Transformando a paixão em exploRa$ão

É muito indignante entrar no site do Flamengo e ver o preço do ingresso para a final da Copa Sul-Americana. Para quem não é sócio-torcedor, os valores variam de R$240 a R$645. Até mesmo para o associado, é salgado ir ao Maracanã no dia 13 de dezembro: as entradas variam de R$80 a R$245. Mais uma prova cabal de como a atual diretoria não tem um pensamento voltado para o torcedor.

Claro que não dá para ser nostálgico e pedir bilhetes valendo R$10, R$20. No entanto, ao cobrar estes valores abusivos, Eduardo Bandeira de Mello e seus bluecaps, mostram total desconhecimento sobre o perfil da torcida rubro-negra. Um exemplo disso são os pífios números de público nas partidas realizadas na Ilha do Urubu, onde a maior torcida do Brasil não consegue lotar um estádio com capacidade total para menos de 20 mil torcedores.

Considerando apenas o Estado do Rio de Janeiro, o Mais Querido possui 50,4% dos torcedores, segundo pesquisa do Instituto Informa. Ou seja, mais da metade do território carioca é flamenguista. Neste mesmo estudo, é apontado que o rubro-negro tem maior percentual de torcida em todas as classes sociais. No entanto, nas classes C, D e E, a diferença para os rivais aumenta. Para pessoas com até dois salários mínimos, por exemplo, 54,8% são torcedores do time da Gávea.

Outra pesquisa, realizada em nível nacional, do Instituto Ipsos Marplan, mostra que 70% dos flamenguistas são pertencentes às classes C, D e E. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, uma pessoa é considerada de classe média (C) quando possui uma renda mensal de três a cinco salários mínimos. Para ser classe D, é necessário ter vencimentos que sejam entre um e três salários mínimos. Já a classe E é formada por pessoas que recebem até um salário mínimo.

Atualmente, o mínimo no Brasil é R$937. Uma pessoa de classe média recebe, então, entre R$2.811 e R$4.685. Ou seja, um ingresso para a final da Sula, no setor mais barato do estádio para aquele que não é associado, pode representar entre 8,5 e 5,1% do salário bruto mensal de uma pessoa.

Até mesmo o associado paga uma quantia absurda. Um torcedor do plano Raça (o mais popular) vai gastar R$119,90 com o jogo (R$39,90 do plano + R$80 do ingresso no setor norte). Isso representa entre 4,25% e 2,55% do salário mensal de um trabalhador. Isso sem contar o gasto com transporte, alimentação e até mesmo ida de filho ou cônjuge ao estádio. Para quem é trabalhador, a conta não fecha.

Como disse acima, não acredito que a saída seja o famoso “deizão” ou “vintão” por um ingresso. Mas é necessário um estudo de viabilidade, para que sejam praticados valores que caibam no orçamento do torcedor. Se futebol é uma ferramenta de lazer, é preciso pensar em formas que não onerem o trabalhador e nem o clube. Afinal, segundo o balanço financeiro do terceiro semestre do Flamengo, já foram arrecadados R$47.313 milhões com bilheteria apenas neste ano. Isso representa 15,8% da receita bruta de futebol do clube, que conta ainda com direitos de transmissão, patrocínio e programa sócio-torcedor.

Dependendo do resultado da primeira partida, na Argentina, o Maracanã vai estar lotado. Se Deus quiser, o título virá e poderemos enfim, comemorar algo neste ano. Mas, é preciso pensar em saídas para que a paixão do torcedor não seja cada vez mais explorada.

Matheus Brum
Jornalista

Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!

Matheus Brum

Ver comentários

  • A demanda em uma decisão possibilita esse preço. Sem falar das gratuidades, ingresso para TO, meia entrada e ST.

  • Realmente é um absurdo, quem mora fora do RJ por exemplo fica quase impossível conseguir ir ao jogo.

  • Quer dizer que o Bandeira inventou preços altos em finais de campeonatos????
    Fala sério!!!!

    • Não! Mas desde 2013 o Flamengo tem tudo uns dos tíquets médios mais caros do país. Na final da CdB de 2013 o preço foi absurdo

      • Não me diga sabichão.
        Rapaz vc deveria ser CEO de alguma empresa. Sabe tudo de negócios, precificaçao, mercado, resultados.

        O Flamengo deveria ter você como presidente.

        Não, espera! Flamengo é pouco!

