Notícias

Rodrigo Mattos: “Conta chegou: após luvas e Profut, clubes vivem crise financeira para 2018”

Nas últimas duas temporadas, os clubes brasileiros tiveram eventos que lhes proporcionavam um incentivo ao ajuste nas contas: a implantação do Profut em 2015 e luvas de TV em 2016. Mas, ao final da temporada de 2017, uma parte dos grandes times nacionais está em situação financeira difícil com atrasos salariais, dívidas na praça ou obrigados a realizar cortes drásticos para ano. Da CBF, não vieram regras de controle enquanto o governo federal apertará a sua fiscalização neste ano no âmbito do Profut.

Um levantamento do blog com a ajuda de repórteres do UOL aponta que pelo menos três grandes clubes têm atrasos salariais: Vasco (dois meses), Fluminense e Cruzeiro. Dois times tiveram novas gestões que adotaram medidas para sanar atrasos de administrações anteriores: Atlético-MG e Santos. Suas diretorias informam que agora os salários estão em dia.

Em outros clubes, houve também ajustes de contas como no caso Corinthians, que fechará com superávit em 2017 após vender Guilherme Arana e renovar com a Nike (a informação do superávit é do presidente do clube, Roberto Andrade). É provável que a venda de Jô entre em 2018. Assim, o clube acertou pendências como luvas de Jô e Pedrinho.

Mesmo para quem está equilibrado financeiramente, há redução de investimentos em contratações para a temporada, como Flamengo e Palmeiras. No geral, as trocas entre jogadores passaram a dominar o mercado brasileiro com poucos recursos.

Fato é que a Apfut (orgão do governo que fiscaliza os clubes) notificou algumas vezes times grandes por indícios de problemas em suas contas durante o ano de 2018. Exigiu explicações. O nome dos advertidos não é revelado.

Mas, a partir de abril ou maio, os clubes terão de declarar que estão com salários em dia para o órgão governamental e começam a correr risco de exclusão. Quem não tem salário em dia corre o risco de exclusão do parcelamento das dívidas fiscais, o que significaria a execução de todas elas.

”Os clubes sempre se baseiam na receita extraordinária para fechar as contas (luvas, venda de jogador, etc). Então, estão sempre apagando incêndio. Quando entraram as luvas (em 2016 após negociação com Esporte Interativo e Globo), era importante ter reduzido o orçamento para se ajustar”, contou o consultor Amir Somoggi, que acompanha as contas dos clubes e previu o problema em 2016. ”Os clubes se alavancam para ganhar títulos.”

Somoggi lembrou que o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou a necessidade da CND (Certidão Negativa de Débito) para disputa de competições. Para ele, reduz a pressão sobre os clubes para manter a questão fiscal em dia, embora nenhum grande clubes tenha sido excluído do Profut até agora.

A eventual punição por irresponsabilidade financeira só poderá vir da Apfut porque a CBF criou regras frouxas em seu licenciamento. O regulamento da entidade para licença de clubes só exige apresentação de balanços, enquanto sistemas de fair play já estão implantados na Europa e na Ásia.

”O filme se repete. É só olhar para o passado para entender como será no futuro. O cara gasta com contratação e depois não tem como pagar salário. É como alguém que compra um carro e depois não consegue pagar IPVA”, contou Pedro Daniel, consultor da BDO Sports Management.

A Fenapaf (Federação Nacional de Atletas Profissionais) informou não ter recebido reclamações de atrasos salariais desses clubes. Nem houve denúncia à Apfut relacionado aos casos listados. A agência atua de acordo com denúncias ou com acompanhamento das contas.

* Colaboraram Bruno Braz, Samir Carvalho, Jeremias Werneck, Bernardo Gentile, Leo Burlá, Diego Salgado, do UOL

Reprodução: Rodrigo Mattos / Blog do Uol

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Minha pergunta sobre isso, oq tem haver com o Flamengo???...Noticia sem cabimento pra ser discutida aqui. Nossos problemas são de outras grandezas que aqui não cabe comentar.

