“Sempre eu hei de ser” um peladeiro… Campo de terra, camisa contra sem camisa, final dramática, 1 x 1, próxima bola para fora acaba, terminou empatado saem os dois times… cruzamento na área, bate-estaca, o zagueiro polaco faz o corte em um carrinho monumental, a bola vem quicando para você, mansa e devagar, goleiro mal posicionado, a redonda vem quase que magneticamente atraída para a sua canhotinha dourada, você, sem marcação, sem vento, sem sol na cara, sem ter tomado o pé na bunda da morena, mente tão limpa quanto a de um monge tibetano, a chuteira amaciada, seria gol na certa… naquele segundo, o feio-da-porra, zagueiro do seu time que foi dar uma força no último ataque, avança sobre a bola que já tinha o seu nome, estava te dando mole, você, em vão, grita no alto dos seus pulmões, DEIXA!!!!!! Mas, feio-da-porra prefere ignorar o seu grito retubante, e enfia uma injeção no olho da bola, mandando-a para depois da pqp.
Tenho certeza que o EBM era zagueiro nas peladas do terrão e não o meia habilidoso, canhoto, que passava a bola para aqueles que faziam melhor outras funções, como driblar o goleiro, por exemplo…. EBM era o zagueiro fominha, que pegava a bola na saída do goleiro e, sempre, tentava driblar o time inteiro… quando perdia a bola ele reclamava de alguém! As coisas pioraram sensivelmente quando o EBM ganhou uma bola e virou o dono da pelada. Além de zagueiro, ele também era o técnico, o roupeiro, o presidente, meia direita e esquerda ao mesmo tempo e, eventualmente, goleiro linha na pelada de terra! Um assombro….
No Flamengo se a parte financeira da diretoria for corrompida pela ineficiência no departamento de futebol, ou seja, gastos desajustados, acabam as minhas esperanças de que haja alguma melhora no futebol do país. Se times pequenos acertarem a parte financeira e começarem a ter sucesso, nada vai mudar… a melhoria tem que ser no TIME DA MASSA, O MAIOR TIME DO PAÍS!
Aqui, eu começo a ser apedrejado! O Brasil é o maior país (em população) onde o futebol é o esporte preferido. Soma-se isto a uma escola tradicional e vencedora e tem-se um resultado ainda mais favorável. Não tanto quanto deveria, mas, ainda assim, incontestavelmente, o país do futebol! Brasileiros têem a tendência de desconsiderar o tamanho do celeiro e a atribuir a qualidade do futebol local, exclusivamente, à escola nacional. De fato, não há como negar. Mas, se a escola nacional não melhorar, e rápido, logo seremos ultrapassados por escolas tradicionais e com um celeiro muito menor.
Quando olhamos para o campeonato nacional entramos em depressão!
A draga do futebol doméstico é inegável. Embora não seja preciso, volto longe: em 1958, no supercampeonato, havia 7 titulares da seleção campeã do mundo nos times que disputavam o triangular final – Orlando, Bellini e Vavá (vasco); Nilton Santos, Didi e Garrincha (botafogo); e Zagallo (Flamengo). O mengão ainda tinha Dida e Joel.
Depois de assistir Botafogo (0) e Fluminense(3), quando o time de meninos do Fluminense engoliu o time de meninos, e desconhecidos, do Botafogo, paira a questão: onde vamos parar? Há como o nível baixar ainda mais? Esse mesmo time que foi engolido, nos engoliu. A chance de uma tragédia e de uma potencial chuva de devaneios e ações irresponsáveis como tínhamos no passado, aumentam exponecialmente.
Vamos ao Flamengo e ao seu profissionalismo, na gestão e estrutura organizacional. No começo, de forma silenciosa, e agora de forma aberta e reconhecida, o Flamengo está promovendo uma revolução no futebol nacional. Com contas em dia, arrecadação organizada, excelentes vendas de jogadores jovens, centro de treinamento de primeira linha, e melhorias e vitórias nas categorias de base, o Flamengo está diante da possibilidade real de ser a chave da mudança no cenário nacional. Mas e o futebol? e aí?!