        Vc é muito esperto e justo.
        Acho que vou votar em você pra Governador.

        :)

        • O pior é que nossos políticos, no geral, são tão sabichões quanto ele ...

      • Talvez por isso estamos com as contad em dias e não venha falar que não ganha título por causa do preço do ingreSso

  • Tá certo. Quem tem que ganhar com a arrecadação são os cambistas. Afinal, são eles que pagam as contas do Clube.

    • Na final com o Sto André, não consegui comprar e tive que pegar com cambista, a míseros 800,00, naquela época.

      Então o argumento do Caio está correto.

  • De novo esse blá blá blá de ingresso?
    Engraçado que pra shows de bandas estrangeiras todo mundo paga uma fortuna , não reclama e ainda ficam dormindo em fila.
    É final de uma competição sulamericana , normal cobrar esse valor visto que o Estádio não é do Flamengo. O Grêmio com o estádio próprio cobrou valores parecidos.
    Tá achando o ingresso caro demais não vai ninguém tá obrigando a pagar pra ir.

    • Discurso mais que batido, de gente que só faz mater o pau nos outros...
      Não apresentou nenhuma solução para o problema, mas sai metendo a malha.

      Tá ruim, irmão?
      Assiste em casa... ou você quer que uma final de campeonato seja vendida a preços populares, com o custo do estádio do jeito que é?

      Fez uma meia dúzia de contas primárias e saiu metendo o bedelho como se soubesse mais do que os que lá estão, re-erguendo nosso time e nos dando algo que a décadas não tínhamos, que era CREDIBILIDADE e RESPEITO.

      Mas o importante é meter o pau, ao invés de enxergar e valorizar as coisas positivas. Geração mimimi, e que depois se fazem de coitados e excluídos... estamos enrolados!

      • Concordo com você. São esses blogueiros que se acham jornalistas. Mal saiu da Estacio e quer bancar o sabichão.

        Tá pagando mico.

        • Hahahahaha. Quem bancou o sabichão aqui foi você. E ainda errou.

          Respeito demais os colegas formados na Estácio. Mas, minha formação foi outra.

          Procure saber antes de falar. Quem está pagando mico aqui não sou eu.

          • Só pela sua descrição no Twitter já está claro o porque do seu dircurso. Como “petista” naturalmente que seria demagogo também no futebol. Não dá pra discutir com fundamentalista...

      • E isso ai nao tem assisti em casa vamos ser campeao e os modinha vao ser calar

      • O seu discurso que é o mais batido, amigão. Faz generalizações sem saber. Defendo a gestão EBM muito mais que imagina. No entanto, também tenho as minhas críticas.

        Não concordo com a elitização dos estádios brasileiros. O futebol no Brasil nasce dentro das fábricas, com os operários. Se transforma em paixão nacional justamente por aceitar pessoas de todas as classes sociais.

        Enfim, CREDIBILIDADE e RESPEITO do mercado são ótimos. Assim como deveria ser trabalhado para ter dos torcedores. Um clube de futebol só sobrevive por causa de nós, torcedores!

        Eu valorizo o que tem que ser valorizado e critico o que deve ser criticado. O Flamengo não cobra ingresso caro apenas no Maracanã, e sim em todos os estádios do Brasil. Se vier em Juiz de Fora-MG, minha cidade, os preços serão abusivos, mesmo sem ter que arcar com aluguel do espaço (a prefeitura não cobra). Aí, qual vai ser a desculpa? Que o deslocamento é caro? Que precisa pagar hospedagem para os jogadores?

        Não concordo e nem vou concordar com isso

        • Sou ST Raça, e pelo andar da carruagem irei ficar sem ingressos para ir na final.
          (Parece que todos serão vendidos antes de abrir as vendas para o meu plano, que é o com mais ST).

          Vai adiantar eu ficar na net chorando que é isso e aquilo? Vai porra nenhuma...

          Se eu não conseguir comprar meu ingresso, vou é pro Bar do Bigode comer umas Pontas de Torresmo, umas Praias Mineiras e encher o pote de Original. E ainda te convido pra tomar umas comigo, bora la que a vida é passageira e temos é que aproveitar os bons momentos.

    • Eu não pago valores abusivos para ir em shows. Logo, a generalização de mostra equivocada.

