A temporada ainda está em seu início, mas o futebol brasileiro já está a todo vapor. Entre contratações, demissões, triunfos e tropeços, o retrato da Série A em 2017 já se vê razoavelmente alterado.
É bem verdade que é difícil traçar um parâmetro uniforme de comparação, já que o nível dos adversários que cada um dos 20 clubes da primeira divisão nacional enfrentou até aqui na temporada é muito variável. Ainda assim, para efeito de curiosidade, simulamos como estaria a classificação do Brasileirão de acordo com o aproveitamento de pontos atual dos clubes da Série A.
O Palmeiras seria o campeão, seguido de perto por Cruzeiro e Flamengo. Vitória, Ceará e América-MG completariam a zona de classificação à Libertadores. Já a zona da degola seria formada por Atlético-MG, Botafogo, Paraná e Grêmio.
Para efeito de comparação, fizemos esse mesmo exercício no último ano logo antes da primeira rodada do Brasileirão. A taxa de acerto em relação ao resultado final do campeonato foi pífio: apenas um (Cruzeiro) dos cinco primeiro colocados do ranking realmente chegou no pelotão de frente da Série A. O campeão Corinthians tinha apenas o 7° aproveitamento entre os clubes da Série A antes do Brasileirão começar, mesmo tendo sido campeão paulista.
Se a “bola de cristal” falhou na parte da frente, o mesmo não aconteceu em relação ao Z4. Três dos quatro clubes com pior aproveitamento antes do campeonato nacional acabaram rebaixados ao final da competição. Apenas o Atlético-PR, que na época tinha o pior índice entre todos os 20 clubes (43,2% de aproveitamento), conseguiu se salvar no final do ano.
Reprodução: Esporte Interativo
Vasco saiu na frente, mas o Flamengo empatou com um golaço de Lucas Vieira O…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…
Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 17 de novembro O calendário do futebol nacional…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Gabigol pretende cumprir acordo com Cruzeiro mesmo que Flamengo ofereça mais três ou quatro anos…
Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…
Ver comentários
Esse Everton R. é ótimo garoto mas só fala o que todo mundo quer ouvir.
Eu quero que a minha língua queime e torço pelo sucesso, que este ano possamos ser campeões de 2, 3 ou mais competições, mas se os mpresários contiuarem se metendo no trablho de campo, querendo seus objetos perebas em campo a todo custo! VJ, Ronaldo e Paquetá já tem que serem titulares!
Esse ano a gente leva o Brasileirão, o time está confiante, maduro, é o melhor elenco do Brasil, e isso aqui é Flamengo, com o Flamengo forte, ninguém se atreve a entrar na frente.
"Para efeito de comparação, fizemos esse mesmo exercício no último ano
logo antes da primeira rodada do Brasileirão. A taxa de acerto em
relação ao resultado final do campeonato foi pífio"
E ainda fazem de novo...
Só pode ser falta do que fazer uma matéria dessa. Campeonato Brasileiro são outros 500. PQP. SRN.
A falta de assunto faz a pessoa fazer cada matéria sem sentido.
Que texto bost.... Oque isso quer dizer ???.. PORR.. NENHUMA...
Esse ano brigaremos na parte de cima da tabela novamente. 3o ano consecutivo. Acho que isso não acontece há mais de 20 anos
Isso será todo ano agora!
Que comparação idiota! Vocês não têm nada pra escrever? Ficam aí fazendo matérias idiotas aja paciência.
Concordo
Matéria idiota que pessoas como você param para ler...
Pois é... Mas um ótimo aproveitamento em SP ou RJ (ainda) é diferente de um ótimo aproveitamento em PE.