    • Discordo , essa matéria serviu muito para discutirmos a situação do Flamengo , agora concordo que ilustrar a matéria com foto dos dirigentes do Flamengo sobre crise financeira não tem nada a haver.

  • Nada a ver aqui.... Flamengo não passa por crise financeira e econômica já há algum tempo..... SRN....

    • Voce tem razão, o Flamengo está muito melhor que a maioria. Mas não se esqueça que ainda temos uns 300 milhões em dividas, enquanto o Palmeiras vai zerar a deles esse ano.

      • Sim, ainda há dívidas a serem pagas.... Mas o Fla está sendo autossuficiente, enquanto o Palmeiras tem a Crefisa que pode abandoná-lo em algum momento.... E duvido que quando sair, não irá cobrar o que investiu..... SRN....

    • Apesar de não ser fã de Bandeira, reconheço que ele (não só ele, mas toda a equipe, inclusive os que estiveram com ele na primeira gestão) tem feito um bom trabalho nessa área.

  • Corinthians fechará com superávit??????????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    O time não paga nem a marmita kkkkkkkkkkkkkk

      • Essa é a fórmula que o Corinthians e a maioria dos clubes fazem para contornar os problemas de fluxo de caixa , atrasa pagamento a fornecedores , salários , impostos, etc ,acaba o campeonato vendem jogadores , recebem premiações e pagam o que estão devendo , isso quando conseguem. Já o Flamengo faz empréstimos bancários .

  • Isso quer dizer que a ilha da fantasia acabou, simples assim, dinheiro no futebol brasileiro da em árvore é ficção, mas uma hora a realidade aparece. Se fizer uma fiscalização criteriosa e rigorosa, não sobra quase ninguém, vão ver que não passa de uma "lavanderia".

  • O Flamengo já está se preparando para o ano de 19 que a grana da televisão só cairá em 20. Que será o início da nova regra das verbas televisivas. Ninguém está se preparando desde de já. As coisas vão piorar muito mais.

    • A maior parte das luvas já foi antecipada, e o contrato vai até 2024. A proxima diretoria vai precisar tirar mais dinheiro de outras fontes...

      • Ou seja, gastou o que tinha e mais alguma coisa, para no final das contas NADA.

      • 70 milhões antecipados , 30 milhões em 2019 e 20 milhões em 2021.

      • Isso, parte das luvas, enquanto os outros times já receberam todas as luvas que tinham para receber.

        Mas o que ele está falando é que pelo que saiu na imprensa, quando o atual contrato acabar e entrar em vigor o novo, a verba da TV só vai ser paga no final do ano, pois ela vai depender da colocação do time no brasileirão do ano vigente, então os times que não estiverem minimamente preparados vão passar o ano quebrados.

        • Entendi agora, obrigado por esclarecer. Recebemos adiantado uns 70% das luvas, mas ainda tem uns 7 anos até a proxima renovação, isso é muito relevante. O proximo presidente não terá muito mais de luvas, vai ter que buscar em outras fontes. O valor recorrente da TV sozinho não dá pra fechar a conta.

          • Só pra lembrar, nunca ganhamos luva antes, pois o contrato era maior. Agora o contrato tem pagamento próximo ao anterior e nada muda. (TV aberta+fechada+ internet +placa publicitária+...+..+..)
            O dinheiro foi usado para pagar as dívidas.
            Dívidas
            Dívidas
            Que deixaram por décadas no Mengão.

  • O QUE O FLAMENGO TEM A VER COM A CRISE NOS OUTROS CLUBES? ELES QUE SE DANEM!

    • Em 2015 todos tiveram ajuda nos descontos do Profut. Em 2016 todos receberam luvas de TV, o que inclusive inflacionou todo o mercado. Em 2017 o cinto apertou para todos, mas tivemos sorte de vender VJ por um valor inimaginável. Agora se não acontecer uma boa venda em 2018, a crise baterá a nossa porta também. E temos tudo a ver com a crise dos outros, ou voce acha que não afeta o Flamengo? Porque temos agora dificuldades de se desfazer dos perebas supervalorizados? Tem gente ai com mais 3 a 4 anos de contrato pesando em nossa folha...

