GE: “Reunião define confinamento de organizadas e ruptura com clubes no Rio”

Compartilhe com os amigos

Um encontro para combater a violência nos estádios do Rio de Janeiro. E as autoridades responsáveis decidiram com os clubes, em encontro realizado na tarde desta sexta-feira, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), que tudo passa por um basta na relação com torcidas organizadas. Flamengo, Fluminense e Botafogo se comprometeram verbalmente a romper relação com estes torcedores. Por questões eleitorais, o Vasco não enviou representantes.

As medidas determinadas são para jogos de grande apelo durante todo o ano de 2018, não somente clássicos cariocas. A partir das decisões, será redigido pelo Ministério Público um documento para que o acordo seja firmado na próxima semana. Estiveram presentes, além dos clubes e da Ferj, representantes do MP, Tribunal de Justiça, Tribunal de Justiça Desportiva, Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal, CBF, Maracanã, Estado e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Decisões tomadas no encontro:

  • Compromisso de ruptura total de relações com torcidas organizadas.
  • Confinamento das organizadas em setor específico dos estádios.
  • Horário para entrada e saída dos torcedores organizados.
  • Exigência de cadastro individual de torcedores organizados no Gepe
  • Isolamento do entorno dos estádios e vias públicas, com entrada mediante ingresso e cadastramento.

Após o documento firmado, o TJD e o STJD entram em ação determinando sanções para os clubes que não cumprirem o combinado. De acordo com Mauro Martins, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio, é essencial que existam ações para coibir a violência nos estádios e em seu entorno.

– São medidas fundamentais para que as cenas que ocorreram recentemente não se repitam. As organizadas devem ter local específico, com horário para entrada e saída dos estádios. Devem estar separadas dos demais torcedores.

Segundo ele, outra questão necessária para o sucesso das ações está diretamente relacionada ao fim da relação entre os clubes e as torcidas organizadas.

– Esse é um ponto fundamental para resolvermos o problema. Em um primeiro momento, houve resistência, mas em seguida houve acordo.

Na próxima semana, o Gepe iniciará a vistoria nos estádios para determinar os setores de confinamento das organizadas. O órgão será também responsável pelo cadastramento dos torcedores, que é cerca de 700 pessoas.

Reprodução: Globoesporte.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Um estado totalmente dominado pela esquerda comunista reclamando de policiamento?? Os caras desse governo do Rio protegem bandido favelado com direitos humanos desse comunismo e o policial não tem proteção nenhuma, o cara que é policial no Rio e em quaisquer lugar do país tem que ter mt coragem principalmente aí então nem me admira ter pouco policial pra jogos.

  • Finalmente estão isolando um dos cânceres do futebol brasileiro. Torcida Organizada traz somente baderna, violência, assalto e afins.

  • É a falência do estado e do poder publico, e a incapacidade da policia em dar segurança. As organizadas não são inocentes, mas colocar tudo na conta deles é ingenuidade. O problema passado do Maracanã foi culpa da policia, que não tinha efetivo suficiente nem montou as barreiras como na Copa. Similarmente ao desastre que matou dezenas no campeonato inglês, inicialmente a policia culpou os torcedores e os clubes. Alguns anos depois ficou provado em julgamento que a culpa era na verdade da policia…
    Uma pena que a tradição do futebol está se acabando por incompetência dos governos!

    • Acho que o poder publico tem culpa sim, mas umas das principais é deixar esse aglomerado de marginal existir de forma formal.

      • Concordo. E porque não achar uma solução para separar o joio do trigo, e permitir que a tradição das organizadas, bandeiras, charangas e afins continuem? Será que é tão dificil identificar os marginais?

        • A solucao e isso ser organizado pelo clube em um setor especifico, mas o primeiro passo e afastar esses marginais.

          • Pode ate ajudar, mas é muito arriscado. Tinha que punir os individuos, não o clube ou as organizadas. Deve ter muita gente de bem, que quer preservar as tradições, que pagará pelos marginais. E não sei se o clube tem que organizar isso ai, cadê os principios da democracia? O direito constitucional de reunião em grupos? A falha é do poder publico, da polícia que não faz seu trabalho, porque o clube tem que assumir a responsabilidade, os custos e os riscos? Depois da problema e a punicão civil e penal vem direto ao clube, não tem que assumir liability dos outros.
            Voce já pensou na quantidade de impostos que os clubes já pagam? Só o Flamengo tem uma conta de 300milhões no Profut e deve pagar milhões todo ano. E além disso tem que fazer o trabalho da polícia agora? Não tem lógica, nem no Direito nem nos principios democráticos…
            Os governos no Brasil tem a maior carga tributária do mundo, e o que dão em troca ao cidadão? Voce tem segurança? Tem educação e saude publica de qualidade? Tem que ter cuidado ao abrir mão de direitos constitucionais e assumir deveres do poder publico. Minha posição é cobrar solução do governo, seguir a constituição. Caso contrário, é assumir a falência da Republica…

    • Nada ver o que vc escreveu. As autoridades estão certíssimas com essas medidas. Se a pessoa não tem educação, não sabe viver em sociedade, ela tem mesmo é que ser isolada e não ter nenhum benefício. Todo castigo para organizadas é pouco.

