Raísa Simplicio: “O que realmente pensam os “vizinhos” Sul-Americanos sobre o Flamengo?”

Compartilhe com os amigos

Grande ou fracassado? colhemos relatos sobre como o Rubro-Negro carioca é visto no continente.

 

Nos últimos anos, a torcida do Flamengo se acostumou a sofrer quando o assunto é Libertadores da América. A competição continental virou um pesadelo para o Mais Querido, que nem ao menos conseguiu passar da fase de grupos nas últimas participações. De quebra, também não alcançou o êxito na Copa Sul-Americana, taça que falta na sala de troféus do clube.

Tudo isso mexeu com a autoestima dos torcedores que acreditam que por conta dos fracassos nas competições Sul-Americanas, o Flamengo perdeu o respeito no continente e já não é temido por ninguém. Para tirar essa história a limpo resolvemos conversar com os nossos “vizinhos” sobre o que realmente pensam a respeito do Rubro-Negro carioca.

Questionado sobre o assunto, Ignacio Cruz, reporter da Goal Argentina fez questão de frisar o respeito que os argentinos sentem por “um dos clubes mais importantes do Brasil”.

Aqui na Argentina se sabe que o Flamengo é um dos clubes mais importantes do Brasil, ainda que sua importância e história não coincidam com os resultados e rendimentos dos últimos tempos. Se tem muito respeito por qualquer time brasileiro, mas no caso do Flamengo isso é ainda maior por sua história e por ter que visitar o Maracanã, estádio do qual se tem um respeito especial“.

Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

Em relação ao time se sabe pouco. Se destaca a figura de Paolo Guerrero, que foi pretendido por Boca e River em mais de uma ocasião. Também se conhece a Diego, que jogou com contra o Boca na final da Libertadores de 2003 e há uma atenção especial com Vinicius Júnior, desde que foi comprado pelo Real Madrid“, afirmou Ignácio que completou dizendo que o Fla deixou uma impressão ruim na final da Copa Sul-Americana.

O Flamengo deixou uma imagem ruim na final da Copa Sul-Americana, com um jogo pobre e sem brilho, que normalmente se espera de um time brasileiro. É um time de muito poder econômico e que ainda assim não conseguiu seus principais objetivos na temporada passada“.

Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

Para que não reste nenhuma dúvida, Daniel Edwards, outro argentino, também falou sobre o Flamengo e ressaltou o respeito que se tem pelo clube no país do tango.

Aqui consideramos o Flamengo como um dos mais tradicionais times do futebol brasileiro, igual que Corinthians, São Paulo e etc. Obviamente que as pessoas em geral se lembram mais do time de Zico, nos anos 80. Aqui não se transmite muito do futebol brasileiro, então se fala muito pouco do momento atual. Mas o Flamengo sempre vai ser um rival complicado para um argentino, porque o Flamengo é um gigante“.

Foto: Divulgação/ Flamengo

Entretanto, Daniel também falou sobre a má impressão que o Rubro-Negro deixou na final da Copa Sul-Americana, diante do Independiente.

Todo mundo viu que era um Flamengo que vinha a menos, apesar disso, não importava muito, o Independiente ganhou do Flamengo e no Maracanã, para um argentino isso aí não tem preço“.

Saindo da Argentina, direto para o Uruguai. O repórter Juan Pablo Romero, do conceituado jornal El País, trouxe uma visão geral do que pensam os uruguaios a respeito do Flamengo.

O Flamengo é um grande clube da América, é um dos times mais populares do Brasil, que leva uma grande quantidade de torcida a cada jogo, sabemos da paixão de sua torcida pelo Flamengo. É um time bem visto em todo o Uruguai. Em um sorteio de Libertadores ou Sul-Americana, se cai para algum time Uruguai enfrentar o Flamengo nunca se vai passar pela cabeça de nenhum técnico, de nenhum jogador, jornalista ou torcedor que será fácil“, disse Juan Pablo Romero que completou…

Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

O Flamengo é muito respeitado no Uruguai, pelos uruguaios, é um dos maiores da América, ainda que nos últimos anos não tenha tido bons resultados nas competições do continente“.

No Chile, país no qual o Flamengo já visitou inúmeras vezes por competições continentais, o pensamento é o mesmo, o Rubro-Negro é muito respeitado.

Aqui no Chile se conhece bastante do Flamengo e sua história, a importância que tem a nível Sul-Americano. É considerado um dos times mais fortes do continente. É um dos rivais que todos querem evitar ainda mais com um estádio como o Maracanã, que é gigante e se faz sentir os torcedores. É um ponto extra a ser considerado, o local onde joga. É um time conhecido em todo o país“.

Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

Na Colômbia, Juan Felipe Moncada garantiu que o Flamengo é bastante respeitado e ainda destacou o número de colombianos que já vestiram a camisa do Rubro-Negro.

Flamengo é conhecido por ser o clube com o maior número de torcedores no mundo, com a ida de Berrio e Rueda para o Flamengo, vários colombianos começaram a acompanhar ainda mais o time. É um clube grande, que gera uma grande expectativa e seu momento atual(eliminações precoces na Libertadores) não influem no fato de ser apontado como um dos favoritos a Libertadores ou qualquer competição Sul-Americana. Ao todo, 6 colombianos já defenderam as cores do Flamengo, ainda que nenhum tenha se destacado de maneira importante. Berrio e Rueda são a referência mais recente e os mais lembrados“.

Reprodução: Raisa Simplício | Goal

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Eu crente que eles iam comentar que respeitam a figura imponente e quase ameaçadora do EBM.

  • O que todo mundo sabe,que e um time de enorme torcida,e que teve suas glorias la nos anos 80,alem de ter tido um craque como o Zico. mas que nao vem ganhando nada ha um bom tempo,e hoje e motivo de piada nas competiçoes sulamericanas.

  • Evidência suprimida, todas são opiniões selecionadas especificamente pelo autor da matéria na tentativa de tornar o seu próprio viés de confirmação em verdade, quando não necessariamente é o caso. O verdade é que, hoje, o Flamengo não mete medo em ninguém, é lembrado fora do Brasil somente pelo fato de ter sido o time do Zico e/ou de ser “o time que joga no Maracanã”, de resto, a visão de quase todos na América do Sul é que o Flamengo não é um time copeiro, muito por conta dos fracassos internacionais no século XXI. Triste, mas é a realidade.

  • Nosso FLAMENGO é respeitado pela década de 80,com aquela seleção rubro-negra,de lá pra cá só capengando,mesmo ganhando alguns títulos,que podemos conferir em uma mao,nunca mas empolgou,e não e esse time de hoje que não convence,já faz décadas que não somos protagonista de nada dentro de campo,mas nas arquibancadas somos os maiorais com nossa festa de da inveja aos antis

  • Boa matéria! ficava me perguntando até onde nossos vizinhos nos temiam. fica claro que o respeito existe, que a camisa pesa e que o maraca deveria sim ser nossa casa. Construir estádio próprio é plano b (e até mesmo o Zico já declarou).
    agora é torcer pra esse time tomar vergonha na cara e honrar o manto. mas tá difícil…

  • Ter um time recheado de estrelas não significa que vai conquistar títulos expressivos. Futebol é um esporte coletivo e não uma ciência exata. Se não tiver organização tática, garra e espírito de luta jamais irá levantar troféus cobiçados pela torcida.
    Não adianta pagar as contas e resgatar a credibilidade se não existe cobranças. Veja o exemplo de times medianos como o Gaymio e o Cúrinthias passando o rodo. O dinheiro em caixa só ajuda se tiver competência. O Flor oriundo da Série C aproveitou o patrocínio parrudo da Unimerda e ganhou 2 Brasileiros em 3 anos. O Flamengo se organizou financeiramente e não está sabendo aproveitar o momento propício para ganhar o que todos rubro-negros almejam.

    • Nunca ví Barcelona jogar com essa garra e espirito de luta que tanto fala. Jogo chato, lento e de puro talento.

      • Pode até não ter essa garra toda mas é super organizado e não passa a mão na cabeça de jogador preguiçoso e pereba. Flamengo sempre foi sinônimo de raça. Estão acabando com a identidade do clube. Só cego ou bandeirete que não admite.

        • Sou fã do BAP. Gosto da arrogância dele, combina com Flamengo. É por isso que me dá ódio ver a galera aqui inferiorizando o Flamengo pra criticar, sendo que não tem um time Brasileiro claramente melhor que o meu.

        • Na década de 80 o único “raçudo” do time era o Nunes. Os demais eram pura técnica. Se o time atual estivesse ganhando ninguém estaria se preocupando com isso.

      • E KD o nosso MESSI, rs ???

      • O Barcelona joga como quiser porque a superioridade técnica é monstruosa. Nosso time da década de 80, apesar de falarem que era um time “brigador” quem viu jogar sabe que não era bem assim… Ninguém ficava dando carrinho, etc. O time ir pra cima do adversário porque à excessão do Nunes (que além de ser grosso, só contrário do que muitos pensam, nunca foi artilheiro de nada e nem mesmo fazia muitos gols) só tinha craque.

