O volante Jonas, 26, virou uma espécie de amuleto nos jogos do Flamengo na atual temporada. Com o jogador em campo, a equipe rubro-negra é invencível, somando 621 minutos jogados, 13 gols feitos, apenas dois sofridos e nenhuma derrota.
Na única vez que o Flamengo sofreu um revés em jogos que Jonas participou, ele já não estava mais em campo quando o resultado aconteceu. Foi contra o Macaé, derrota por 1 a 0, mas ele foi substituído quando o placar estava empatado.
Nesta temporada, Jonas é titular no meio de campo rubro-negro na vaga que até o ano passado era ocupada por Márcio Araújo. Mas, exceto pela posição, não há semelhança entre eles.
Dupla titular está fora também do jogo de volta, em Belo Horizonte O Atlético-MG não…
Convocado pela Seleção Brasileira, Gerson não poderá jogar pelo Flamengo no dia 13 Gerson desfalca…
Grande final da Copa do Brasil será entre Flamengo e Atlético-MG nos dias 03 e…
De acordo com o especialista Amir Somoggi, a dívida do Flamengo aumentou No fim do…
Rondinelli, o ‘Deus da Raça’, foi agredido no primeiro jogo da final do Brasileiro de…
Jogadores do Flamengo dormiram no Ninho do Urubu para primeiro jogo da decisão A final…
Ver comentários
Sou fã da ESPN, mas nos últimos tempos têm caido MUITO. Comparar Jonas com Marcinho é sacanagem, Jonas faz o que Marcio não faz pra começo de conversa: rouba bola e sabe jogar.
Completando sua bela opinião, Jonas também sabe fazer gol. ?
Não é nem de longe meu volante preferido, gostaria de ver um jogador que participasse mais do jogo com a bola não somente sem ela, precisa chegar na frente também, ser aquele homem surpresa, Cuellar as vezes aparecia dessa forma, também não seria a minha primeira opção, eu falo sempre que essa é uma das posições que tínhamos que botar alguém "indiscutível", mapear o mercado, pagamos salários astronômicos para determinados jogadores mas essa posição eu confesso que ficou carente. Acho que o Jonas fez até boas partidas dentro do que se espera dele, diminui bastante o ímpeto de "bruto" que tinha na antiga passagem, sabe utilizar bem as duas pernas e tem um chute potente e muitas das vezes certeiro, esses são predicados importantes para essa posição, agora, não adianta nada ter um jogador com essas ferramentas longe a todo momento do gol adversário, as poucas vezes que vi esse rapaz chutar gostei bastante, como disse, sabe utilizar bem as duas perna, apesar de não ser o meu escolhido, torço para que consiga evoluir e aproveitar bem suas virtudes para ajudar o mais querido.
Então meu caro, a culpa é do treinador que não põe ele ali naquela posição mais perto do gol adversário. Sendo, que, o esquema tático não permite que ele jogue por ali.
Não tenho dúvidas que isso requer treinamento, mas hoje o nosso futebol prefere fazer o famoso feijão com arroz, ai sai nas coletivas dizendo que fazem tudo que se passa la fora.
Se o Jonas não guardar posição aí eh q fode tudo!
João, em um futebol dinâmico não se pode guardar posição, você fica absolutamente previsível, ou seja, o adversário já sabe que um jogador é inofensivo, vão marcar outros, é preciso todos participar e a obrigação do treinador é tirar o melhor de cada jogador, explorando suas característica, até acho que o Carpegiani busca isso mas é nítido que a primeira impressão é que temos um marcador apenas a frente da zaga....se todos estiverem sincronizados pode ter certeza que quando o Jonas ou qualquer outro jogador da posição aparecer lá na frente, teremos a cobertura feita pelos que ficaram, isso é treinado, ou melhor, deveria ser treinado né...
Com esses laterais? Com esses zagueiros lentos? Dinamismo só funciona com um grupo capaz! Se o Jonas (único marcador da equipe) não guardar posição, quem que vai dar combate? Diego? Everton Ribeiro? Com esse esquema e esses jogadores, a responsabilidade do Jonas é defender e realizar a transição defesa-meio de campo.
