Colunas

A celebração de uma obrigação

Sempre eu hei de ser… exigente.

Vencemos o EMELEC o quarto colocado do fortíssimo campeonato Equatoriano, com uma atuação de gala de Éverton Ribeiro, que aos poucos vai provando que valeu, de fato, a pequena fortuna que pagamos por ele. Até agora a nossa Libertadores tem sido um exercício de bipolaridade! Amamos e odiamos, xingamos e elogiamos com uma intensidade doidivana. Não sei de onde vem tamanha agonia.

Comparada com a fatídica campanha do ano passado, esse ano vencemos apenas um jogo em casa, o único que a torcida pode se aproximar do time. Enfim, apenas na quarta-feira passada tivemos a oportunidade de mostrar o nosso amor, e mesmo de maneira tímida fomos correspondidos.

A importância da vitória vai além da classificação as oitavas de final da libertadores, deveria valer para começarmos a nos tornar, internacionalmente, grandes. Hoje, não somos mais o que fomos faz mais de 30 anos. Acontece que, apesar de passarmos para a próxima fase, ainda vamos aos trancos e barrancos. O time vem melhorando aos poucos, mas ainda é pouco para despertar a segurança dos torcedores.

Ontem durante a transmissão do jogo, acompanhando mais de 2000 mil torcedores no nosso chat (Tv Coluna do Flamengo no Youtube), pude ver amor e ódio em proporções inacreditáveis. Talvez excluindo Diego Alves, Éverton Ribeiro, Renê e Cuéllar, todos os demais foram amados e odiados.

Em alguns pontos a evolução do time é clara, como o posicionamento da defesa por exemplo, ou outro exemplo quando o Paquetá acerta em aparecer como opção para o Cuellar ou para os Zagueiros na saída de bola. E ainda, inacreditavelmente, Renê sendo opção pelo lado esquerdo para Vinicius Junior.

Ontem, em algumas (ainda poucas) oportunidades, Vini pode escolher entre cortar para o meio, passar para o meia que vinha pelo centro, ou tabelar com o Renê, como deve mesmo ser. Isso ocorreu por conta de dois fatores. O primeiro foi pela inoperância do lado direto do ataque do E_MELEC_A, e mais relevante, porque Renê descobriu que ele pode passar da linha branca no meio do campo. Não sabemos se foi uma descoberta de âmbito pessoal, ou o Barbi o ensinou. Ainda assim ele ainda cruza muito mal. No primeiro gol demos sorte, no passe para trás, a bola bateu no zagueiro adversário e sobrou para o goleiro, cada vez mais fixo, que sem tempo de bola deu um peteleco na redonda, no rebote, um chute de verdade (eu ia escrever de macho, mas nessa época de politicamente correto eu sempre me seguro) para estufar a rede.

Faz-se justiça, ontem, o nosso lateral esquerdo foi impecável na parte defensiva. O time ainda joga muito espaçado, e acho que não tem conserto com as peças que temos no elenco. Não vejo um planejamento tático de longo prazo no flamengo. De fato, não existe, já que trocamos de treinadores, com perfis diferentes, a cada mudança de estação – Dorival, Jorginho, Mano Menezes, Jaime de Oliveira, Ney Franco, Luxemburgo, Cristóvão Borges, Oswaldo de Oliveira, Muricy Ramalho, Zé Ricardo, Reinaldo Rueda, e Carpegiani.

Os torcedores, impacientes e ansiosos, acham que simples mudanças de jogadores ou posições fazem o time melhorar e se acertar definitivamente. Um exemplo clássico do clamor do torcedor por mudanças que resultou em tragédia, foi a mudança de Everton Cardoso de meia para lateral. Por mais que ele tenha tido alguma relação com a lateral esquerda, é preciso treino específico na posição, o que não se faz em um dia, ou mesmo uma semana. Quando finalmente o Paquetá foi recuado para ajudar na distribuição de bola, o time melhorou, mas não sem oscilação, tanto do jogador quanto do meio de campo e do time no geral.

Esse é o fato, essas mudanças dão certo hoje, mas amanhã, contra um técnico mais velhaco, não darão. Jogadores recém deslocados de suas posições originais oscilam. Por conta disso, pela falta de tempo para treinar, e pela falta de visão de tática, o Zé Ricardo foi parado na reta final do campeonato de 2016 pelo Carpegiani, Jair Ventura e Marcelo Oliveira. Em 2016, tínhamos um time bem montado, mas óbvio, fácil de marcar, era preciso mais tempo para ajeitar e variar o time, o treinador entendia que essas mudanças levariam tempo e nunca se quer as tentou. Quando o Zé Ricardo teve tempo para ‘brincar’ com o time, não o ajeitou, e foi-se. Por isso é apenas um técnico mediano, tem potencial, mas tem que estudar e precisa evoluir muito.

