renovação com os perebas como você falou foi um desses erros no planejamento.
- A diretoria errou ao trazer jogadores com histórico de lesões por terem feito algo um tempo atrás, não pelo momento, devido ao custo zero. As chamadas oportunidades de mercado: Rômulo, sem terem aproveitado Ronaldo e Cuellar no ano passado, e Conca, quando a nossa principal carência do ano passado para esse era os chamados atacantes de lado. Trouxeram Berrío, que é útil, mas não é solução.
- Venderam um titular em potencial para a Libertadores, Jorge, em seu auge, um dia após o seu jogo pela seleção e trouxeram Trauco, que apesar de não achar ruim a sua contratação, teria apenas alguns meses para demonstrar futebol e ser o nosso lateral esquerdo titular na Libertadores. Boa parte do dinheiro da venda acabou sendo gasto para trazer o Berrío.
- Não houve avaliação dos goleiros. PV saiu, mas não houve reposição. O Thiago passou a ser o reserva imediato, porém o último treineiro não o testou em nenhum momento no Carioca e tivemos o absurdo de disputar a Libertadores sem um reserva pronto para assumir caso fosse necessário, sem contar na péssima fase do Muralha.
- Demoraram a demitir o ZR. Era questionável já a sua permanência em 2017, mas já que o mantiveram, deveriam estabelecer metas e cobrá-lo conforme as mesmas. Perdemos duas competições graças a essa demora na demissão dele. Ele nos causou diversos problemas, como não aproveitamento de alguns jogadores que já saíram, preteridos pelos perebas que foram os principais protagonistas do vexame da Libertadores e fracasso no Brasileiro.
- Devido a todos os problemas causados pelos perebas, técnico, mais uma vez se reforçaram no meio do ano, tentando se recuperar do primeiro semestre ruim. Tirando o Geuvânio, os reforços não foram ruins, mas mais uma vez pecamos por não ter um elenco definido no início do ano. Detalhe que mesmo com a má fase do Muralha e até então inexperiência do Thiago, eles disseram que não estavam procurando goleiro e foi graças aos pedidos da torcida e o fato do próprio DA ter se oferecido que a contratação foi feita.
O problema que o fla passa longe de ser um time confiável, ou seja se estivesse jogando bem e não conseguisse os resultados entenderia mas não é o caso, o time faz muitos jogos medonhos pois imaginei aqui no brasileirão o líder estar em queda livre e vai sim ainda perder muitos pontos até o fim. SE concentrasse e se fechassem dava pra dar uma arrancada e chegar no finalzinho brigando pois vamos ter jogos por exemplo contra chape, ponte, vitória fora de casa que são jogos contra equipes fracas e desesperadas que dá pra ir lá e carimbar 3 pontos. Joga ainda com o líder na nossa casa, sp medonho lá que tem tudo pra fazermos 3 tb pelo desespero deles, clássico com flu e vasco bem medianos sendo maior nossa torcida pois são nosso mando de campo. Só aí já citei 7 jogos que são bem plausíveis caso o nosso mengo estivesse jogando bem que daria pra ganhar numa boa; Fora que ainda tem Bahia e coritiba que tb são jogos ganhos. Resumindo: se o fla ganha 11 de 13 bate campeão. Difícil? sim pelo que o time vem apresentando não só recente mas na temporada inteira impossível? não. Pois temos um bom elenco e se o time se fechasse pra essa causa conseguiria tal façanha mas é apenas mais um sonho como foi a copa br!!!