A notícia bombástica sobre o possível doping de Guerrero pela substância benzoilecgonina, um metabólito da cocaína, caiu em Lima e chegou ao Ninho do Urubu rápido. O médico do Flamengo, Márcio Tannure, fez contato já na manhã desta sexta com o presidente da Comissão de Doping da CBF, Fernando Solera, para descartar o uso de medicamentos que pudessem levar ao flagrante no exame antidoping. A situação cogitada é o uso por descuido de algum remédio fora dos domínios do clube, na seleção peruana, como tratamento para a possível gripe alegada pelo atleta. O possível uso de drogas sociais foi tratado como absurdo no caso. No Flamengo, Guerrero vinha fazendo apenas tratamento de reposição de plaquetas para acelerar a recuperação das dores musculares.
Além do suporte imediato dos médicos do clube e do Peru, Guerrero também teve respaldo dos seus empresários e dos advogados do Flamengo, acionados para o caso. A recomendação antes mesmo da punição era ter precaução quanto à escalação do jogador. Com a punição prévia anunciada, a expectativa é que na próxima semana as ações sejam tomadas para tentar comprovar a inocência de Guerrero. Se for culpado, há risco de penalidade prevista em contrato por dano á imagem do clube e até multa de patrocinadores do Flamengo. Eventual medida somente pode ser adotada após o processo de doping.
No clube, Guerrero vive uma espécie de inferno astral com a torcida rubro-negra devido ás ausências nos últimos jogos em que esteve machucado. A situação se agrava no momento em que seu custo-benefício era questionado e que a renovação de contrato começaria a ser discutida. Ídolo inquestionável no Peru, Guerrero tem pela primeira vez a biografia no futebol arranhada, aos 33 anos, com a suspeita de doping.
O Flamengo, por sua vez, enfrenta situação do gênero pela primeira vez na história recente. As polêmicas nos últimos anos se limitaram a problemas de jogadores com indisciplina, o que foi praticamente sepultado na atual conjuntura. Casos de polícia envolvendo jogadores foram a tônica na administração anterior, com destaque para a prisão do goleiro Bruno e dos episódios envolvendo o atacante Adriano.
A situação de Guerrero é outra, mas o clube, através do técnico Reinaldo Rueda, já havia comentado a necessidade de buscar outro jogador para a posição com a ida do peruano para a Copa do Mundo. O risco de perdê-lo por outro motivo não diminuiu, pelo contrário, aumenta a necessidade de consultar o mercado, e os alertas estão todos ligados.
O treinador contava os dias para ter Paolo Guerrero de volta após o jogador sofrer uma lesão e agora o perderá para o resto do ano. Flagrado no exame antidoping depois do jogo entre Peru e Argentina no último mês por uso de uma substância estimulante, o centroavante está suspenso preventivamente por 30 dias pela Fifa, e virou baixa para a disputa da repescagem da Copa do Mundo contra a Nova Zelândia e do Brasileiro e da Copa Sul-Americana pelo clube rubro-negro. A pena total pode chegar a quatro anos caso o doping seja confirmado.
Guerrero treinou com bola pela manhã desta sexta-feira e deu sinais de que estava pronto para encarar o Grêmio no domingo em Porto Alegre, mas por precaução o jogador foi descartado tão logo o caso foi revelado. Em nota, o Flamengo disse confiar que tudo seja esclarecido e se esquivou de explicar todos os procedimentos pelo qual o jogador foi submetido recentemente no clube, atribuindo o caso ao Peru. “Paolo Guerrero sempre teve conduta profissional exemplar no Flamengo e esperamos que toda a questão seja esclarecida o mais rápido possível”, disse o comunicado.
Na segunda-feira, a CBF, de folga na sexta, comunica oficialmente ao Flamengo o que a Federação de Futebol do Peru já tornou público: que o jogador está suspenso até apresentar contraprova. O prazo para isso é de uma semana. Até lá, a mobilização de médicos e advogados promete se intensificar. O jogador não se posicionou oficialmente, mas o presidente da Comissão de Doping da CBF, Fernando Solera, disse que o atleta alegou usar um medicamento para gripe antes da partida. A Federação de Futebol do Peru emitiu nota acatando a punição e também dizendo confiar na resolução do caso e no seu atleta.
“Valorizamos sua imensa contribuição para a nossa seleção pelo que a FPF e o Peru inteiros se solidarizam com ele nesses momentos difíceis”, diz o comunicado.
Ver comentários
Vai atrás do Jonathan Alvez do Barcelona do EQU 29 anos, semifinalista da Libertadores..mais artilheiro que esses que estão aí, raçudo, boa estatura e com técnica. Bora diretoria, não percam tempo! :D
Caro, velho, jogou apenas esse ano em alto nível. Não rolla. Minha opinião. Pode ser apenas uma boa fase de um jogador num clube bem treinado e organizado. E não sai por menos de 4 mi euros depois dessa libertadores. Chega de errar com estrangeiros. Vide mancuello, Berrio, canteros e donatti.
Vi os numeros dele, vem a pelo menos 4 anos jogando bem.
Media de um gol a cada dois jogos.
Logico que em ligas inferiores. Viria como aposta e também não sei se a faria.
Eu não faria. Como diria o Robinho, jogou onde?
Se for pra trazer um estrangeiro sem errar na aposta prefiro o centroavante Mauro Boselli. Foi campeão e artilheiro da Libertadores de 2009 e hoje joga no León, do México. Em 157 partidas na liga mexicana já marcou 100 gols cravados. Comoensa trazer pelo valor de mercado baixo (2,5 mi de euros), coisa diferente desse tal de Jhonatan.
