Colunas

O campeonato que ninguém queria

Tem horas que eu não consigo entender o que se passa na cabeça de um jogador de futebol. Escrevi um pré-jogo no qual eu dizia que o que definiria essa partida de hoje era a vontade. E foi. Só que não foi a nossa.

O Flamengo foi simplesmente anulado pela marcação do Fluminense e não mete essa que assim é difícil jogar, lógico que é! Exatamente por isso que pagamos e caro para aqueles caras ali jogarem por nós.
Não dá pra livrar a cara de ninguém, o time todo estava bisonho, irreconhecível. Parecia que tinha entrado numa máquina do tempo e estava vendo o Flamengo do meio do ano passado.

Laterais que não funcionam nem com reza forte, o meio do campo perdido entre marcar, sendo que ninguém nunca marcou ali, e ligar o ataque. E o centroavante? Estão jogando pedra num cara que está no time a menos de dois meses. Um cara que parece que está na Sibéria, tamanho isolamento, que contrariando sua característica de jogo, tenta buscar a bola no ataque. Chegaram duas bolas razoáveis pra ele contra o Flu, uma ele errou e a outra o goleiro adversário fez uma defesaça, estilo Neuer. A culpa é do cara? Também! Mas a culpa é de todo mundo! Do técnico que escalou errado, principalmente. Deveria ter saído com Cuéllar e Vini Junior, queimou duas substituições. O time precisando vencer, e Carpegiani colocou mais um volante. É sério? Éverton achou um gol num rebote. E foi só. O empate era deles e nessa noite, tudo foi deles.

O que mais me assombrou foi ver o Flamengo representando no campo o que uma boa parte da torcida vive repetindo: o Carioca não vale nada.
Vocês tem certeza? Porque quando Diego recuou aquela bola para o juiz apitar o fim de jogo eu quase morri!
A mim incomodou, e muito! Tá de Manto? Eu quero vencer!

Isso aqui é Flamengo, porra!!!

Em tempo: E mesmo sem querer, não conseguiram ganhar da gente. Como eu vivo repetindo, o Flamengo tem um talento todo especial de perder para ele mesmo.

Em tempo2: Faltou vontade. “Apenas” isso.

Saudações Rubro-Negras!!!

Renata Rosa Graciano

Twitter: @regraciano

Ver comentários

  • O Carioca em si não vale nada para o Flamengo, é um título que deveria ser protocolar, assim como é a Bundesliga para o Bayern. O que vale é a atuação do Flamengo, que não dá qualquer tipo de perspectiva para um título mais importante, como um Campeonato Brasileiro ou uma Libertadores, e como disse a autora, parecia o Flamengo do meio do ano passado no Campeonato Brasileiro, por exemplo, naquela derrota por 2x0 contra o Galo, ou na derrota de 2x0 para o São Paulo, ou para o Palmeiras, ou no 3x1 para o Grêmio. Não dá pra enxergar evolução do time que ano passado comemorou um sexto lugar no Brasileiro, com a mesma quantidade de pontos do Vasco (!!!) e 16 pontos atrás do Corinthians, o campeão.

  • "O time todo estava bisonho, irreconhecível". Como assim? Esse elenco do Flamengo é bisonho! O último jogo pela Libertadores foi apenas uma utopia. Pés no chão. O time é fraco.

    • Deixa os Modinhas se iludirem... Esse time do Flamengo é mais feio que virilha de bisavó!

  • O Carioca não vale nada se o time ganha. Agora se o time perde...........

    • Realmente o título perdeu a graça, o campeonato carioca perdeu a graça, confuso e jogos não levados tão a sério pelos grandes...

      Mas, inadmissível o time titular do Flamengo jogar como jogou, se era para perder que colocassem os reservas ou usar como jogo teste.

  • Ontem, resolvi ver esse jogo ao lado da minha mãezinha. Detalhe, ela tem 85 anos... rsrs ...mas foi com ela e meu falecido pai que aprendi a gostar do Flamengo desde o final dos anos 60, início dos anos 70. Íamos muito ao Maráca, quase toda quarta e domingo. E olha que chegávamos cedo para ainda ver os jogos de "aspirantes" (hoje sub-20).
    Não é que ontem, mal começou o jogo, lá pelos 10 minutos do primeiro tempo, ela não parava de reclamar, que o time não marcava, era anulado pelo adversário, e só ficava tocando a bola para os lados na defesa. Pensei que fosse coisa de pessoa já idosa, rabugenta, mas não. Depois de 20 minutos do primeiro tempo, tive que concordar com ela, e a reclamar também.
    Que jogo HORROROSO, meu Deus... O time jogou com um preguiça, que parecia que tinha acabado de comer dois pratos cheios de feijoada. O time andava em campo, como se ele próprio tivesse a vantagem do ataque. Volta e meia, a defesa dava chutões, e na briga do meio de campo, os jogadores logo cavavam uma falta pra depois cruzarem na área. Ontem, o jogo teve 37 cruzamentos na área, e somente 9 certos... Como assim? Teve 21 chutes a gol, e somente 4 chutes certos... Como assim? Teve 58% de bola e só conseguiu acertar 4 chutes??? O que esses caras fazem naquele CT?
    A gente vê que a torcida tenta, mas o time não ajuda. Não motiva, não pega, não vai...
    Como pode, um elenco que ganha em dia, salários ALTÍSSIMOS, e não dá retorno?
    Enfim, ontem, mesmo com o empate, só ficou uma certeza: esse time não vai a lugar algum. Mesmo nesse campeonato que não vale nada, jogando contra times bábas, o Flamengo não deslancha.
    Fui dormir PUTO da vida. Depois de ontem, só tenho uma certeza: que minha mãezinha está com o coração muito forte!!! ...aja coração pra tanto sofrimento!!!
    SRN

