Virou mania, mito, história, motivo de debate e questionamento, uma discussão rasa e infeliz sobre o tipo de torcedor que vai ao estádio atualmente, e com isso começam a surgir nomes com intuito de rotular os mesmos: modinha, “nutella”, raiz e etc.
Fica claro que a modernização é um processo irreversível, e com ela uma avalanche de novas tendências e informações que influenciam e ditam um pouco do ritmo da sociedade contemporânea, e nela estão inclusos os torcedores.
Também é evidente que a atual conjuntura esportiva e econômica alterou o perfil dos torcedores que frequentam os estádios atualmente. Hoje, os preços dos ingressos iniciaram uma subdivisão em quem pode ou não ir à determinados eventos, assim como a situação social, que fez com que quem tivesse mais poder aquisitivo tivesse prioridade no acesso à esses eventos.
O fato é que essa nova conjuntura trouxe aos estádios torcedores mais conectados, mais antenados, e talvez menos passionais e mais analíticos. Isso não restrito a apenas uma torcida, mas à todas as torcidas do brasil. Assista a um jogo pela televisão de qualquer clube brasileiro, e no momento em que a câmera focar na torcida, procure observar a quantidade de torcedores que estarão com seus telefones nas mãos.
Virou tendência! Em qualquer lugar, na rua, na escola, no hospital, no ônibus, no carro, na igreja, no pagode, no baile… Onde você for, vai ter gente com celular na mão, fazendo live, fazendo selfie, teclando, conversando, compartilhando.
A necessidade de compartilhar o momento, a informação, a imagem que está se vendo, tornou-se um vício, e nós nos tornamos escravos dele. Claro, essa possibilidade aproximou o mundo, as experiencias, as expectativas, mas desligou um pouco o espectador do seu objetivo principal: Viver aquele momento.
Não são torcedores modinhas ou “nutellas” x torcedores Raiz. É a questão de entendermos que os tempos mudaram, mas certas coisas não podem mudar. Viver aquele momento de forma intensa, como se fosse aquela a última oportunidade de dar a sua contribuição para mudar o ambiente é o que fica para sempre na sua história.
Não é motivo de divisões, e sim de adaptação. Aos mais extremistas, entender que nem todos pensam iguais a vocês, aos mais flexíveis, entender que existem coisas que podem esperar para serem compartilhadas.
A torcida do Flamengo sempre foi o 12º jogador, e isso não pode mudar. Com o telefone ou não na mão, ali, somos parte importante do espetáculo, seja para amedrontar o adversário, para inspirar os jogadores, para criar uma atmosfera incomparável, ou até para colocar a bola para dentro do gol com as energias emanadas, como fizemos no gol do Pet e no gol do Elias.
A torcida do Flamengo sempre foi, é e sempre será, um show a parte! Quem nunca teve a oportunidade de assistir ao espetáculo que ela cria em grandes jogos do Flamengo, perdeu uma das maravilhas do mundo contemporâneo. E ela, é composta por torcedores de todos os tipos, classes, raças, cores e credos. E não à toa, é conhecida como a magnética.
Portanto, repito, não são torcedores modinhas ou “nutellas” x torcedores Raiz, são torcedores do Flamengo. Cada um deve respeitar o direito do outro de como quer viver aquele momento. E ali, mais que compartilhar o momento, é importante vivê-lo. Mais que criticar o outro, o importante é apoiar, mais que pensar em si, ali só temos um objetivo: Ver o Flamengo vencer!
Somos mais que isso. Somos a maior torcida do mundo. Somos patrimônio cultural do Rio de Janeiro. Somos Flamengo.
SRN!
Jerônimo Simeão Júnior
#ColunaDoJJ
Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior! É Mengão 24 horas por dia!
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Ou seja, deixe a Charanga tocar os cantos das organizadas e fique tirando selfie e conversando nas redes sociais. É isso?
Eu acho que ele criticou, mais meio que politicamente correto, sem querer ofender. Eu interpretei assim.
Amigo.. primeiro.. dentro de um estádio com 70 mil torcedores nenhuma internet pega.. pois não tem como todo mundo usar a internet.. só tem como gravar e postar depois do jogo!
