Destaque

Marcel Rizzo: “Futuro de Tite na seleção trava mercado de treinadores e Flamengo ‘sofre’”

Compartilhe

O desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia, e o futuro de Tite, ditam o mercado de técnicos no Brasil para o segundo semestre de 2018. Uma possível vaga para comandar o time da CBF a partir de julho ou agosto fez com que procuradores brecassem ofertas a seus clientes no momento. A ordem era ficar onde está e esperar.

À procura de um treinador desde que demitiu Paulo César Carpegiani no fim de março, o Flamengo ”sofreu” com esse mercado que aguarda o Mundial (hoje o Fla está comandado pelo interino Mauricio Barbieri). Ao menos dois nomes cogitados não aceitaram mudar de planos no momento: Cuca, que está sem clube, e Renato Gaúcho, no Grêmio.

Renato era o preferido da diretoria flamenguista, e recebeu proposta para ganhar salário altíssimo na Gávea, equipe com a qual tem forte identificação, assim como no Grêmio. Rejeitou, muito porque o trabalho em Porto Alegre está bem avaliado, mas também porque sonha em dirigir a seleção brasileira.

Se a oportunidade aparecer após a Copa, com Tite deixando o cargo, é mais fácil para Renato deixar o Grêmio, clube que já está há quase dois anos nessa passagem, do que seria sair do Flamengo com poucos meses de trabalho. Renato tem recebido muitos elogios de profissionais do futebol — apesar de todo o ar de técnico ”das antigas”, ele renovou procedimentos no Grêmio, com ótimas abordagens de scout de atletas e de gerenciamento de equipe.

Cuca tinha resistência dentro do Flamengo, mas seu nome apareceu como opção quando preferidos foram descartados. Ele, porém, já havia acertado contrato para ser comentarista da TV Globo durante a Copa. Uma experiência nova para o treinador, que desde que deixou o Palmeiras em outubro de 2017 está parado. O Atlético-MG o havia sondado, depois o Flamengo, mas a ideia de aguardar até a Copa do Mundo, materializada no ano passado, foi mantida.

Se o Brasil for campeão ou apresentar uma campanha satisfatória, a tendência é que Tite renove por mais um ciclo de Mundial, até 2022 (novo contrato que a cúpula da CBF gostaria até de antecipar, como já mostrou o blog). Se fracassar, até por iniciativa do treinador, a tendência é que haja o fim do casamento —  seria duro manter apoio ao trabalho por mais quatro anos em caso de trajetória muito ruim.

Hoje, a CBF, que tem um novo presidente eleito, o diretor executivo Rogério Caboclo, indicado por Marco Polo Del Nero, suspenso enquanto a Fifa investiga suspeitas de corrupção, não pensa um plano B pós-Copa caso Tite fracasse. Nos bastidores da entidade, há dois tipos de fracassos mencionados: o ”7 a 1”, que é caso haja alguma derrota vergonhosa, sofrendo goleada ou para uma seleção inexpressiva, e o ”Copa de 66”, que remete ao Mundial da Inglaterra, quando teve a pior campanha da história, caindo na primeira fase.

Ninguém imagina que qualquer um dos casos vá acontecer.

Reprodução: UOL Esportes

Ver comentários

  • Tá difícil mesmo. Não temos bons técnicos disponíveis no mercado. A safra de técnico no Brasil está ruim. Exceção é o Tite.

  • O Flamengo não sofre por isso, ele sofre por achar que o treinador é que vai resolver o problema, TEM QUE MUDAR é a filosofia do clube, jeito de comandar essa estrutura que gasta muito e não lucra nada relação ao futebol, no futebol só as categorias de base que tem mostrado resultado esportivo...

  • O Flamengo já está acertado como cuca, por isso não contratou ninguém até agora, depois da copa ele assume. Escreve ai

  • Acho que não é isso.
    Essa diretoria é incompetente mesmo, todo ano é a mesma coisa, perde títulos, mantém perebas.
    EBM é um merda|!
    #FORAEBM

  • Acho difícil algum treinador querer treinar o Fla até as eleições. Vai ser atacado até quando ganhar os jogos.

  • Eu acho que o posicionamento da diretoria nesse caso do técnico está certo. Fez proposta por quem realmente vale, infelizmente esses três não podem assumir, o que diga-se de passagem os tornam melhores ainda sobre o aspecto profissionalismo. Renato, não assume porque tem um trabalho rendendo frutos e que pode levar o Grêmio ao Bi da Libertadores ou até mesmo a tríplice coroa. O Abel que assumiu uma responsabilidade profissional com sua instituição e deseja honra-la, e o Cuca que parece já ter um contrato firmado.
    Tirando esses três quem sobra? Felipão, Luxa, Oswaldo Oliveira, Celso Roth, Joel??? dentre esses prefiro o Barbieri, pelo menos é mais barato!
    O que poderia fazer é contratar o tal Coordenador para dar força ao novo treinador, e tirar as carinha de emburrado quando alguns figurinha são substituídos (com justiça!)

Notícias recentes

  • Destaque

Maracanã terá reforma de R$ 2,5 milhões antes da Copa do Mundo Feminina de 2027

Governo do Rio e Consórcio Fla-Flu negociam acordo para modernizar Tribuna de Honra do estádio;…

04/09/2026
  • Destaque

Acabou o amor: conselheiros do Palmeiras pedem expulsão de marido de Leila Pereira por relações com o Vasco

Conselheiros querem saída imediata de José Lamacchia, marido de Leila Pereira e pai de Marcos…

04/09/2026
  • Destaque

Urubu de Lima: Governo do Peru exalta nova camisa do Flamengo

Página oficial do Ministério da Cultura do Peru publicou camisa do Flamengo O projeto ‘Manto…

04/09/2026
  • Brasileirão
  • Destaque
  • Notícias

Torcida do Remo faz protesto e aumenta pressão antes de jogo com Flamengo

Torcedores foram à sede do clube na quinta-feira (03) e cobraram mudanças no comando do…

04/09/2026
  • Destaque

Neymar liga para Cebolinha e tenta convencer atacante a trocar o Flamengo pelo Santos

Everton Cebolinha desperta interesse do Santos para 2027, e Neymar procurou o atacante do Flamengo…

04/09/2026
  • Notícias

A dupla expectativa de Léo Ortiz: a Libertadores em Quito e o nascimento de Serena

Zagueiro do Flamengo falou sobre o impacto da altitude nas quartas de final da Libertadores…

04/09/2026