Toda participação do Flamengo na Copa Libertadores da América é um drama, mas a novela de 2018 tem um enredo que começa a lembrar a campanha de 2012 (compare as pontuações ao fim deste post). Há seis anos, o time rubro-negro terminou o primeiro turno da fase de grupos exatamente com cinco pontos. Em situação delicada, disputou os outros nove pontos em duas partidas fora de casa e apenas uma no Rio, ganhou apenas três, terminou com oito e deu adeus precocemente ao torneio. Daqui em diante, o time rubro-negro enfrenta o Independiente Santa Fe, em Bogotá; o Emelec, no Maracanã; e o River Plate no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Qualquer semelhança é mera coincidência. São necessários mais cinco ou seis pontos para evitar outro vexame continental.
O roteiro de 2018 lembra o de 2012 até na desordem. Naquela edição, a diretoria demitiu Vanderlei Luxemburgo e contratou Joel Santana, que não deu jeito no time. Desta vez, caiu Paulo César Carpegiani e Maurício Barbieri herdou a missão de tocar o trabalho. Achei que o interino repetiu o erro do ex-chefe. Desesperou-se e desestruturou o time no segundo tempo ao trocar Everton Ribeiro e Henrique Dourado por Willian Arão e Lincoln. Se estava ruim na etapa inicial, piorou nos 49 minutos finais. Exatamente como aconteceu na eliminação diante do Botafogo nas semifinais do Campeonato Carioca.
Por falar na eliminação diante do arquirrival, o Flamengo teve 20 dias de folga entre o adeus ao Estadual e o duelo contra o Independiente Santa Fe — sem contar a estreia no Brasileiro diante do Vitória. Praticamente uma intertemporada. E não mostrou nenhuma evolução. Quanto desperdício de tempo. E o time só piora…
O Flamengo poderia ter liquidado o jogo nos primeiros 20 minutos. Até começou bem, apresentando duas características desses 20 dias de trabalho de Barbieri: uma espécie de blitz no inicio da partida — fez gol no início contra Vitória e Santa Fe — e criação de jogadas pelo meio, quebrando um pouquinho um vício das jogadas pelas pontas e cruzamento para a área.
No entanto, o Flamengo continua com a velha mania incurável de não matar o jogo. E de deixar as pernas bambearem quando sofre um gol do adversário. Foi assim no empate por 2 x 2 com o River Plate na estreia. A história se repetiu nesta quarta contra o Santa Fe. O time ficou “desorientadinho da silva”.
Há pouco tempo, a culpa era de Alex Muralha, Rafael Vaz, Márcio Araújo, Zé Ricardo, Reinaldo Rueda, Paulo César Carpegiani, Rodrigo Caetano, Jayme de Almeida, Mozer… Todos caíram e nada mudou no Flamengo. O culpado da vez é o presidente Eduardo Bandeira de Mello. O muro da Gávea dormiu pichado pedindo a saída de quem fez sucesso no trabalho de reconstrução financeira do clube, mas comete o pecado de não transformar dinheiro em troféus. A torcida foi paciente nos quatro primeiros anos da gestão. Mas paciência tem limite.
Pontuações do Flamengo no 1° turno da fase de grupos da Libertadores no século
- 2002: 3 (eliminado com 4)
- 2007: 7 (passou com 16)
- 2008: 4 (passou com 13)
- 2010: 6 (passou com 10)
- 2012: 5 (eliminado com 8)
- 2014: 4 (eliminado com 7)
- 2017: 6 (eliminado com 9)
- 2018: 5 (9 a disputar)
Reprodução: Driblo de Corpo | Correio Braziliense
Tem q ganhar os 2 próximos e chegar a 11. Não acredito nem em um empate contra o River. Se perder a próxima tá fora.
Não tem trabalho no futebol do Flamengo, bagunça total, e por incrível que pareça, Bandeira foi um dos piores da história do nosso futebol.
Olha eu discordo, Hélio Ferraz, Kleber Leite e Patricia Amorim foram medonhos, Edmundo S. Silva eu nem comento. EBM conseguiu uma Copa do Brasil, dois estaduais, sem contar três classificações para a Libertadores. Esperavamos muito, veio pouco, mas o pior? Muito longe disso. .