Hoje, os treinadores não usam o treino coletivo com a mesma frequência do que usavam no passado. Para fazer ajustes no time, o técnico deve olhar para o calendário e pensar: de hoje ao próximo jogo eu tenho que, por exemplo: ajustar a posição do zagueiro, reposicionar o volante na marcação, treinar a cobertura do lateral direito. Cada um desses pequenos detalhes leva um treino para ser treinado. Treino, ação de executar regularmente uma atividade física. Aí vem a nossa saga. Não temos tempo de arrumar o time como precisamos.

Ganhar a libertadores deve ser através de milagre sobre milagre como o torcedor gosta. Esse time, com o técnico que tem, pode engrenar e começar a jogar bem? Sim, pode. Mas isso só irá acontecer por sorte, e não por planejamento ou competência. De uma forma ou de outra estudando futebol, algumas vezes muito próximo e outras mais afastado, entendo o jogo como a antítese do que acontece hoje no Brasil. Vejo o futebol como trabalho sério, de longo prazo, com gente competente. No Brasil, e no Flamengo em especial, não se faz nenhum planejamento de longo prazo.

Defenda-se EBM; ele tentou, com as pessoas erradas. Rodrigo Caetano não conseguiu, se era capaz ou não, eu não tenho como dizer, mas o fato é que não soube planejar. A parada da copa do mundo vai ajudar, mas não apenas ao nosso time, a todos. Como o nosso temos mais talentos do que a maioria, pode ser que consigamos evoluir mais do que os outros, mas não criaremos a máquina de jogar futebol em 20 dias. Importante sempre destacar, não se ajeita o meio campo, posicionamento de jogadores e coberturas durante jogos, pode-se melhorar, acertar algum erro bisonho. Entretanto, o acerto dos detalhes, as trocas de posição, flutuações só acontecem em treinos. Coberturas, linha da zaga, posicionamento de bolas aéreas então, nem se fala… só em treino, muito treino, e com gente competente. Não é qualquer técnico que consegue transmitir essas ideias para os jogadores. Isso mesmo, além de saber o que se tem que fazer, além de saber como treinar, tem que saber como passar para o jogador. São poucos, pouquíssimos, no Brasil que tem essas três características.
Infelizmente, a única maneira que temos para nos tornarmos hegemônicos no futebol brasileiro será ganharmos um grande título, e que esse nos der tranquilidade para mantermos um trabalho e um padrão de jogo. Ou entendemos o futebol como um esporte de trabalho a longo prazo, ou continuaremos acreditando que futebol é sorte e acaso.

Antes, os exemplos eram internacionais e eram refutados pela diferença das realidades. Hoje, temos exemplos em estados vizinhos. Times com plantéis muito piores do que o nosso empilhando títulos enquanto celebramos a obrigação. Isso mesmo, comemoramos na quarta de noite o que deveria ser apenas a obrigação… passar de fase na libertadores para o time de maior torcida, com melhor etc etc etc… deverias ser corriqueiro.

Sim estamos carentes, sim estamos ansiosos, sim não aguentamos nos orgulharmos apenas de termos água nas torneiras do CT, de termos um ônibus que não quica, precisamos títulos, mas mais do que títulos, precisamos criar uma realidade baseada em planejamento sério, com profissionais que entendam de jogadores e jogadas, que não sejam comprometidos com empresários, e uma visão de como o Flamengo deverá jogar daqui a 2 anos, e com o DNA Rubro-Negro (qual é o DNA Rubro-Negro deverá a minha próxima coluna). Sim estamos todos felizes por estarmos classificados, mas quando acordarmos da bebedeira, veremos que estamos comemorando migalhas. Sim estamos felizes e demos alguns anos para o EBM nos tornar a grande potência, e não ganhamos nada, e se ganharmos esse ano será por sorte. No fundo, eu espero que os anos EBM para o futebol, não nos faça desacreditar em um projeto de médio prazo. Caso contrário, continuaremos levando com a barriga, para sempre, uma gestante que nunca vai parir, uma grávida do menino dourado que nunca nasce, mais do que ganhar a libertadores e o mundial em cima do Liverpool novamente, eu quero ser o maior time do Brasil e da América por muitos anos, sorte nos dará um ou dois títulos, planejamento nos dará a América.

