– Fala sério, pô! Dourado é maior perna de pau! Não consegue dar um passe de 3m – Disse o motorista de óculos escuros e toalhão do Flamengo às costas.
– Tá zoando, né? O cara mete gol! Ainda deu uma assistência. O Guerrero não coloca uma na caixa – respondeu um sujeito magro e careca.
– Deve ser brincadeira. O carioca tá acabando e o Dourado só tem três gols. O Guerrero foi o artilheiro com 10 ano passado. E só um deles era de pênalti, hein – interviu o motorista.
– Importante é fazer gol. Vamo vê no brasileiro. O teu atacante não fazia de pênalti porque não sabe bater – concluiu o careca.
– Quê que é mais fácil? Pênalti ou falta? Fala aí, amigo – o motorista tentando me colocar na discussão… Apenas ri e passei a roleta. Quem pega ônibus lotado conhece alguns macetes para ficar nos lugares mais prováveis de descer alguém e poder conseguir o sonho do assento próprio. Ou pelo menos até a descida. A discussão continuou, no entanto.
Olá, coleguinhas de Coluna do Flamengo, foi assim que começou o meu dia ontem ao entrar no ônibus para ir rumo ao trabalho. De fato, é o assunto que permeia os comentários dos rubro-negros pelo Rio de Janeiro afora.
Sabe que, no fundo para uma discussão de ônibus, os comentários eram bastante embasados e traziam algumas estatísticas neles. Dá para a gente discutir de maneira interessante.
Primeira acusação: “Dourado é perna de pau”. Essa é fácil. O jogador é mesmo um limitado, mas não começou a ser limitado hoje. Era limitado no coritiba, no palmeiras, no fluminense ano passado… quem contratou, contratou sabendo. “Não consegue dar um passe de 3m”. Depende. Domingo deu.
Segunda acusação: “o cara mete gol”! É. Faz os dele. A média ainda não é lá o nosso sonho, né? Gosto da média do Edmundo em 97. E você? “Guerrero não guarda nada”. Hiperbólico. O problema de ser hiperbólico é perder a credibilidade…
Terceira acusação: “o carioca tá acabando”. Faltam entre 3 e 4 jogos. “Dourado só tem 3 gols, Guerrero foi artilheiro”. Verdade, mas dá para o centroavante chegar lá. Dois gols em cada jogo e dá até para passar. Não importa se é de pênalti, tem que fazer.
Quarta acusação: “teu atacante não fazia de pênalti porque não sabe fazer”. Bom, no Flamengo de 2017, Guerrero bateu 5 penalidades e perdeu 4. Mas perdeu. Não dá para brigar com os números.
Quem ganhou a discussão? Sei lá. Eu consegui um lugar para sentar e dei uma cochilada. O mais provável é que ninguém tenha saído vencedor nesse duelo. A grande questão é: é para ter um vencedor? Ou uma pergunta ainda mais desconcertante: onde que fica o Flamengo nessa confusão?
A verdade é que como os debates políticos, ideologicos, etc, os debates esportivos têm cada vez mais se transformado em debates sobre sentimentos. Não importa que o Guerrero jogue mais, tenha bom passe, ganhe as primeiras bolas no meio campo, a criatura o odeia com todas as forças que consegue ver qualidades até no Denis Marques para poder não ver mais o peruano na equipe. O contrário também é válido. Algumas partidas abaixo de um jogador que ainda está conhecendo os companheiros e ele já não presta mais.
Calma. Nem uma coisa, nem outra. Não vou aqui dizer quem é mais adequado ao time. Vou dizer o seguinte: Dourado ganhou uma sombra gigantesca do peruano. Vai ter que entregar mais se quiser continuar no time no médio prazo. Já Guerrero, vai ter que melhorar a média de gols se quiser voltar ao seu lugar. Nessa aí eu sei quem sai vencedor. O Flamengo.
E você? Qual o seu lugar nessa discussão. Você é #timedourado ou #timeguerrero. Eu sou #timeflamengo! Bora conversar?
Anderson Alves, O otimista.
Twitter: @alvesotimista
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Ver comentários
Primeiro o Guerrero tem que voltar a jogar, se voltar, tem tudo para dar certo com esse meio de campo, afinal temos um meio com Paquetá, Diego, Ribeiro e Everton todos tem condições de guardar e vai sobrar muito mais bola para todos eles, inclusive para o Guerrero, se nossos meias tiverem um cara como o peruano para tabelar. O Dourado é um ótimo reserva e vai ficar cada vez melhor conhecendo melhor os caras e uma ótima opção também, inclusive com o Guerrero jogando mais como meia. Se o Guerrero voltar esse time vai empolgar muita gente.
Esquece. O Guerrero não volta antes antes de 3/05 e eu não sei quando ele deve se apresentar para a seleção peruana. Se ele tiver q jogar pelo Fla antes disso, ele vai tirar o pé.
concordo, guerrero pode jogar nesta linha de 4 sossegado.. ou até num linha de 2, com um 352 sem nossos laterais pernas-de-pau
os dois são horriveis, e ponto final.
Legal o texto. De onde veio a estatística de gols de pênaltis perdidos pelo Guerrero?
SRN
Opa. Tudo bem, Elton? Tem uma matéria do Extra que fala sobre o assunto, mas os dados são fáceis de acompanhar. Mensalmente escrevo uma coluna sobre o calendário do próximo mês e o desempenho no mês anterior, a próxima sairá na quarta próxima. TMJ
Eu quero ver gol. Não precisa ser de placa, eu quero ver gol.
Dourado só terá sucesso no Flamengo se alguns jogadores deixar de 'excesso de preciosismo' e passar a jogar para o grupo no lugar de jogar para a torcida como estamos vendo já nesse Carioqueta. Uma coisa é fato, há jogadores com características de goleador que tem que haver um esquema para a bola chegar nele com qualidade do contrário não acontece. Já esta claro que o Dourado além de ter uma mobilidade limitada não tem raciocínio rápido e com isso se a bola não chegar com qualidade ele terá grandes dificuldades. Área é um perímetro do campo pra quem tem raciocínio rápido para acompanhar as jogadas, posicionamento e rapidez no domínio de bola, sem isso esquece.
Guerrero, fazem dois anos que vemos e sabemos que ele não é jogador de área, por isso, não consegue fazer o fundamental que é gols, até pênalti pra ele é difícil. Com isso não consigo fazer nenhuma comparação entre ele e o Dourado.
não tem o que comparar, ano passado o guerrero tb esteve entre os maiores goleadores do ano no brasil, fora que foi artilheiro no carioca, melhor ano da carreira dele, teria feito muito mais gols se não
tivesse a suspensão.. guerrero é muito mais jogador, melhor para o time, porém nada impede que o guerrero jogue com dourado, um completa o outro...