      Agora, querer praticar a lei da oferta e da procura para um jogo de futebol é absurdo, principalmente ao analisar a situação socioeconômica da maioria dos flamenguistas, em um momento de crise financeira no país

      • Amigo todo clube faz isso em final... CAM arrecadou mais de 5 milhões na final libertadores... Qto acha q cobrou!? Eu sou de Goiás e não tenho grana pra locomoção e ingresso... Mas nem por isso fico com esse mimimi... Se tivesse pagaria com prazer e sem reclamar... Fato é q vai lotar e o clube vai lucrar como tem de ser..... SRN

      • De novo está sendo demagogo.
        Vc acha que a torcida do Flamengo é uma torcida de pessoas humildes? Engano seu.

        É uma torcida de TODOS.
        Todas as classes.

        • São de todos. Sendo que destes todos, 70% são das classes C, D e E. Pode não concordar com a minha ideia de que os ingressos deveriam ser mais baratos, mas as estatísticas socioeconômicas estão aí

          • Sua resposta veio com ingressos esgotados apenas para sócio torcedores. Lei de mercado. Paga-se caro por algo raro. Essa é a vida.

    • Grêmio pra final da LIBERTADORES cobrou valores menores do que o Flamengo pra final dessa Sul Americana
      Para de defender a forma como esse presidente trata o torcedor. Coloque o clube acima do dirigente. Seu falso !

      • O grêmio paga o mesmo custo em seu estádio que o Fla pra jogar no Maracanã!? Comparação no mínimo esdrúxula....

        • E porque os ingressos antes do Bandeira chegar, mesmo no Maracanã eram tão mais baratos ?

          Porque nos jogos contra o Fluminense o ingresso foi tão mais baixo o preço?:
          Porque o ingresso dos jogos do Fluminense são acessíveis e os do Flamengo não ?

          Não é por acaso essa ser a diretoria com mais vexames dentro de campo na história.

          • Pq antes era o velho Maracanã , agora os custos são diferentes.
            E vc deveria saber que o Fluminense paga mais barato pelo contrato em vigor com a concessionária e mesmo assim o clube tem prejuízo financeiro. Vc deveria se informar melhor.

          • Flamengo e Fluminense na Sula foi no antigo Maracanã ?

            Flamengo X Junior de Barranquila foi no antigo Maracanã ?

            Cara, para de defender que tá feio.

          • "E porque os ingressos antes do Bandeira chegar, mesmo no Maracanã eram tão mais baratos ?"
            Eu te respondi , pq antes era o velho Maracanã.

            "Porque o ingresso dos jogos do Fluminense são acessíveis e os do Flamengo não ?"
            Eu te respondi o Fluminense paga mais barato pelo contrato em vigor com a concessionária e mesmo assim o clube tem prejuízo financeiro.
            Outra coisa , vc querer comparar preços de ingressos de fases eliminatórias com a final aí realmente parei.

          • O valor da final tá mais caro que o do Grêmio na Libertadores.
            Por isso essa diretoria não ganha nada dentro de campo

          • Tá vendo e a torcida achando que o Flamengo não ganhava nada pelos erros do Muralha , Vaz , MA ... Os gols perdidos... Teimosia do técnico...

          • Douglas, você é patético.
            Não consegue sustentar 01 argumento sequer.

            Mas contra ignorância existe o conhecimento. Vai se informar antes de escrever merda.

          • Vc e retardado vira gremista estamos numa crescente sendo o time que mais arrecada dinheiro se nois nao ajurdamos quem vai ajudar nem parece flamenguista

          • Arrecada mais dinheiro em bilheteria?
            Só para saber por curiosidade?

          • Como já falaram, o Grêmio jogou em estádio próprio e lá não existe meia entrada.

          • Douglas, ou você é burro. Ou se faz de idiota. Escolhe aí.

          • Esse douglas e um idiota nao vale apena discutir com gente burra

        • La não tem meia entrada, tendo em vista que mais de 85% dos ingressos vendidos pelo flamengo são meia entrada o valor do nosso ingresso em relação ao do grêmio está quase metade do preço

      • Primeiro que o Grêmio tem estádio próprio como eu disse antes , segundo que você reclamar que os preços são altos é jogar contra o clube afinal o dinheiro vai pro Flamengo e não para o presidente.

        • Com o aluguel em torno de 1 milhão de reais, o Flamengo tinha que colocar o ingresso a 280 reais.

          Com o aluguel em torno de 200 mil reais, o Flamengo vai colocar o ingresso a 280 reais.

