Notícias

GE: “Carência financeira e de mercado une rivais Fla e Flu por futuro de Dourado”

Futebol é dinâmico. O clichê ajuda – e muito – a entender as idas e vindas que levaram Henrique Dourado ao Flamengo. O anúncio é questão de tempo. Melhor, questão de uma assinatura: a de Pedro Abad para rescisão do atacante, que já tem a papelada redigida pelo Rubro-Negro. Capítulo final de uma novela que começou no Rio, foi a São Paulo, passou pela Turquia e por Udines até ser concluída.

O Flamengo queria Love. Perdeu. O Corinthians queria Dourado. Perdeu. O Fluminense precisa de dinheiro. Ganhou. Basicamente, essa é a equação que leva o Ceifador à Gávea. Diante de um mercado escasso, o Rubro-Negro olhou para o vizinho, que não desejava a liberação, mas se viu sem alternativa com o recuo do Timão e a necessidade de fazer caixa. Assim – finalmente – as pontas se fecharam.

A proposta inicial

A primeira investida foi pouco depois da virada do ano. Após mapear o mercado em busca de um 9 para suprir a ausência de Guerrero, o Flamengo enviou uma proposta para o Fluminense para contar com o atacante. Naquele momento, o Tricolor já tinha em mãos a oferta do Corinthians.

As duas foram consideradas similares, e o Fluminense deixou claro que não havia intenção alguma de negociar o único nome de peso que restava em seu elenco justo com o maior rival. Na época, Dourado também via de melhor tom não trocar as Laranjeiras pela Gávea.

Com a oferta recusada, Dourado então ficou próximo de um acerto com o Corinthians. O atual campeão brasileiro perdeu Jô para o futebol japonês e também precisava de um nome para a posição. Com a negativa, o Rubro-Negro passou a voltar seus esforços para repatriar Vágner Love.

Foto: Vipcomm/Divulgação

Missão Love falha

A missão Love, no entanto, não foi bem sucedida. O Alanyaspor não aceitou a oferta do Flamengo e, posteriormente, negociou o atacante com o Besiktas, também do futebol turco. Com isso, o nome de Henrique Dourado voltou com força ao Flamengo.

O Ceifador, ainda nos Estados Unidos, local da pré-temporada tricolor, revelou o desejo de mudar de ares. Publicamente, em entrevista, e em conversa com o treinador. Abel, então, disse ter a intenção de tirá-lo do time. Se atuasse pelo Flu no Carioca, não poderia defender o Rubro-Negro na mesma competição.

O desfecho positivo iminente é fruto de uma junção de fatores

  1. Sem Love e com a temporada em andamento, o Flamengo não enxergava muitas opções para resolver a questão. O mercado não oferece atualmente um leque de centroavantes e o mapeamento do clube não funcionou.
  2. Além disso, o Rubro-Negro já estava tratando uma venda do atacante Felipe Vizeu. Ele assinará contrato com a Udinesse por cinco anos, mas fica no Flamengo até junho. Guerrero pode ter a pena anulada em fevereiro, mas está suspenso até maio.
  3. O Fluminense, por sua vez, via sua crise financeira sem precedentes atingir novos níveis, inclusive com bloqueio de receitas pela Justiça. O clube só aceitou vender o seu atacante justamente para o Flamengo porque somente o rival apresentou uma oferta oficial perto do valor da multa. O Tricolor deve receber 2 milhões de euros (R$ 7,8 milhões).
  4. O clube das Laranjeiras ainda teve um trauma recente envolvendo um nome de peso de seu elenco. Gustavo Scarpa acionou o clube na Justiça e conseguiu o direito de assinar com o Palmeiras por conta de dívidas. Havia um temor nas Laranjeiras de que a história pudesse se repetir.
  5. Para completar, o Corinthians, que era outro interessado no camisa 9 tricolor, recuou nas últimas semanas. O negócio ficou em suspenso dada a eleição presidencial do dia 3 de fevereiro. A situação deixou Dourado e seu staff em alerta.
Andamento do negócio
Empresário de Dourado veio ao Rio de Janeiro na semana passada para receber a oferta do Flamengo e, principalmente, conversar com o Fluminense.

O GloboEsporte.com noticiou a nova ofensiva rubro-negra na última quinta-feira. Horas antes, o Tricolor mantinha o discurso de que negociar seu atacante com o Flamengo estava fora de cogitação. Foi ao receber a proposta concreta do Rubro-Negro que o cenário modificou.

Foto: Nelson Perez/Fluminense FC

Os moldes

Os valores que serão pagos pelo atacante giram em torno de 3 milhões de euros (R$ 11,8 milhões) – divididos entre o rival das Laranjeiras, que vendeu seus 50%, e o Mirassol, dono do restante, mas que vai permanecer com 25% do centroavante.

Dourado ainda receberá salário, luvas e bonificações acima do que o proposto no começo do ano pelo Corinthians.

Reprodução: Globo Esporte

- Coluna do Fla -

Ver comentários

  • Acho que poderia usar o Rafael Vaz de atacante, uma vez ele entrou no Vasco assim e foi bem .

  • O mais importante a gente não é informado, o Vaz vai como descompensação para o Flu?

    • Parece que vai. Tinha uma negociação pelo lateral Léo do Fla tb.

  • No final ficou bom pra todo mundo, Flu respira e o Flamengo consegue um atacante com presença de área.

