Notícias

Kleber Leite: “As polêmicas de segunda… feira”

Compartilhe

A primeira, diz respeito ao esquema tático adotado por Carpegiani, que vem abrindo mão de escalar um segundo volante, para com isto ter um meio de campo mais criativo.

Sempre fui de opinião de que a escalação de um time está sempre ligada ao adversário que estará pela frente. Como até agora, os adversários que o Flamengo jogou eram tecnicamente bem inferiores, a opção de Carpegiani tem sido coerente com esta linha de raciocínio, além de corajosa, pois embora me parecendo algo óbvio, por “medida de segurança”, a maioria dos treinadores têm preferido não arriscar.

Imagino eu que, quando o time adversário for parelho, Carpegiani saberá reconhecer e, readequar o seu time á realidade que se apresenta.

O maior problema é esta suspensão de dois jogos na Copa Libertadores imposta a Cuellar, fato que obrigará o nosso treinador a sacar um coelho da cartola. A escalação do nosso time, para o jogo contra o River, deve estar tirando o sono de Carpegiani.

O segundo tema diz respeito a Vinícius Junior. Ontem, mais uma vez, foi ele decisivo. Há quem entenda que Vinícius deva ser titular, de maneira imediata e, há quem defenda a tese de que, entrando no decorrer dos jogos e, em consequência, com os marcadores já cansados, o rendimento dele é potencializado.

Respeito todas as opiniões, mas se o segundo argumento – o de entrar durante o jogo – fosse abraçado pelos treinadores, jogadores decisivos, como Pelé, Garrincha, Zico e, por aí vai, teriam sido eternos reservas…

Além disso, há um contra argumento irrefutável. Um jogo de futebol tem 90 minutos, mais os acréscimos. Se um jogador, dos 90 minutos, só joga 30, claro que terá muito menos tempo para contribuir com a vitória do seu time. Isto é matemática.

Os nossos jogadores do meio de criação – Paquetá, Éverton Ribeiro, Éverton e Diego – são competentes no que lhes compete fazer, porém e, é natural, que na hora H, ou seja, quando precisam ser ATACANTES AGUDOS, não sejam tão bons, o que é compreensível, até porque, ninguém é bom em tudo. Como toda regra, há exceções, como já comprovaram Pelé, Zico, Messi e Maradona.

Hoje, não temos força de ataque. O Ceifador nem sempre ceifa… Vinícius Junior, apesar da pouca experiência, é a nossa possibilidade de ter um mínimo de força no ataque, pois nasceu pra isso. É agudo, não tem medo de partir pra cima do adversário e gosta de fazer gol.
Será tão difícil ver isto?

Reprodução: Kleber Leite

Notícias recentes

  • Notícias

SAIU! Flamengo e Corinthians divulgam escalação para jogo do Brasileirão hoje

Flamengo e Corinthians disputam a 27ª rodada do Brasileirão O Flamengo volta a campo neste…

13/09/2026
  • Destaque

A má fase do Corinthians no Brasileirão antes de jogo contra o Flamengo

Time paulista vive crise na competição nacional antes do clássico deste domingo (13) Adversário do…

13/09/2026
  • Destaque

Flamengo recusa proposta do América por empréstimo de Saúl

Qual foi a proposta do América (MEX) por Saúl, do Flamengo? A segunda janela de…

13/09/2026
  • Destaque

Bruno Fuchs admite torcida do Palmeiras por vitória do Corinthians em jogo contra o Flamengo

Bruno Fuchs afirmou que o Palmeiras torce por tropeço do Flamengo O Palmeiras venceu o…

13/09/2026
  • Destaque

Flamengo e Corinthians preparam times mistos para jogo do Brasileirão; veja prováveis escalações

Corinthians e Flamengo disputam as quartas de final da Libertadores Flamengo e Corinthians seguem vivos…

13/09/2026
  • Desfalques

Os desfalques e pendurados de Flamengo e Corinthians para jogo do Brasileirão

Como Flamengo e Corinthians chegam para jogo do Brasileirão? Flamengo e Corinthians se enfrentam neste…

13/09/2026