O orçamento do Flamengo prevê “só” R$ 15 milhões para investir em contratações para a próxima temporada – em 2017, foram cerca de R$ 60 milhões. Enquanto isso, o Rubro-Negro aguarda o retorno de jogadores que estavam emprestados neste ano e ainda serão avaliados pelo departamento de futebol.
Ao todo, sete atletas retornam ao Flamengo em 2018: os laterais Thiago Ennes e Léo, os volantes Jonas e Ronaldo, o meia Jajá e os atacantes Cafu e Nixon. Paulinho, Rafael Dumas, Luiz Antonio, Muralha (volante), Rafinha e Douglas Baggio, que também estavam emprestados, ficam sem contrato e não voltam ao Rubro-Negro em janeiro.
Mas como foi o ano de cada um dos jogadores que se reapresentam com o Flamengo para 2018? Veja abaixo a situação dos atletas do Rubro-Negro:
Thiago Ennes – lateral-direito – União da Madeira e Cuiabá
O lateral-direito disputou apenas duas partidas na temporada, pelo clube de Portugal, e será reavaliado pelo Flamengo. Atualmente, o técnico Reinaldo Rueda tem Pará e Rodinei para a posição, além de Klebinho, promovido da base, que já treina com o profissional.
– O Thiago Ennes chegou no decorrer da Série C, mas não foi aproveitado pelo técnico Moacir Junior. Era terceira opção na lateral-direita. Ele foi titular somente na Copa FMF Sub-21 e foi campeão com o Cuiabá. Mas longe de ser destaque. Era até um dos pontos fracos do time – explica Olímpio Vasconcelos, que acompanha o dia a dia do Cuiabá.
Léo – lateral-direito – Atlético-PR e Coritiba
Mais um jogador para a posição, Léo teve mais espaço na temporada. E correspondeu às expectativas no Coxa. Ele disputou 32 jogos em 2018: 23 pelo Coritiba e nove pelo Atlético-PR. Também será reavaliado em 2018.
– Chegou em maio no Coritiba e foi titular na maior parte dos jogos do Brasileiro. O lugar era disputado com o prata casa, Dodô, e, mesmo contestado muitas vezes pela torcida, foi o jogador escolhido como titular tanto pelo técnico Pachequinho quanto por Marcelo Oliveira – explica o jornalista Fernando Araujo Martins, que acompanhou o ano do jogador pelos dois clubes paranaenses.
Ronaldo – volante – Atlético-GO
O jogador, pouco utilizado com Zé Ricardo no primeiro semestre, foi emprestado ao Atlético-GO para a segunda metade da temporada. Lá, disputou nove partidas e marcou um gol – um golaço, inclusive. Atualmente, os titulares da posição no Flamengo são Willian Arão e Cuéllar.
Em setembro, depois do golaço que Ronaldo marcou, Rodrigo Caetano, diretor-executivo rubro-negro, disse que o volante está nos planos do Flamengo para a próxima temporada.
– A ideia é essa. Jogar e amadurecer para voltar bem no fim do ano. Tanto que foi emprestado somente até dezembro – explicou,
Jonas – volante – Coritiba
Assim como o lateral-direito Léo, Jonas foi muito utilizado no Coxa. O volante, que não correspondeu às expectativas rubro-negras em 2015, disputou 37 jogos na temporada, marcou dois gols e retorna ao Flamengo em alta, mas também será avaliado para saber se fica ou se será emprestado novamente em 2018.
– Chegou também para o Brasileiro, teve poucas chances no início da campanha, mas depois se firmou com Marcelo Oliveira como volante de marcação e com atuações elogiadas. No melhor momento dele e do Coxa, fez dois gols, um deles, um golaço contra o Avaí – explica Fernando Araujo Martins.
Jajá – meia – Tombense e Vila Nova
O meia de apenas 22 anos foi muito pouco utilizado durante a temporada. Participou de cinco jogos pelo Vila Nova e apenas um no Tombense. Não deve ser utilizado em 2018 e pode ser emprestado novamente.
– Jajá chegou ao Vila Nova para a disputa da Série B, mas só teve espaço no início da competição. Ao todo, o volante esteve em campo em apenas cinco partidas, todas elas nas oito primeiras rodadas. O jovem de 22 anos logo caiu em ostracismo no elenco e parou até de ser relacionado. Ele não convenceu o técnico Hemerson Maria e se tornou uma das últimas opções para o setor – diz Guilherme Gonçalves, que acompanha o dia a dia das equipes goianas.
