Notícias

Após reclamações de cansaço, Flamengo revê planejamento e espera dar mais ritmo aos titulares, segundo Extra

O Flamengo criou um planejamento no início da pré-temporada e seguiu à risca. Estava no plano poupar, treinar, para poder focar na Copa Conmebol Libertadores. No entanto, a estreia frustrante contra o River Plate, da Argentina, mostrou que a equipe principal precisava ter entrado em campo mais vezes. Tanto que o técnico Paulo César Carpegiani transferiu a responsabilidade do empate ao cansaço de alguns atletas e ao conjunto pouco afinado. Inclusive, o treinador chegou a questionar e lamentar não poder usar alguns jogadores no Fla-Flu, devido a desgastante viagem para Cuiabá, o que fez com que pairasse uma dúvida em cima do que fora planejado. Agora, para o clássico contra o Botafogo, pela Taça Rio, no próximo sábado (03), Carpegiani pensava em poupar os titulares, contudo, mudou de ideia e deve usar o que tiver de melhor à disposição.

Os números de partidas dos titulares mostram que houve até um equilíbrio de atuações desde a reapresentação, dia 14 de janeiro. O que não houve foi repetição do time. Dos dez jogos até aqui em 2018, a escalação mais próxima da usada contra o River foi frente ao Botafogo, na semifinal da Taça Guanabara. Na ocasião, Cesar e Cuéllar ainda jogaram. Grande parte dos titulares também entraram em campo diante de Madureira e Nova Iguaçu. No mais, formações alternativas foram lançadas com o objetivo de preservar as principais peças em pré-temporada. Tirando Renê, com oito jogos, Paquetá e Jonas, com sete, e Everton Ribeiro, com seis, nenhum titular fez mais da metade das partidas. Os que menos jogaram foram Diego Alves e Juan, três atuações cada. Rever e Dourado atuaram em quatro. Everton, que saiu por cansaço, em cinco, assim como Pará e Diego.

Questionado se a estratégia de preservar os principais atletas era realmente a correta, o médico do Flamengo, Márcio Tannure, sustentou que a ideia era sim dar tempo de treino na pré-temporada aos jogadores que se apresentaram depois. E que, por isso, a performance ideal só será alcançada depois de mais alguns jogos.

Não foi o fato de terem chegado mais tarde, e sim que todo atleta requer um tempo para chegar no ápice de performance. Este índice demora de três a quatro meses para ser alcançado após o início da temporada. Então, claro que eles não se encontram ainda no melhor de suas performances, no ápice – avaliou o chefe do Centro de Excelência em Performance.

Tannure, contudo, garante que o nível físico dos jogadores é bom. As saídas de Everton e Jonas cansados foram consideradas circunstanciais, pois a dupla normalmente se desdobra mais em campo. O ritmo e jogo, ele admite, requer mais partidas realmente.

Demora um pouco para chegar na curva máxima de performance. E não foram poupados em muitos jogos, como dizem. Estavam em pré-temporada ainda, justamente por terem se apresentado depois e, por isso, não jogaram o início do Estadual. Única partida em que foram poupados foi contra o Fluminense – reforçou o médico.

A equipe se reapresentou na quinta-feira (01) e os jogadores reservas participaram de um jogo treino contra o Resende Esporte Clube. A movimentação foi vencida pela equipe rubro-negra por 2 a 0. Agora, o time visa o confronto do próximo sábado e espera se reabilitar, pois, nos dois últimos jogos o Mais Querido empatou um, contra o River Plate, e perdeu outro, contra o Fluminense.

Ver comentários

  • Com certeza a dupla cansa mais, pois tem que correr pelos sombras DR e ER.

  • Até quando o flamengo será essa fábrica de desculpas? A incompetência já virou algo institucionalizado na "grande repartição pública Flamengo". Não precisa ser um gênio pra entender que um time titular com os laterais que temos e no banco Rômulo e Arão (que não jogava desde o ano passado) daria alguma M3rda!

  • A verdade é que salvo algumas raras exceções esse nosso time quase todo é uma merda ! Um bando de morto vivo...
    Os caras tem uma estrutura excelente! Se alimentam bem, dormem bem, e hidromassagem, E viagem de avião...
    E esses caras vem falar de cansaço?!?! Ta de brincadeira né????

    • Infelizmente o problema é que mesmo sendo jogadores renomados, não dá liga esse time. Então não adianta insistir, precisa investir em jogadores que tem DNA Rubro Negro. SRN

      • E o que seriam jogadores com DNA rubro negro em meio a profissionalização do futebol, que virou negócio?

  • O pior é ouvir que o Renê marca melhor que o trauco, que o arão e e meio campista que sabe sair jogando e que o nossos meias ofensivo sabe tocar a bola entre si.

  • Tem gente falando tanta merda nos comentários.. só comprova que não leram a matéria.

  • Pessoal,
    Sempre se falou muito que em SP os times treinam mais do que no Rio.
    Seria interessante que algum jornalista fizesse um levantamento sério sobre essa assertiva.
    Acredito que ritmo de jogo se ganhe jogando, mas a preparação física base do Flamengo caiu desde a campanha de 2016 onde jogou quase sempre fora e teve um índice muito baixo de problemas físicos e médicos.

    SRN

    • Curiosamente, a queda de preparação física veio depois que Runco e seu filho saíram do corpo médico do clube. Em 2016 o time jogava de maneira itinerante, e foi plausível a queda física no final do Brasileiro daquele ano. Em 2017, apesar de dessa vez jogarem no Maracanã e na Ilha do Urubu a maioria das partidas em casa, aconteceu a mesma coisa.

