Em comparação com o ano passado, Palmeiras e Flamengo foram os times que tiveram a maior queda de pontuação no Brasileiro-2017. São justamente os clubes com maior investimento na temporada. Quem mais evoluiu, logicamente, foi o campeão Corinthians.
Ressalte-se que essa comparação não trata do desempenho da temporada inteira. Irregular nos pontos corridos, o time rubro-negro, por exemplo, chegou a duas finais em mata-matas, Copa do Brasil e Sul-Americana, embora tenha sido eliminado na primeira fase da Libertadores.
Com campanha excepcional no ano passado, o Palmeiras atingiu 80 pontos, 17 a mais do que os 63 obtidos em 2017. Houve uma queda geral da pontuação de elite, o que permitiu que o time acabasse como vice, uma posição abaixo do ano passado. Mas a equipe palmeirense foi a com maior queda em seu desempenho.
Em seguida, está o Flamengo. Em 2016, o time conquistou 71 pontos, contra apenas 56 na atual temporada. Ou seja, foram 15 pontos a menos, caindo de terceiro para sexto no geral. Não houve impacto prático: o time acabou com a classificação à mesma fase de grupos do ano passado. Mas isso graças a títulos de Cruzeiro e Grêmio que alongaram o grupo de classificados.
Mais um com queda significativa foi a Ponte Preta que ganhou 14 pontos a menos em 2017 em relação ao ano passado. Sua piora teve impacto significativo: o time acabou rebaixado à Série B. Santos e Atlético-MG foram outros que tiveram piora de desempenho relevante.
Do outro lado, o Corinthians teve uma melhora do tamanho da queda palmeirenses. Conquistou 17 pontos a mais neste ano do que no Brasileiro-2016. Saltou assim da 7a posição para o título.
Em seguida, outro que teve melhora foi o Grêmio. Apesar de não ter priorizado o Nacional, o time somou nove pontos a mais do que em 2016. Mais um que incrementou seu desempenho foi o Cruzeiro com seis pontos extras em relação ao ano passado.
Há uma faixa de clubes que se manteve quase estável como Chapecoense, São Paulo, Sport, Vitória, Coritiba, Fluminense. Mas a leve queda de desempenho do Coritiba acabou sendo fatal com o seu rebaixamento. Já Botafogo e Atlético-PR tiveram pioras (de seis pontos) e por isso estão fora da Libertadores. Veja na tabela abaixo a comparação entre a temporada 2016 e a 2017.
Corinthians – + 17 pontos
Grêmio – + 9 pontos
Cruzeiro – + 6 pontos
Chapecoense – + 2 pontos
São Paulo – -2 pontos
Sport – -2 pontos
Vitória – – 2 pontos
Coritiba – -3 pontos
Fluminense – -3 pontos
Botafogo – -6 pontos
Atlético-PR – -6 pontos
Santos – -8 pontos
Atlético-MG – -8 pontos
Ponte Preta – -14 pontos
Flamengo – -15 pontos
Palmeiras – -17 pontos
PS Não foram incluídos no levantamento os times que disputaram a Série B em 2016 porque seria impossível a comparação entre divisões.
Fonte: Rodrigo Mattos/Uol
Ganhando ou não a sulamericana, os números provam que o desempenho médio foi muito abaixo do esperado, lembrando que quem joga a Sulamericana é quem não tem ou não teve capacidade de chegar a libertadores, ou quem chegou, não teve capacidade de passar pela fase de grupos.
Por isso eu achei patética a comemoração de jogadores e dirigentes no campo contra o Vitória no domingo, como se fosse um time pequeno se classificando, pela primeira vez para a libertadores, eles parecem de não ter a menor noção, aonde estão jogando, ai eu pergunto: alguém viu os jogadores do Palmeiras e seus dirigentes comemorarem vaga direta na fase de grupos da libertadores?