Cafu – atacante – Ceará
O atacante, apesar da concorrência, teve boas oportunidades no Ceará. Ao todo, foram 18 jogos na temporada e um gol marcado. Chegou a ser titular em algumas partidas. O garoto tem apenas 21 anos.
– Num elenco recheado de atacantes, Cafu até teve seu espaço no Ceará em 2017. Foram 18 jogos na temporada e apenas um gol. O jogador tinha a confiança do treinador Marcelo Chamusca e, em algumas oportunidades, chegou até a ser titular. No entanto, não conseguiu se firmar na posição após a chegada de Leandro Carvalho, que assumiu o posto. Cafu era daquelas boas opções para entrar no segundo tempo e dar mais velocidade ao ataque alvinegro – explica o jornalista Juscelino Filho, que acompanhou a temporada cearense.
Nixon – atacante – ABC
O atacante foi anunciado pelo ABC no fim de julho e era visto como uma esperança para o setor, mas não correspondeu às expectativas. Disputou apenas quatro partidas durante a passagem pela equipe e volta sem espaço ao Flamengo. As lesões atrapalharam o desempenho do jogador.
– Fez até uma boa estreia contra o Ceará, mas não teve sequência por estar abaixo fisicamente dos demais jogadores. Também conviveu com lesões e pouco atuou. Mesmo com salários pagos pelo Flamengo, participou da greve dos jogadores do Alvinegro e só retornou aos treinos após uma semana do término do movimento. Depois disso, ainda chegou a entrar nos minutos finais contra a Luverdense – explica o jornalista Augusto César Gomes, que acompanhou o ano do ABC.
Fonte: globoesporte.com
A realidade é que NENHUM desses (com exceção ao Jonas) devem ser reaproveitados, até Ronaldo que é o mais badalado dele não foi bem no clube emprestado, até q no início fez um barulho e tal, mas depois pegou banco e não foi mais aproveitado .. Podem dizer o que for, mas Ronaldo é jogador superestimado, cara que pega banco num Atlético GO da vida teria alguma chance de pegar banco num Flamengo ? NÃÃÃÃÃOO !!!! Os demais prefiro nem comentar.
Exatamente…preferia “TENTAR” o Jonas como primeiro volante Cuellar e Mancuello ( na posição dele) com Diego,Everton Ribeiro ou Cardoso com um centroavante a se contratar…
Mancu vai meter o pé, provavelmente vai voltar pro time que foi campeão em cima de nós
Ronaldo não “pegou banco”, ele teve uma séria lesão.
não se esqueça q cesar era reserva na ferroviaria.
Quantos “Cesar’s” você já viu no futebol brasileiro ultimamente ??? O caso dele foi completamente anormal, tanto que se ele apresentasse tudo isso nos treinamentos, nunca que seria terceira ou quarta opção no Flamengo, e, já teria ganho a vaga do Muralha a muito tempo, o caso do César foi totalmente anormal ..
Acho que o Jonas no lugar do William Arão daria mais segurança pra zaga do Flamengo,podendo assim manter Everton Ribeiro e Diego centralizado e 2 atacantes la na frente inves de 1 pivo
Jonas já se mostrava um bom volante de marcação na primeira passagem pelo Flamengo. Porém duas expulsões o queimaram com a torcida e ele teve de sair.
Seria uma boa para voltar como OPÇÃO.
noticia boa seria aproveitar jonas e dispensar caramujo
Não acho que tenha se queimado não, só que a mídia caiu matando em cima do cara. Todo time tem que ter um jogador que dá porrada.
Acho que o Flamengo precisa de dois laterais muito bons e um segundo volante muito forte na marcação mas que sai pro jogo.Assim o time ficaria com uma defesa mais forte e também com mais opções no ataque.Do jeito que tá ER e DR não podem jogar juntos.
Não entendo esse amor pelo Jonas, o problema dele nunca foi as faltas e as expulsões, ele é limitado com a bola nos pés, achei que já tínhamos superado a fase dos volantes limitados.
Discordo, Jonas tem uma bola longa boa, tirando a afobação pode ser util.
Nenhum desses servem, pois são jovens e não estão machucados.
Voltem aos 32 anos com lesões.
AHAHHAAHAHAHAHAHAHHAHA
Hahahahahahahahahahaha!
