Relembre a caminhada do Flamengo até a grande final

Compartilhe com os amigos

Flamengo e Cruzeiro se enfrentam hoje (27), no Mineirão. Após empate na primeira partida no Rio de Janeiro, os clubes travam um duelo justo pelo título pois não há gols qualificados para a decisão.

Relembra a caminha do Flamengo até o palco da grande final.
Flamengo 0 x 0 Atlético GO – 10/05/2017

Três dias após a conquista do Campeonato Carioca, o time do Flamengo entrou em campo para a estreia na Copa do Brasil, já na fase de oitavas de final, contra o Atlético-GO, no Maracanã.

Com uma equipe modificada, o destaque do jogo foi a volta do meia Ederson. Diante de um público de 33.161 pessoas no Maracanã. O Flamengo dominou a partida, chegando a ter 74% de posse de bola, mas não conseguiu fazer o gol. A melhor oportunidade do Mengão foi no primeiro tempo, com Leandro Damião aproveitando falha do goleiro Klever, mas mandando para fora.

Pouco depois, aos 44, Lucas Paquetá cabeceou forte, mas o goleiro do Dragão espalmou muito bem.

O então técnico Zé Ricardo mandou a campo a equipe com Muralha; Rodinei, Juan, Rafael Vaz e Renê; Ronaldo, Cuéllar e Lucas Paquetá; Matheus Sávio (Ederson), Gabriel (Pará) e Leandro Damião (Felipe Vizeu).

Atlético GO 1 x 2 Flamengo – 24/05/2017

Foi com emoção que o Flamengo venceu o Atlético-GO e garantiu a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Os dois haviam se enfrentado pelo Campeonato Brasileiro, no sábado anterior, com tranquila vitória carioca por 3×0. Mas a partida, desta vez, valia vaga, então os rivais entraram com uma pegada diferente, em um jogo bem mais “brigado”.

Apostando no toque de bola, o Flamengo dominou as ações e abriu o placar aos 12 minutos da primeira etapa, com Guerrero, após passe de cabeça de Rodinei.

No segundo tempo, coube a Matheus Sávio fazer o gol da classificação. O garoto saiu do banco e levou cinco minutos para deixar o Mengão de volta à frente do placar. Na tentativa do cruzamento, a bola desviou, passou por todo mundo, e morreu no cantinho direito do Atlético-GO.

O time jogou com Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Renê; Márcio Araújo, Willian Arão e Ederson (Rômulo); Rodinei (Matheus Sávio), Trauco (Mancuello) e Guerrero.

Flamengo 2 x 0 Santos – 26/07/2017

O confronto das quartas de final era promessa de jogaços. Flamengo e Santos já disputavam o pelotão de frente do Campeonato Brasileiro quando se encontraram na Ilha do Urubu para iniciar a disputa por vaga na semifinal da Copa do Brasil.

E o poder de fogo rubro-negro encontraria um grande “vilão” pela frente. Vanderlei estava em noite inspirada e segurou o que poderia ser um placar ainda mais elástico.

Mesmo assim, a vantagem obtida foi grande. No primeiro tempo, o Flamengo dominou do início ao fim. Vanderlei já havia operado alguns milagres, mas aos 26 minutos, Everton conseguiu vencê-lo. Depois de envolvente troca de passes entre Réver e Guerrero, o peruano encontrou o meia que mandou no ângulo, sem chance de defesa.

A etapa final foi mais equilibrada, com boas oportunidades para os santistas, mas o Flamengo novamente foi mais eficiente. Quando parecia que o jogo ia acabar com vantagem mínima, Cuéllar acertou outro chute espetacular no ângulo e sacramentou
a vitória, aos 42.

O Mengão jogou com Thiago; Pará, Réver, Juan (Rafael Vaz) e Trauco. Márcio Araújo e Cuéllar; Berrío (Vinicius Jr.), Diego e Everton; Guerrero.

Santos 4 x 2 Flamengo – 26/07/2017

Não seria fácil. Com muita força dentro da Vila Belmiro, o Santos veio para o jogo da volta focado em reverter a vantagem rubro-negra. E a partida acabou com contornos de drama para mexer com o coração da Nação.

A equipe entrou em campo solidária ao jogador Ederson, que acabara de descobrir um tumor e não estaria com os companheiros em campo. O Mengão aproveitou o início do jogo e ampliou ainda mais a vantagem.

Berrío abriu o marcador aos oito, após belo passe de Diego. O Santos parecia batido e pouco ameaçava, mas aos 33, Bruno Henrique achou um gol de empate em chute de longe. A vantagem ainda era boa na etapa final e aumentou com Guerrero logo no primeiro minuto.

