O ambiente não poderia ser pior no Flamengo. O comando do futebol está fragilizado ao extremo, sem rumo, e com parte do elenco pouco empenhado em fazer o que deles espera o treinador. Há até quem tema que Reinaldo Rueda faça como Mano Menezes em 2013, e repentinamente peça demissão. Sério, o técnico não parece ter mais o que fazer para que o time seja minimamente competitivo na reta final da temporada, isso com uma taça e a vaga na Libertadores ainda em jogo.
Há jogadores que falam com pessoas próximas sobre dificuldades para compreender precisamente o que deles espera Rueda. Na derrota para o Coritiba por 1 a 0, o colombiano gritou e gesticulou em vão à beira do gramado. Há quem alegue sentir a mudança da preparação física, que passou a ser feita pelo compatriota do técnico Carlos Eduardo Velasco — o auxiliar é Bernardo Redín. Os três trabalhavam juntos no Atlético Nacional.
“Parte mental difícil de explicar”, Reinaldo Rueda, após Coritiba 1 x 0 Flamengo
Outros atletas se queixam da armação do time. Márcio Araujo e Arão costumam ser vistos juntos, mas isolados do restante. Alguns costumeiramente substituídos na Série A, como René (quatro vezes), Geuvânio (cinco) e Rômulo (duas), se sentiram em alguns momentos responsabilizados por más atuações, ao saírem do campo ante os olhares que entenderam como de reprovação do treinador.
A escolha de Reinado Rueda ao eleger Pará como capitão não foi bem recebida. Nas ausências de Réver, Juan e Diego, o camisa 21 ganhou a braçadeira, mas não convenceu seus colegas, pela falta de perfil, de liderança, seja lá de que tipo, por parte do lateral-direito. Para muitos, Diego Alves seria a opção natural. Além disso a idade média elevada do time na maioria dos jogos gera discussões.
Já a presença no vestiário do CEO Fred Luz e do presidente Eduardo Bandeira de Mello não agrada à maioria. Especialmente com os cartolas acompanhando momentos mais íntimos do grupo, como a corrente, a oração pré-jogo, esperando na saída do vestiário, etc. Os dois dirigentes apostaram todas as fichas no trabalho do hoje pressionadíssimo Rodrigo Caetano e, sem saber o que fazer, a dupla agora apenas torce para que algo mude.
Jogadores fazem comparações entre o time de Reinaldo Rueda e seu antecessor. Há quem diga que o Flamengo perdeu rendimento e que faltam informações. “O Zé Ricardo era muito bom, só que ele é novo, cometeu muitos erros por que ele é novo. A gente estava cheio de informação, tínhamos muitas situações de gol, a gente criava. Hoje vejo um time sem ideais”, desabafou um deles.
É evidente o descontentamento de parte do elenco. O desempenho em campo confirma a falta de sintonia entre o que é pedido e o executado. Isso num cenário que tem de um lado a comissão técnica colombiana, do outro a brasileira. Rueda não se conforma com a fragilidade mental da equipe e automaticamente questiona o trabalho do coordenador de psicologia, Fernando Gonçalves, um dos mais controversos personagens desse Flamengo à deriva.
Fred Luz cuida de processos, da rotina. Embora por perto na maioria das vezes, mesmo sendo chefe de Rodrigo Caetano na hierarquia do clube, o CEO costuma apenas acatar as decisões do Diretor Executivo, erre ou acerte. Já o presidente, que se agarrou à ideia de que bastaria dar sequência ao trabalho para que tudo desse certo, sofre pressões, fica politicamente cada vez mais isolado e nitidamente não tem ideia do que fazer.
Há seis meses, quando disse que nada mudaria, Bandeira de Mello perdeu a chance de ajustar rumos fazendo cobranças, identificando erros e dispensando atletas sem condições de seguir nesse Flamengo 2017 com ambições mais elevadas. Hoje vê Caetano de um lado, parte do elenco de outro, uma ala de jogadores num canto, garotos da base no outro e os colombianos Cuellar e Berrío em mais outro, com os argentinos Mancuello e Conca encostados e pensando no adeus.
Mozer, cuja função é estar perto do elenco e, entre outras ações, contornar problemas, está isolado. Cenário que ainda conta com o (até aqui) observador vice de futebol Ricardo Lomba, há menos de seis semanas na função e de quem se espera medidas efetivas. No meio disso tudo, Reinaldo Rueda. Dar instruções não é o bastante. A questão não é só técnica ou tática, falta o básico, organização e união. Pelo jeito o contrataram sem saber bem qual seu estilo, sem ter convicção. Até onde o colombiano vai desejar seguir em meio a tamanho furdúncio?