Twitter – @fafochicca

Fabricio Chicca

Ver comentários

  • Derrota de Mello destruiu a alma rubro-negra. Felizmente ainda tem conserto.

    • com os ladroes antigos, ne? Meu amigo, com a geracao de zico, vc nao precisava de tecnico nem dirigente. Era so fechar os olhos...

    • Mais um fake sem nome a tentar desancar a melhor administração da história do FLAMENGO. Vai para o sofá e continue torcendo contra, mas não devolveremos o FLAMENGO para a rapinagem.

      • Bandeirete insana acima.
        Nem todos os que criticam o superestimado Derrota de Mello querem a volta dos meliantes pro poder.

        • Não debato com quem não tem coragem nem de se identificar.

          • Pq, eu tô cometendo algum crime e escondo o rosto e o nome pra não assumir? Dá um tempo bandeirete...

  • "Sim estamos felizes e demos alguns anos para o EBM nos tornar a grande
    potência, e não ganhamos nada, e se ganharmos esse ano será por sorte.". A profissionalização é inversamente proporcional a necessidade de sorte. Não creio que a conquista de títulos esse ano seja sorte. Creio sim que seja resultado de um trabalho iniciado lá em 2013, quando realmente tivemos uma reviravolta na administração do clube. Acredito ainda mais no Flamengo porque diferentemente dos outros clubes (exceto o curica), temos as maiores arrecadações de patrocínio e TV. Com uma boa administração, vejo o Flamengo como um candidato ao protagonismo nacional e internacional em poucos anos. Obrigação? Sim, mas uma obrigação que jamais vimos implementada no clube. Devendo títulos? Sim, a administração do EBM está devendo títulos no futebol, mas é questão de tempo para começarmos a ganhar títulos de expressão ano sim, outro ano também. Independentemente de quem seja o próximo presidente, torço para que ele mantenha a administração iniciada em 2013. Isso certamente fará com que o clube vença os títulos naturalmente. Sorte? Não creio que títulos esse ano sejam fruto de sorte.

    • Protagonismo nacional e internacional já tivemos sim. Na geração do Zico

  • Blá, blá, blá, - Blá, blá, blá, - Blá, blá, blá.

  • Não entendo essa necessidade de tentar desestruturar um bom momento do clube, caçando defeitos e mais defeitos, não importa se esteja ganhando, não importa se esteja tendo boas atuações. Se ganha é porque pegou um time "fraco", se perde fora de um time forte tinha obrigação de ganhar. Com todo respeito aos jornalistas, mas VAMOS PARAR DE SER CHATOS, e comemorar uma vitória do nosso time. O que mais me intriga é essa necessidade de autodestruição partir de uma página que deveria ser dedicada ao Flamengo e aos Flamenguistas. SRN.

    • Essa história de time fraco é engraçado d+ por sinal, o que aconteceu com o GRUPO DA MORTE que todos os comentaristas que falam de "time fraco" cantaram quando o nosso grupo foi formado?Sumiu do nada? Engraçado pra krl.

      "Só ganhou do Emelec nesse grupo", e eu pergunto, "O Fla perdeu pra quem até agora na liberta?", pois é.

  • Não deu pra ler o texto, ficou grande demais.
    O Flamengo quando o Bandeira chegou era uma chacota no Brasil. O Bandeira não herdou os resultados da era Zico, ele herdou a era Dimba, Walter Minhoca e 700 milhões de dividas com faturamento de um terço da dívida.
    Querer o Flamengo grande como na época do Zico eu tbm quero. Mas sei que não é do dia pra noite e reconheço que o Flamengo hoje é muito mais respeitado do que há 5 anos atrás.

    SRN

    • Entao volte pra escola,e aprenda a ler textos grandes e a interpreta-los direito,kkkkkk. E pra sua informaçao o flamengo é uma chacota no futebol na gestao do Bandeira tambem;a diferença e que agora as finanças estao em dia e o clube tem muito dinheiro.E o Autor nao esta criticando o Bandeira,e sim falando a verdadeira realidade do clube;se voce tivesse lido teria sabido disso.