  • Não entendo porque toda negociação do flamengo vira uma novela se pagasse mais ao Vagner love os turcos aceitavam agora tirar o fluminense da merda tinha que afunda lo mais ainda essa diretoria incompetente que so compra jogador caro depois e uma merda pra vender não sabe negociar ve se o corintians quis sobrou para o flamengo o time so sabe ressucitar jogador que tá na merda e a diretoria só quer comprar jogador caro que ninguem mais quer

    • O Love é mais velho e mais caro. Talvez os turcos tenham dificultado pro Flamengo também. As negociações do Flamengo são complicadas porque é como se o dono de uma concessionária (Flamengo) estivesse querendo comprar seu carro que você não quer vender. É claro que você vai cobrar caro. Por isso acho que esses caras responsáveis pelas negociações no Flamengo são muito bons no que fazem.

    • Tu leu a merda da reportagem? Tu sabe ler e interpretar as coisas? Por que está falando merda aí? Pqp

  • A grande contratação de 2018 seria a saída do Vaz. Com sinceridade, se eu tivesse poder de decidir, rescindia o contrato do Vaz, ainda que tivesseque pagar multa. Daqui a pouco um zagueiro se machuca, e lá está o Vaz de novo, entregando gols aos adversários...

    • Vaz e muito bom cara sabe sair jogando e canhoto forte so nao ta em boa fase

      • concordo!unico defeito dele é se achar mais do que é,e suas inresponsabildades!

        • Concordo! Se ele jogasse o feijão com arroz dele, daria pra pelo menos ficar no banco

      • O problema do Vaz é a cabeça de cocô que ele tem.

        Todo time quer um.zaguero canhoto mas.o cara em uma cabeça muito fraca

      • Pois é, 2016 ele foi bem, quando chegou no vice tinha vascaido dizendo que ele ia chegar à seleção, mas se mostrou fraco mentalmente, pra não dizer burro mesmo. Não fosse isso poderia continuar no clube.

      • Leva para casa, veio. Vc é flamenguista mesmo? Rs
        Ele é muito fraco e ninguém quer.

  • Quero ver se o flamengo estivesse na merda se o fluminense iria comprar jogadores nosso caro que ia pechinchar ate vender torcedores de outros clube quer mais que o flamengo se dane

  • Foi bom o investimento, se HD continuar nessa boa fase, ainda podemos conseguir uma transferência para Europa ou China e lucrarmos com a venda, temos um contrato longo e ele ainda tem idade para o Mercado.
    Gostaria só de saber qual será o salário e as luvas dele, para ter noção do custo benefício.

  • Quem diria heim Mengão poderoso e Rico ajudou fluminense quitar salários atrasados Abel confirmou ontem após jogo q diretoria cumpriu o qprometeuBandeira de Melo vacilou com.gustavo Scarpa era pra ter feito negócio com o flu é o cara foi pro porco q já tem um time ótimo.faltou diálogo era pro Flamengo ter contratado Scarpa deu muito mole...com a grana q temos sim (2018 veio esse papo de 15 milhões pra investir)era pra ter negociado com foi diretamente...valia investir em Scarpa foi o maior mole do Bandeira

    • O problema é que o Foi fez jogo duro até o último minuto, vimos na matéria que o próprio Dourado foi vendido a contragosto. Sem dúvidas a pedida pelo Scarpa era bem mais alta.

    • Pra que o Scarpa? Na posiçao dele o elenco ta lotado. Iria vir so pra receber salario. E ele nem é esse jogador todo q a midia fala, nem vai ter espaço no palmeiras.

  • Esse jogador pode surpreender. Vai que tem a bunda virada pra Lua e faz historia na Liberta.

  • Resumo: Henrique Dourado é o melhor Centroavante do Brasil, no momento ( valor ok, tem 28 anos)! Prefiro trazer ele do Love e Fred ( jogadores velhos, caros e algumas vezes problemáticos), lembrando que Dourado ganha menos q esses dois. Os jogadores sul americanos, que não são apostas, q custam menos de 12 milhões de reais, e q tem menos de 30 anos, são inferiores ao Dourado: Jhonatan Alvez, Churín, Gigliotti, Blandi é Palácios. Resumindo, que venha o Ceifador, que faça muitos gols, jogue com raça e terá meu apoio.

    Obs: Flamengo vendeu o Vizeu, por uma quentinha e um Guaravita, to puto!!!!!!!!!!

    Obs2: tem que se livrar do Guerrero.

Notícias recentes

Escalação do Flamengo: Filipe Luís ‘faz mistério’ e tem dúvidas sobre time titular que enfrenta o Fortaleza

Filipe Luís testou formações diferentes nos últimos treinos e não deu muitas pistas do time…

26/11/2024

IA crava resultado de jogo entre Flamengo e Fortaleza, pelo Brasileirão

Inteligência artificial deu palpite para jogo do Flamengo contra o Fortaleza, na 35ª rodada do…

26/11/2024

Fortaleza faz pedido inusitado aos torcedores antes de jogo contra o Flamengo

Fortaleza utilizou as redes sociais para comunicar a decisão O Flamengo entra em campo nesta…

26/11/2024

Braz interrompe programa e rebate presidente do Corinthians sobre ‘novela Hugo Souza’

Vice presidente de futebol do Flamengo explicou por que o clube rubro-negro não aceita garantia…

26/11/2024

Ex-capitão do Flamengo é anunciado por time da 3ª divisão do Brasileirão

Zagueiro Wallace Reis, de 36 anos, jogará no Londrina-PR Campeão da Copa do Brasil em…

26/11/2024

7 desfalques, 6 pendurados e 8 reforços: veja como Flamengo chega para jogo contra o Fortaleza hoje

Flamengo enfrenta o Fortaleza em jogo válido pela 35ª rodada do Brasileirão O Flamengo entra…

26/11/2024