Outra coisa.. deixa a torcida ser feliz.. gravar.. tirar foto.. etc.. todo mundo tem o direito de vir do Acre.. de onde for pra ver o Flamengo uma vez nada vida.. e postar pra família e etc que pode um dia compartilhar dessa alegria de ver o MAIOR jogar!
Pega sim, infelizmente
Eu estava lá parceiro.. e do meu lado.. pessoas de Brasília e Mato Grosso.. nenhum conseguiam postar! Congestionamento na rede! agora gravar e tirar foto sim.. todo mundo com celular na mão.. mas cantando junto! como disse.. o baque foi o erro do goleiro que ninguém esperava ate a organizada calou!
Depende da operadora, vc estava lá e eu sempre estive lá, e desde a era internet sempre pegou, mas isso era superficial, ao menos para mim e grande parte da torcida, hoje é fundamental !!
Realmente.... se eu n morasse a 400 km de distância tbm estaria em todos.. nasci Flamengo.. n perco um jogo, cantei até n aguentar mais.. ficar rouco.. mas infelizmente.. a TV falou que o Cruzeiro calou nossa torcida que foi mentira... foi depois do gol deles.. no final do jogo que deu esse baque! N concordo que calou Maracanã!
Não é nada contra você amigo, e não tem essa distância, vc é Flamengo e isso basta, mas a torcida mudou sim, e está refletindo no campo...
Repare que a cobrança em Espirito Santo é bem maior do que no Maracanã, lá é só povão mesmo, bem parecido com a nossa torcida antes do novo Maracanã e novos preços praticados...
Claro que pega amigo rs
Então as operadoras têm que fechar as portas. Se estão apresentando congestionamentos ou perda de sinal porque mais ou menos 50 mil torcedores estão "postando" nas redes sociais então está osso mesmo. Um bando de torcedor que não sabe o que é torcer. Kkkk
Bom sou mineiro, sempre vou nos jogos, saio de longe pra ver o Flamengo.. e cantei o jogo inteiro.. até o momento do GOL do Cruzeiro..pois a falha do goleiro deu um baque ate na organizada atrás do gol, achei normal.. pois o Flamengo cantou o jogo inteiro... e aconteceu esse erro no Final que chateou agente.. sei que está no DNA da torcida n parar.. mas realmente esse gol desmotivou o estádio inteiro.. pois o Flamengo estava fazendo pressão pra fazer o segundo gol! Põe na conta da diretoria esse gol, pois se n tivesse deixado o Paulo Victor sair.. não estaríamos passando essa dificuldade com dois mão de alface!
perfeito amigo qq um ficaria chateado com aquele gol bisonho, natural só quem pode dizer se a torcida cantou ou não é quem estava no estádio, demais não podem opinar por TV
Estava lá e calou-se, cantos dispersos...
Muitos que lá estavam não conheciam a essência da torcida, então para eles está tudo normal...
Quando tava 1x0 pra gente, a câmera mostrou os cruzeirenses calados, roendo as unhas, mas quando fizeram o gol, a nossa torcida calou e eles começaram a cantar, sempre foi assim nos estádios, inclusive no velho Maraca.
Sim, os novos torcedores estão mais conectados a INTERNET COM A BOLA ROLANDO, não empurram o time, não pedem raça como em outros tempos, não mandam recado direto ao jogador, não fazem o adversário tremer como em um passado recente, mas... Aplaudem Márcio Araujo, fazem mosaicos lindos, cruzam as pernas e fazem ótimas selfies, passeiam com as câmeras da globo, enfim...
Só acho que nesse ritmo, perderemos o posto de maior torcida... Só acho!!!
Como o Jerônimo disse, TODAS as torcidas do Brasil tiveram seu perfil alterado nos últimos anos. Acho uma pena, mas sua crítica não é apenas válida, também é semelhante a de torcedores de outros times.
Olha, que mudou é notório, mas em se tratando de Flamengo, não deveriam deixar isso acontecer... No presente está maravilhoso quanto a arrecadação, mas e em um futuro próximo quando para alguns a moda acabar? O POVÃO será convocado novamente? Será que aceitariam?
