Notícias

Fla cai de primeiro para décimo clube que mais deve no Brasil

O Flamengo ia de mal a pior nas dívidas. Após a chegada de Eduardo Bandeira de Mello e da Chapa Azul, uma nova filosofia foi adotada. Tanto que o Mais Querido saiu de primeiro lugar para décimo no ranking de clubes que mais deve no país. A medida adotada pela chapa, porém, deixou a desejar no quesito futebol (apenas a Copa do Brasil foi conquistada entre os títulos de maior expressão).

Os números estão no relatório Análise BDO Esporte Total, feito pela empresa de auditoria e consultoria. O Flamengo, que por anos esteve na indesejável posição de líder desta tabela, segue reduzindo seu endividamento. A queda em 2017 foi de 23%, o maior percentual entre os 22 clubes que foram analisados. As informações estão no site da ESPN, no blog do Mauro Cezar. Veja o ranking:

CLUBE / DÍVIDA LÍQUIDA / VARIAÇÃO 2016-2017

  1. Botafogo / R$ 719.192 / -4%
  2. Internacional / R$ 700.539 / 6%
  3. Fluminense / R$ 560.654 / 12%
  4. Atlético Mineiro / R$ 538.107 / 4%
  5. Vasco / R$ 505.936 / 11%
  6. Palmeiras / R$ 461.959 / 17%
  7. Corinthians / R$ 448.427 / 5%
  8. Grêmio / R$ 392.579 / -1%
  9. Santos / R$ 360.731 / 1%
  10. Flamengo / R$ 334.680 / -23%
Yuri Sobral

Ver comentários

  • Corinthians deve além desse valor 1 bilhão, não sei por qual motivo não vinculam a dívida do estádio.

    • Por q quem deve o estsdio não é Corinthians, e sim um fundo imoboliario da atual o Corinthians faz parte junto com a Odebrecht. Um assunto muito confuso.

      • Mas se o Corinthians faz parte do fundo, pelo menos uma parte da dívida tb é dele, mas nunca incluem o valor na dívida do clube.

  • É incrível como sempre colocam a foto do Banana quando tem boas notícias em relação a finanças. Colaram isso na imagem dele mesmo.

    • Parece que ele fez tudo sozinho kkkk, mas não a maior parte do crédito por Flamengo ser hoje o que é é dos VP de Finança, Administração e Patrimônio.

      • Ele não fez tudo sozinho, mas colocou as pessoas certas pra fazer

        • Quem colocou as pessoas certas pra fazer,foram os verdadeiros idealizadores desse projeto de reestruturaçao financeira do clube,e inclusive o proprio bandeira,que caiu apenas como um laranja no poder.

          • Tá bom, o Bandeira tá lá de enfeite, só pra aparecer nas fotos

          • Com certeza cara,ele e apenas um laranja no poder,embora tenha os seus meritos tambem,mas nao fez nada sozinho.procure se informar melhor

    • Ele é o presidente ne... Não tem jeito. Todos nós sabemos que existe um grupo competente por trás mas na história fica a imagem do presidente.

    • Assim como responsabilizam ele por tudo de ruim que acontece no futebol.

      • Onde ele de fato tem (também) culpa, pois é onde ele interfere, mas mesmo assim não vejo matérias de derrota do time com a cara dele.

    • kkkkkk,Verdade,mas so nisso mesmo,que e a unica coisa que ele entende e faz bem.mas deveriam colocar mesmo,é uma foto dele,quando sai uma noticia de fracassos e derrotas do time,onde ele é e tem sido o maior responsavel por tudo o que vem acontecendo no futebol do clube.

  • Precisamos continuar com a austeridade fiscal e monetária , pois todos os Clubes precisam agir como empresas . Para tanto , precisa colocar suas dívidas dentro de um limite aceitável , administrável . Mas nem por isso , pode se esquecer do futebol . Precisa armar um time forte , com treinador competente , e , a seguir , partir para brigar por títulos .

  • EBM maior presidente do flamengo de todos os tempos.... Alguns não vão concordar, mas daqui a uns 10 anos verão o reflexo disso.

    • Tive o prazer de falar isso para ele pessoalmente no maraca. EBM, o maior presidente da história do FLAMENGO.

    • Kkkkkkk que piada, Flamengo já tem seu maior presidente, e ele ganhou mundial, Libertadores e 4 brasileiros. Foi ainda o primeiro presidente da história de clubes a conseguir cota de televisão e patrocínios.

      • O Márcio Braga ganhou 4 Brasileiros, mas Mundial e Libertadores foi o Antonio Dunshee

      • Era outra época, o futebol brasileiro não era tão distante do europeu, mas concordo com vc.

      • Cara, muitos que comentam aqui não viram o Flamengo ser campeão mundial. Dos titulos brasileiros só vi o de 92 e 2009. Então pra mim o melhor presidente da história do Flamengo é o EBM. Ele é sem dúvidas o melhor gestor de todos os tempos. Isso não quer dizer que foi o mais vencedor.