Pode ser
Esse joga pra caramba.
Que tudo seja resolvido. Caso tenha usado a tal droga social, no caso cocaína, a rescisão contratual se dará por justa causa e o clube pode inclusive processar o atleta. Isso é manso e pacífico na jurisprudência da justiça do trabalho. Vide caso robston, do Villa nova de Goiás. Caso tenha sido um antigripal administrado pela federação peruana, o clube tb poderá rescindir o contrato e processar a federação. E o Guerrero tb poderá processar a federação peruana. No caso do Guerrero ter administrado o tal remédio por conta própria, sem informar clube e federação, ele poderá ter o contrato rescindido e não poderá processar a federação. O importante é que o clube está resguardado em qualquer das hipóteses. O problema é da federação e do atleta. O que vai variar é a pena, baseada na substância utilizada, no dolo ou culpa. Caso tenha sido cocaína, acredito que pegará 2 anos, pois nao possui antecedentes. 4 anos e/ou banimento do esporte, são para casos reiterados como no caso Jobson ou do Armstrong do ciclismo.
Pelo que entendi pra ele ser absolvido, caso seja uma droga contra gripe mesmo, a federação peruana tinha que ter endossado essa tese, ela não fez isso.
Tinha que ter o protocolo de que foi administrada o remédio. A prova de que ele estava gripado. Isso é praxe em qualquer departamento médico de clube e seleções. Eu tenho a impressão que vai dar merdda. Mas é só impressão. Tomara que esteja enganado.
Tomará que tenha que devolver tudo que o Flamengo gastou com ele até o momento, caso se confirme o doping.
Caso confirme o flamengo tem que processar tanto o Guerrero como a federação peruana. Mais dindin $$$$$$
Caro Eddy, um jogador do FlorminenC de nome Michael foi pego no antidoping também por uso de droga social e se eu não me engano a punição foi de 1 ano e 6 meses, depois que ele recorreu caiu pra 8 meses. SRN6
Contaram o prazo do processo. Desde a notificação por suspensão preventiva. O mínimo são dois anos, é lei, não tem negociação.
E a legislação mudou nos últimos anos, ficou mais pesado agora! SRN
Meu protegido terá o contrato renovado e ficará suspenso pelo tempo que for necessário. Agora eu posso barganhar um contrato melhor para o Flamengo. Em vez de pagar 2 milhões mensais, vou oferecer 1 milhão e novecentos mil. Isso sim é um bom negócio.
Bela ironia! Mas tem gente que não entendeu! kkkkk
Tomará que a multa seja bem alta. Vai ter que devolver quase todo o dinheiro que o Flamengo gastou com ele, se comprovado o doping. Vai sobrar dinheiro para contratar outro centro avante. Kkk
O custo-benefício do Guerrero no Flamengo tem que ser repensado, e logo...!!! Eu já havia dito que o Flamengo não devia renovar com o Guerrero pelo que ele quer em 2018, ou seja, R$ 1 milhão de reais por mês...!!! Agora, mais ainda, o Flamengo tem que procurar outro cenroavante de qualidade..!! Guerrero fez só 6 Gols no Brasileirão de 2017 e fez só 18 Gols em todo ano de 2016, vocês sabiam disso..??? Como se vê é muito pouco pra um Atacante que pede R$ 1 milhão de reais mês pra renovar...!!! Tá na hora da Diretoria do Flamengo acordar neh...!!!!
Praticamente não joga mais esse ano pelo Flamengo, tratam o Guerrero como se fosse o melhor centroavante no Brasil, ganha muito pra média de gols, hora de se livrar ou ele abaixa seu salário ou pode procurar outro clube que esteja disposto a pagar 1 milhão por mês. Tem Lucca da Ponte Preta, Ceifador do Flor, até André do Sport, tem médias de gols melhores que Guerrero.
Se tirar os 9 pênaltis do dourado não sobra muito.
Guerrero já é passado no Flamengo. Fato! Provavelmente a contraprova também dará positivo, e não faz o menor sentido renovar com um jogador que ficará suspenso por no mínimo 1 ano.
Se for um contrato que ele so receba um valor simbólico e passe a receber mesmo só após voltar a jogar, sem problemas.
Mais essa...
Não faz gol, cansa de perder gol, vive suspenso por causa dos cartões, toda hora tem um "desconforto" em algum lugar, e agora nem jogar pode mais por causa de doping.. Ô fase...rs
Agora a molecada vai aparecer. Vinícius Jr, Paquetá e Vizeu vão dar conta.
Só peruano que acha o Guerrero craque e artilheiro, não foi em nenhum clube onde passou, a não ser estadual que devia ser, mas estadual não conta, título inexpressivo. No mercado pode ter Tardelli campeão da Libertadores, R.Goulart bi campeão brasileiro, Jonas artilheiro, fazem gols decisivos, qual foi o jogo que o Guerrero fez gol e assistências decivos? Na Libertadores? C.Brasileiro? Copa do Brasil?
O Guerrero fez todos os gols dos gambás no Mundial deles.
Mundial ??
Copa América ??
Gosto dele como jogador e um otimo atacante corri se entrega sabe trabalhar . ficaria com ele e tentaria trazer outros entraria em contato com Robrinho ou Alexandre pato sao otimos atacantes
Robinho? Pato???....Tu é tá com graça. Só pode.