06/12/09. Há exatos oito anos o Flamengo conquistava o hexacampeonato brasileiro contra o Grêmio, no Maracanã lotado. No oitavo aniversário da data, o clube está relembrando através das redes sociais alguns momentos daquele título.
No Twitter, uma imagem com os principais nomes da campanha e um vídeo de seis gols daquela edição foram publicados.
No site Medium, uma crônica emocionante sobre a conquista foi produzida. Leia abaixo na íntegra.
O Hexa
Quanto tempo cabe em vinte e quatro segundos? Quantos desejos, pedidos, promessas? Quanta fé cabe em poucos milésimos que separam a cobrança de um escanteio da explosão de um mar de gente em um estádio abarrotado? Quanto amor cabe em um peito tomado pela mais pura e simples felicidade?
Uma bola posicionada com carinho na marca do escanteio. Todos os olhares vidrados naquela imensidão verde. A batida categórica. Silêncio, uma apreensão que não permitia qualquer reação. Um magro de aço que surge entre tanto azul para pintar o Rio de Janeiro de vermelho e preto. Um cabeceio. Gol.
Quanto tempo dura aquele segundo que será eternizado na história?
Na cabeça de cada rubro-negro, aqueles três segundos entre a batida de Petkovic e o gol de Ronaldo Angelim durariam minutos, horas, dias. O grito preso na garganta foi solto como um alívio. Tudo passou pela nossa cabeça. Pela sexta vez, o país se rendia ao vermelho e preto, se curvava a uma trajetória que carregava uma imensidão de sensações.
Nunca foi só uma taça. Eram 40 milhões de corações que batiam fortes a cada minuto. Eram sonhos, batalhas e um turbilhão de sentimentos. Era a superação de um camisa 4 que, por pouco, não esteve fora dos gramados para sempre. Era a volta de um líder, a coroação de um Imperador, a consagração de uma geração. Para o Flamengo, nunca é apenas mais um jogo.
Buscávamos a reconquista de nossa felicidade. O reencontro com uma sensação que não combina com explicações. Ela só existe, só é sentida. Os 90 mil presentes no Maracanã eram uma unidade. Para tantos outros pelo mundo, uma energia única direcionada ao palco da decisão.
Sabemos que a trajetória não foi fácil. De polêmicas à derrotas dolorosas, até a grande reviravolta em um campeonato que já haviam nos descartado. Mas é aquilo, deixou chegar… e o Flamengo chegou. Chegou conquistando seu espaço e, quando viu, estava no topo, a uma vitória da glória. Aqueles vinte e quatro segundos.
Levantou poeira, a taça e toda Nação. Seus súditos saudaram uma trajetória épica, de provas de amor e muito rubro-negrismo. Se alguém há de duvidar de você, Mengão, que repense essa escolha. É raça, é amor, é paixão. É uma, duas, seis vezes Flamengo, sempre Flamengo.
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo apresentou aos sócios os detalhes do futuro estádio Os sócios do Flamengo tiveram a…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Pedro foi mencionado como autor de um dos gols em uma hipotética vitória contra o…
Ver comentários
?6
Caramba eu lembro que muita gente pegava no pé do Juan, mas quem meteu o Fla no pau depois que saiu foi o Leo Traíra... mesmo assim se tivéssemos hoje dois laterais como eles em 2009 (equilibrados em qualidade técnica e postura defensiva) talvez nosso ano teria sido um pouco melhor
E o papo sobre o campeão de 87? Será que é verdade? Eu acho que o correto é Flamengo campeão.. Até hoje ainda com esta situação será que não teria que ir fifa afinal o que tem a ver STF com o futebol brasileiro?? E meio estranho não
Temos que ir a FIFA, ela proíbe qualquer clube de entrar na justiça.
Segundo ela, os times que fizerem isso devem cair para a quarta divisão automaticamente.
Goleiro BRUNO, PETCKOVIC ,ANGELIM E IMPERADOR heróis do hexa
Saudade desse time e dessa conquista inesquecível é hexaaaaa!!!