        • Melhor presidente da historia do flamengo foi o MB;mas financeiramente foi o Bandeira mesmo.

    • kkkkkkkk,boa piada cara. e voce ja ouviu falar de um tal de MB,Maior campeao da historia do flamengo?se nap procure saber quem é,e se informar melhor antes de sair por ai falando besteira.

  • Ué, times que tem estádio devem mais que o Mengão? A maioria tem menos títulos, mas ter estádio não é importante?

  • EBM e equipe realizam a verdadeira revolução rubro-negra, pois o resgate da dignidade perdida nos permitirá grandes conquistas. Hoje já vemos isso, entramos nos campeonatos para ganhar, não para brigar para não cair. Todavia, o ano eleitoral faz com que apareçam uns idiotas apostando no quanto pior melhor. Não conhecem a história do FLAMENGO. Obrigado, EBM e equipe.

    • Ser eliminado na fase de grupos da libertadores com um dos elencos mais caros do continente é entrar no campeonato pra ganhar?
      Ficar em 6° colocado, com uma diferença de 16 pontos pra o líder, no brasileirão é disputar títulos?

      • Mas ano passado entramos em todos campeonatos pra disputar títulos, com exceção da Libertadores em que éramos favoritos e terminamos com uma elimanação precoce vergonhosa. No Brasileiro tivemos um rendimento aquém do esperado por termos priorizado a Copa do Brasil e a Sulamericana. Nosso desempenho no ano foi melhor que o do Palmeiras, Atlético-MG e Santos, por exemplo, que tinham investimentos e times do mesmo patamar que o nosso.

        • Quando a Copa do Brasil foi priorizada, o Flamengo já estava longe da briga pelo título no Brasileirão.

        • Isso de priorizar Copa do Brasil não justifica a campanha ridícula no Brasileiro. Os jogos são muito espaçados. Eu lembro que contra o Santos um jogo foi quase 1 mês depois do outro. O primeiro jogo da final foi contra o Cruzeiro dia 7 de Setembro, o segundo jogo, dia 27. Não tem essa de priorizar.

          • E mesmo "priorizando" a Copa do Brasil, tomou de 4x2 do Santos. Qual é a desculpa pra isso?

        • Como assim entramos pra disputar títulos? Você acha que um time que fica a 16 pontos do líder e termina em 6° colocado disputou o título?
          Copa do Brasil Ok, disputamos o título.
          Sulamericana não deveríamos nem ter jogado, aquilo foi fruto do vexame que os marmanjos deram.

          • Cara, o Corinthians foi líder disparado com uma diferença enorme de pontuação pro segundo e terceiro colocado durante praticamente todo o campeonato. Durante pouco tempo realmente brigamos pelo título do brasileiro, isso é verdade, mas estou falando sobre termos brigado pelo G4 durante praticamente todo o campeonato.

            Não estou defendendo a 6ª colocação em que terminamos, não acho que foi um bom resultado, achei ridículo, inclusive porque poderíamos ter teminado em uma posição muito melhor, ao menos entre os 4 primeiros.

            O que estou dizendo é que quando o quadrangular final da Copa do Brasil começou, estávamos a poucos pontos de distância do více-lider, o Grêmio. Pode buscar aí. Na 18ª rodada do Brasileirão, que foi quando fizemos o primeiro jogo da semi-final contra o Botafogo na Copa do Brasil, estávamos a 7 pontos do Grêmio, que era o 2º colocado.

            É óbvio que nossa participação na Copa do Brasil e na Sulamericana prejudicaram nosso desempenho no Brasileirão. Inclusive porque os outros times que disputavam o G4 no Brasileirão com a gente já não estavam disputando outras competições, como o Palmeiras, o Corinthians, o Santos...

            O maior problema do ano passado foi o péssimo planejamento do futebol, de não termos peças de reposição pro time titular que fossem à altura do time principal pra jogar simultaneamente 3 ou 4 competições de alto nível. Além, claro, do time ter pipocado em momentos decisivos, nas finais da Copa do Brasil e da Sula. Ao menos o título da Copa do Brasil era pra ser nosso, jogamos muito melhor que o Cruzeiro nos dois jogos, nos faltou frieza e qualidade pra decidir.

          • "Cara, o Corinthians foi líder disparado com uma diferença enorme de pontuação pro segundo e terceiro colocado durante praticamente todo o campeonato."

            Corinthians terminou o primeiro turno 7 pontos à frente do vice líder, o Flamengo terminou o turno 18 pontos atrás. Não há comparação, é um vexame sem tamanho.

          • Então você acabou concordando comigo que não disputamos o título brasileiro e que a temporada foi ridicula.

          • Ué, estou dizendo isso desde o começo: nosso desempenho no Brasileirão foi muito aquém do esperado, mas uma das explicações para isso é que priorizamos outros dois campeonatos - observe que não estou dizendo que esta é a razão central, mas sim apenas uma das possíveis de se elencar.