Estava 4×1 no placar agregado e tudo parecia decidido. Contudo, o Santos não se entregou e foi para cima, apoiado pela torcida. Copete e Victor Ferraz marcaram e incendiaram o jogo. Aos 48, Copete fez outro, mas não foi suficiente e o Flamengo ficou com a vaga.

Jogaram naquela noite: Muralha; Pará, Réver, Rafael vaz e Trauco; Márcio Araújo e Cuéllar (Arão); Berrío (Rodinei), Diego e Everton (Gabriel); Guerrero.

Botafogo 0 x 0 Flamengo – 16/08/2017

Reinaldo Rueda chegou e logo encarou uma decisão: uma partida decisiva contra um grande rival e numa fase semifinal da competição de mata-mata mais tradicional do país desde 1989.

Flamengo e Botafogo se encontraram em mais uma série decisiva
na história. Em 1992, os times decidiram o Brasileirão. Deu Flamengo. Em 2013, o confronto foi pelas quartas da Copa do Brasil. Mengão passou de novo. O Botafogo tinha todos os motivos para eliminar o Mais Querido. Alguns anos de jejum, fracasso nas disputas anteriores e o bom momento que vivia na temporada. Com primeiro jogo ainda no Engenhão. Mas quem mostrou serviço foi o Flamengo.

O Rubro-negro dominou o jogo do início ao fim, teve mais chances, posse de bola e merecia ter vencido. Mas a bola teimou em não entrar. Rueda teve pouco tempo com o time, mas foi o suficiente para acertar a equipe e anular o rival.

O resultado de 0x0 não fez justiça a quem procurou o gol e deixou tudo aberto para o jogo de volta no Maracanã.

O time em campo foi Muralha; Rodinei, Réver, Juan e Renê; Cuéllar e Willian Arão; Berrío (Márcio Araújo), Diego e Everton (Vinícius Júnior [Thiago]); Felipe Vizeu.

Flamengo 1 x 0 Botafogo – 23/08/2017

No Maracanã a história seria diferente. A Maior Torcida do Mundo mais uma vez fez a diferença, além do time que, novamente, procurou a vitória desde o início, contra uma equipe que só procurou se defender e partir nos contra-ataques.

Guerrero estava de volta. Rueda já conhecia mais a equipe. O Flamengo estava vibrante. O Maracanã lotado. O cenário estava montado. Só faltava o épico final. No primeiro tempo, só deu Flamengo, contra um Botafogo acuado. Mas a bola, de novo, havia decidido que não entraria.

No segundo tempo, não teve jeito. Berrío foi lançado na ponta direita e encarou Victor Luís no mano a mano. O Relâmpago Colombiano deu o famoso drible “olha o Cristo ali”, deixou o lateral alvinegro sem saber o que fazer e cruzou na medida para Diego chutar de primeira e marcar o gol a vitória. Foi nocaute.

O Botafogo tentou empatar na base do vale tudo, mas aí foi a hora do Flamengo mostrar que também sabia se defender e aguardar o resultado final.

A vaga na decisão foi conquistada com Thiago; Rodinei, Réver (Rafael Vaz), Juan e Pará; Cuéllar e Arão; Berrío (Vinicius Junior), Diego e Everton (Rômulo); Guerrero.

Flamengo 1 x 1 Cruzeiro – 07/09/2017

Pelo sorteio da Copa do Brasil, o Flamengo não decidiria contra o Cruzeiro no Rio de Janeiro. Tal como em 2003, o confronto final ficou para o Mineirão. Então era preciso abrir vantagem no Maracanã.

E foi com esse pensamento que o Mais Querido entrou em campo para os primeiros 90 minutos. Foi para cima, apertou o Cruzeiro, teve mais chances, domínio e chances de gol. O Mengão tinha 63% de posse de bola e controlava o ritmo da partida.

Mas foi apenas no segundo tempo que a rede balançou. Aos 30 minutos, escanteio cobrado e a bola sobrou para Réver. O capitão encheu o pé para grande defesa de Fábio. Porém, Lucas Paquetá estava ali na pequena área e empurrou para dentro, colocando o Flamengo em vantagem.

O jovem era a esperança de gols da Nação, que não tinha Guerrero, suspenso, nesta noite. O Cruzeiro, empatou com Arrascaeta minutos depois. Tudo igual. Tudo indefinido. Ficou para Belo Horizonte. Com Guerrero em campo desta vez.

Compartilhe com os amigos

Veja também