Apesar do triunfo, o Flamengo saiu de quadra sem ter a certeza se fechou a primeira fase do NBB na liderança, já que o duelo entre Paulistano e Caxias do Sul, muito equilibrado, atrasou, apesar de a Liga Nacional de Basquete (LNB) ter marcado todos os confrontos desta terça-feira para às 19h30.
Nas estatísticas, vale destaque para o cestinha Marquinhos, com 22 pontos, e para Marcelinho Machado, que terminou com 18. Varejão fez um duplo-duplo, com 13 pontos e 11 rebotes. JP Batista contribuiu com nove pontos e cinco rebotes. Pelo Vitória, chamaram a atenção: Dawkins (17 pontos), Shaw (15), Arthur (10) e Kurtz (10).
O jogo
Cubillan abriu. Marquinhos fez de três. O Vitória só marcou faltando 7 minutos para o fim da parcial, com Shaw. Marquinhos ampliou. O americano do time baiano acertou dois lances livres. Varejão marcou de três. O número 8 dos visitantes voltou a marcar, agora de fora do garrafão. Até então, todos os pontos baianos eram de Shaw. Mas Okorie fez os dele. Ramon chutou de três e acertou. Olivinha chegou ao 5.000º ponto no NBB, tornando-se o 6º maior cestinha do torneio. Shaw fez de três, finalizando a parcial com 10 pontos. Mas o Fla fechou o 1º quarto com 23 a 12 no placar.
JP marcou em chute curto para inaugurar a 2ª parcial a favor do Fla. Kurtz fez dois lances livres para o Vitória. O pivô do time carioca marcou mais dois pontos, e Kurtz chutou de perto para contabilizar mais dois para o time baiano. Marcelinho acertou de fora do garrafão, e Marquinhos de dentro. Shaw arriscou de três. Deu certo. Um tocaço de JP Batista animou a galera. Ele fez dois em seguida, consolidando uma ótima atuação e fechando com oito pontos no 2º quarto. O time da Gávea levou para o intervalo com 47 a 26 no placar.
Ramon fez de três para abrir para o Fla na terceira parcial. O Vitória deu o troco de forma igual. Marquinhos fez linda bandeja no passe de Ramon. Arthur respondeu de três. O time carioca administrava a boa vantagem construída no primeiro tempo, mas jogava em menor intensidade, enquanto os baianos apostavam nas bolas de três. E a tática ia dando certo. Foram três, com Renato, Dawkins e Arthur, que ajudaram a reduzir a desvantagem. Apesar disso, a parcial acabou com 60 a 49 no placar para o Rubro-Negro carioca.
Okorie roubou a bola e abriu no último quarto. A torcida se irritou com a desatenção do Flamengo. Mas Varejão acertou na linha de lance livre e, em seguida, salvou um erro de Pilar em um chute de três marcando dois pontos. O Vitória, contudo, diminuía a desvantagem e estava a apenas nove pontos. Marcelinho acertou três lances, e o técnico rival pediu tempo. Depois, o camisa 4 fez de três, e a torcida vibrou. Ele chegou a 18 pontos.
Mas os rubro-negros se irritaram de novo quando Arthur fez de três, Dawkins acertou dois lances, e Maique acertou chute curto, colocando o Vitória perto no placar. Neto parou o jogo para falar com seus atletas. Varejão pegou rebote, seu nono, e marcou dois pontos após assistência de Marcelinho. Marquinhos marcou de novo, igualando seu companheiro com 18 pontos. Ele ampliou para 20 na linha de lance livre e, depois, com bola bonita que valeu dois pontos, e o Fla venceu por 89 a 75. No ginásio, ficou a apreensão pelo fim da partida entre Paulistano e Caxias para saber se a equipe da Gávea havia terminado a primeira fase na liderança.
Escalações:
Flamengo: Cubillan, Marquinhos, Ramon, Olivinha e Varejão. Suplentes: Rhett, Mogi, Marcelinho, Pilar, JP Batista, Arthur Pecos e João Vitor. Técnico: José Neto
Vitória: Arthur, Shaw, Dawkins, Kurtz e André. Suplentes: Okorie, João Pedro, Renato, Mariano, Murilo e Maique. Técnico: Régis Marrelli
Ver comentários
Não vão noticiar q o paulistano perdeu por 1 ponto pro Caxias e nós retomamos a liderança na última rodada??
Aeee uhuuuuul kk, vlw man ia pesquisar isso agora.
O Paulistano perdeu!!
Terminamos em primeiro!!