É claro que a convocação de um jogador para defender as cores de seu país enchem os clubes de orgulho. Mas no Brasil ela também pode ser tornar um tormento nas cabeças de dirigentes e treinadores. Isso porque, caso um atleta que atue no nosso futebol seja chamado por Tite para a disputa da competição, na Rússia, ele pode desfalcar sua equipe em até sete rodadas do Campeonato Brasileiro de 2018.
Explica-se: entre a 6ª e a 12ª (última antes do Mundial) rodada do torneio, os selecionáveis já vão estar em preparação (ou a caminho dela) para a disputa do certame. A semana de exames e treinos na Granja Comary está marcada entre os dias 21 e 27 de maio. A 6ª rodada da Série A, por exemplo, vai ser disputada entre os dias 19 e 21.
A equipe que mais se preocupa com o fato certamente é o Grêmio, que tem em seu elenco quatro potenciais candidatos a disputar a Copa: Pedro Geromel (nome mais certo na lista), Marcelo Grohe, Arthur e Luan. Justamente seus quatro principais nomes. Neste período, o Tricolor vai enfrentar Paraná, Ceará, Fluminense, Bahia, Palmeiras, América-MG e Sport.
O Corinthians não fica atrás. Com Fagner com presença quase garantida e Cássio com boa quantidade de convocações, a instituição paulista ainda tem Rodriguinho como nome forte na disputa por uma vaga no setor de meio-campo. Os adversários do Timão neste espaço vão ser Sport, Internacional, América-MG, Flamengo, Santos, Vitória, e Bahia.
O São Paulo viu Rodrigo Caio ganhando chances e também – apesar de ter perdido bastante prestígio e agora estar correndo bastante por fora – Diego Souza ser testado como ‘falso 9’ pelo comandante canarinho em algumas partidas. O radar fica ligado no momento em que vão enfrentar Santos, América-MG, Botafogo, Palmeiras, Internacional, Atlético-PR e Vitória.
Além destes, Diego Ribas (Flamengo), Vanderlei (Santos), Thiago Neves (Cruzeiro) e Dudu (Palmeiras) são outros nomes que podem estar no campo de vistão da comissão técnica da Seleção para a disputa da Copa do Mundo.
O Brasileirão terá início no próximo sábado (14), com o jogo entre Cruzeiro e Grêmio, no Mineirão. A data de paralisação está marcada para o dia 13 de junho, um dia antes do pontapé para o Mundial, com o confronto entre Rússia e Arábia Saudita. A convocação final será realizada por Tite no dia 14 de maio.
Confira a programação da seleção brasileira para a Copa 2018:
*21/05 a 27/05 – Semana de exames e treinos da Granja Comary
* 28/05 a 02/06 – Semana de treinos em Londres
* 03/06 – Brasil x Croácia
* 04/06 a 08/06 – Semana de treinos em Londres
* 08/06 – Viagem a Viena (Áustria)
* 09/06 – Treino em Viena
* 10/06 – Áustria x Brasil
* 11/06 a 15/06 – Semana de treinos em Sochi
* 15/06 – Viagem a Rostov
* 16/06 – Treino em Rostov
* 17/06 – Brasil x Suíça
Reprodução: Igor Affonso/Esporte Interativo
Luiz Eduardo Baptista usou as finanças para atacar a atual gestão No debate dos candidatos…
Gabigol tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2025 O nome de Gabigol tem…
Flamengo segue negociando com o Corinthians a transferência de Hugo Souza O futuro de Hugo…
Confira os números da mais recente pesquisa para a corrida presidencial do Flamengo Faltam três…
Cucho Hernández tem contrato com o Columbus Crew (EUA) até dezembro de 2025 A temporada…
Última derrota do Flamengo foi para o Fluminense, em 17 de outubro Após a pausa…
Ver comentários
E para variar, se esquecem dos estrangeiros que jogam no Brasil, e também perderão muitas partidas, como o Guerrero (mal irá voltar após a suspensão, já vai embora pra seleção), Trauco, Cuéllar (poucas chances)... Fora os estrangeiros de outros times, como o Cueva (São Paulo), Romero e Balbuena (Corinthians), Gatito Fernandes (Botafogo), Martin Silva (Vasco), que mesmo no caso dos jogadores que não jogam por seleções que vão participar da Copa, serão convocados para jogos amistosos de preparação das seleções que irão participar do torneio.
A verdade é que metade dos times jogarão desfalcados por metade do Brasileiro, um verdadeiro absurdo do nosso calendário, que prefere priorizar o enfadonhos e definhantes Estaduais, a fazer algo realmente decente.
Pelo que vem jogando séria quase um reforço para o Mengão
Pelo que vem jogando, Diego está na lista sim, mas dos que NÃO VÃO à Copa. Mas vamos ficar sem Cuéllar, Guerrero e Trauco. Pensando bem, o desfalque mesmo será Cuéllar, o resto é "reforço".
Diego não está merecendo nem estar no Flamengo, quanto mais ir pra copa do mundo.
Se tivesse um treinador de coragem ele já estaria no banco a muito tempo.