        • Isso amigo, essa que queria ver! Só a CB será mais de 50 milhões. Também imagino que a renovação da Adidas e um novo patrocinio master pode render uma boa grana, se estivermos com a imagem em alta. Isso deve ficar pro proximo presidente.

          • A renovação com a Adidas ainda está longe mas deve render muito dinheiro , porque quando foi feito o contrato atual o clube estava com Pires na mão.

      • O orçamento do Flamengo só prevê 10 milhões em vendas de jogadores, então só se não conseguir esses 10 milhões é que vai complicar, ano passado tb fecharia tranquilo independente da venda de VJ, mas claro, após a venda dele, readequaram o orçamento já contando com essa "grana extra" e gastaram mais.

        • Amigo, nunca achei que tava descontrolado. Agora situação boa mesmo, só vou achar quando fecharmos um ano com caixa sobrando, e sem necessidade para mais empréstimos. Da uma olhada no balanço do Palmeiras e voce vai entender, eles vão zerar todas as dividas esse ano. Abs

  • O Flamengo teve Superavit de 150Mi em 2017. Desconsiderando as receitas não recorrentes (180Mi das vendas de Jorge e VJ), o resultado seria um deficit de 30Mi. Não se esquecer que em 2016 tivemos 120Mi de luvas de TV, mas o contrato é válido até 2024! E continuamos tomando emprestado a bancos, ou seja, a situação não é de milagre financeiro como pregam. Vamos rezar por outro milagre em 2017, vamos depender de receitas inesperadas de novo, para que não comprometam a próxima gestão!

      • Portal de transparência do clube tem todos os balanços financeiros, são documentos publicos e oficiais do Flamengo. Venho acompanhando há anos.

          • Vai no site oficial do clube, tem uma aba chamada portal de transparência. Lá voce encontra os balanços e orçamentos, é bom ler as notas técnicas para entender os detalhes. Abs

      • Boa pergunta, mas para entender bem, tem que conhecer um pouco de contabilidade. É computada integralmente no Balanço Patrimonial e reflete nesse Superavit de imediato. Já no Fluxo de Caixa só entra o que de fato já foi recebido, cerca de 100Mi.

    • o ultimo balanço q eu vi é de setembro... só temos empréstimos até 2018... todos estão sendo pagos normalmente, sem atraso... não existe caos financeiro... estamos na linha... mais um ano fechando no azul (balanço anual)...

      • Nunca falei em caos financeiro. Os emprestimos devem ser pagos até 2018, no curto prazo, isso é que compromete o fluxo de caixa. Por isso tomamos emprestimo ano passado, estão rolando as dividas. É claro que EBM está fazendo um bom trabalho nas finanças, estamos muito melhores que antes. Só estou chamando atenção que a situação não é tão boa quanto pregam, saimos da UTI mas ainda não tivemos alta. Ainda precisamos de uma boa venda em 2018.

        • Precisamos vender pq foi solicitado apenas 5 milhões pra aquisição de jogadores... o que não quer dizer q não teria mais grana...

          Flamengo fecharia positivo mesmo sem a venda do VJ...

          Acho que temos que aliviar a folha pq tem muito jogador que não cabe mais continuar presente no elenco do Flamengo...

          Com a saída do Vaz, Mureta, Caramujo e Gabriel... mesmo que o Flamengo pague 50% dos salários deles, vamos economizar 4 milhões em um ano...

          Com a saída do Conca e a não renovação do Ederson serão mais 6 milhões em um ano...

          *** Parece q vão renovar com o Ederson por 6 meses ***

          Até aqui são 10 milhões sem vender ninguém... E está longe de ser a barca que muitos pedem.

