Maurício Barbieri chegou ao Flamengo em janeiro para ser auxiliar técnico na equipe de Paulo César Carpegiani. Com a demissão do técnico, após a eliminação no Campeonato Carioca pelo Botafogo, virou interino. Na falta de um nome incontestável de técnico para o Fla, e com o apoio dos jogadores, assumiu o comando do Mais Querido.
Barbieri está a frente do Mengão em dois jogos: um amistoso contra o Atlético GO – venceu de virada por 3×1 – e a estreia no Campeonato Brasileiro – empatou por 2×2 com o Vitória em Salvador. As características do treinador ainda são um mistério para a imprensa e principalmente para a torcida. Considerado estudioso, Maurício passou pela direção de quatro times antes de chegar à Gávea.
A versatilidade do técnico Rubro-Negro consiste em jogar em cima da fragilidade do adversário. Por exemplo, o Audax de Barbieri, em 2013, usou o 4-4-2 e venceu o Flamengo de Jorginho. Naquele ano terminou o Campeonato Carioca em sétimo lugar. Em 2015, usando o 4-3-3, chegou às quartas de final no Campeonato Paulista. No início de 2017, Barbieri assumiu o Guarani e utilizou o 4-2-3-1, mas o time não assimilou o esquema, foi eliminado do Paulistão, e Maurício demitido. No Desportivo Brasil, já no final do ano passado, o time do jovem técnico jogava no 4-4-2, e também chegou às quartas de final na Copa Paulista.
Observando a variação nos esquemas, o que podemos perceber é que Barbieri não é um técnico engessado a um modelo tático. Ele experimenta, joga de acordo com o material que tem em mãos. Em relação ao Flamengo, a tendência é que Maurício insista no 4-4-2, com dois meias na armação, dois volantes na proteção. Na frente, o técnico ainda pode utilizar Vinícius Júnior com Henrique Dourado ou mesmo após a volta de Guerrero, no dia três de maio, pode ser que o comandante utilize até os dois centroavantes.
O mistério acaba hoje, pelo menos em parte. Nesta quarta-feira (18), o Flamengo enfrenta o Santa Fe, pela fase de grupos da Copa Libertadores da América. A partida está marcada para às 21h45, no Maracanã. O Rubro-Negro lidera o Grupo 4, com quatro pontos ganhos.
Flamengo ainda tem chances matemáticas de título no Brasileirão O Flamengo ficou apenas no empate…
Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…
Arrascaeta e De La Cruz foram alvos de 'críticas' bem-humoradas de Suárez pelo desempenho como…
Flamengo ainda tem cinco jogos a cumprir no Brasileirão O Flamengo empatou em 0 a…
Flamengo terá três janelas de transferências em 2025 Gabigol está de malas prontas para sair…
De La Cruz tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2028 O nome de…
Ver comentários
Toda vez que um treinador inventa moda o Flamengo toma ferro, vê se hj é dia de mudar esquema tático?
Vai depender mais dos jogadores do que dele! Entra técnico e sai técnico e o time continua sem vontade... Se mudar a postura muda o resultado!
Eu iria de 4-4-2 assim:
--------------Diego----------Dourado------------
ER7-------Cuéllar-------Jonas----Paquetá
Trauco----Rhodolfo----Revér----Rodinei
-------------------Diego Alves--------------------
Também sairia com esse time so deixaria o Paqueta na Frente junto com o Dourado
Er7 titular e Vinícius Jr banco?
Na minha opinião o VJ vai melhor no segundo tempo.
E o e.r vai mal o jogo inteiro
Mas não é pior que o Geuvânio, e desperdiçar a qualidade do VJ no segundo tempo eu não acho uma boa.
Bom, mas eu entraria com o VJ. O Everton seria opçao pro lugar do Diego mesmo q no 2°T q ta merecendo um banco.
Eu gosto do 4-4-2, apoiaria muito o técnico que o implementasse no Flamengo.
Esse é o verdadeiro esquema do futebol brasileiro. Aquela praga do Dorivalque trouxe essa merda de 4-3-3 só pros pontas serem marcadores.
Acho que o esquema de dois pontas se perpetuou por "culpa" do Everton. Se você reparar no elenco todo mundo sabe jogar em outro esquema, mas o Everton só sabe jogar no corredor, então pra ter ele no time ou joga com dois pontas ou com duas linhas de 4 para ter um corredor que o Everton possa ocupar o espaço.
Dorival foi em 2012 , EC voltou só em 2014. Jorginho, Mano, Jayme, esses pragas todas mantiveram o 4-3-3 pq na Europa estavam jogando assim.
Agora que na Europa estão voltando com o 4-4-2 aqui os pelas tb voltam.
Mas concordo que o EC era uma das desculpas para esse esquema. Pelo motivo que eu sempre falei aqui do fenômeno EC. O unico atacante do mundo que é tutular pq defende bem
Mas nessas épocas aí que você falou Flamengo só tinha elenco pra jogar com dois pontas mesmo. Ou o Dorival jogava com Thomas e Negueba ou era Renato Abreu, Cleber Santana e Ibson tudo junto. Flamengo só teve elenco pra mudar o esquema já em 2015.
Também jogaria assim.
VJ é para o segundo tempo.
