Notícias

João Luis Jr.: “Flamengo: um time que desistiu de jogar futebol”

Uma verdade que vale repetir sobre o Flamengo atual é que poucos times nos ensinaram tanto sobre redução de expectativas quanto esse. Se terminamos 2016 esperando que o Flamengo do ano seguinte “ganhasse tudo”, já no segundo semestre as nossas expectativas giravam mais em torno de “tomara que ganhe alguma coisa, qualquer coisa”. E ainda que achássemos que no começo de 2018 as ambições já estavam bem moderadas, mais ou menos na região de “ganhar seria legal, mas se eu não passar muita raiva eu estou satisfeito”, o Flamengo x Santa Fe dessa quarta-feira conseguiu jogar ainda mais pra baixo os anseios do torcedor rubro-negro, já que mais uma vez nos vimos torcendo não pro Flamengo ser campeão, não pro Flamengo golear, não pro Flamengo dar um show de bola, mas apenas pro Flamengo manifestar qualquer intenção de praticar esse esporte chamado futebol.

Porque o que se viu durante os 90 minutos da partida na Colômbia foi talvez a equipe mais acomodada, desanimada e sem qualquer ambição além de ver o tempo passar de toda a história do Flamengo. Uma defesa confusa, um meio campo absolutamente omisso e um ataque que parecia ter entrado em campo obrigado pela mãe, marcaram essa que foi uma das atuações mais decepcionantes de uma temporada já desanimadora, pelo simples fato de que mais uma vez o Flamengo não mostrou a menor vontade de vencer.

Claro, existem as limitações técnicas óbvias do Flamengo. Mais uma vez atuamos sem laterais profissionais, mais uma vez Diego, apesar de combativo e disposto, parecia ter sido picado por uma enceradeira radioativa e mais uma vez entramos em campo com William Arão, o único homem que consegue estar 24 horas por dia no mesmo estado de consciência que você fica quando tira aquele cochilo no meio da tarde de sábado e acorda sem saber onde está, que horas são e achando que está atrasado pra uma aula de álgebra da oitava série.

Mas ainda assim nada justifica que, diante de 6 pontos disputados contra o Santa Fe, uma equipe que está longe de ser das melhores do continente e cujos jogadores demonstraram dentro de campo enorme incapacidade para realizar atividades simples como dominar uma bola, dar um passe de lado, cortar um cruzamento, o Flamengo tenha conseguido obter apenas 2 pontos, ainda mais com as duas partidas acontecendo da maneira que aconteceram.

Se dentro do Maracanã mais uma vez cedemos o empate e não mostramos capacidade de reação, na Colômbia o Flamengo atuou como se não tivesse nem mesmo a intenção de vencer, chegando ao extremo de fazer cera desde o começo da partida e atuar não como se estivesse em um grupo complicado e precisando obter pontos diante de um adversário fraco, mas sim como se estivesse matematicamente classificado e a partida de ontem fosse uma mera burocracia, um simples carimbo no passaporte rumo à segunda fase, uma simples conferida na nossa pulseirinha vip rumo ao camarote do mata-mata.

Dependemos agora apenas de nós mesmos? Em tese sim. Uma vitória contra o Emelec em casa e um empate contra o River fora bastam para classificar o Flamengo. Mas é possível confiar de verdade numa equipe que demonstra níveis tão grandes de omissão, descaso e falta de motivação que só falta entrar em campo segurando uma faixa que diz “preferíamos ter ido ver o filme do Pelé”? Provavelmente não.

Perdemos nas duas partidas contra o Santa Fe, por pura falta de vontade e coragem, quatro pontos que poderiam ter já nos garantido na segunda fase e que com certeza vão fazer falta quando, daqui a algumas semanas, estivermos precisando fazer as contas para saber se esse time chega ou não até o mata-mata. Como eu disse, o Flamengo depende apenas de si mesmo? Claro. Mas eu duvido que você se sentiria seguro se dependesse do Flamengo de hoje pra qualquer coisa.

Reprodução: ESPN

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Nunca senti tanta vergonha de um time do Flamengo como esse atual, antigamente pelo menos tínhamos vontade de ganhar.

  • serio que o Cesar vai ficar no banco para O diego? esse goleiro e enganacao. ta vencido depois da contusao. Cesar mil vezes melhor. pego tudo na hora do aperto.

    • Diego Alves sempre se destacou por pegar pênalti do que ser um bom goleiro.J.Cesar mesmo com 38 anos passou mais confiança do que ele.

      • exatamente esse e o meu ponto. Julio Cesar mesmo sem ritmo de jogo passou muito mais confianca do que DIego Alves, Temos que acabar com essa panelinha do nosso Elenco, tem muito jogador ali com palavra entalada na garganta. Ninguem reclama de ninguem e quando reclama ficam de frescura, como no caso de DIego e paqueta. ou rhodolfo e Vizeu.

  • TUDO BEM, não precisa jogar nada mesmo, só precisa ganhar os títulos... fala do brasileiro de 2017, tirando a vitória no cadeião por 3x2, que grande partida do time do lula jogou??

    no paulista de 2018, que grande partida o curica jogou??

    o time não joga nada, mas ganha tudo... que grande partida, tirando as finais, o grêmio jogou ano passado na libertadores??

    faz tempo que o futebol não tem espetáculo, mas precisa ser efetivo!!