  • Não acho que faltou vontade, faltou talento e organização. O valoroso Carpegiani como você mesmo disse, errou na escalação, colocando o Rever totalmente fora das melhores condições e deixando o Rhodolfo ( nosso melhor zagueiro hoje ) no banco. E no banco colocou Cuellar e Arão, dois volantes, quando precisávamos da vitória, deixando o Geuvânio de fora ( que tinha ido bem no ultimo jogo )
    Então vimos um time totalmente desorganizado, o Jonas sabe marcar mas é incapaz de acertar um passe de 2 metros, ai mata o Diego que tem de voltar o tempo todo. Levamos um gol absolutamente ridiculo, o Gum completamente livre, quando deveria estar marcando pelo Rever, o nosso jogador mais alto, Gum fez o gol com estilo pois estava absolutamente desmarcado. Até eu faria aquele gol.
    Depois foi um sufoco só. E ainda o Vinicius Jr. perdeu aquele gol no finalzinho.

    • Amigo, desculpa aí , mas falar que Jonas não acerta passe é brincadeira, ele não é um armador mas passa bem. Só assistir os jogos. Contra fatos não há argumentos. E jogando com 1 cabeça de área, ele tá fazendo ate demais. Saudações rubro-negras.

  • Fooooooommmmmm Fooooooooooooooommmmmmm!!!!!!!

    Ninguém tava afim de jogar e no fim se classificou o time que quis. O time das flores jogou no seu limite e como jogadores como o Rodinei, o Diego Alves e o Dourado (Padrão) não tavam acertando nada, terminou a taça rio pro time.

    Agora vcs, MODINHAS, façam o exercício de serem coerentes nas suas críticas, afinal se o carioquinha do ano passado não valeu rigorosamente NADA, não é uma semifinal de um turno (com o time classificado), que faria qualquer diferença pra nós.
    A única coisa que irritou, foi a falta de interesse, mas eles vão lá, ganham a final de 1x0 e já vai ter a maioria da torcida dizendo que estadual vale P... Nenhuma!
    Da mesma forma, se o time não ganha o estadual desse ano, também não vai ganhar nada no resto do ano.

    Vcs não aprendem. A ÚNICA COISA QUE ME INTERESSA nesse primeiro semestre, é fazer 10 pontos na fase de grupos da Liberta. O resto que se F...!

    SRN (Nas vitórias e nas derrotas)

    • Repetindo para ver se o povo aprende: Ganhar, perder ou empatar faz parte do jogo mas jogar mal NÃO é parte do futebol.
      Jogar mal é falta de um monte de coisas. Treinamento, vontade, garra e vestir a camisa do Flamengo.

      • Concordo. Taí, é isso mesmo.
        Eu não gostei nem um pouco da omissão do meio campo ontem. Tá com a camisa do Fla, não pode se omitir. Mas é até justificável, afinal se ganhassem de 50x0, iriam ter que jogar outra partida pra depois ainda jogar a final - jogaram como se fosse amistoso. Não é muito tolerável, mas vai lá: O regulamento permite esse "corpo mole" ou "perder quando não vale nada".

        O que eu fico irritado com a torcida, é aquele papo que o time não era tão bom assim, ou que não vai ganhar nada no ano, ou mesmo que deve colocar só os jogadores da base. Pô, dá um tempo né? Afinal, carioquinha vale alguma coisa ou não? Pq seria mesmo um absurdo ganhar a Guanabara, a Taça Rio e por um aborto da natureza perder a final.

        Se o time se matasse em campo e mesmo assim não ganhasse de um adversário fraquíssimo como a Flor, aí sim eu ficaria preocupadíssimo. Eles fizeram corpo mole. Mas quando é pra ganhar, eles jogam. Lembra do 3x1 contra o botachoro que o time só não goleou pq não quis? Foi um massacre até constrangedor.

      • Pior é isto ocorrer numa sequência de jogos, em que jogar mal vira a regra.

  • Diego ribas é jogadorzinho bisonho. Ele se esconde batendo corners e dando chutões para a área adversária. Não faz uma jogada, não cria nada.

  • Excelente texto! concordo com tudo! tive o mesmo sentimento e fiquei igualmente chateado! é assombroso mesmo! parabéns!