Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Tostão: “O futebol está mal dividido entre pragmáticos e raros sonhadores”

Matheus Brum
Matheus Brum
Publicação: 02/10/2017
9 Comentários
Atualização: 02/10/2017
Compartilhar

Após o Cruzeiro sofrer três gols contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, quando ganhava por 3 a 0, Mano Menezes disse que o time não levaria mais tantos gols em uma só partida, como aconteceu. Diferentemente dos outros grandes times que, em casa, pressionam o adversário em uma decisão, o Cruzeiro teve, contra o Flamengo, muitos cuidados defensivos, o que já tinha ocorrido contra Palmeiras e Grêmio, com sucesso, também pela Copa do Brasil.

A estratégia de Mano foi desnecessária ou foi a melhor maneira de ser campeão, já que a equipe não é nenhuma maravilha e enfrentava um time do mesmo nível? Se o Flamengo vencesse nos pênaltis, Mano seria bastante criticado, por falta de ousadia.

Muitos comentaristas e torcedores ironizavam, antes da partida, que a tática de Mano era empatar, porque, nos pênaltis, seria certa a conquista do título. Mauro Cezar Pereira, independente e brilhante jornalista esportivo, fala, há muito tempo, que Muralha é muito ruim para defender pênaltis. Já foi o tempo em que a responsabilidade era apenas do cobrador e que o pênalti bem batido sempre entrava. Os goleiros evoluíram muito e são também decisivos.

Depois da partida, Fábio disse que recebeu todas as informações da comissão técnica sobre a maneira de cobrar dos jogadores do Flamengo, mas que decidiu o canto no momento, pois os batedores variavam o lado a cada cobrança. Já Muralha, orientado dentro do clube, adotou a tática amadora, de contar com a sorte, de ir sempre para o mesmo canto. Evidentemente, Muralha não é o culpado pela perda do título. Todos poderiam ter feito melhor. Diego, repito, bom jogador, possui mais prestígio do que joga.

Cruzeiro e Flamengo fizeram uma partida ruim e equilibrada. Como é habitual no futebol brasileiro, marcaram muito bem atrás, mas não conseguiram chegar à frente com muitos jogadores, trocando passes, até o gol.

Faltou uma estratégia mais ousada e, principalmente, mais talento individual.

As melhores equipes do mundo, além da enorme superioridade individual sobre os grandes times brasileiros, alternam a marcação mais recuada com a mais adiantada, pressionando e tentando recuperar a bola mais perto do outro gol e/ou onde a perderam. Outra postura é a de marcar, no campo do adversário, a saída de bola do goleiro, obrigando-o a dar chutões. As equipes brasileiras raramente usam essas duas estratégias.

A marcação com duas linhas de quatro começou em 1966, com os ingleses, campeões do mundo. Durante décadas, era proibido jogar assim no Brasil, porque era considerada uma megarretranca. Hoje, é moderno.

O futebol, em todo o mundo, está mal dividido, entre os treinadores pragmáticos, utilitaristas, a maioria absoluta, que se contentam com a vitória, e os raros treinadores sonhadores, ousados, que querem vencer e brilhar. As duas posturas são necessárias e eficientes, mas existe um amplo domínio, uma ditadura dos pragmáticos. A diversidade é fundamental.


Veja mais:

  • Mércio Querido: “Uma semana de crime”
  • Prima de Alex Muralha o defende das críticas: “Tem talento”
  • Perrone: “Muralha também é um pouco vítima no Flamengo”
  • Flamengo poupa dois jogadores para confronto contra a Ponte Preta

Segundo o novo dicionário futebolês, existem os times que propõem o jogo, que tomam a iniciativa, e os reativos, que adoram um contra-ataque; os que gostam de ter a bola e os que não gostam; os que entregam ou não entregam o que prometeram; os que trocam muitos passes e os que têm um estilo vertical, agudo – vertical seria para o alto- e dezenas de outras expressões.

Fonte: Coluna do Tostão | Folha de S. Paulo

Assuntos:Alex MuralhaFinal da Copa do Brasil 2017flamengo x cruzeiroopiniãoTostão
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Matheus Brum
Seguir
Mineiro de Juiz de Fora; jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora; repórter da TV Vitória/Record ES; ator e escritor do livro "Entre Contos e Crônicas: Tupi 'Fantasma do Mineirão' e Sport 'Campeão do Centenário'"
9 Comentários
  • Alexandre Matos disse:
    02/10/2017 às 08:12

    Nossa que comentário bem desenvolvido. Concordo com tudo, pois o futebol brasileiro vive de resultados há muitos anos. Muito bom ouvir o Tostão.