  • Perfeita análise! !!!!
    Time sem iniciativa e sem garra para demolir qualquer adversário! MESMO OS MAIS FRACOS!
    Arão parecem que está em campo por obrigação! Já jogou bem no passado, porém sua etapa no Mengão está encerrada!
    Insistir com Vinicius Jr. é uma burrice......é imaturo (óbvio) e não contribui quando entra como titular!
    Livro a cara de Cuellar e Paquetá, ambos pela garra e técnica!
    Já passou a hora de ser feita uma mudança radical!!!!!! Lomba começou a sacudir a árvore mas o fôlego acabou muito rápido.
    A BASE É A SOLUÇÃO, e todos sabem disso!!!
    SRN

    • ontem o renê foi muito bem também, aliás, até o rodinei, conseguiram junto com cuellar, livrar a cara do DA, Juan e Renê, caso contrário teríamos tomado mais um sapeco

      • acredito que Rene pode ate ter futebol se se soltar mais, mas ja errou muito! Rodinei concerteza e melhor que para, ja provou que tem mais gas e raca. Juan joga bem mas nao da mais, ta velho e nao aguenta jogar todo jogo. nao podemos ter uma zaga titular que nao aguenta 2 jogos por semana. Ja la na frente o negoco ta feio. eu iria so de Base...

  • O que esperar de um time com Rodinei, Renê, Arão, Geuvânio, Marlos Moreno??
    Em relação ao Diego, precisa voltar a jogar bola. Everton Ribeiro tem que jogar no MEIO e não nas pontas, seria uma boa dar uma chance a ele no lugar do Diego. Maurício Barbiere não dá mais, contratem um técnico conceituado.

  • Teve altitude,tudo bem,mas o time está uma desordem,Arão parecia que não tava no jogo,porque não colocar Jonas e Cullear juntos ? Diego vinha de contusão parece já não ter o mesmo gás e perna,então porque não alternar um tempo para Diego e um para Everton Ribeiro? Os dois tem qualidade,podem render mais, jogando 45 min cada.Vinicius júnior não rende a mesma coisa jogando 90 min,do que quando joga 45 min contra uma defesa já desgastada.Temos um centravante excelente no jogo aéreo e batida de pênalti,temos excelentes cobradores de falta,falta mais agressividade para criar situações de falta e pênalti,jogadores como Diego(recebe muita falta,mas jogando recuado,essas falta não ajudam),Paquetá,Vinicius Jr,Giovane, tem que ir para cima e chamar a falta e pênalti. Quando time está com a posse de bola ninguém se oferece para o jogo,para tabelar e passar,criar jogadas.Quem tá com a bola tem que carregar,passar na fogueira ou acontece a antecipação dos marcadores, porque os companheiros ficam aguardando a bola.

  • só existe uma solução:recomeçar um novo time, aproveitarias desse, somente o Diego Alves, Cueelar e Paqueta o resto pode dispensar

      • quando o cesar estava encostado ou emprestado para times sem expressão não vi ninguém falando que era um goleiraço

        • pois é felizmente, profissionais evoluem. Se vc nao ve isso deveria analizar melhor os dois em campo. Diego Alves nao passa confianca nenhuma. Todas as bolas em 2 tempos.

  • Oque falta para o flamengo...
    "Carregar uns Sacos de Cimentos"
    "falta alegria nas Pernas"
    " um cara que seja homem para colocar um filé de borboleta no banco"
    Só os bons entendedores sabem oque é isso
    e se sabem vão concordar comigo

  • Apático,sem jogadores a altura da tradicao do FLAMENGO, sem técnico,e com diretoria perdida e incompetente em questões de futebol.Uma grande tristeza,nem chega a ser frustração,pois de anreman já csr sabe....que nada vai acontecer,além de um time fraco e pior,acovardado.

  • A culpa do Bandeira foi de não ter mandado o cara que montou esse elenco embora antes, ou seja, Rodrigo Caetano.

Notícias recentes

Eleições no Flamengo: BAP menospreza Copa do Brasil e afirma: “Brasileirão é prioridade”

Última vez que o Flamengo conquistou o Brasileirão foi em 2020 Um dos principais questionamentos…

19/11/2024

Filipe Luís define time titular do Flamengo para jogo contra o Cuiabá em treino desta terça

Flamengo e Cuiabá se enfrentam em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro O…

19/11/2024

Pedro lidera participações em gols no futebol brasileiro após quase 3 meses sem jogar; veja top-5

Último jogo de Pedro foi contra o Corinthians, no dia 1º de setembro Pedro segue…

19/11/2024

BAP ironiza Dunshee e ‘diminui’ gestão Landim no Flamengo: “Só conquistamos porque…”

Luiz Eduardo Baptista usou as finanças para atacar a atual gestão No debate dos candidatos…

19/11/2024

Candidato à presidência do Flamengo detona Gabigol e atual gestão

Gabigol tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2025 O nome de Gabigol tem…

19/11/2024

“Se referiu a Filipe Luís como ‘cachorro'”: candidatos trocam acusações inusitadas antes de eleições do Flamengo

Filipe Luís tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2025 O debate entre candidatos…

19/11/2024