Sei q o exemplo vai ser contestado, mas eu gosto. Estilo seleção de 2006 q o meio jogava em losango.
Ficaria:
Cuellar
Paquetá- ER
Diego
So colocaria o V.Junior no lugar do ER,pois mesmo ele indo bem so entrando no segundo tempo,seria muito mais confiavael começar com ele,do que com o ER,que nao vem jogando nada.
ACHO QUE SERIA O ESQUEMA IDEAL PARA O MENGÃO, MAS TENHO DÚVIDAS SE FARIA ISSO NO JOGO DE HJ, SEM TER JOGADO ASSIM ANTES.
TENTARIA A NOVA FORMAÇÃO SÁBADO CONTRA O AMÉRICA.
PORÉM SE JÁ TREINOU NO 4-4-2 E ACHA QUE DÁ PRA SER HJ, BORA LÁ...
IRIA DE:
DIEGO ALVES, RODINEI, RÉVER (JUAN), RHODOLFO, TRAUCO, JONAS, CUELLAR, PAQUETÁ, DIEGO(E. RIBEIRO), VINÍCIUS JR, DOURADO.
SRN
Perfeito.
Sem técnico definido, sem esquema definido, sem time definido e arriscando coisas em jogos importantes... Parece mesmo que nunca aprenderemos com os nossos erros. Assim fica difícil.
Ué?
Cadê a fonte?Ah sim, opinião dos super experts da coluna.
um minuto atrás
Bom dia, quero esse espaco para parabenizar o jornalista Mauro Cezar Pereira, por ter divulgado a alguns dias informações sobre a reunião do nosso presidente com os jogadores apos derrota para o Botafogo..." Que estava tudo bem e pedindo ajuda aos jogadores para terminar o ano bem" , palavras do EBM, e hj acabei de assistir entrevista do Jaime de Almeida na ESPN, onde o mesmo declarou que os atletas não sofrem nenhum tipo de cobrança é que toda culpa por resultados recaem em cima da comissão técnica, ele estava simplesmente revoltada e praticamente confirmou TD que o Mauro fala a muitos anos sobre o futebol do clube, galera palavras do Jaime , não minhas.....um abraço a todos e vamos refletir.
Vdd, mas bem q ele podia ter se manifestado ainda empregado. Agora parece ex nanorada queimando filme. Concordo com ele, mas isso é falta de culhão.
MAS DISSO TODO MUNDO SABE CARA.NAO PRECISAVA NEM O MAURO TER FALADO,E NEM A MUMIA DO jAIME,QUE SO FALOU ALGUMA COISA DEPOIS DE DEMITIDO,TEREM FALADO ALGUMA COISA;POIS TODO MUNDO SABE QUE NAO EXISTE COBRANÇA NENHUMA EM CIMA DOS JOGADORES,E QUE O BANANA DE MELO OS PROTEGEM.O MAURO NAO ESTAVA DIZENDO NENHUMA MENTIRA,E SO NAO ACREDITOU E NEM GOSTOU DO QUE ELE DISSE,OS BANDEIRTES IDOLATRAS DO PRESIDENTE.
O Barbieri se deu bem que é ano eleitoral no Flamengo e não existe treinador de renome incontestavel disponivel no mercado então só nos restou torcer por ele!
Mas se ele está no Flamengo é porque já fez por merecer então só esperamos que ele tenha sorte e que o elenco o ajude e vice-versa.
Isso aqui é Flamengo!
SRN
pode até ser, mas tenho pra mim que se de cara o flamengo tivesse chamado o cuca, ele estaria aqui. Como fomos atrás do Renato primeiro, ele fez beicinho.
Hoje não é dia pra inventar:
O time tem que ser o mesmo que treinou 2 semanas juntos e começou o jogo com o Vitória. Se não for esse o time, só mostra falta de convicção.
DA - Rodinei, Rodolfo, Juan, Renê - Cuéllar, Jean Lucas, Paquetá, Diego - VJ, Dourado.
Infelizmente menino Jean Lucas não foi nem relacionado...
Takipariu...o mlk é um dos melhores desse meio e nem relacionado é....o cara prefere arão, Jonas e Pará... é esse o diferencial entre ser um time competitivo e um time fracassado
Acho que deve ser panela, Jean Lucas faz 20 anos em junho, ou seja, já tem físico pra aquentar partidas de alto nível, e nos jogos que fez esse ano mostrou que devia ser o substituto imediato do Cuéllar, ou até para jogar ao lado em alguns jogos que o adversário não fosse tão forte, e não o maluco do Arão.
O próprio Lincoln pode ser mais eficaz que o Dourado...mas na cabeça dele ele pensa: " sou interino e não vou tirar do time os medalhões, que lá na frente podem me prejudicar"... hoje entendo pq os medalhões queriam ele...SE ELE BARRA ESSES JOGADORES COLOCA ESSA TRINCA DA BASE( PAQUETÁ, JEAN LUCAS E VINÍCIUS JUNIOR) E O TIME ENGRENA....ia ser pontos só pra ele... é muita falta de ousadia de não querer crescer na vida.
Isso aí msm!
TAMBEM SERIA A MINHA FORMAÇAO,MAS O jEAN LUCAS NEM RELACIONADO FOI.