Destaque

ESPN: “Vinícius Jr., Palmeiras e Botafogo evitam que grandes brasileiros fechem 2017 no vermelho”

Compartilhe

Cinco dos 12 maiores clubes do Brasil fecharam 2017 no vermelho. O prejuízo somado foi superior a R$ 225 milhões e só não foi maior que o superávit registrado pelos outros sete graças à venda de Vinícius Júnior, do Flamengo, e também bons resultados de Palmeiras e Botafogo.

O clube rubro-negro foi, de longe, que conseguiu o maior superávit da última temporada, com R$ 159 milhões. Desse valor, contudo, pouco mais de R$ 100 milhões vieram do dinheiro recebido pelo Real Madrid na compra do jovem atacante. O clube ainda tem mais R$ 50 milhões para receber, em 2019, pela venda do jogador.

Palmeiras e Botafogo tiveram resultado positivo acima dos R$ 50 milhões. A equipe paulista registrou superávit de R$ 57 milhões, enquanto a carioca, R$ 53,3 milhões.

CruzeiroSão PauloSantos e Grêmiocompletam a lista dos principais clubes do país a fechar 2017 no azul, mas com superávit somado que não chega aos registrados por qualquer um dos três primeiros da lista. O maior deles foi o dos mineiros, com R$ 30,5 milhões.

Já entre os times que fecharam a última temporada no vermelho, o maior déficit foi o do Fluminense, com R$ 79,4 milhões. Em seguida, o do Internacional: R$ 62,5 milhões.

Campeão estadual e brasileiro no ano, o Corinthians também teve prejuízo, de R$ 35,1 milhões, o terceiro maior do país. Vasco e Atlético-MG foram as outras equipes de resultado negativo, respectivamente, com déficits de R$ 22,9 milhões e R$ 25,1 milhões.

Reprodução: ESPN

Ver comentários

  • Só confio na planilha do Flamengo, pois essa é auditada por uma empresa independente. Esses outros clubes superestimam seus balanços. Apenas o Palmeiras apadrinhado pela CREFISA, deve ter obtido superávit.

    • Li uma reportagem ano passado falando sobre a gestão do Botafogo. Parecem também estar fazendo um bom trabalho lá,, pagando dívidas trabalhistas antigas e tendi responsabilidade nos gastos.
      O valor de 50 milhões de superavit me espanta, mas não duvido que estejam pelo o menos no caminho certo.

      • Eu nunca entendi como funcionava o Botafogo, não comprava ninguém, não gastava com nada e sempre terminava o ano no vermelho.... pelo menos agora parece que vai seguir outro caminho

        • O problema é que com esse tanto de dívidas que os times dos Rj têm, todo ano se gasta uma fortuna só pagando dívidas antigas + seus juros. Tudo isso tendo que manter os gastos de forma a ter um time pelo o menos suficiente para não cair.
          Daí as Receitas atuais tinham que bancar as despesas atuais + as antigas. Deve ser realmente difícil de se manter no azul assim.

  • Matéria tosca e tendenciosa.
    Se expurgar o vj ainda assim teríamos números positivos. Mas a chamada da matéria não quer mencionar isso.

    • Pois é! Ainda teríamos algo na casa de 50 milhões de superavit, segundos os números da própria matéria. Não faz sentido colocar a competência financeira do Flamengo na conta do Vinicius Jr.

      • Na prática seria maior, pois se não tivesse vendido ele também não teria contratado o Everton Ribeiro e provavelmente tb não teria trazido Geuvanio, não teria feito tanto investimento no novo CT, etc. Os gastos teriam sido menores.

  • O flamengo vem desde 2013 melhorando seus balanços financeiros, ai a midia de SP vem com o titulo Vjr, palmeiras e bota... sacanagem. A venda de Vjr foi monstruosa, todo mundo sabe, mas querer dizer q o superavit sou somente por isso é sacanagem, todo ano o fla ta com balanço positivo. Gastamos mais pq a venda do muleke permitiu gastar mais. A midia de SP não fala nada da crefisa, pq sera?ela quer tirar o crédito da diretoria na gestão financeira. CHUPA MIDIA CASEIRA!!!!!