    • Meu caro aprenda uma coisa. A grama do vizinho e sempre mais Verde, tudo nos outros clubes e melhor. A média dos valores dos ingressos de Flamengo, Palmeiras e Corinthians e praticamente a mesma. Só que o perseguidor não sabe ou não quer saber que o valor de 200, em 95% dos ingressos vendidos são vendidos a 50 e assim é com todos os outros? Os de 400 de 600, não chega a vender 100 ingressos.

    • Discurso de quem pensa pequeno, me desculpe. Uma coisa é show outra é futebol. Nada a ver. No futebol o que se discute inclusive para ST é o exageros desses números. Poderia ter mandado o jogo para fora do RJ ué, já que o Maracanã dá prejuízo. Insistem com ele porque querem. Ai o torcedor que pague como você diz ou não vá. Tipo de discurso me desculpe "tosco". Eu posso pagar e não concordo, uma coisa nada tem a ver com a outra. Protestar contra esses preços abusivos é dever, seja você quem for.

      • Veja o resultado de público de Volta Redonda a ingressos a 40,00. Veja o resultado técnico de Brasília. Daí fala que perdeu pq jogou fora do Rio. O torcida difícil.

        • Difícil mesmo, pelo que vejo.... em BSB (90%) é Flamengo, o Flamengo tinha muito menos prejuízo, Cariacica... VR, já lotou amigo, mas é complicado mesmo eu sei....isso é muito relativo. Vai de momento, também. SRN.

  • Vai ter muito torcedor Nutella se preocupando mais com a selfie do que torcer pelo Flamengo no jogo do New Maracanan.

  • O problema é o alto custo que o Maracanã pede por jogo
    A matéria certa seria será que o valor do Maracanã poderia ser menor do que se pede hoje em dia ?

    • O custo Maracanã é alto, mas a política de preços mais caros é praticada em qlqr estádio

  • Flamengo é um clube popular.
    Os valores do Estádio do Corinthians são bem mais acessíveis, por isso sempre está lotado ao contrário do Flamengo lava jato que sempre se apresenta com estádio vazio.

    Final deveria colocar o povão lá, pra empurrar o time, isso é mando de campo.
    Essa diretoria não sabe o que é mando de campo, por isso coleciona tantos vexames e derrotas dentro dele.

    O mais doloroso é alguns torcedores ficarem contra a própria torcida popular pra proteger presidente, o mesmo que dá banana pra torcedor.
    Tem que avisar pra esses torcedores de cartola, que o Flamengo só tem a maior cota de TV graças ao menos abastado que é a maioria do torcedores.

    • Além de não entender nada de finanças, ainda é manipulador. O Itaquerao ta sempre cheio porque a situação financeira em São Paulo, a cidade tem o triplo da população do Rio e os gambás vinham bem no CB, além das maracutaia do time da marginal.

      • Bem, não foi no Corinthians que dois dirigentes saíram de lá na LAVA JATO.

        Mas se com o aluguel antigo do Maraca o preço era acessível, porque com esse aluguel novo o preço é estratosférico?

        • Não perca seu tempo amigo. Esse só entrou aqui para criar caso. Não vale a pena. Já vai ser banido.

          • Porque vó ser banido? Você manda os outros respeitarem a opinião de alguém, mas você mesmo não quer respeitar, ou é difícil trocar ideias com quem tem convicção e conhecimento do que fala.

        • Agora você está certo. Foi do Corinthians que saíram 2 dirigentes para a lava jato. Andrés Sanches e André Negrão, roubalheira no clube..diferentemente de um diretor do Flamengo que não tinha nada a ver com o clube.

    • Douglas Bosta, vc é um acéfalo mesmo.
      Já saquei a tua. Vc é da patota do BAP.
      Ou é idiota mesmo....
      Tomara que seja apenas manipulado.

      Reclamar dessa Diretoria é passar atestado de imbecilidade.

      Reclame dos resultados.
      Futebol não é ciência exata.

      - Campeão Carioca
      - Vice Campeão da Copa do Brasil
      - Classificado para fases de grupos da libertadores
      - Finalista de um torneio internacional

      Como o ano foi ruim seu idiota?
      Não ganhou do Barcelona no seu PlayStation?

      Não fode babaca.