E O MÁRCIO BRAGA?
O Márcio Braga foi o presidente mais vitorioso na história do clube.
Márcio Braga eu exclui por que ele está entre os melhores.
Ele está nesse bolo, junto com todos esses.
Agora qual desses teve audacia de bater de frente com a torcida? Não lembro, Banana pra torcida, ironias, afastamento da torcida dos estádios.
Copa do Brasil e Carioca coincidentemente quando ele não tinha rachado com os antigos diretores, que decidiam tudo em grupo, sem poder máximo ao presidente.
De novo discordo, pra mim ele está no outro bolo, junto com o Gilberto Cardoso e Márcio Braga, por mais que tenhamos esse ranço pela falta de títulos (algo perfeitamente normal) é inegável que o legado do EBM é gigantesco, a forma como ele pega o clube e a forma como ele o deixa no final da sua administração é algo pra ficar pra história. Dividas, salários atrasados, dívidas trabalhistas, sem CT, baixa receita, base razoável…Ja temos um excelente CT, pagamos bem, mais de 50% das dívidas pagas, jogadores QUEREM jogar aqui, jogadores valorizados que geram receitas altas para o clube, base sendo aproveitada no time principal. O que pesa no EBM foi o fato de ter feito um excelente trabalho fora de campo e esse trabalho não der dado frutos no tempo no que a gente esperava, acho injusto colocar o trabalho de um presidente somente no campo de futebol, acredito que se mede um trabalho por aquilo que alguém faz e o que ele deixa para o futuro, nesse quesito, EBM tem meu respeito.
Mas nem se compara EBM ao Márcio Braga, acho até uma falta de respeito com o presidente mais vencedor da nossa história. Braga também revolucionou administração do clube, nem por isso se tornou um fiasco esportivo.
Toda vez que alguém fala do EBM começa a misturar as coisas, quem está questionando a parte administrativa? Ninguém, e se for notar um pouco mais fundo, ele não é o principal responsável pela grande evolução administrativa. Tudo que ele se mete se torna um grande fiasco, como a equipe de futebol e as negociações por estádio.
Opiniões amigo…nos meus mais de 40 anos acompanhando o Flamengo acho o EBM um dos maiores presidentes que o Flamengo já teve, Márcio Braga fez muita, mas muita cagada…já tomou até porrada de torcedor por causa daquele título que perdemos para o Santo André, foi na posse do Roberto Dinamite e cantou o hino do Vasco, lutamos na época dele várias vezes contra rebaixamento e com times tenebrosos, sem contar os constantes atrasos de salários, mas foi um vencedor dentro de campo, então….
EBM foi o que mais criou expectativas e o que menos teve retorno. Não acho que foi um dos piores..,
Exatamente, pelo fato de termos conseguido resultados expressivos no campo financeiro e consequentemente montando um bom time, a falta de know-how dele no futebol acabou pesando, talvez também pela falta de experiência nesse meio, coisa que Marcio Braga e Kleber Leite por exemplo possuíam de sobra.
Tipo Diego. Boa pinta. Bom garoto. Educado. Polido. Dai todo mundo vai na dele.
E vamos mantendo uma expectativa que nunca vai se cumprir. Estamos sempre esperando que ele seja o que ele nunca vai ser
Os caras treinam na academia e malham no campo. Só vivem na Academia, deixando de lado o primordial que é aprender com os erros, repetir as situações de jogo onde a tomada de decisão foi tomada errada (Diego perdendo vários gols contra o Santa Fé) para melhorar. O Telê Santana trabalhava isso sistematicamente, mas com essa diretoria frouxa e um estagiário na comissão técnica fica muito difícil ir longe nessa Libertadores. Somente o Basquete nos representa.
POIS É CARA
Precisamos de um ponto contra o Santa Fé e da vitória contra o já eliminado Leclec. O Santa Fé não ganha dois jogos seguidos não (River e Emelec).
Se isso ocorrer, entraremos no jogo contra o River já classificados, disputando apenas o primeiro lugar ( Na última rodada – River 9 ou 11 pontos; Fla 9 pontos; SF 4 ou 5 pontos; Emelec 1 ponto)
Depois, será outro campeonato.