      • Leio uns 8 livros por ano. Mas qdo leio um texto numa coluna espero até uns cinco parágrafos. Não é não saber ler.
        Chacota é brigar pra não cair. Ano retrasado fomos terceiro, ano passado quinto e chegamos em duas finais. Aí vão dizer q tem q ser campeão e não vice, é claro que sim, tbm concordo. Mas tbm vejo que a cada ano o clube dentro de campo e fora dele vai ficando mais forte.
        Parece que antes do Bandeira ganhávamos tudo e depois dele passamos a ter azar. Brigávamos pra não cair, éramos chacota. Entendam isso. Flamengo super respeitado foi só até 92, ou seja, 26 anos atrás.

        • kkkkkkk,Nao foi o que me pareceu,ao falar que estava com preguiça de ler um texto grande desse.mas chacota mesmo é nao ganhar titulos,ainda mais se tratando de um clube tao grande como o flamengo.pois nao adiantou em nada,sermos terceiros ano retrasado,chegar em duas finais,e quinto ano passado,se nao ganharmos os titulos;pois ninguem comemora nem vice,nem terceiro lugar,e muito menos o quinto.
          Esse seu pensamento é muito mediocre,e so mostra porque o flamengo nao vem ganhando nada ha muito tempo.ele condiz com os mesmos discursos pateticos dos outros bandeiretes,que ficam inventando essas desculpas pateticas,pra justificar os fracasos do Bandeira no futebol,que estao igual ao das gestoes anteriores.
          Eu nunca disse que antes do Bandeira a gente ganhava tudo e quem ta dizendo isso é voce;eu so estou dizendo que os mesmos fracassos e derrotas de antes,tambem estao acontecendo na gestao do Bandeira,no que nao é nenhuma mentira. Voces Bandeiretes que falam que na gestao do Banana de melo a gente vive ganhando tudo e esta tudo uma maravilha,kkkkkk,mas pra cima de mim essa nao cola,e é melhor voces inventarem outra,pois essa desculpa ai,ja esta manjada e quase ninguem acredita mais nela,ha nao ser voces mesmos idolatras do Banana de melo.E pra sua informaçao,o flamengo tambem esta longe de ser respeitado como era antes na gestao Do banana de melo,e hoje tambem somos chacotas dos outros clubes.

          • Tbm não li sua resposta. Como dizia o tite : fala muito.

          • nao leu porque nao sabe ler,pois alem de bandeirete é burro

  • Texto enorme filho...da próxima vez escreva um pouco menos, mesmo por que ele está meio cansativo. Você fala de planejamento a longo prazo como se a torcida tivesse paciência pra isso...aliás, como se o brasileiro tivesse paciência pra isso. Planejamento a longo prazo só virá caso o clube consiga títulos e uma campanha estável nos torneios, assim como está acontecendo com o Grêmio, caso isso não aconteça, cabeças vão rolar e não SOMENTE por culpa da diretoria, mas por culpa de parte da torcida que é exigente demais e quer um Flamengo que não existe ha no mínimo uns 30 anos e pelo texto que eu li você se enquadra nessa parte de torcedores. SRN

  • Para alguns, se tivesse feito isso ou aquilo, teríamos todos os títulos de 2013-18
    Essa gestão falhou em muitas coisas, mas um time financeiramente estável consegue se estruturar e reverter em resultados. Tem gente se contentava com um raio que caiu vez ou outra na Gávea!

  • kkkkkkkkkkkk, parece piada, mas a vitória da última quarta-feira quebrou a perna de muito anti-flamenguista travestido de rubro-negro. Este sítio está impregnado dessa praga. O colunista supra é um deles. Faz um texto gigante - para não ler mesmo - desancando tudo e parecendo o sabichão do futebol. Vamos contratá-lo para Presidente, Executivo de Futebol, Técnico, Nutricionista, Massagista, Psicólogo... tudo condensado num único profissional, Fabrício Chicca. A tática é a seguinte: se perdeu, malho na excelente administração EBM e equipe que nos resgatou de uma situação pré-falimentar e nos recolocou no patamar de disputadores de títulos, não de quem briga para não cair. Se vencer, ora, não fez mais que obrigação. kkkkkkkkkkkkkk. Pelo menos, como sempre neste sítio anti-flamenguista, após as vitórias as viúvas desaparecem e voltam para o sofá para torcerem contra o MENGÃO, esta pataquada será vista por poucas testemunhas, até agora 13. Se o MENGÃO tivesse perdido, teríamos centenas de comentários. Existem erros? Claro que existem!!! Mas os acertos são infinitamente superiores. Vão procurar o que fazer, anti-flamenguistas!

