Luiz Fernando Gomes: “‘Auto-delação premiada'”

Compartilhe com os amigos

A decisão do Flamengo de extinguir o plano de sócio-torcedor corporativo, que garantia descontos e privilégios na compra de ingressos pelas torcidas organizadas, por até R$ 10 por mês, apenas corrige um erro anterior da atual gestão: jamais esse tipo de acordo, que fere o princípio de um tratamento igualitário a milhões de flamenguistas espalhados pelo país, deveria ter sido fechado entre o clube e essas organizações – algumas delas aliás, por vezes punidas por promoverem atos de vandalismo nos estádios e se envolverem em crimes ainda mais graves como assassinatos de rivais.

É patética a alegação de que o rompimento se deu por conta do descumprimento dos Termos de Conduta das torcidas com o Ministério Público e do desrespeito a cláusulas do contrato do tal plano corporativo. Os incidentes do Maracanã, de fato, ultrapassaram todos os limites da civilidade. Mas atitudes que desrespeitam os instrumentos legais e contratuais sempre foram prática corriqueira dessas organizadas e jamais provocaram qualquer reação do clube.

Confusão Flamengo x Independiente

O que o Flamengo busca, agora, é tão somente atenuar as punições que pode e deve sofrer por conta dos incidentes, seja na esfera judicial, seja no âmbito da Conmebol. O que o presidente Bandeira de Mello fez, ao procurar o MP, foi tão somente um reconhecimento de culpa, quase uma auto-delação premiada, tão em voga no país da Lava-Jato. Mas isso é pouco, muito pouco para reduzir a responsabilidade do Rubro-Negro. E corrigir o desrespeito da atual gestão com os verdadeiros torcedores – os que não invadem estádios – discriminados por quem deveria protege-los.

Fonte: Luiz Fernando Gomes/Lance

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Rapaz, to achando que o Flamengo vai servir de bode expiatório. Entendo que o incidente no jogo contra o Peñarol foi no mínimo tão grave quanto, uma vez que houve a intenção deliberada da diretoria do clube uruguaio de promover aquele tumulto, seja reduzindo a segurança, trancando os portões e tal e a punição foi bem mais light. Não vejo como uma responsabilidade direta do Flamengo, embora entenda que uma punição forçaria o clube a participar mais dessa investigação contra esses bandidos. Mas não é pra tanto, a polícia falhou feio não fazendo isolamento do estádio e a Conmebol mais ainda dando ingressos para a torcida argentina ficar no meio da torcida rubro-negra. a mídia brasileira tá babando para cima do Flamengo. A copa do mundo mostrou que quando a polícia quer, ela consegue fazer um evento decente. No jogo que fui, no Maracanã, haviam dois cordões de isolamento formados pela tropa de choque. Aquele monte de baderneiros não passaria nem pelo primeiro.

  • Uma coisa é certa, punir o Flamengo é a forma simples e errada, para tentar resolver um problema difícil e complexo, e claro não vai adiantar nada.

  • Para quem assistiu um jogo da Copa do Mundo no Maracanã viu um sistema
    de isolamento em volta do Maracanã, onde só as pessoas com ingresso
    podiam adentrar o perímetro. A meu ver a PMRJ tratou um jogo
    internacional que decidia um Campeonato sul-americano, envolvendo times
    da velha rivalidade Brasil e Argentina como se fosse um jogo comum de
    uma rodada do campeonato brasileiro ou carioca. Acrescenta-se tudo isso,
    os fatos que aconteceram no jogo da ida, onde brasileiros foram
    chamados de macaco pelos argentinos. Fatos esses divulgados pela mídia.
    Na semana que antecedeu a invasão de torcedores sem ingresso e a
    perturbação da delegação argentina foram combinadas pela internet. O
    Flamengo informou e solicitou reforço de policiamento a PMRJ. A meu ver
    houve um erro gravíssimo de avaliação do evento e das consequenciais que
    poderiam acontecer, principalmente na hipótese de uma derrota do
    Flamengo. Além disso, houve negligencia no planejamento da segurança
    externa do Maracanã,, quando não foi adotado um sistema semelhante ao da
    Copa do Mundo.

  • A raça mais perigosa é a da mídia. Manipula os torcedores menos inteligentes.

  • Não é diferente da atitude dos demais dirigentes dos clubes deste país. Até acho que o Flamengo tem mais responsabilidade nesse sentido, que sempre teve reuniões para colocar a necessidade de paz nos estádios. Foram dadas as chances para as organizadas, porque nem todos que dela participam, são necessariamente bandidos. Agora o Flamengo vai virar o bode expiatório de tudo? Vai procurar saber antes de escrever bobagens.

  • Discordo. Diversas empresas tem planos coorporativos e descontos para grupos grandes. Havia desconto na mensalidade, mas o preço dos ingressos praticado era o mesmo, configurando um caso normal de plano coorporativo. O Fla vem sendo um dos poucos times que não dão ingresso gratuito a torcidas organizadas. E vem se opondo ao comportamento, nunca protegeu a torcida!
    O que mais poderia fazer o Fla para evitar o que ocorreu? A unica coisa possivel é solicitar reforço policial, o que foi feito. Não é culpa do Fla que a segurança pública do RJ está falida. O Fla paga seus impostos, gera empregos e ajuda positivamente na economia. Nós toredores também pagamos muito imposto, e temos direito a segurança publica. O governo e a policia é que estão falhando em sua missão!

    • Você está correto, mas o Flamengo não pode dar nada e nem ter nenhum vínculo com essas torcidas, elas utilizam o ingresso para se financiar em “TUDO”.
      Entende?

Comentários não são permitidos.