O ideal é vencer o Santa fé ! O time deles é fraco , visto o jogo da ultima quarta. O principal problema de joga lá é a altitude !! Depois disso é OBRIGAÇÃO vencer o Emelec em casa , ainda mais que terá a torcida apoiando ( sendo que isso pode ser um problema, visto se o time nao render terá vaias ) … e contra o River la o que vier de ponto é bônus !
O time fraco empatou com river e flamengo
Ué mas é fraco mesmo , empatou com o Flamengo devido a falta de vontade do mesmo e gol perdido , goleiro salvando , Renê não fazendo a falta que deveria fazer no lance do gol , além de incompetência do técnico que mexeu muito mal !! O time do Santa fé é fraco , o que pesa no jogo la é a altitude !!
Pq o flamengo Tb eh fraco. Por isso essas coisas acontecem. Não tem isso de sorte ou falta dela, de pé frio e etc. tem trabalho bem feito e competência.
Não vejo como fraco , se pegar no papel é um bom time mas que não ta rendendo o que se espera dos mesmo ! Temos jogadores que seriam titulares em outros times com facilidade , mas aqui no Flamengo nao sei o porque não rendem como se espera , um exemplo disso ER !!!
Galera paciência. Vamos nos classificar. Assim como foi destacado na reportagem o nosso Mengo mudou em uma coisa.
Começou a criar mais jogadas pelo meio, largando os tradicionais cruzamentos par a área. Eu acho que isso já é uma evolução. Para mim falta um capitão nesse time. Um Jogador que saiba manter a calma após um revés. Falta também um atacante de movimentação e bom finalizador, um falso 9. Depois disso acho que o time decola.
QUE EVOLUÇÃO DESSE TIME FRACO TATICAMENTE HÁ ANOS? NOS 20 MIN INICIAIS? BANBEIA AS PERNAS QUANDO TOMA GOL E SE DESORGANIZA TOTALMENTE FICANDO NO CHUVERINHO!
Guerrero vai jogar duas das três partidas restantes, próximas partidas, vamos chegar junto!
Guerrero faz falta quando não joga, mas quando joga é a mesma coisa do outros.
FALTA DE PLANEJAMENTO E AMADORISMO TOTAL DESSA DIRETORIA QUE NÃO APRENDE COM OS ERROS! QUAL EVOLUÇÃO DESSE TIME FRACO TATICAMENTE HÁ ANOS? NOS 20 MIN INICIAIS? BANBEIA AS PERNAS QUANDO TOMA GOL E SE DESORGANIZA TOTALMENTE FICANDO NO CHUVERINHO!
Bem foram 20 dias de uma inter temporada perdidos. Demitiu o Carpeggiani não contratou ninguém e o Barbieri não deu nem sequer organização ao time. Se contratar agora um técnico não vai mudar muita coisa pois não haverá tempo hábil para treinos com o calendário tão apertado, então a não ser que eu me engane completamente o Flamengo não passa de fase (Torço sinceramente para que eu esteja muito mais muito enganado)
Realmente queria ver o flamengo jogando bem fazendo gols ganhando e convencendo e sempre fico na esperança de que nosso próximo jogo vai mais infelizmente é sempre uma frustração.
Vamos torcer, rezar e apoiar agora é o que nos resta independente de esquema de escalação torço para que o Flamengo encontre um caminho de vitórias e siga. SRN
TEMOS QUE REZAR, PRA PASSARMOS NA CAGADA, E MELHORARMOS O TIME MAIS PRA FRENTE!
Tem a paralisação pra Copa do Mundo antes do mata-mata, tem janela de transferências para os clubes europeus, vai que eles desmancham os principais concorrentes? Mas no atual cenário não dá pra acreditar, mas no meio do ano, as coisas podem mudar, e talvez o Noval seja melhor que o Caetano pra contratar jogador, vamos ver.
Escutei que vão desmanchar o flamengo. Vai levar rever, arao, para, Rodinei, trauco, Rene, Rômulo
Será? Tomara que façam isso mesmo, mas vamos esperar os substitutos desses caras aí.
JOEL SANTANA, JAIME DE ALMEIDA, ZÉ RICARDO E MAURICIO BARBIERE, O QUE ELES TEM EM COMUM, FALTA DE PLANEJAMENTO DA DIRETORIA E REMENDO DE TÉCNICO SEMPRE NA FASE DE GRUPOS DAS ÚLTIMAS LIBERTADORES!