      • Vinícius,

        Só para apimentar um pouco mais a resenha, sabendo-se que a Libertadores começaria no dia 28 de fevereiro, tendo na sua estreia, em tese, o adversário mais forte como adversário, que o time dito titular só se reapresentaria no dia 13 de janeiro e que no meio do ano teremos uma parada por conta da Copa do Mundo, não é meio estranho se montar um planejamento que demande 4 meses para atingir o seu ápice?

        SRN

  • Quando se poupam os titulares: alegam cansaço;

    Quando jogam a maioria dos jogos: desgaste físico.

    Até quando ouviremos desculpas?

  • Continuo dizendo que, se quiser ser campeão desse torneio, o Flamengo não pode se impressionar com tanta coisa, e ter mais coragem, tanto jogadores quanto o treinador. Tem é que se preparar tatica, fisica e psicologicamente pra isso, fazer o dever de casa quando jogar no Rio e fazer pontos fora de casa, de preferência 3. Se aceita ser pressionado pelo adversário em casa, o que não acontecerá quando jogar na casa dele? Isso estimula até caneludos do porte de Lucas Pratto dizer que o Flamengo "não tem pegada". Tendo jogadores que fazem a diferença no contra-ataque, como Vinícius Jr., e com 3 meias de ligação (Paquetá, Diego e Éverton Ribeiro) para abastecê-lo de lançamentos nas costas dos zagueiros, decide adotar uma postura defensiva inexplicável, jogando em casa, çcolocando Arão-Sem-Sangue-E-Sem-Ritmo pra segurar resultado mínimo. Partia pra cima, mantinha o River sob controle, fazia o terceiro gol, ficava tranquilo e, aí sim, entrava com 1.500.000 volantes e/ou zagueiros. Colocava até o Bandeira e o Caetano em campo. Cansou Jonas? Tudo bem, entrou Rômulo...mas cansou Éverton? Tinha que entrar com uma opção de ataque, ou corria o risco de trazer o River pro próprio campo, o que realmente ocorreu. Depois de 2 chances claras de gol dentro da área, o nosso "goleiro de seleção", tbm sem ritmo, aceita um peteleco defensável da intermediária. Não seria muito melhor manter o River em seu próprio campo?
    Agora não dá mais pra "enganar" jogando fora de casa, e dizer que "a derrota foi um bom resultado". Chega disso!  Se quer ganhar a Libertadores, tem que ter mais coragem, postura vencedora e humildade, para reconhecer os erros e corrigí-los. A torcida tem que cobrar sim. Não aguenta pressão? Arranja um emprego de manicure. Afinal, todo mundo ali ganha mais de 100mil por mês, come todo dia, dorme em cama macia e vão passar férias nas ilhas gregas. Chega de burocracia! Não podemos ver o mesmo filme sempre. Algo tem que mudar, e logo. Lembrem-se que o que pra vcs não passa de uma profissão bem remunerada, pra nós é PAIXÃO.

  • Pütz!!! Nunca li tanta asneira nos comentários... a matéria é bem clara... fala sobre falta de jogos do time principal, não fala em cansaço... aí vem um bando de recalcados mal amados falar mal de coisas que pouco entendem... estou certo da classificação do time na Libertadores, o time não é perfeito mas certamente vai reagir...

      • Cansadinho é gentileza sua...aqueles famosos pulinhos pra trás são demais....agora o pior de tudo é a falta de capacidade técnica de jogadores caros, em não conseguir ao menos dominar a bolar e trocar passes sem maltratar a pelota....decepcionante, perder ou ganhar faz parte, agora presenciar o que vimos quarta feira é de uma falta de respeito tamanha!

  • Quando perde é cansaço, sempre assim, aliás, já repararam que quando o time fica sem jogar na véspera, corre menos ainda, não dá pra entender, é muita desculpa, as últimas 2 partidas do Flamengo, até mesmo contra o Fluminense foram horrorosas e ao invés de ficarem com desculpa de cansaço e arbitragem porque não se concentram em para de fazer papelão em campo, acredito que o que a torcida pede é o mínimo de condição técnica em campo pelo que a maioria desses jogadores ganham, Everton Ribeiro parece um jogador de várzea, não preciso citar o resto, o melhor da equipe, Lucas Paquetá, caiu de rendimento nas últimas duas partidas, assim Diego foi na minha opinião o mais "lúcido" da equipe, mesmo errando e carregando demais a bola, é irritante ver o time jogar mal, agora é pior vê-los saindo de campo dizendo que fizeram boa partida e que o culpado foi o árbitro, ou no pós jogo, o cansaço, criem vergonha na cara!

    • Verdade, o time é uma merda, a diretoria também, a comissão técnica é horrorosa, enfim , está tudo errado... necessitamos urgentemente do Kleber Leite ou Patricia Amorim.... muito fácil criticar após um empate ...

      • Acho que só você enxergou Kleber Leite ou Patricia Amorim, ou talvez criticou a gestão do clube, estou tecendo criticas a apatia da equipe e principalmente as declarações de conformismos e transferência de responsabilidade, ninguém aqui só critica quando perde, estão lhe pagando por um acaso para assinar os comentários pobres de que, a arbitragem é culpada pelo mal futebol, ou o time que descansou na rodada anterior estava cansado nessa, quem explica parceiro, contraditoriamente falam isso sempre e você como "torcedor" deve assinar em baixo!

        • Não assino em baixo de nada... apenas acho que as críticas são precoces... a Libertadores é traumática pra nós, a pressão sobre o grupo é enorme... precisamos ganhar confiança, e estas críticas precoces não ajudam em nada... tenho convicção de que um bom resultado fora nos coloca nos trilhos... a torcida precisa ajudar... não dá pra fazer um novo time agora... dos onze que enfrentaram o San Lorenzo, apenas três eram os mesmos... temos que apoiar... se não se classificar, caíam matando...