          • Boas observações. Só não adianta tapar o sol com a peneira. Sem o Profut em 2015, luvas de TV (que são um tipo de antecipação de receitas) e a venda inesperada e astronômica do VJ, a situação seria a mesma dos outros clubes, bem mais dificil. Tudo isso é receita não recorrente, é a armadilha que todo clube cai. No ano que não consegue vender e nem tem luvas, dá prejuizo. Concordo 100% com suas observações sobre a folha, cresceu muito em 2016-2107, e esse ano precisa ser enxugada, caso contrário precisamos de outra boa venda para fechar no azul. Abs

          • Mas se vc olhar o orçamento do início de 2016 e 2017 eles nunca incluem essas receitas, na verdade eles colocam sempre 10 milhões em vendas, que podem não ocorrer, e sempre fecha, mas a medida que essas receitas extras aparecem eles readéquam o orçamento e aumentam também as despesas.

          • o atual Flamengo é uma empresa (quase sempre)... temos ativos que não usamos mais... temos que nos desfazer deles pra adquirir novos ativos...

            Com a divida diminuindo os juros tb caem e com isso o Flamengo vai fazendo a roda gigante girar...

            A grosso modo o que o Flamengo fez foi renegociar as dividas que geravam penhora, assim o dinheiro passou a cair no caixa sem surpresa...

            O Andrés Sanchez ex presidente do Corinthians falou que é mole diminuir a divida pagando menos do que devia... mas acordo é assim... uns aceitam ganhar menos e receber na hora e outros querem receber o q acham que merecem e não fazem acordo... pra mim esse Andrés é um merdão safado e invejoso...

            Continuando...

            Com a grana pingando na conta, sem surpresa das penhoras, o Flamengo passou trocar dividas... Pegou empréstimos com juros menores e quitou empréstimos com juros maiores... Fora isso não deixou de pagar e parcelou as dividas em um parcelas que eram possíveis de se pagar... com isso não aumentou a bola de neve.

            As contratações não foram mais feitas com aquisição em parcela unica... a maioria foi feita de maneira parcelada e com isso não era necessário dispender um valor alto de uma hora pra outra...
            Isso tb fez as contas ficarem mais equilibradas...

            Mesmo sem casa propria o Flamengo sempre fecha o ano positivo e o ST mesmo com seus altos e baixos sempre tem aumentado ano a ano...

            A tendencia é continuarmos tendo um time competitivo que sempre vai beliscar uma Libertadores...

            Isso aumenta o faturamento...

            Com a mudança no estatuto acho complicado o Flamengo ter um presidente como tivemos no passado e ele conseguir afundar o Flamengo... o novo estatuto foi feito pra dificultar a vida do picareta ou amador...

            Com isso acredito que vamos sempre caminhar para um futuro melhor... a passos curtos... mas sempre andando pra frente...

          • Excelente. Tudo que pode ser feito na esfera financeira, tem sido feito. Agora só tem que fazer o futebol gastar de forma mais eficaz, o Marketing continuar crescendo e se livrar da divida bancária o mais cedo possivel. Outra boa venda esse ano iria ajudar muito. Abs

          • Acho que apenas o Lincoln tem potencia para sair por muita grana...
            Se tivermos muita sorte e o Guerrero arrebentar na Copa e renovar pra ser vendido e o Flamengo tirar uma trocado tb poderia ser uma boa...

            Fora isso n acho que o que tem sido oferecido pelo Vizeu compense vender... Eu nem sei os valores... mas n deve ser grandes coisas... vai vender pra comprar outro mais caro...

            Quem em tese tem mercado na Europa e pode gerar um trocado é o Trauco... mas não sei se tem doido pra levar...

            Se o Diego e o ER7 estivessem jogando o fino da bola... até acho que vender o Paquetá seria uma boa... mas do jeito que estão, espero que esse mlk fique por mais tempo.

            Pra mim o caminho é enxugar a folha de pagamento...

            Torcer pra receber a grana do Brocador...

            E torcer pro time q ta com o Cirino enlouquecer e comprar esse FDP pro Flamengo n pagar os 16 milhões... Pelo menos essa grana ja está separada.

          • Eu vi que a renovação de Ederson seria "simbolica". Agora o que ele quer dizer com simbólica? Kkkk

          • Pelo que entendi será renovado por 6 meses com um salario muito menor (simbolico). Seria uma ajuda da parte do Flamengo, pela gravidade do problema de saude. Daria tempo ao atleta de se recuperar e procurar outro clube.