      • Tudo bem amigo, respeito sua opinião, mas seria bom saber como a Inglaterra e a Alemanha resolveram o problema por lá. A violência era muito maior, mas eles resolveram. Eu concordo com voce que marginal tem que ser banido de estadio, mas será que não existe cidadão de bem nas organizadas? Me parece um pouco ingenua essa solução, os marginais vão continuar indo sem a camisa das organizadas. Mas vamos torcer que esse primeiro passo ajude. Abs

        • King, pessoas de bem não se misturam com marginais.

          • Não sei se percebem, desse jeito teremos que abrir mão do direito constitucional do cidadão, poderia ser eu, voce ou qualquer um que queira preservar a tradição do futebol. Voce conhece a história das organizadas? Das bandeiras, da charanga? Enquanto no mundo desenvolvido a policia resolveu punindo os individuos, banindo dos estadios, aqui quem vai ser punido é a tradição do clube. Um pais sem história, é um país burro e ignorante, me perdoe a franqueza. Abs

            • O Ministério Público, os clubes, enfim, a SSP deixaram as organizadas existirem por ser um direito e deram a elas o livre arbítrio, certo ? E entre o certo é o errado elas preferiram seguir o lado mais fácil, o lado só das vantagens, e se tornaram esses bandos que vemos hoje nos estádios e fora deles. Se as organizadas fossem coisas boas não seria preciso o MP e muito menos a SSP intervirem no comportamento delas. Os clubes, o MP, a SSP, enfim, milhares de pessoas fizeram ( e fazem ! ) centenas de campanhas para termos harmonia, Paz nos estádios mas as organizadas vão totalmente na contramão de todo esse trabalho. Quando as organizadas forem boas para o clube, para a sociedade, para o torcedor de um modo geral, ninguém vai querer atrapalhar.

              • Concordo 100% com voce, os ultimos anos das organizadas a coisa se desvirtuou. Mas simultaneamente o governo se desvirtuou ainda mais, a policia quer culpar clubes e cobrar por fora para prestar segurança. O MP e todo o judiciário se tornou ainda mais corrupto. Então não dá pra contar com ninguém.
                O futebol devia ser protegido como patrimonio cultural do Brasil. Além da cultura e história centenária, existe um valor econômico e turistico incalculável. Assim como a baiana de acarajé e o carnaval da Bahia foram protegidos por lei. Na França foi protegido o Champagne, na Espanha a Pata Negra, ou seja, todo lugar se preocupa em preservar suas tradições e capitalizar em cima delas. Eu sinto muito que o futebol caminha em direção oposta, acabando com suas tradições, com as bandeiras, com as organizadas, com os instrumentos musicais, com os fogos, agora com torcida unica. Só está faltando acabar de vez com a torcida, todo mundo em casa assistindo pela TV.
                Eu imagino que os marginais não devem passar de 1% de todos os torcedores, ou seja, vamos prejudicar 99% pela incapacidade de identificar esses 1%.
                O carnaval é muito mais violento, mas ainda não vi ninguém propor o fim dos blocos. Como a policia consegue dar segurança a milhões de foliões em toda uma cidade, mas não pode dar aos 60mil torcedores que querem ir a um estadio? Uma pessoa posta um video criticando a polícia e rapidamente eles encontram, espancam e fazem o cara postar outro video se desculpando. Porque não fazem nada preventivo quando torcedores marcam brigas ou invasão pelas redes sociais? Enfim, são coisas dificeis de entender…
                Então o jeito é aceitar a falência do estado e das tradições no futebol.

  • Finalmente. Foi preciso o MP mandar cortar relações, porque se os clubes fizessem isso unilateralmente as torcidas iriam retaliar. Assim ao menos elas sabem que não partiu dos clubes, e quem sabe nós dêem sossego.

    Se cadeia virou faculdade pra bandido, organizada é um supletivo. Precisam se adequar urgente, já nem é mais exclusividade de uma T.O. ou outra. Todas vacilam em algum momento, em alguma coisa.

    • Torcida organizada deveria ser algo organizado pelo clube, com socio torcedores e etc.

      Não por esses marginais

Comentários não são permitidos.