Penso que não verei o Flamengo, ou nenhum outro time da América do Sul, rivalizando com os grandes da Europa, como fazíamos no passado. Não acho que seja possível! Porém, vejo sim a possibilidade de os times grandes do Brasil se estruturarem de modo a atingir o mesmo nível dos times médios e/ou grandes de segunda linha da Europa. Algo como top 20, se tudo der certo! Para tal, além de infraestrutura, é preciso planejamento tático de longo prazo cujo alicerce tem que começar nas categorias de base… (minha próxima coluna será sobre a base).
Parando de enrolar, imagino que: se tudo der certo, se a responsabilidade fiscal se espalhar pelos clubes (espero mesmo que todos se profissionalizem), se a CBF deixar de ser esse antro de retrocesso e zagueiros ruins, pode ser que tenhamos um campeonato nacional forte e interessante. No que se refere a times, ainda se tudo der certo, imagino: times formados por muitos garotos da base, e com dois ou três jogadores mais rodados, possivelmente voltando da Europa, enquanto os jogadores mais jovens ficariam por aqui mais alguns anos e só então seriam vendidos para fora (pelo menos iriam embora um pouco mais tarde do que atualmente). A diferença para o que vem acontencedo agora seria que no futuro a base proveria muito mais jogadores de qualidade do que hoje e, ainda, que os jogadores – desde a sub-17, já deveriam estar preparados para saber como vão jogar quando subirem. É preciso que tenhamos mais jogadores, mas muito mais jogadores, do quilate de Vinícius Júnior e Paquetá, subindo, quase todos os anos…
Agora, cenário negro e possível à frente (possível quer, simplesmente, dizer que pode acontecer e não que vai acontecer com certeza): o Flamengo enterra essa gestão financeira, volta a ser a feira da fruta que foi no passado, ganha títulos isolados, e voltamos a 10 anos atrás. Naquele passado longe havia menos chacota no campo, porque não tínhamos expectativa nenhuma… Não havia a história de cheirinho. Se o futebol fracassar, todo o projeto financeiro vai fracassar, o estatuto será rasgado…
Por favor, feio-da-porra, deixa aquela bola para quem sabe! Gol na certa! Por anos, o nosso zagueirinho se intrometeu onde não sabia nada, acreditou que o dinheiro iria resolver tudo e que planejamento de verdade iria ser resolvido com o tilintar das moedas… não trouxe quem de fato sabia, demorou muito para fazer mudanças, foi complacente com incompetentes e, apesar do sucesso econômico, o nosso zagueiro baixinho, feio-da-porra, deu uma injeção no olho da bola no ano de 2018 e, possivelmente, perdemos, ou perderemos, mais uma oportunidade.
Jogador do Flamengo, Gerson virou um dos homens de confiança do técnico Dorival Júnior Gerson…
David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…
Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…
Ver comentários
O interessante é que quando o Flamengo perde um jogo aparecem os teólogos do futebol, com críticas à diretoria, à comissão técnica e outras coisas. É assim mesmo, vascaínos, botafoguenses tricolores todos são torcedores do Mengão enrustidos. Façam o seguinte: Saiam do armário e venham engrossar a fileira de torcedores do Mengão.