      • O Balanço de fechamento de 2017 deve ser reportado nesse primeiro trimestre de 2018. Mas desde Outubro passado voce encontra as previsões no orçamento. Lá voce também encontra belos gráficos e notas explicativas que ajudam muito no entendimento. Abs

        • Tem muita coisa q eu consigo entender... e outras não...
          Mas com certeza a evolução na transparência financeira aumentou na gestão Bandeira

          • Eu também, algumas contas não tem os detalhes, da apenas para acompanhar a evolução. Está melhorando ano após ano, mas ainda não estamos livres das dividas passadas. A unica coisa que me assustou está na area juridica, tem 2 processos que ainda podem virar uma enorme despesa inesperada, como foi o caso Ronaldinho Gaucho. Espero que eles defendam melhor o clube desta vez, segundo as notas parece que temos maior chance de ganhar.

          • Eu tenho um brother q é conselheiro... vou pedir pra ele me falar sobre esses processos.

    • Meu camarada, vc está equivocado, e um dos equívocos é que a venda de VJ foi em maio/2017 e busca por outros jogadores como ER e Geuvânio ocorreu de agosto/2017 em diante.

      Só nisso vc percebe que o Flamengo sempre esteve com os pés no chão no quesito financeiro.

      Mesmo sem VJ o Flamengo fecharia no azul.

      • Concordo que a diretoria poderia tomar outras medidas para evitar um resultado vermelho, não tivesse vendido o VJ. Não gastar com ER7 seria uma possibilidade. Mas não há como negar, que sem a venda de VJ o resultado seria muito pior. O valor da venda de VJ foi 7 vezes maior ao gasto com ER7. Geuvanio foi emprestado, praticamente não afeta o resultado. Abre o olho amigo...

        • Embora contabilizado todo no ano passado, devido a uma técnica contábil válida, um terço da venda do VJ vai entrar em julho desse ano.
          O aumento de gasto foi realizado de acordo com o aumento das receitas. Não é mais objetivo do Flamengo obter superávit e sim fechar o ano no zero a zero. Esse é o objetivo de todo clube do futebol brasileiro.
          A diretoria trabalhou corretamente para mim e, agora o foco é a redução dos empréstimos, como começou a ocorrer ano passado.

          • Acho que foi feita a opção contábil de reportar o valor a presente de toda venda (pequena deflação a juros de mercado). A parcela que falta entra no Contas a Receber. Ou seja, esse Superavit de 150Mi leva em conta o total da venda. O que não leva ainda é o fluxo de caixa.

          • No grafico da divida bancária, da pra ver que está caindo em media uns 50 milhões por ano entre 2016 e 2017. Agora sem luvas de TV e sem venda de jogador vai ficar difcil continuar baixando tanto esse ano, até porque a folha cresceu. Mas se houver uma boa venda esse ano, acho que daria para zerar essa parte de divida bancaria. Seria um grande feito para EBM entregar o Flamengo apenas com a divida do Profut.

    • Os empréstimos não são feitos pra fechar o ano com superávit, e sim para ter fluxo de caixa operacional. Por exemplo, um contrato de patrocínio que a grana entra em Maio. Pra pagar os salários de janeiro, o clube ainda n tem a grana na mão, pois a receita só entra em maio, então o clube faz um emprestimo e paga esse empréstimo em Maio, quando a grana entrar. Tudo seguindo o planejamento do orçamento anual.

      • Sem duvida, nunca disse que emprestimo afetou o resultado. Claro que a divida está caindo aos poucos, mas os emprestimos de hoje são tambem usados para rolar dividas do ano passado. Em nenhum momento dos ultimos 5 anos tivemos divida bancária zerada. Por sinal, a divida bancária subiu entre 2013 e 2015, e só voltou a cair em 2016. Portanto, não é meramente para regular fluxo de caixa por poucos meses. Da uma olhada no grafico abaixo.

        https://uploads.disquscdn.com/images/f90132d036e7cb91c64dc47a55534b31a45d0561aed2993c0bb68927971086ee.jpg

        • Sim, lembro que em alguns momentos foi necessário fazer empréstimo para pagar dívidas fiscais para manter as CNDs, por isso subiu, mas com o PROFUT não foi mais necessário fazer isso.