    • O título da matéria geralmente é de responsabilidade do site Coluna do Flamengo.

      • Só clicar no link da fonte, o título é o mesmo que do site da ESPN. Mídia paulista nojenta.

    • Mesmo sem a venda do VJ teríamos superavit de 50 milhoes. Afinal o superavit foi de 150 milhoes e recebemos "apenas" 100 milhoes referente a venda dele. Portanto se não tivessemos vendido, teríamos um superavit de 50 milhoes.

      • Mesmo se tirarmos o superavit do VJ de 100M, ainda assim o FLA ficaria em primeiro, pois teve mais 59M de superavit, enquanto os pepas ficaram com 57M e o faís-K 53.3M.

    • Essa vai ser a tendencia agora, o Flamengo fazer uma venda monstruosa todo ano
      Paqueta (uma pena não ficar a vida toda aqui) vai sair por um caminhão de dinheiro
      E hoje a força que tem o Flamengo na base e com o clube se estruturando pra não ficar mais refém de qualquer proposta a tendencia é sempre ter esse tipo de venda

    • Concordo e muito com vc. Nós torcedores do mengão temos que abrir os nossos olhos com essa mídia paulista, eles sempre tentando implantar uma crise no mengão, e todo de bom que a diretoria faz, eles sempre minimiza.

      • vdd. olhando as matérias sobre as dividas dos clubes nenhum canal coloca a divida do estadio do coringa, pq sera? se fosse do flamengo ja estaria la estampada

  • Graças ao VJ?!?!?!?!?! Da a entender que se não fosse a venda do VJ teríamos fechado no vermelho, o que não é verdade. Fecharíamos no azul mesmo sem a venda do VJ. Esse título é do redator do Coluna do Flamengo?????? Precisa ser menos tendencioso.

  • A ESPN adora fazer essas chamadas malucas, pra não dizer enganosas... mas lá tbm tem uma matéria falando que o Flamengo diminuiu em 27 % sua divida e agora é a 10º entre os 12 maiores clubes... deviam ter publicado aqui tbm essa materia
    Inclusive lá mostra que a divida que mais cresceu no ano foi a do Porquinho

  • Resultado surpreendente esse do Botafogo. O que aconteceu? Venderam alguém? Como eles conseguem montar um time competitivo, com uma fração da folha do Flamengo, e ainda ter 50Mi de superavit? Esses sim deviam ganhar prêmio de gestão.

    • Da mesma forma que as antigas gestões do Flamengo, maqueando o balanço.

      • Será? Desde o Profut ficou quase impossível fazer isso. É obrigatório ter auditoria independente. Mas que tá estranho isso, sem dúvida. Mas não se pode negar que eles não jogam dinheiro fora com medalhão, e ainda assim tem tido resultados melhores que o Flamengo.

        • Quais resultados melhores? Salvo quartas de final na liberta ano passado..

          • Acabaram de nos eliminar e ser campeões cariocas. Se gastam menos da metade que nós, devem estar sabendo como montar elenco com menos desperdício.

          • Ah amigo... Ganhamos carioca ano passado e chegamos a 2 finais... Botafogo foi eliminado pela Aparecidense ... Melhores resultados aonde ?? Time do Botafogo vai lutar pra não cair... Anota ai...

          • Voce está falando do futuro ou do passado? Não sou futurologista, então vou me abster das previsões. Quanto aos ultimos 2 anos, quase todos comentaristas esportivos dizem que o Botafogo obteve melhores resultados. Mas de novo, "melhor" é um pouco subjetivo né? Se voce acha que o Flamengo teve melhores resultados por causa dos 2 Vices, eu entendo. Mas independentemente de ter sido melhor ou pior, voce discorda que o Flamengo desperdiça dinheiro com contratações estapafúrdias? Ou acha que é normal? Porque o Botafogo "aposenta" Mancuello enquanto o Flamengo gasta milhões com Conca? Alguma dúvida que a gestão do Botafogo protege o clube e a do Flamengo protege jogador?

          • Eu discordo. A grande maioria das contratações realizadas foram apoiadas por todos. Agora se o time não rendeu o esperado são outros quinhentos. Erro de planejamento no futebol etc... Não sei. Eu acho que particularmente pegaram essa frase do EBM e a tornaram numa tempestade totalmente desproporcional. Embora eu ache que o EBM fale demais e fale muita besteira com relação ao futebol, tenho pra mim que essa frase dele, embora infeliz, foi no sentido de proteger o atleta e o patrimônio do clube. A diretoria não pode achincalhar seus próprios atletas. Não estão rendendo? Negocia, mas não desvalorize seu próprio ativo. Enfim, o Botafogo não tem obtido resultados melhores. Não está na liberta, foi eliminado por um time da série D na Copa do Brasil etc... Carioca agora só vale quando não é o Flamengo que ganha ?

          • Quem apoiou a vinda de Conca? Quando eu soube já estava anunciado. A mesma coisa com Cirino, e muitos outros. Tem também casos pontuais que foram pedidos da torcida realmente, Diego Alves e ER7, só lembro desses dois. Mas a grande maioria chega com sigilo total, quando sabemos já está contratado. Ai se tentamos apoiar, significa que a diretoria não tem culpa? Quem pediu para gastarem 13Mi em Dourado? O que me lembro é da grande maioria ser contra. Vc lembra de alguém pedindo Geuvânio? E Marlos? E Berrio?

            A propósito, presta atenção nesse caso do Conca, é um dos assuntos principais na próxima reunião do Conselho. Abs

          • Cara, do que o Fla contratou, Everton Ribeiro, Cirino, Diego, Guerrero, Conca, Geuvânio só para começar a lista eram jogadores quase incontestes, com leilão e tudo. Se não renderam o suficiente, fazer o quê?

          • Nunca tinha ouvido falar em Cirino antes. E por quase 20Mi por 50% dos direitos econômicos não pode ter sido "inconteste". Guerrero ganhava 500Mil no Corinthians, para atrai-lo tinha que pagar o dobro? Olha amigo, não quero fazer insinuações sem provas, mas a torcida não é boba. Muito menos os conselheiros que estão pedindo explicações sobre Cirino e Conca. Não acredito nessa conversa de leilão. Agora mesmo está o pivô dizendo que está cheio de proposta para pedir mais aumento. O Palmeiras negou interesse em nota oficial. O presidente do Corinthians já falou que não quer de volta. Mas depois vão dizer que tinha leilão? Voces preferem proteger o clube ou jogador? Acreditam em tudo que empresário planta?

        • Não sei como anda a fiscalização do Profut, existe uma lista pública dos clubes que ainda estão no Profut?

          • Boa pergunta, não sei se há uma lista. Lembro que o Palmeiras não aderiu, mas acho que todos os demais sim. Sobre fiscalização, não sei como funciona. Mas vi que clubes como Vasco e Flu tiveram dificuldades em publicar seus balanços. A data limite era 30/04, pelo Profut. O Vasco não conseguiu assinatura da auditoria, deve estar maquiando mesmo. O Flu foi ainda pior, nem publicou balanço, só um resumo. Vamos ver se terá sansões a esses dois ai. Abs

  • Flamengo gastou muito ano passado,montou uma equipe pra ganhar titulos porem infelizmente nao aconteceu...se nao fosse por isso o superátiv chegaria na casa dos 250 milhões.

    • Falou tudo. O Flamengo está tendo superavit há 5 anos. Querer botar na conta da venda de VJ é piada de mal gosto. Já o Palmeiras, se deve à Crefisa mesmo.

      • É feio não reconhecer o mérito alheio, enquanto o Flamengo muitas vez paga pra jogar, a torcida do Palmeiras colocou nos cofres do clube no ano passado 127 milhões de reais.

        • Não se pode negar que o Palmeiras tem méritos. Ótimo eatadio em localização previlegiada. Otima media de publico. Porém bilheteria respresenta cada vez menos na receita total dos clubes. Sem a Crefisa a situação do Palmeiras seria muito mais dificil. E o patrocinio da Crefisa é muito acima dos valores praticados no mercado. Logo, não é patrocínio, é mecenato. Não à toa a Leila quer ser presidente.