O gigante flamengo, na Libertadores é um anão. Não duvido nada sermos eliminados de novo na Primeira fase.
tenha fé bom homem. 🙁
É o que resta….
E quantos pontos tinham os adversários na época?
Na Libertadores já teve times que se classificaram com 7 pontos.
Então menos drama e mais apoio.
Vc acha que só de ter mandado Rodrigo Caetano embora tudo iria se resolver? Agora temos que limpar suas cagadas, soh contratação que deu errado, vai demorar muito pra isso ser corrigido.
É verdade, isso aí leva tempo mesmo.
Cagada foi ter contratado e mantido ele. Cagada foi ter contratado e demitido varios técnicos meia bocas.
As cagadas diretamente e indiretamente saíram todas direto do reto do bandeira
Time sem garra nao se cria na Liberta e todos aqui sabemos disso… eu nao tenho esperanca NENHUMA ate que o Bandeira saia da presidencia (otimo em financas e pessimo em futebol) para que aih sim possamos ter uma diretoria que cobre sim os jogadores pq eles ganham rios de dinheiro e nao correspondem como se eh esperado.
Matéria de “Lixo”
Fla esta regular assim como o River Plate, dificl esta o Cruzeiro, La em minas os caras com dois pontos estão acreditando na classificação, nós em primeiro e os caras ja pensam em desclassificação..vão se ferrar bando de pessimistas;
Cruzeiro nunca foi eliminado na primeira fase, por isso eles acreditam
Sempre tem a primeira vez !
VAI SE FERRAR VC OTIMISTA, VAMOS LEVANDO…; TUDO VAI SAIR NATURALMENTE, SE NÃO HOUVER MUDANÇA DE MENTALIDADE, VAI SER TRAUMA ATRÁS DE TRAUMA NA LIBERTADORES!
Alguns torcedores mais jovens viajam demais. Não tem título fácil p Flamengo não. Tirando o Mundial q foi um passeio, todos os outros foram com superação no meio do campeonato. Agora, o problema eh q naquela epoca tinha amor pela camisa, hoje os caras não ganharam nada e são milionários. Mais recentemente em 2009 olha quanto jogador flamenguista tinha no elenco. P mim essa deve ser a principal característica dos nosso jogadores. DNA rubro negro.
Independente das dificuldades da competição ou do histórico desastroso em nossas três participações anteriores, creio que ainda é possível avançarmos no torneio. Como falou alguém nas notícias anteriores, caso o Flamengo vença na Colômbia e o River vença sua partida em casa, pegaremos um Emelec virtualmente eliminado da competição (teriam apenas 1 ponto). Daí, se ganharmos dos equatorianos em casa e os argentinos do Santa Fé, teríamos uma boa briga pelo primeiro lugar do grupo na última partida.
É verdade, mas esse jogo contra o Emelec seria um jogo perfeito para a tradicional “Flamengada”, mas a situação ainda é boa, é só time não vacilar mais.
O problema é se perde em Bogotá.
Sim, cara. Isso não pode acontecer.
Se perder será devido a altitude , que faz a diferença ! Porque pelo time do Santa fé é fraco !
Vinicius, fazendo um exercício substituindo o nome dos clubes por
Letras. Classificação tranquila. Eu olho e não vejo problema algum. Agora quando volta o nome dos times a aparecer, a perna começa a tremer. Suar frio. Hahahahahahha
Se n fizer 10 pts tá eliminado.
Solução instantânea não existe. Convenhamos, o Carpegiani conseguiu 70% de aproveitamento e estava buscando encontrar a melhor formação com as peças que tinha. A experiência dele na Libertadores é a maior entre os técnicos disponíveis. Treinou diversas equipes na America Latina, inclusive a seleção do Paraguai (com sucesso!). Mas, mesmo tendo conquistado a Libertadores o mundial pelo Fla, não serve. É muita bagunça junta. E ele era uma aposta melhor do que ir para a Libertadores assim, com os jogadores mancomunados e fazendo o que querem. Vai ser um ano vexaminoso. Isto se não acabar na segundona…