Concordo quanto aos laterais, com relação aos zagueiros eu acredito que o ideal seria ter sim ao menos um zagueiro mais rápido, no entanto nada que um bom posicionamento e experiência não "compense", isso pode ter certeza que temos, Diego, Everton e cia precisam sim participar da parte defensiva, sem a bola, não precisa necessariamente combater, precisam fechar os espaços, cobrir as opção de passe do adversário, não é força, é noção, ocupação e inteligência, a parte física é importante sim mas depende muito desses outros ingredientes para aparecer, acha mesmo que o nosso combate é o Jonas??? Quantos "Jonas" já tivemos e quantas partidas desastrosas defensivamente fizemos?....Já chegamos jogar com "3 Jonas" e ser vulnerável, jogamos contra o Fluminense com um meio "trepados" de volantes, e tomamos 4, foi pouco pelo que vimos, portanto ter um "cão de guarda" não é determinante para se ter um setor defensivo seguro, e sim treinar o sistema como um todo de maneira que todos participem da recuperação da bola fechando os espaços com inteligência.
Não me iludo com essa zaga q engessa o posicionamento do time. De resto, segue o que respondi ao colega Johann.
"Se o Jonas (único marcador da equipe) não guardar posição, quem que vai dar combate? Diego? Everton Ribeiro?"
Sim, por que não? Por que eles não podem voltar para contribuir defensivamente? Todo mundo faz isso no mundo inteiro, inclusive nos times do Brasil, ou você acha que o Corinthians foi campeão brasileiro defendendo com apenas seis jogadores (a linha de zaga e os dois volantes)? Claro que não, não à toa o Romero foi o líder de desarmes da equipe por um bom tempo, apenas o Jadson não voltava tanto, mas por conta da idade avançada, não por falta de obrigações defensivas da posição que ele ocupava.
Aproveitando um exemplo mais caseiro, o Everton Ribeiro foi quem mais desarmou contra o Botafogo, e o Jonas estava em campo.
Em um cenário ideal, sim; Só q tudo isso depende das carcteristicas dos jogadores, nao adianta atribuir funções para atletas q n tenham capacidade nem tecnica e nem fisica para executar. Diego, acredito que pela idade, ja sente mto o desgaste. E esse mesmo everton ribeiro foi aquele q perdeu as bolas na libertadores do ano passado e n voltou p dar combate.
Reiterando, concordo que se tenha um time combativo, com jogadores contribuindo ofensiva e defensivamente, mas não vejo jogadores aptos a isso no atual time titular. Dos jogadores q atuam a frente do Jonas, vejo apenas Paqueta e Everton desempenhando de forma satisfatória.
Você não está entendendo o que eu estou dizendo, não estou dizendo que todo mundo tem que dar bote no adversário pra roubar a bola, até porque nem todos têm características para tal, mas qualquer jogador tem a capacidade e a obrigação de voltar para fechar os espaços do adversário e cercá-lo, consequentemente impedindo o avanço ofensivo do adversário e, eventualmente, o forçando ao erro, é a isso que me refiro. Está se referindo ao primeiro gol do Independiente na Sul-americana? Everton Ribeiro não participou da Libertadores do ano passado, e mesmo naquele lance, não só o time estava extremamente desorganizado (por consequência não tinha qualquer jogador voltando para ajudar a linha defensiva), como o Independiente rapidamente levou a bola para o outro lado do campo para passar no meio do Trauco, o Everton Ribeiro ter voltado ou não naquele lance era irrelevante, pois Diego, Paquetá, Arão, etc. sumiram do mapa e não voltaram para ajudar, quando deveriam, e isso só reforça o meu argumento, pois não adianta deixar tudo nas costas da zaga e dos volantes, todo mundo tem que ajudar.
bem isso nesse esquema 4-1-4-1 o volante é bem mais fixo olha o Casemiro na seleção.
Ele tá fazendo a função dele! Agora querer que ele faça a função que o Diego e Everton Ribeiro não estão fazendo aí é querer demais né...