      • Classificado para fase de grupos da libertadores?
        Não conta com o ovo ainda no c. da galinha cara.
        Se ganhar do vitória e se classificar para a fase de grupo é uma obrigação desse elenco.
        Comemorar vice campeonato? Na moral Flamengo só pegou babas(tirando o botafogo) e quase perdeu pro dragão e o santos.
        Desclassificado vergonhosamente da fase de grupos na liberta sem ganhar um misero jogo fora!!
        Se ganhar a sul americana irá melhorar e amenizar um pouco a dor e as vergonhas nesse ano e outra campeonato carioca aqui no rj ninguém liga mais pra isso.
        Tentar tampar o sol com a peneira que é atestado de inocência,Flamengo ganhou dois jogos contra times do G10 no BR.

      • Não ir pra Libertadores com ESSE INVESTIMENTO é ano bom ?

        Vice campeão é bosta

        • Não ir? Estamos na libertadores.

          Se vc acha que ser vice campeão é bosta, isso já reflete sua mentalidade.

          Não há mais o que se discutir.

      • - Classificado para fases de grupos da libertadores

        Tem certeza ???

  • Matheus
    Compreendo os seus pontos de vista, todavia, acredito que todo torcedor apaixonado, porém sensato, compreende o esforço que esta diretoria tem feito para despertar no Flamengo o gigante que dormia, nas mãos daqueles dirigentes que contratavam certos pseudo idolos que faziam que jogavam enquanto eles faziam que pagavam. Acredito que a médio prazo será solucionado o problema do valor dos ingressos, aliás, vai quem pode pagar, quem não pode nao vai. Eu aqui por exemplo no interior da Bahia, sou sócio torcedor, nao vou aos jogos, todavia o meu amor pelo Mengão, não é menor do que os que vao a todos os jogos, o amor é o mesmo

    • Olha esse papo já é jornal velho...me desculpe, mas não cola. Todo mundo sabe disso, é só fazer uma critica, que vem lembrar, que temos a melhor gestão, estão fazendo um esforço gigante e tal....OK, mas a situação presente é que se discute e tem sim como contornar, mas ai Divaldo é complicado, pois a diretoria do Flamengo parece não entender o todo do problema Os números estão ai. Fato.

      • Velho o fato de assistir em casa n te faz menos Fla.

        Mas sua crítica constante e imoderada o faz.

        • ???????? Olha eu só estou expondo meu ponto de vista. E meu amigo eu sou e muito "moderado" aonde esta escrito por mim alguma ofensa ou intolerância? Se tem alguém aqui que é e muito moderado sou eu...na boa.

    • Divaldo, eu moro em Juiz de Fora-MG. Eu não pago ST, porque não vejo benefícios. A paixão não me faz "jogar dinheiro fora". Mas, respeito e admiro quem paga mesmo sem receber uma contrapartida.

      Que a diretoria está fazendo um belo trabalho em termos administrativos-financeiros, é inegável. No entanto, é necessário entender a torcida do Flamengo. Nós não enchemos a Ilha do Urubu, não temos a bilheteria que poderíamos e não temos o incentivo que a torcida pode garantir quando lota qualquer estádio do Brasil ou do Mundo.

      Para mim, então, a conta não está fechando. Estamos abrindo mão de torcedores que sempre estão do lado do clube

Notícias recentes

Zico dá resposta enfática sobre saída de Gabigol do Flamengo

Presente nos Estados Unidos para assistir jogo do Brasil na Copa América, Zico preferiu não…

29/06/2024

Maracanã terá cerveja grátis, samba e Charanga nas arquibancadas em pré-jogo de Flamengo x Cruzeiro

Jogo começa às 18h30 (horário de Brasília), mas a festa inicia às 16h (de Brasília)…

29/06/2024

Gabigol no Palmeiras? Leila Pereira quebra silêncio sobre negociação com atacante do Flamengo

Com contrato perto do fim, Gabigol entrou na mira do Palmeiras A história de Gabigol…

29/06/2024

Desfalque contra o Flamengo! Bolívar perde artilheiro para as oitavas da Libertadores

Autor de cinco gols na Libertadores, Chico da Costa vai para o Cerro Porteño (PAR)…

29/06/2024

Cruzeiro tem 3 desfalques confirmados para jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

Flamengo x Cruzeiro acontece às 18h30 (horário de Brasília) de domingo (30), no Maracanã O…

29/06/2024

Vini Jr detona Conmebol após goleada do Brasil na Copa América

Vinicius Júnior criticou os árbitros e a Conmebol logo após o término da partida contra…

29/06/2024