    Responder
    • Gerson Francisco de Azevedo ne disse:
      02/10/2017 às 09:10

      Realmente vive d resultados!!! Só o flamengo q morre com ele no cheirinho!! 2019 já!!

      Responder
      • Alexandre Matos disse:
        04/10/2017 às 14:26

        Pelo menos os flamenguistas podem dizer que nunca sentiram o fedor do rebaixamento.

  • cateto33 disse:
    02/10/2017 às 08:25

    muito bom ler o Tostão.

    Responder
    • Rubens disse:
      02/10/2017 às 12:45

      É ótimo ler o tostão!

      Responder
  • PlayerLEL disse:
    02/10/2017 às 08:27

    legal o texto, mas para o fla faltou futebol…

    Responder
  • RcLima disse:
    02/10/2017 às 11:09

    Tostão sempre dando um show em seus textos.
    Como jogador o Zico foi anos Luz melhor. #Chupaflavinho

    Responder
  • Márcio Rodrigues disse:
    02/10/2017 às 11:40

    O problema é que só valem os resultados no Brasil pois o futebol tá medíocre. Se nosso time estivesse jogando bem, encantando, e perdendo, eu acho que a torcida até iria aceitar mais. O problema é jogar feio e não ganhar nada. SRN

    Responder
  • Paulo Vinícius Siviero disse:
    02/10/2017 às 12:53

    Faltou futebol ao clube, mas sobrou retranca adversária. Em minas gerais.
    Pro Thiago Neves e o De Arrascaeta marcarem até a intermediária do próprio time com nossos zagueiros no meio campo o primeiro tempo inteiro, mostra o quanto esse nosso futebol brasileiro é feito do Muricybol – as goleadas de 1×0.

    O time do Cruzeiro é bom. Muito bom. Mas deu pena de vê-los jogar conosco como se fossem o Coritiba em casa e serem campeões. Assim hoje também jogam Gambás e botachoro. Isso é futebol? Jogar a partida inteira com um escudo ao invés de disputá-la, tentar a todo custo não perder?

    O futebol HOJE no Brasil é simples: Faça o primeiro gol que você vencerá o jogo.

    SRN

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Reforço de R$ 6 milhões se machuca antes de estreia pelo Flamengo e deve ficar fora da temporada

1

Sócios se revoltam e pedem afastamento de vice-presidente do Flamengo

3 1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

A negociação do Flamengo com a LiveMode para transmissão de jogos no YouTube

21 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

A contribuição do Flamengo no recorde de 174 estrangeiros no Brasileirão de 2026

5 7

Joia do sub-17 assina 1° contrato profissional com o Flamengo; veja quem é

12
Brasileirão

Flamengo enfrentará a Ferroviária nas quartas de final do Brasileirão Feminino

8 5

A festa no Maracanã para celebrar 1 ano de parceria entre Flamengo e Betano

23 6
Libertadores

Líder com sobras, 16 vitórias seguidas e ex-rivais: conheça o Del Valle, adversário do Flamengo na Libertadores

5 1

A resposta entusiasmada do técnico do Del Valle sobre enfrentar o Flamengo na Libertadores

8 13
Comentários Recentes
  1. Leandro Martins em Sócios se revoltam e pedem afastamento de vice-presidente do Flamengo

    Realmente não tem cabimento. Claro conflito de interesses.

  2. Geraldo Bernardes De Souza em Leonardo Jardim dá resposta sobre reforços e cobra soluções no Flamengo

    Fla tem que contratar jogador com faxetaria de 25 anos a 28 anos se não pode abri azilo na gavea

  3. Geraldo Bernardes De Souza em Presidente de time russo ‘barra’ contratação de Everton Cebolinha, do Flamengo

    Esse boto foi um dos piores que o flamengo contratou ele não conseguir contratar ninguém o flamengo precisa de um…

  4. Geraldo Bernardes De Souza em Presidente de time russo ‘barra’ contratação de Everton Cebolinha, do Flamengo

    Se o flamengo ganhar mas alguma coisa esse ano vai ser milagre porque esse bap não entende nada de futebol…

  5. Geraldo Bernardes De Souza em Carrascal pode voltar ao palco de 1º jogo profissional da carreira caso Flamengo enfrente o Tolima na Libertadores

    Vai vender a base toda e jogadores Bom,e não vai contratar ninguém cadê o dinheiro dos jogadores vendidos novos

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo