João Luis Jr.: “Flamengo 2018: quem deveria ir e quem deveria ficar? (Parte 1)”

Compartilhe com os amigos

A essa altura do ano, dizer que o Flamengo “não fez uma boa temporada” é como dizer que a Atlântida tem um problema de encanamento, que a popularidade do presidente Temer não anda exatamente alta, que Marcelo Cirino não foi a melhor contratação da história do Flamengo. O que era pra ser um ano mágico começou já no primeiro semestre a se mostrar como um ano perdido e termina agora melancolicamente como um ano a ser esquecido, ignorado e se possível negado em público – “E aí, lembra do fla de 2017?” – “Como assim? O Flamengo nem jogou nesse ano aí, ele foi o primeiro clube brasileiro a tirar um sabático, você tá viajando”.

Mas mais do que lamentar, amaldiçoar e renegar em público a existência do ano de 2017, agora é a hora de começar a trabalhar, e o quanto antes, para que o próximo ano não seja igual a esse que passou. E entre as várias mudanças que o Flamengo exige para a próxima temporada, e que vão desde a postura do departamento de futebol até repensar sua sistemática de precificação de ingressos, uma das mais óbvias e urgentes é a reformulação do elenco, que no começo do ano acreditamos ser “o melhor do Brasil” e ali pela altura de setembro já havíamos percebido que mal conseguia se afirmar com um dos melhores da região da Gávea, já que aparentemente tem um bar ali cujos garçons montaram um timinho que tá voando, muito bom de bola.

Nessa coluna e nas próximas vamos tentar então analisar, posição por posição, o elenco atual do Flamengo, apontando necessidades, posições já resolvidas, jogadores a serem negociados e atletas que deveriam ter seus crachás de entrada no clube triturados na frente deles e de suas famílias, enquanto seguranças armados de porretes apontam à porta do CT.

Goleiros

Uma das posições mais problemáticas durante esse ano, o gol do Flamengo parece ter finalmente achado seu titular com a chegada de Diego Alves, que se mostrou não apenas seguro debaixo das traves, como um líder natural do elenco e uma das pessoas que mais vem passando raiva com o Pará. Mas como aprendemos também durante este ano, um goleiro só não é o bastante e precisamos ter um reserva de qualidade e um terceiro goleiro capaz de segurar o rojão no caso de alguma combinação bizarra de eventos (lesão dos titulares, convocações pra seleção, abduções alienígenas).

Gazeta Press
Gazeta Press

E com a ascensão de César, que não apenas teve que assumir o volante do carro com ele em movimento. como também sem freio e descendo uma ladeira com apenas uma roda, finalmente temos esse substituto confiável, o que, somando aos nomes de Thiago e Gabriel Batista, deixa o Flamengo com um titular de muita qualidade, um reserva de ótimo nível e dois jovens com potencial no banco.

Muralha, que desperdiçou todas as chances possíveis ao menos duas vezes cada uma, precisa ser negociado não apenas pela paz de espírito do torcedor – se Muralha for o sétimo goleiro sempre vamos viver no terror de que os seis primeiros se machuquem –, como até mesmo pelo seu futuro no futebol profissional.

Zagueiros

Outra posição que não viveu dias fáceis durante esse ano, a situação dos zagueiros se torna ainda mais crítica quando você nota que a nossa dupla titular, Juan e Réver, é composta por jogadores que tem, respectivamente, 38 e 32 anos, ou seja, já passaram de uma certa idade e se encontram muito mais passíveis de lesões e com um tempo de recuperação muito mais longo entre as partidas.

Com isso, se torna essencial ter jogadores de qualidade praticamente igual a deles para manter algum padrão defensivo na equipe, o que realmente não aconteceu nessa temporada. Rhodolfo, vindo da Turquia no meio do ano, ainda não conseguiu convencer e talvez precise de uma pré-temporada para mostrar seu verdadeiro futebol, enquanto Léo Duarte, o promissor zagueiro da base campeão da Copinha em 2016, praticamente não pode ser avaliado, já que passou o ano variando entre os status “lesionado” e “pegando banco para um zagueiro horrível”.

Gazeta Press
Gazeta Press

Já o zagueiro horrível em questão, Rafael Vaz, talvez um dos jogadores que mais se esforçaram para garantir uma rescisão amigável de contrato nesse ano, é daqueles atletas cuja saída do Flamengo é essencial até mesmo para motivar a torcida para 2018. Se depois de tudo que fez, todos os erros que cometeu, todas as partidas em que decidiu individualmente para o adversário, Vaz continuar no clube, isso sinaliza que a direção renovou por mais um ano o contrato com a mediocridade e abriu mão de qualquer projeto para a próxima temporada que não envolva ranger de dentes, gritaria, terrores noturnos, a sensação de não saber se estamos vivendo ou apenas existindo.

Diante desse cenário em que temos uma zaga titular envelhecida e dois zagueiros reservas que ainda são incógnitas, o Flamengo precisaria de ao menos mais um zagueiro de alto nível para brigar pela titularidade e analisar se o caso de Léo Duarte pede mais chances no time titular, empréstimo para ganhar experiência ou apenas um exorcismo bem feito visando a cura espiritual do menino.

Reprodução: João Luis Jr. / Isso aqui é Flamengo (ESPN)

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Goleiro tem o Júlio César pra ser reserva, e o César terceiro goleiro.
    Júlio César somente se aceitar receber o salário do Muralha R$200mil.

    Zaga, mandar o Vaz embora, e contratar o PABLO, novo, rápido, e muito bom na bola aérea.
    Salário alto? é só mandar VAZ, MARCIOARAUJO e GABRIEL embora. Tá pago o salário dele, ainda sobra dinheiro

    LATERAL, precisamos urgente.
    A solução é o ZECA. Viria de graça, só pagar salários. Negociaria o PARA. O Zeca joga dos dois lado, subiria o KLEBINHO, igual ou melhor do que o JORGE.

    Primeiro Volante: voltaria com o RONALDO. Negociaria o RÔMULO ou MARCIOARAUJO.
    Ficaria com: CUELLAR, RONALDO E ROMULO.

    Segundo volante: pra mim, é urgente, contratar um titular, não tem ninguém na reserva do Arao.
    Meu sonho seria a volta do Elias, aproveitar o Atlético não vai pra Libertadores.
    ELIAS, ARAO e mais um talvez o ROMULO adiantado.

    Na armação já temos 4: DIEGO, EVERTONRIBEIRO, MANCUELLO e PAQUETA.Nao contrataria ninguém

    Atacantes de lado: TARDELLI, poderia jogar pelos dois lados, esquerdo e direito
    Pode jogar no lado direito na posição do EVERTONRIBEIRO e BERRIO.

    E no ataque, VAGNERLOVE, tá voando, 27 jogos e 23 gols.

  • Goleiro bastar contratar um PREPARADOR DE GOLEIRO !! Chega desde bosta Hugo que tá lá….
    Zaga mais 2 zagueiros já que o Vaz tem que sair e Juan vai jogar a cada 3 jogos pra preservar.

  • Goleiro é isso ae mesmo,certíssimo.
    ZAGA:Juan se aposenta ano que Vem,não vai jogar todas,e talvez não no mesmo nível. Rever tem 33,pra um zagueiro começa a pesar, mas pela qualidade pode render ainda.Rhodolfo não é mal zagueiro,deve vir melhor ano que vem.Duarte precisa de chances,assim como Denner,também da base e muito promissor.
    ADEUS VAZ

  • A questão é simples, entre um garoto da base que oscila mas tem algum potencial (não a ser o Juan mas a ser um zagueiro de série A) e um sujeito já com idade mas não vai jogar mais do que já apresentou a sua vida toda (com inclusive falhas grosseiras), é melhor investir na molecada.
    E vou além. Entre um zagueiro bosta da casa e um zagueiro bosta da rua, fico com a cria porque o salário é pelo menos três vezes menor.
    Ou seja, tchau Vaz. Não há qualquer motivo para continuar por aqui

  • Gastamos uns 2 milhões mês com jogadores que não servem para nada, nada que digo que nem entram em campo. No comentário a baixo esqueci de citar Damião que só atrapalhou a evolução de Vizeu.
    Chega! Chega! Chega!
    A culpa não está em campo!
    Está na diretoria que não entende de Flamengo!
    Para jogar no Flamengo tem que ser diferente.
    Qual fime era melhor de 2013 ou de 2017?
    Longe esse né!
    Mas Hernane, Amaral e cia tinha cara de Flamengo! Ruins à Bessa, mas é característica!
    Será que eles não sabem???

  • Quem que mantém o Caetano? O péssimo Caetano? Banana de Mello!
    Agora precisam de 10 milhões??? Para pagar jogadores que nem jogoram ou jogam, vou dar uns exemplos: CONCA, RÓMULO, MANCUELLO, EDERSON, GEUNANIO!!! Agora que não jogam nada: EVERTON RIBEIRO, TRAUCO (350 mil mês), DIEGO, ARAO e etc. E aí, a culpa é de quem? Não é de BANANA DE MELLO!!! Ele é o presidente, quem manda e escolhe. Sabe que Caetano não sabe o que é Flamengo, sabe que Lomba e outros nem sabem o que é futebol!
    Só vamos ser campeão sem essa DIRETORIA MEDÍOCRE, fraca, sem pulso e que não conhece Flamengo!!!

  • Banana de Mello está com nada! Uai, e quem escolhe os dirigentes??? Kkkkkk Eu que não sou? É ele meu amigo! Banana de Mello não é líder. Só contratam jogadores que não tem cara do Flamengo. Diego, Everton Ribeiro e Arão podem jogão no SP, Botafogo, Cruzeiro, Santos, FLU … mas no Flamengo não. A Globo puxa tanto saco de Diego que Luiz Roberto falou umas 5x que o lindo passe do Vizeu para Everton foi dele e não corrigiu. A Globo quer Diego na copa pq ele da entrevista para eles. Banana de Mello usa Flamengo para ser político e como ele está indo vai ser não! Nem vereador.

  • Rodrigo Caetano o primeiro a sair, depois: Lomba e Mozer e se possível Banana de Mello deixa o clube! Que já fez o que podia fazer.
    Sou grato ao Banana de Mello, mas de futebol não entende nada!

  • Muito bem analisado. Para o gol basta mandar muralha embora.

    A zaga precisamos mandar embora Rafael Vaz e contratar um zagueiro rápido e jovem.

    Para as laterais manda os 4 perebas embora e contrata 2 para serem titulares e sobe dois da base pois qualquer um é melhor que os 4 patetas.

    att

Comentários não são permitidos.