Seis torneios em 12 meses. Três finais, uma disputa longa de pontos corridos e mais de 80 partidas na temporada. Ninguém na elite do futebol brasileiro disputou tantos jogos como o Flamengo em 2017. Com as finais da Copa Sul-Americana nas próximas duas quartas-feiras, o Rubro-Negro chegará ao número de 84 jogos (83 oficiais mais um amistoso) desde 21 de janeiro.
Times brasileiros com mais jogos no ano:
- Flamengo: 82 jogos (vai até 84 com a Sul-Americana)
- Sport: 81 jogos
- Chapecoense: 79 jogos
- Grêmio: 77 jogos (vai até 79 com o Mundial)
Para se ter uma ideia, o Flamengo não disputava mais de 80 jogos em uma temporada desde o ano de 1997, quando jogou 91 confrontos. No entanto, esse número conta com três torneios amistosos disputados na ocasião.
Em 2016, o Flamengo foi o time que perdeu menos jogadores para o departamento médico. A intensidade do calendário deste ano, no entanto, mudou o cenário. Houve menos tempo de recuperação dos atletas entre os compromissos.
Ano passado, foram 22 problemas sofridos pelos jogadores. Em 2017, o número subiu para 46 até o momento – segundo levantamento do GloboEsporte.com. Nomes importantes do time titular como Diego, Réver, Everton e Guerrero desfalcaram o time em algum momento do ano. Todos realizaram um trabalho de recuperação integral para ajudarem o time no retorno.
Dois jogadores seguem no departamento médico e desfalcam o time na final da Sul-Americana: Berrío e Diego Alves. Eles se machucaram em lances durante jogos, passaram por cirurgias e só voltam ano que vem.
Torneios disputados pelo Fla em 2017
- Sul-Americana – final
- Copa do Brasil – final
- Libertadores – fase de grupos
- Brasileirão – 38 rodadas
- Campeonato Carioca – final
- Primeira Liga – quartas de final
Por conta do calendário intenso, foi comum ver jogadores do Flamengo poupados durante a temporada para evitar desgaste e lesões. Nome mais experiente do grupo, Juan tem um trabalho todo especial e foi poupado, inclusive, da última rodada do Brasileirão.
O atleta que mais jogou desde janeiro foi o lateral-direito Pará. Sem contar os acréscimos, ele atuou 5.460 minutos e esteve em todos os torneios disputados pelo time. Não por acaso foi poupado recentemente no Brasileirão.
Atletas com mais minutos pelo Fla na temporada:
- Pará – 5.460
- Willian Arão – 5.373
- Réver – 5.070
- Everton – 4.407
- Trauco – 4.388
- Diego – 4.326
- Márcio Araújo – 4.206
- Rafael Vaz – 4.044
- Guerrero – 3.799
- Cuéllar – 3.636
O Flamengo visita o Independiente, nesta quarta-feira, pela primeira partida da final da Copa Sul-Americana, em Buenos Aires. O jogo será às 21h45 (de Brasília). O segundo jogo será dia 13 no Maracanã. Com o sexto lugar no Brasileirão, a equipe já tem vaga garantida na fase de grupos da Libertadores de 2018.
Ver comentários
Ano passado fizemos a melhor campanha da história no Brasileirão de pontos corridos jogando praticamente todos os jogos fora de casa, talvez o fato de viajar bastante não seja tão ruim.
Com muita viagem, imagino que não tenha tanto treino para poupar os jogadores... e isso deve refletir na recuperação e proteção contra lesão... ou estou muito errado?
E nego metendo o pau no Zé Ricardo porque os treinamentos eram menos puxados... &;-D
e não eram? não lembra do arão falando sobre os treinos?
Tu tá na página errada,seu lugar é no blog do Vasco,onde o seu ídolo reina,e mais,sumiu nas últimas duas vitórias do Flamengo em,se fosse com o Zezinho Ricardo tu tava soltando fogos e atirando o famoso bordão para todos os lados :“Falsos Flamenguistas!”
Ok, mas talvez não seja tão ruim assim como a mídia está tentando dizer.
Talves a maneira do preparador colombiano de trabalhar que o brasileiro nao estava acostumado provocou isto.
o problema desse ano foi a acomodação.... tipo a do alex, por exemplo
Vi os minutos e não vi o nome do Alex Furalha, puxa que pena queria ver quantos jogos ficamos SEM GOLEIRO E JOGANDO COM UM A MENOS!
É uma covardia imagino como chega a musculatura de um jogador que joga 84 jogos, uma covardia é sub humano!
tbm né... se tivessem colocado os reservas/da base no carioca, dado ritmo a eles e treinamento intenso e especifico as titulares....
PERFEITO. É TÃO DIFÍCIL ISSO?
Os grandes clubes da Europa alternam de 2 a 3 jogadores por partida e essa prática deveria ser adotado pelo Flamengo e pra piorar o Flamengo é o cabeça da primeira liga (campeonato feito nas coxas) e tem que jogar com a maioria dos titulares!
POIS É.
Ficam dando bola para o lixo, chamado Carioca, dá nisso aí
EXATAMENTE
FLAMENGO SÓ TEM A PERDER SE FOR COM TIME TITULAR NESSE TORNEIOZINHO....KKKK. FAZ TEMPO QUE É INVIÁVEL.
"Ano passado, foram 22 problemas sofridos pelos jogadores. Em 2017, o número subiu para 46 "
Eae?
É SÓ A TORCIDA ENTENDER E A DIRETORIA TER CORAGEM DE COLOCAR SOMENTE O SUB 20 PARA A DISPUTA DO CARIOQUETA. CHEGA DESSE CAMPEONATO. ESSA RIVALIDAE DO RIO QUE SE EXPLODA. O FLAMENGO PRECISA JOGAR COM A BASE E PREPARAR UM TIME FORTE PARA OS TITULOS NACIONAIS E PINÇAR QUEM SE DESTACAR DESSE TORNEIO DEFICITÁRIO. A TORCIDA TB ENTENDER E NÃO COBRAR TITULO CARIOCA. FLAMENGO JÁ TÁ CHEIO DESSA M...PQ NINGUÉM TOMA ESSA ATITUDE?????????
Acho que o Flamengo tinha que jogar com os titulares somente os clássicos, para dar ritmo ao time, no sentido de preparar para o restante da temporada.
PODE SER TB DIOGO. IRIA POUPAR TB. MAS HONESTAMENTE DEIXAVA A BASE COM ESTA RESPONSABILIDADE D EDECIDIR MESMO NOS CLÁSSICOS. DAÍ SE VERIFICAVA QUEM TEM REALMENTE CONDIÇÕES.
Pena eu tenho do trabalhador que fica de segunda a sexta , debaixo do sol virando laje , fazendo obra , limpando as ruas e etc ... pra ganhar um salário mínimo e vale transporte.
Essas porr4s de jogadores ganham uma fortuna , tem nutricionistas , fisiologistas , médicos a disposição e tão reclamando de excesso de jogos?