    • Falou tudo que eu pretendia falar e talvez não conseguiria com tamanha clareza. Parabéns, seu comentário foi perfeito.

  • Na era Zico ganhamos por causa daquela geração d craques e não por planejamento, do bandeira pra trás também, um brasileiro em 2009 por acaso e copa do Brasil, hoje temos planejamento, e si contratarem bons jogadores para completar essa espinha dorsal q temos, o time ficará bem forte, com dívida altíssima e atraso d salário não teríamos nem esperança, tem abutre q fica esperando o time perder para cornetar e dizer q nada presta, o presidente não presta, o técnico não presta, os jogadores não prestam tá tudo ruim, muitos antes do jogo contra o Emelec diziam q seria outro vexame, com pseudos torcedores assim nem precisamos d antis, precisamos mandar energias positivas para o clube e para o time, criticas construtivas tudo bem, SRN

    • acho que só está faltando a cereja do bolo:
      trocar rômulo - > zagueiro bom
      trocar arão -> lateral bom
      resolver pendenga do ronaldo com empresários, este moleque tem lugar neste elenco... deixar na geladeira, outro ano seguido, nem emprestar, não seria o melhor remédio....

      • Acho também q Romulo, Arão, Juan já deu oq tinha q dar, Trauco fica só si for pra jogar d meia, pois é lento pra marcar ponta veloz, e é lento pra jogar d ponta, Moreno e Geuvânio são fracos, tem q vir um zagueiro para o lado esquerdo na do Juan, zaga titular tem q ser o Réver pelo lado esquerdo eo Rhodolfo pelo lado direito, tem q vir um lateral esquerdo pra ser titular, q seja bom na marcação, da para quebrar o galho com o Rene por enquanto, por mim até o Diego vazaria, pois acho q ele estraga esse time, ele roda pra um lado, roda pro outro e toca pras trás, toda hora ele faz isso, da para lapidar esse elenco q já tem uma espinha dorsal, e montar um time capaz d ser campeão da Libertadores, o Grêmio sí perder o Everton eo Luan acaba o time, si tivesse alguém q realmente entendesse d futebol no flamengo daria para montar um timaço, SRN

    • Mas ganhamos os titulos,e o de agora ganhou o que?que eu saiba nada ha nao ser o lixo do Carioca. memso nao tendo planejamento anteriomente,conseguiamos conquistar titulos,ao contrario de agora.mas sobre as finanaças em dia e o planejamento bem feito e a longo prazo eu concordo com voce

      • Desde 92 em diante nós só ganhamos 3 titulos nacionais até 2018, e um foi nessa gestão, então exatamente nos ultimos quase trinta anos...Que titulos super importante são esses tirando cariocas?Pois só tem uma extinta mercosul se quiser falar de internacional, ae o buraco vai muito mais pra baixo.

        • Mas ganhamos ou nao?do jeito que ele tava falando parecia que so porque o clube nao tinha planejamento,os titulos nao tinham muita importancia,e o importante mesmo e ter as finanças em dia e so,no que nao é verdade.E so pra te lembrar,essa C.Brasil,foi quando ainda tinhamos os verdadeiros blues no poder,e ninguem aqui esta feliz por termos ganhado um tiulo sem muita importancia e que ja tinhamos uns dois antes dele.A mercossul nao existe mais,mas e considerada a sulamericana de hoje,ou seja, é um tiulo internacional na historia do clube,coisa que na gestao do Bandeira nao conseguimos ainda,so pra te lembrar

          • Mas do jeito que vocês falam faz parecer que pré-bandeira o Flamengo era o papa-títulos do futebol brasileiro ganhando sempre tudo que disputava, sendo que pré-2013, o Fla em 20 anos só tinha ganho 2 títulos nacionais e passava vergonha lutando pra não cair, não pagando ninguém em dia, tendo a luz e água cortada, dirigente convocando reunião pra dizer que acabou o dinheiro, jogadores processando o clube, "Finge que pagam!", o time de Basquete ficou quase 1 ano sem receber, jogando a divida pra quase 1 bilhão, então nem tanto ao céu nem tanto ao inferno assim amigo.

            E eu entendi errado, ou você falou que a copa do brasil não tem muita importância?Sério mesmo?