Ninguém disso isso caro Léo Lopes, estamos falando de futebol real não pebolim onde os jogadores só se movimentam de lado, existem sim obrigações a cumprir para cada jogador mas isso não quer dizer que isso lhe basta, foi isso que eu disse, vou lhe dar um exemplo, a obrigação do Goleiro é defender correto, porém se não enxergar o jogo lá atrás terá dificuldade para fazer as saídas e coberturas da zaga, se ficar esperando no gol para defender certamente veremos dificuldades, portanto é preciso realizar outras funções com os pés, o centroavante as vezes precisa retardar a saída do zagueiro e até mesmo do goleiro, para dar tempo a recomposição do sistema defensivo, esses são pontos que fogem muitas das vezes do "script", já pensou se fosse assim Léo, em um 4-1-4-1 teríamos 5 jogadores somente com funções ofensivas, acha mesmo que não seríamos um "saco de pancadas"?
Jonas e Cuellar são infinitamente melhores que o Márcio Araújo, é um crime a comparação. Acredito que em jogos difíceis fora onde o adversário coloca pressão no ataque o Jonas possa ser titular mas nos demais jogos o Cuellar é muito mais útil, só ver as estatísticas dos espaços no campo que ele ocupa e quantidade de passes, simples assim.
O título diz que o cara é o novo Marcio Araujo e o texto diz que eles não tem nada em comum, então VSF quem faz essas coisas.
O Jonas é mil vezes melhor do que o Caramujo, o que também não quer dizer muita coisa. Basta saber chutar uma bola e dar um passe pra frente que você já está em vantagem.
O Jonas ainda tem outras vantagens, chuta forte a gol com as duas e faz viradas de jogo com lançamentos precisos de 40 ou 50 metros.
Até agora tem se saído um grande jogador.
Além do combate , podem até me criticar , mas o Jonas toca mais rápido e mais verticalmente deixando o time mais rápido , o cuellar apesar de ótimo eu acho que ele demora um pouco pra tocar e deixa o meio mais lento , o Jonas pensa mais rápido ao meu modo de ver.
Isso passa pela característica do jogador e do time, o Cuéllar tem característica de fazer a saída de bola através da condução, embora tenha bom passe, tanto curto, quanto longo, sem contar que o Flamengo é um time sem característica de contra ataque, e sim do jogo pensado, por isso o Cuéllar costuma quase sempre procurar lançar a bola em um jogador atuando pela ponta para tentar quebrar a linha adversária, e quando não é possível, simplesmente toca a bola pro companheiro mais próximo. No Junior Barranquilla, o Cuéllar soltava a bola mais rápido, pois é um time que tem característica de transição rápida, o que não é característica do Flamengo, e isso passa muito pelo Diego (embora ele venha segurando menos a bola recentemente, mas ele não atuou com o Cuéllar desde então).
O Jonas, embora saiba bater bem na bola, tanto no chute, quanto na bola longa, ele não tem, digamos, o domínio da bola, por isso ele a solta mais rápido, não tem muito a característica de esconder a bola do adversário, e quando tenta, normalmente faz falta, inclusive foi assim que ele arrancou o dente do De La Cruz, se não me engano. Não estou desmerecendo o Jonas, pois acredito que ele vem tendo ótimas atuações nessa temporada, são simplesmente observações.
Concordo , acho também que os dois nao sabem proteger bem a bola o cuellar tbm se enrola um pouco nessas situações , justamente pelo jogo amarrado do nosso meio , no momento o Jonas da um pouco mais de dinâmica , mas estamos bem representados com os dois.
Novo marcio Araújo ?
Tao de sacanagem,
Esse tem raça caramujo so sabia deixar o rever em desepero com bolas recuadas
ESPN o novo cocô grossão da mídia futebolista brasileira !!!
Ta doido márcio araujo, jonas sabe passar sabe lançar e chuta bem pra o gol, coisa que caramujo jamais fez, piauiense como eu e o conheço. Deus vai proteger ele e muito.
"Novo Márcio Araújo" é o kcti
Kkkk
Manchete para o Ednei...
Mentirosa demais.