          • Também lembro disso lá no inicio. Alem disso, já tomaram para pagamento de acordos judiciais e trabalhistas, e quitação de dividas antigas com juros mais altos. Não tenho duvida que tudo que foi feito foi bom pras finanças, e nada está sendo feito às escondidas, tudo está reportado, sei que não há má fé. Só estou dizendo que a situação financeira ainda não é tão confortável. Tem que ter cuidado com possiveis perdas inesperadas também, como foi no caso Ronaldinho Gaucho, e outros 2 processos fiscais que estão reportados nos relatórios. A divida bancária poderia ser finalmente zerada esse ano, mas com essa folha alta e necessidade de contratar vai ser dificil. Obrigado pelos bons comentários. Abs

          • Concordo, a situação ainda não é boa o suficiente, mas a imprensa faz oba oba e boa parte da torcida vai junto, acham que o Flamengo está nadando em dinheiro.

    • Essa conta não é tão simples assim , a própria venda gera custos , então segundo o clube sem a venda de VJ o superávit seria de 25 milhões. Na realidade seria menor do que isso já que se lançou em 2017 o valor total da compra , enquanto que as despesas parte ficou para 2018.

    • Mas se não houvesse as vendas de VJ e nem de Jorge, não haveria as contratações de Everton Ribeiro, empréstimo de Geuvanio, etc. então não teria problema. O Flamengo sempre tem feito o orçamento prevendo apenas 10 milhões em vendas de jogadores, o que é um percentual muito pequeno no montante total.

      • Sempre fechamos o ano com pouco dinheiro em caixa, e normalmente começamos já tomando emprestado. Quase tudo que entra é gasto, incluindo uns 50 milhões de despesas financeiras (juros), que ainda arcamos todo ano. Enquanto o Balanço Patrimonial avança e dividas são pagas, não há alivio no fluxo de caixa. A situação vai ficar realmente boa quando as dividas bancárias foram zeradas, e fecharmos um ano com um caixa robusto e sem necessidade de mais empréstimos.

    • Esta corretíssimo na sua afirmação. Flamengo está dessa forma

  • Nós só temos superávit! Tudo bem que essa grana vai ser mal gasta pra pagar o salário de perebas de contrato longo, fora a turma que vive no Departamento Médico. Mas quem disse que a diretoria se importa?

    • Antes não tinha nem a grana para pagar o salário dos perebas e a dívida ficava para as próximas gestões, então isso é uma evolução!

  • O Flamengo tem a melhor forma administrativa esportiva no âmbito de clube/futebol. Os prêmios comprovam isso!
    A diretoria sempre disse que estava com alta dívida e ainda informam Isso, sendo que agora através de possibilidades ao qual o profut faz, consegue investir mais no clube/futebol.
    Se alguém acha que o Mengão está bem das finanças, está correto, pois hoje está com as dívidas controladas, com seus parcelamentos adequados à realidade financeira do clube. Caso consiga manter essa administração financeira o prognóstico é que em poucos anos teremos uma dívida pífia. Sendo assim possível começar o ano sem empréstimos e com dinheiro em caixa pra realizar o necessário logo no início de temporada, não necessitando à espera de crédito patrocinado.

Notícias recentes

Borussia Dortmund manda recado para Flamengo em rede social antes do Super Mundial de Clubes

Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…

17/11/2024

Ex-Flamengo deve comandar projeto bilionário da Portuguesa

Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…

17/11/2024

Jogador equatoriano rasga elogios a atacante do Flamengo

Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…

17/11/2024

David Luiz ‘cobra’ Wesley antes de treino do Flamengo; veja vídeo

David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…

17/11/2024

Vasco é convencido a deixar Liga Forte e deve migrar para Libra, liderada pelo Flamengo

Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…

17/11/2024

Flamengo tem apenas 2 jogos como mandante na reta final do Campeonato Brasileiro

Atualmente na quarta posição do Brasileirão, Flamengo enfrenta apenas Internacional e Vitória como mandante O…

17/11/2024