Ao meu ver, deveriam ter feito um planejamento para isso, 50% para sócio torcedor e 50% para o povão que disputa ingresso, dorme na fila, que pega sol de 42º, que sai sem a voz nos dias de jogos, que pega trem lotado e chega em casa as 02:00hs da matina, enfim...
Essa integração é necessária, caso contrário não seremos temidos nas arquibancadas e o resultado será refletido em campo, como agora !!
O que acontece é que o povão foi retirado dos estádios pelo Bandeira de Mello sim, não adianta negar.
Quando o povão é Flamengo temos a maior torcida, quando a elite é Flamengo, teremos diminuição de torcida.
Verdade Marcio, mas infelizmente é a tendência...o próprio modelo do Maracanã é elitizado, o velho Maraca comportava todos as classes (A, B, C)...agora só A. Infelizmente é uma realidade, que não se pode fugir...
Bom texto. A questão é bem complexa...são contextos bem diferentes se pegarmos até os anos 90 e agora os anos 2000...nos anos 80/90, a tecnologia ainda caminhava em paços lentos e a torcida "raiz", ia para a praia e depois lá pelas 4 da tarde já estavam indo ao Estádio, no caso do RJ o velho Maraca...era a época das bandeiras tremulantes, dos gritos apaixonados nas arquibancadas, das resenhas famosas pós jogo e dos papos gostosos nos botequins. Hoje se fala na geração tecnológica, globalizada, redes sociais, em que um momento é compartilhado em segundos, dos estádios caros "elitizados", que comportam um torcedor da elite, que pode pagar caro, vai para os estádios como quem vai a um shopping com a família e quer registrar tudo para poder compartilhar. Outro perfil de torcedor, e a tendência é que esse prevaleça. O ST hoje é a segunda maior receita do Flamengo, e a tendência é que não só o Fla como todos os clubes invistam cada vez mais nesse público. O Povão...ainda pode comprar sua camisa, comprar uma latinha (cerva ou refri), ligar o radio/TV e curtir...mesmo que afastados das arenas da elite são Flamenguistas apaixonados.
*Os próprios clubes também seguem o modelo "elitizado" e tecnológico usando as redes sociais como canal de comunicação, marketing e divulgação. Não tem como medir a "paixão", mas podemos por observação intuir essa intensidade. SRN.
Perfeito Almir! É uma outra época, os tempos mudaram.
até parece que a torcida do Fla é a unica que compartilha imagens com celular ou não, os tempos são outros vivemos a era digital quem nunca tirou uma self no maracanã? fala sério.
Muitos aqui acompanham jogos tecendo comentários no coluna então como criticar aqueles que lá estão com celulares na mão?!
Não disse isso, pelo contrário! É característica de todas as torcidas brasileiras.
A muleta da vez é a torcida? O objetivo de um time grande é ganhar titulos, quando os jogadores honrarem o manto a torcida não vai vibrar? Chega de jogador preguiçoso, que precisa ser poupado toda semana... Se não quer jogar pede para sair, garanto que não faltam jogadores raçudos que dariam tudo para estar no Flamengo! A preguiça do professor ZR está enraizada nesse time, Rueda vai ter trabalho para mudar isso.
Acho que ele se refere ao jogo contra o Cruzeiro...eu realmente vi mais energia nos poucos Cruzeirenses que os Flamenguistas. Acho válida a reflexão sim.
Concordo, mas se os jogadores tivessem feito a parte deles, será que a torcida do Cruzeiro ficaria mais animada que a do Fla?
Olha eu vi o jogo e não vi falta de ímpeto...o Fla criou boas chances...ai cabe a seguinte reflexão...a torcida cantando e motivando não acende a chama também....SRN.
Continuo concordando nesse ponto, e tenho até saudades da torcida dos velhos tempos. Mas será que tambem foi culpa das torcidas o 7 x 1 que o Brasil levou em casa? Esse time do Fla é supervalorizado, ta cheio de jogador mediano tirando onda de craque! Começando pelo atacante mais caro do Brasil que é aguerrido mas não faz gol!