    • Não é de agora que não jogamos nada,só na década de 80 que esse time teve uma organização

  • Fla é um time motiva qquer adversário, pela audiência e pelo Maracanã.

    • Esse é um dos nossos problemas. Nossos adversários jogam mais motivados quando nos enfrentam

  • esse time só me faz passar raiva, não sei os outros mas eu não sinto mais vontade nenhuma de assistir qualquer jogo do carioca, seja clássico ou não.

  • O Flamengo dos últimos anos é menos temido do que a Chapecoense. Time sem brilho, sem vontade, sem garra, sem raça, covarde, mal treinado, mal escalado e mal dirigido. Se fossemos um banco seríamos o melhor das américas, mas esportivamente somos medíocres! SRN

    • E nos anos anteriores aos “últimos anos”, fomos melhores? Disputamos Libertadores em sequencia? Fomos a final de alguma Sul-Americana? A história do futuro se escreve agora, nesse momento, por isso que eu não deixo de torcer para o Flamengo agora!!!

      • porra mestre Miyagi, “a históra do futuro se escreve agora”. Só falta pegar mosca com Hashi. SRN

        • Se você não acha que o presente não vai refletir no futuro, olhe o que está acontecendo com os outros times cariocas, endividados, fora de disputas importantes e sem caixa para fazer contratações. Qual o futuro deles? Por que você acha que o Real Madrid contratou o Vinicius Jr? Pensando no passado glorioso?

          • Relaxa, concordo contigo. É que depois dessa lavada de sabedoria, vou ficar decepcionado se vc não for o velho hermitão da montanha.

            • Velho hermitão eu não me sinto. Mas fui na final de 80 e no jogo com o Cobreloa no Maraca (2 x 1), alem de vários jogos sensacionais. Naquela época o Flamengo disputou 4 Libertadores em sequencia, só ganhando a primeira (para se ver como é difícil), mesmo com Zico, Adílio, Tita, Júnior, Leandro, etc. Depois vi o time vender barato e por falta de estrutura financeira diversos jogadores brilhantes, como Leonardo, Aldair, Marcelinho, Djalminha, Zinho, Paulo Nunes, Adriano, etc. Por isso que a estrutura financeira é o esteio para o futuro de qualquer equipe de futebol profissional, e basta ver o que está acontecendo no futebol inglês para ter esta certeza.

              • ENQUANTO ISSO cara-pálida os DUROS Grêmio Curintía e Cruzeiro ESTÃO GANHANDO TUDO nos últimos anos…….rs. E nós só no MALDITO CHEIRINHO !!!!!!!

                • É por isso que agente tamos virando piada dos antis por causa desse ” cheirinho “

        • kkkkkkk,boa.

      • TB NÃO DEIXO AMIGO…..mas aqui estamos falando de UM FLAMENGO SEM ALMA GARRA GANA SANGUE NOS OLHOS……Coisa q está se repetindo à MUITOS ANOS SEGUIDOS !!!!!!

    • Não seja exagerado, o Flamengo de 20/15 anos atrás perdia para times medíocres, era uma piada dentro e fora de campo, poderíamos estar melhor devido ao nosso poderio financeiro, mas estamos muito a frente do que no final da década de 90 e 00.

      • Você também está sendo exagerado, só que o contrário.

        Levantar títulos, o Flamengo não ficou sem em nenhum desses 15/20 anos atrás, como ficou nos 4 anos de jejum recente. Jejum e vexame em sequência, e não espalhados nesses 20 anos, porque aí fica fácil pegar um caso aqui, outro ali e juntar tudo pra comparar com 6 anos de mandato do atual presidente.

        Problemas financeiros e irresponsabilidade fiscal? Sim, tinha e muito. E quem não tinha? Mas dentro de campo era outra história, e não isso que estamos vendo aí.

        • Brasileiro 92, depois Mercosul 99, Copa do Brasil 2006, Brasileiro 2009,num período de 20 anos pré EBM foram 4 títulos, teríamos que ter ganhado em 2017 para manter o índice, se tivesse ganho os dois ano passado passaria o índice. Ficamos 6 anos sem ganhar 92/99 e depois 7 anos, 99/06.

        • E dentro de campo a história era pior, mas muito pior…So a derrota para o Santo André, num Maraca na lotado e a derrota para o América do Mexico depois de ganhar por 4×2 fora colocam qualquer comparação no chinelo.

    • TRISTE E VERDADEIRA CONSTATAÇÃO……

    • Concordo,penso da mesma forma.

Comentários não são permitidos.