Hahahhahhha a bandeirete tá nervosa
Cara! entendo que não devemos nos voltar contra tudo que foi feito! é admirável a postura dos que com EBM iniciaram este projeto de recuperação financeira/administrativa e tem mantido a linha ... no entanto ... não é SÓ ISTO que queremos... a auto-estima de cada RN está abalada... não dá para ver jogadores em identificação ou sem vontade jogando (Arão, Rômulo, etc);;;; (o que dizer de um ano vendo MAraúlo, Vaz, Muralha, Gabriel com o seu ZéRuela, tendo outros melhores no banco)... não dá... não se trata de modinha... se trata de auto-estima.... tá baixa por culpa da teimosia desse mesmo EBM que fez coisas legais, mas e o resto!!!!!?!?!?!?
saudações RNs
Dizem ser excelentes na parte financeira, mas pagam 600 mil reais no geovanio para ser banco. Vende o Vizeu para ser pago ano que vem e paga a vista o dourado pra ganhar 500 mil e não dar conta de dominar nenhuma bola. Rômulo também deve ganhar uma fortuna e não joga, e mesmo assim continua no clube. AS contratações são só aliciando jogadores com salários astronômicos, onde depois os caras não querem sair do clube para ir ganhar menos em outro lugar. Mantêm um centro de inteligencia que não consegue rastrear NENHUM jogador bom e barato no futebol nacional ou exterior, são sempre os mesmos nomes que QUALQUER UM sabe falar. Pagar contas, mantes as financias em dia deveria ser algo que toda gestão deveria fazer, porem como estamos no BRASIL parece que é algo incomum que deve ser ovacionado por quem faz.
Não esqu de do incrível Ederson. 3 anos de clube e não tem 10 jogos com a camisa.
A bandeirete nem disfarça, se entrega de cara.
Meu Deus quanta falta do que fazer kkkkkk
Meu amigo , so foi a escolha deste merda desse Rodrigo patetico que tinha tudo para fazer as escolhas corretas e so fez merda , acertou mt pouco nas suas investidas e suas conversas fiadas que teria uma melhor oportunidade no mercado do meio do ano , e na verdade qeria jogador de graça e sempre deu esta desculpa esfarrapada , tanto que gastou milhoes em Berrio , mancuello ,cuellar o embrolio com cirilo , tinha tudo mas tudo mesmo e fez so cagada ! Bandeira e o presidente e nao o faz tudo , ele ajudou a tirar o Fla do buraco e os sem cerebro condenam o cara por isso é ate dificil de entender como este tipo de pessoa existe com um cerebro tao miudo !!
verdade amigo você falou bem, agora me explica como é que o cara usa tanto espaço para digitar tantas besteiras, não aguentei ler tudo pqp
O no caso o pai da matéria acima, não confundir com você
O cara contratou a maioria dos jogadores e técnicos que a torcida pediu, fez a vontade da galera na maioria das vezes e agora é taxado de soberbo.
Aham, a torcida pediu Márcio Araújo e suas renovações, pediu Gabriel e seus 5 anos de clube, pediu o poderoso reserva do Vasco, vulcão Vaz. Também pediu o incrível Geuvânio, esse é craque hein? E o Ederson ? Contrata vitalício a torcida pediu, mesmo ele não jogando demais 10 em 500 anos de clube. Tá bom ou quer que eu cite Conca e cia?
Tudo bem, mas essa e a minoria que mesmo assim, apesar da saída não mudou nada no time. Podemos citar Diego Ribas, Everton Ribeiro, Muralha...
Cara, em futebol essa diretoria é uma piada. Já viu a mais nova?
A do novo diretor de futebol?
Se fez isso é pior ainda, por que ele não tem noção nenhuma do que está fazendo, torcedor é passional, dirigente é um profissional (ou deveria ser), ele tem que ter certeza do que está fazendo e não se deixar levar pelo humor da torcida que ganha 1 jogo é: rumo a Tóquio, e perdeu outro é: tira esse cara que ele não entende nada. SRN
kkkkkkkkkkkkk.... Engraçado demais essa montagem. Tá igualzinho ao Smurf Banana.
Acho que bandeira devia começar a contratar desconhecidos da torcida ..
Eita coluna da opoisisao..
e você é um otário apoiador da situação, covarde acomodado
Bandeirestes sao igual aos eleitores do lula podem ver o flamengo ate cair pra segundona mas nao dao o braco a torcer, o wallin que estava certo.