O Flamengo é um avião em pane, sofrendo em pleno voo, e ninguém dentro dele dá sinais de que saiba como aterrizar. Mesmo que consigam, em terra firme não parece existir um mecânico capaz de fazer reparos necessários. Desastrosa crise.
Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…
Com boas lembranças do dia 23 de novembro com o Flamengo, Jorge Jesus terá recordação…
Ver comentários
Apesar de não gostar desde comentarista, sou obrigado a concordar com ele. Poucas vezes vi o Flamengo com tão bons jogadores e totalmente sem rumo
Como sempre excelente diagnóstico do Mauro. Só nos resta aguardar 2019, se possível na série A, não dá pra esperar nada além disso nesse estado de coisas.
Maior culpado disso tudo é o Banana de Melo. Hoje ele tá pagando por ter passado a perna na chapa azul verdadeira.
Tudo culpa do Dudu boca mole, aquele frouxo do c.....!!
Esse é o culpado... https://uploads.disquscdn.com/images/ea9ba7c85b6f77469dca021e2811f94c7f90d4bd45d08a6faecf45b2f4ce9d65.png
Um time sem atacante, sem laterais, zagueiros médios a fracos, volantes fracos e 1 volante bom(cuellar), passando maior parte do ano sem goleiro!! Ainda pensávamos em títulos?!! Muita coisa precisa mudar!!!!
Quando fomos eliminados da Libertadores tivemos a opção de corrigir os rumos, mas nosso presidente teimoso insistiu que estava tudo certo e manteve o Zé Ricardo no comando de um time que já estava sem evoluir havia meses.
Aí contrata um técnico gringo, na fase decisiva do campeonato, com o time cansado, cheio de jogadores lesionados, sem possibilidade de contratar ninguém para reformular o elenco (já que desperdiçamos a janela do meio do ano insistindo com o ZR) e ainda acha que o time vai engrenar do nada?
É óbvio que se as coisas começarem a melhorar, vai ser só em 2018, depois de uma bela de uma barca zarpar da Gávea. Pior de tudo é ver gente pedindo a volta do cara que teve um ano e meio pra conquistar alguma coisa e não trouxe nada de relevante.
Pra quem se pergunta como o Flamengo estaria hoje se tivéssemos mantido o Zé Ricardo, eu respondo: estaria abaixo das nossas expectativas, como esteve durante todo o período em que ele esteve no comando. Sempre no quase. Sempre sem convencer. Rueda pelo menos representa uma possibilidade de ir além e ganhar algo a mais que um mísero carioquinha.
Só 2019!! Essa mandato desse presidente acabou com o futebol do flamengo
Perfeito!
Claro que os jogadores estão insatisfeitos.
Muitos foram barrados
Rueda vou quem não presta
Mas como praticamente não tem o que fazer,ele é obrigado a ainda escalar alguns perebas.
E ai entra algumas escolhas erradas dele.
Como Pará Capitão
Insistir no vizeu
Etc
Quando chegar um treinador e entender que esse negócio de jogar com caras abertos não vai para frente,ai quem sabe.
Concordo, o Flamengo não tem jogadores com qualidade para jogar nessa formação.
Maninho, acho que nem o 442 resolve. Eu na sulamericana faria igual o cruzeiro na CB: coloca um 451, fecha a casinha e reza pra gol cagado.
já encheu o saco essa mrda de 433.
NO BRASIL NÃO EXISTEM WINGERS.
É claro que os jogadores não gostam do Rueda. Rueda é um cara vencedor e identificou na hora que metade do elenco é preguiçoso, rebelde e sem nenhuma técnica. Tá tudo errado dentro do clube. Tudo. Infelizmente o Rueda vai sair esse ano ainda - e se eu tivesse quase 60 anos, semifinalista de copa do mundo com Honduras, campeão da América, sairia tbm.
O Mauro foi certeiro. O Bandeira é o responsável pela desordem. Quando foi questionado na TV sobre Marcio Araujo e cia, A mensagem que passou foi: "não importa o retorno que vc dá ao clube, eu te defendo". O resultado é uma equipe sem interesse. Afinal, o salário estará lá no final do mês. E com o agravante da renovação do Caramujo ter sido confirmada com antecedência. Mostrou que é isto mesmo.