Destes 7 emprestados acho que da para dar outro oportunidade no clube para o Leo (vamos ver se ele agora esta com mais juizo) desde que o flamengo nao busque um lateral no mercado, Jonas (vamos ver se agora esta menos brucutu) Ronaldo (por tudo que se espera dele) e Cafu (para ser testado na base) Nixon, Jaja e e Thiago Ennes emprestaria de novo mais para um time como volta redonda que joga a serie C do brasileiro.
Como o Mengão está com pouca verba, testaria na pré temporada e estadual o Jonas e Ronald, pois precisamos de um zagueiro veloz (não acredito mais no Duarte) e laterais. O ataque, acredito na evolução do garoto vizeu e a promessa Lincon. Esse elenco disputou 3 finais e a permanência das melhores peças e entrosamento nos dará novas chances de títulos em 2018.
Por mim, só aproveitaria o Ronaldo… Isso porque é uma posição contestada demais.
De resto, não há espaço…
Dessa lista só salva o Ronaldo. O resto pode vazar.
Poderiam manter o Jonas e o Ronaldo.
Dispensando o Márcio Araújo e o Rômulo, haverão vagas para o Ronaldo e o Jonas. Que o Ronaldo seja avaliado de vez, pois no Atlético-GO ele não foi tão bem assim.
De resto ninguém tem espaço, nem o Cafu.
Tudo bem que o jogador tem que mostrar valor mas isso tbm mostra o como o Flamengo não se importa com evolução dos caras ( principalmente os novos).
Pq bem o mau o Flamengo tem que analisar o time pra ver os mlks vão ter chances .
Adianta emprestar um Thiago ennes ( que a tempo atrás o pessoal pedia no lugar do para ) para um time com 2 laterais , MTS vezes os caras chegam no decorrer da competição e esses times apostam em exp pq querem tentar ganhar algo aí fica difícil ..
Acho que isso que acaba de vez com o jogador , flamengo precisa aprender a escolher melhor pra quem emprestar pra terem no min uma chance e aí eles que se virem e façam por onde .
Muralha – empresta ao futebol japonês
R. Vaz – empresta
Pará – usa como moeda de troca
Thiago Ennes – empresta
Léo – gosto do seu futebol, pode aproveitá-lo na equipe
Renê – empresta ou troca
Trauco – vende
Márcio Araújo – empresta
Jonas – usa como moeda de troca
Ronaldo – será reintegrado a equipe
Arão – vende
Rômulo – usa como moeda de troca
Jajá – empresta
Mancuello – vende
Everton Cardoso – vende
Gabriel – empresta
M. Sávio – empresta
Geuvânio – devolve a sua equipe na China
Cafu – empresta
Nixon – se possível rescindi o contrato, pois tem um custo mais elevado e estamos pagando o salário pra nada
Thiago Santos – reintegra
Guerrero – rescindi de forma amigável
Elenco com voltas:
Diego Alves, César, Thiago e Gabriel(sobe da base)
Léo, Rodinei e Klebinho(sobe da base)
Réver, Juan, Rhodolfo e Léo Duarte
Michael(sobe da base)
Cuellar, Ronaldo e Jean Lucas(sobe da base)
Diego, Everton Ribeiro, Paquetá e Ederson
Berrio, Vinícius Junior, T. Santos, Vizeu e Lincoln
Contratar:
lateral esquerdo – Zeca(Santos).
volante – Elias(Atlético Mineiro), podemos dar o Rômulo em troca.
Atacantes – D. Tardelli ou R. Goulart(China) e Fred(Atlético Mineiro)
Rômulo usaria pelo menos até o carioca pra ver se joga se não troca com algum clube pro Br…
Agora ataque que é o problema todos falam desses nomes mas são valores altos e tem o problema do time não querer vender.
Seriam dois investimentos altos, mas Fred viria de graça, quem sabe em troca de um ou dois jogadores. Sem falar que baixaríamos bastante a folha com os jogadores que estariam saindo.
boas ideias, manda pro RC!
SRN
Aproveita deste bolo aí só o Ronaldo, Cafu e Léo.
Resto pode por para rodar….
Cafu não presta para o fla
Só Ronaldo servirá, talvez Léo e Jonas, mas esses dois seriam melhor utilizados como moeda de troca.
Ess Jajá era esperança na base, chegou a jogar nas seleções de base…