Concordo, mas creio que a reflexão está em torno do "modo de torcer", a torcida deve fazer a sua parte durante o jogo, já vimos inúmeras situações que o Fla se superou mesmo atuando mal, mas a torcida empurrou e o time correspondeu. Depois do jogo Ok vaie, critique...e no ponto de jogadores medianos, eu discordo um pouco: Diego, Everton Ribeiro, Guerrero, Rever, Rhodolfo, Diego Alves, Cuellar, Arão, Everton (motorzinho), Berrío (vem muito bem)...amigo temos um grupo muito forte ai...claro (MA, Gabriel, Váz, Muralha...) realmente destoam, mas acredito que com o tempo eles saiam naturalmente. O negócio é encaixe...é fazer esse time jogar...Rueda está indo bem e tenho certeza que vamos colher ótimos frutos.
Valeu Almir, tambem acho que vamos melhorar com Rueda. E espero que esses jogadores rendam o esperado, muitos desses que voce citou ai tem potencial, mas são irregulares, estão abaixo da expectativa e do investimento! Quando o time emplacar uma boa sequencia a torcida vai melhorar tambem. Abracos
Concordo, cheio de jogador ganhando quase um milhão, que há 20 anos atrás, nem em time grande estariam. Antigamente qd um time tinha grana, comprava os melhores e quase invariavelmente era campeão. Hj não, não há garantias, pq os ditos "craques" não o são, são somente acima da mediocridade que impera.
Né não mano, o conjunto do flamengo é ruim mesmo...
Mas a torcida de outros tempos cobraria com mais eficiência, e certamente já teria botado uns 6 pra fora da Gávea...
Né não mano, o conjunto do flamengo é ruim mesmo...
Mas a torcida de outros tempos cobraria com mais eficiência, e certamente já teria botado uns 6 pra fora da Gávea..
Como a torcida vai conseguir se o presidente protetor não deixa! Minha opiniao é que os jogadores e diretoria tem que ser responsabilizados. Procurar erro na torcida é atitude de perdedor!
Não acho que tenha que culpar a torcida, mas penso que o espirito da torcida que nos trouxe as maiores glórias não deveria mudar...
Na verdade, o espirito de perdedor está nos jogadores e diretoria, nas arquibancadas de hoje o espirito é de conformismo..
Agora sim, concordo 100%.
A TORCIDA DO FLAMENGO sempre foi sinônimo de Raça, mas infelizmente essa nova geração mudou muito a forma como se vê e se enxerga as coisas. Não só no futebol que mudou, mas em praticamnete todos os meios sociais. Infelizmente a classe trabalhadora fica restrita a grandes eventos por falta de capital. Como um pai de família consegue colocar comida na mesa e pagar 150,00 reais num ingresso todo fim de semana? Isso é basicamente impossível!!! O Maracanã que vemos hj em dia já não é mais o mesmo estádio que foi há 15 anos atrás. E falo mais: se o Flamengo realmente construir seu estádio, eu acho mais que justo uma área destinada a ''GERAL'', com pelo menos 10 mil torcedores em pé... Essa discussão veio à tona pelo fato da torcida do Flamengo ''sentir'' o gol de empate do Cruzeiro na final da Copa do Brasil... Ninguém esperava aquele gol. Nossa torcida fez um belo espetáculo até o momento do gol... Isso é coisa de imprensa sensacionalista, principalmente da Fox e Sportv, que em alguns momentos são detratores do Flamengo. SRN!
ESSA NOVA GERAÇÃO É MECANIZADA. É ALIENADA, SEM OPINIÃO, EGOCÊNTRICA E SEM SENSO DE ESTÉTICA. UMA LÁSSTIMA
As torcidas também estão sendo prejudicadas demais! Não pode mais bandeira, sinalizador... Esse ''governo'' do Rio e suas frescuras...
Concordo. O futebol está muito "chato". Cara eu adorei a Charanga lá na ilha...saudades dos bons tempos...
A charanga é patrimonio cultural do Flamengo. Devia ser contratada e muito bem paga pelo Fla para empurar em todo jogo!
Estão acabando com o Futebol! Aí a "culpa" é da torcida do Flamengo!!! Isso é coisa da Paulistada infiltrada no Fox Sports e Sportv...
São proibidos por uma questão de segurança, decisão correta.
quanta bobagem, quanta besteira. tanto o texto como alguns comentários.