          • E aonde que voce viu eu falando que antes do Bandeira o flamengo vivia ganhando titulos?parece que voce nao leu o meu texto direito e esta falando merda. Eu so Ressaltei a importancia deles,que o cara ai de cima,estava tirando,e dando mais importancia pras finanças e pro Bandeira do que pra eles.O flamengo pode nao ter mais essa vergonha de ter que brigar pro rebaixamento e ter a luz e a agua cortada,mas os fracasos e vergonhas no futebol continuam os mesmos,ou nao?voces falam como se na gestao do Banana de melo estivese tudo uma grande maravilha,e so porque o time ganhou alguns jogos,ja esta tudo perfeito,kkkkkkk,voces tem memoria curta e vao com calma pois o flamengo nao ganhou nada ainda.
            E eu nao menosprezei o titulo da C.Brasil,so quis dizer que ele é considerado,muito sem importancia,em comparaçao,com uma libertadores e um C.Brasileiro por exemplo,ou eu estou enganado?refita um pouco sobre isso,antes de vim falar besteira

          • Cara, você tá muito exaltado.

            Você disse aqui: "memso nao tendo planejamento anteriomente,conseguiamos conquistar titulos,ao contrario de agora."

            E eu lhe perguntei, que titulos são esses? De 92 até 2012 se passaram 20 anos, com dois titulos nacionais (Que um pra você é sem importância, o segundo campeonato mais importante do país (Que muitos colocam acima de uma Sul-americana) é sem importância, bem...), e uma extinta mercosul passando todos os problemas que eu citei.

            O Corinthians foi ganhar o primeiro brasileiro em 90, o Fla tinha 5, e então eles ganharam os de 98. 99, 2005, 2011, 2015, 2017, 1 libertadores e um mundial (Isso sim são conquistar titulos.), 2 copas do brasil.

            Se o Fla tivesse ganho tudo isso nos ultimos 20 anos da era-pré bandeira e desde 2013-2018 só tivessemos ganho a copa do brasil, ae sim isso ia caber.

            Então que titulos são esses do Flamengo nos ultimos 20 anos para se vangloriar que com bandeira não ganhamos nada mas nos ultimos 20 anos ganhavamos titulos a rodo?Que dominância é essa?Que falta de planejamento resultam nesses titulos invisíveis?Que títulos são esses?

            Bem...Mas nada a dizer mesmo.

          • kkkkkkk,Voce nao me perguntou sobre titulos nenhum,voce que vem se intrometer no assunto e falar besteira;mas esses titulos eu mao preciso nem falar,qualquer um que torce para o flamengo sabe quais sao,e inclusive umas duas C.Brasil anteriores a gestao do Bandeira,que voce esta fazendo tanta questao de exaltar.E a C.Brasil so é o segundo campeonato mais importante dentro do Brasil,pois fora dele,ela fica atras ate de uma sulamericana na minha opiniao,em que o flamengo cometeu a proeza de perder pra aquele fraco time do indepediente so pra te lembrar,e isso foi na gestao do Bandeira.E nao me interessa nenhum pouco o Corinthians,pois eu torço é pro flamengo e nao pra eles;e voce citou muito bem,eles tem ganhado titulos,ao contrario do flamengo,e isso com muito menos grana.ou seja,ja supéraram a gente nisso,no que é uma grande vergonha,pra um time que estava bem acima deles nisso tambem.
            Em momento algum eu vangloriei esses titulos anteriores do flamengo,e so ressaltei a importancia que eles tinham tambem e que o cara estava tentando tirar por falta de planejamento neles .voce que ta dando importancia de mais pra uma mera C.Brasil(um titulo que ja tinhamos)e que nao faz o menor sentido.No mais voce so esta repetindo as mesmas coisas que ja tinha falado antes,e esta andando em circulos. mas tudo bem,eu nao estou levando nenhum pouco isso e consideraçao,e pra mim essa converssa besta tambem ja deu

Notícias recentes

Capitão do Flamengo, Gerson brilha na Seleção e é único brasileiro entre os melhores das Eliminatórias

'Coringa' do Flamengo entrou em Seleção da Conmebol após se destacar pelo Brasil Gerson, capitão…

22/11/2024

Notícias do Flamengo hoje: detalhes do futuro estádio e Super Mundial de Clubes

Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…

22/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

22/11/2024

Flamengo presenteia conselheiros que votaram a favor da construção do estádio

Conselheiros do Flamengo receberam uma camisa personalizada do clube Um mimo para quem disse “sim”…

22/11/2024

Jogador celebra retorno após ficar de fora de jogo do Flamengo no Brasileirão

David Luiz desfalcou o Flamengo em jogo contra o Cuiabá por conta de um mal-estar…

22/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

22/11/2024