    • Não sei, mas o Palmeiras depois da Arena vem faturando muito. Se tivéssemos um Estadio teríamos um faturamento muito melhor, reduziria despesas e aumentaria o lucro de bilheteria e estacionamento

      • Quanto da verba do Palmeiras veio da Crefisa ano passado? Quantos jogadores a Crefisa comprou para o Palmeiras ano passado? Quanto a Crefisa paga de salário para alguns jogadores do Palmeiras?
        Resumindo, Crefisa Futebol Clube.

        • Concordo contigo Glauco. Crefisa despeja quase 100Mi/ano só de patrocinio, fora ajuda em compras e salários. Flamengo chega na casa dos 100Mi também, mas incluindo a Adidas e todos os patrocinadores, ninguèm despeja sozinho quase 100Mi num time. Todos falam isso, o patrocínio da Crefisa é fora da realidade. É mecenato!

          • Sim, mas de qualquer forma é patrocínio. A Crefisa faz o que quer com a grana da agiotagem. Compensação tivemos quase 100 milhões a mais em conta da TV. Só acho que sem estádio vamos ganhar dinheiro, mas ficaremos dependendo de venda de jogadores pra equilibrar com parmera.

          • Sim concordo. A Crefisa tem todo direito de fazer o que quer. Mas a conclusão é exatamente essa, com esse tipo de mecenato e toda interferência que Leila já fez, inclusive alterando estatuto para se candidatar, o mérito do crescimento financeiro tem que ser dado à Crefisa, e não ao Palmeiras. Na cota de TV não estamos 100Mi à frente do Palmeiras. A diferença é mínima, Palmeiras está no segundo bloco junto com Vasco e SP. Corinthians ganha a mesma coisa do Fla no primeiro bloco.

            Entendam, o que o Glauco colocou é que o mérito não é só do Palmeiras, tem que dar muito crédito à Crefisa. Já no nosso caso, é mérito exclusivo do Flamengo. Nâo temos ajuda fora da realidade de mercado. E niguém está despejando dinheiro no clube por paixão ou interesse político, está tudo dentro dos valores de mercado.

            O Flamengo faturou mais que o Palmeiras em 2016, mesmo sem a venda de VJ. Tivemos superavit todo ano desta gestão, sem precisar vender jogador. Eu não me preocupo, ainda somos o time mais rico do Brasil sem precisar de vendas ou mecenato. O que me preocupa é no desperdício de dinheiro, muita contratação cara que não dá resultado.

  • Não duvido nada que o titulo da materia tenha um dedo do Mauro cezar. Kkk

  • Botafogo ? Quem diria..
    Fico feliz por isso, pois o futebol carioca vem sendo a vergonha dos 4 grandes estados do futebol.

    Antigamente Flamengo e Vasco assombravam os paulistas, mas agora só tomam sacode em São Paulo.

    • O Botafogo o ano passado conseguiu avançar até as quartas da Libertadores e Semi-final da Copa do Brasil. Gerou uma renda extra... Mas talvez esse ano não tenha a mesma sorte

Notícias recentes

  • Notícias

Palpites, escalações e mais sobre Escócia x Brasil

Quais as expectativas do jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo? A fase…

24/06/2026
  • Manchetes

Atlético-MG anuncia contratação de campeão da Libertadores pelo Flamengo

Qual é a nova contratação do Atlético-MG?   O Atlético-MG oficializou a contratação do zagueiro…

24/06/2026
  • Destaque

Capitão da Escócia faz promessa para jogo contra o Brasil, pela Copa do Mundo

Brasil precisa vencer para garantir a liderança do Grupo C A Seleção Brasileira entra em…

24/06/2026
  • Notícias

EsportivaBet devolverá saldo para quem apostar em jogo do Brasil x Escócia; entenda

Brasil x Escócia: veja como aproveitar a promoção da EsportivaBet e apostar com saldo de…

24/06/2026
  • Manchetes

Como Emerson Royal enxerga uma possível saída do Flamengo para o Aston Villa? Checamos!

Emerson Royal está de saída do Flamengo?   O Aston Villa (ING) está em busca…

24/06/2026
  • Destaque

IA crava placar e vencedor de jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

Como está a situação do Grupo C da Copa do Mundo? A Seleção Brasileira volta…

24/06/2026