            De novo: não acho que a temporada foi ridícula. Foi melhor que de outros clubes que tinham pretensões tão altas quanto às nossas.

            Se você pegar os últimos 17 anos do Flamengo e compará-los, verá que o ano passado esteve entre nossos melhores desempenhos. Infelizmente isso não se reverteu em um grande título pra ficar marcado como um ano vitorioso. Então, nesse sentido, não acho que a temporada foi ridícula.

            Mas acho sim que poderíamos e deveríamos ter feito MUITO melhor.

          • Se fosse campeão da sulamericana você não iria comemorar, já que disputamos a sulamericana porque não classificamos na libertadores?

          • Fazendo uma analogia, se você tiver 70.000,00$ pra comprar um carro, e acabar gastando isso em um Palio, vai continuar andando de ônibus só porque você cometeu a burrice de comprar um Palio ao invés de um Civic?
            Pra mim é a mesma coisa, não deixaria de comemorar, mas teria a certeza que é pouco conquistar uma sul Americana quando se investe a tanto tempo altas cifras no futebol.

        • Deixa eu ver se eu entendi.

          Você entra pra argumentar e me solta essa? Que não fomos bem no brasileiro por que priorizamos a copa do Brasil? Kkkkkkkkk

          Antes da internet, o que você fazia pra passar vergonha?

          • Se eu tiver que te falar que o Flamengo já estava há anos luz de liderança e vice liderança nos momentos decisivos da copa do Brasil, é por que você deveria estar em um portal sobre culinária, sobre automobilismo, sei lá.. por que olha.. kkkk

            Futebol (e principalmente Flamengo) você pode até gostar, mas entende pouco.

            Abraço forte!

          • Não, não, cara. Eu assisti todos os jogos do Flamengo na temporada passada e lembro bem de nossos vários vacilos durante o brasileirão, lembro bem de que perdemos muitos pontos em jogos fáceis, contra times pequenos; lembro bem que vimos, rodada a rodada, o Corinthians se isolar na liderança e nossas esperanças de um título brasileiro se afastarem. Mas não é sobre isso que estou falando nos comentários acima.

            Enfim, ainda precisa melhorar bastante aí na competência de interpretação de texto e na arrogância.

            No mais, paz e saudações rubro negras.

        • No Brasileiro tivemos um rendimento aquém do esperado por termos priorizado a Copa do Brasil?kkkkkkk,conta outra cara.o flamengo foi mau no Brasileiro por pura incompetencia e falta de time e treinador mesmo.fora que nao faz nenhum sentido,priorizar uma competiçao que esta num nivel bem abaixo do C.Brasileiro.o flamengo chegou em duas finais de campeonatos fracos na cagada e mesmo assim cometeu a vergonha de perder pra times bem mais fracos do que ele.pare de querer justificar os fracasso do flamengo com os dos outros clube,pois essa nao cola.

      • Apareceu o primeiro. Nenhum time ganha todos os campeonatos, nem o Real e Barcelona com seus elencos bilionários. Quem lê o que você escreveu e não conhece a história do FLAMENGO, vai pensar que fomos campeões mundial umas dez vezes e, antes da administração EBM, disputávamos a libertadores todo ano. Estamos em outro patamar, mesmo que os antis não queiram ver.

        • Mas antes do EBM, o FLAMENGO de 2007 até 2012, disputou 4 Libertadores de 6 possíveis. E passou da fase da fase de grupos 3 vezes nesse período. Não entendi você tentar insinuar que antes o Fla não jogava Libertadores. Ah, e antes 6° colocado não tinha vaga não.

          • Retroceda até 1981, não em um período específico e verá que o FLA nunca foi participante em libertadores. Seu recorte é o tipo de informação para ludibriar os tolos.

          • Você que está tentando ludibriar as pessoas aqui. Mas a mim não. Quer dar a entender que antes do Banana, o FLAMENGO se resumia a fracassos, apenas pra tentar exaltar essa gestão. Sabe-se lá por qual motivo. Vai ver tu recebe pra isso.

          • Você nem nome tem. Deve ser um robô ou algo assim. Dê as caras!!!

          • Sou um robô com argumentos melhores que os seus rs. Eu teria vergonha se fosse você. Ter capacidade de raciocínio inferior a uma máquina.

        • Me diga quando os clubes de respeito do Brasil ou da Europa foram eliminados na primeira fase da libertadores? Obviamente que nenhum time ganha tudo, mas ser ELIMINADO na fase de grupos mostra que você MENTE quando fala que entramos pra disputar todos os títulos, isso não é disputar, é dar vexame.
          Se você fizer um comparativo de resultados que o Flamengo teve 6 anos antes bandeira vai ver que nos classificamos 4 vezes pra libertadores e fomos campeões brasileiro. Isso prova que antes dele não era esse desespero que vocês defensor de dirigente quer inventar, inclusive vencemos um título enorme, coisa que ele não tem.

          • Título enorme é a libertadores e o brasileirão.
            Título grande é a copa do Brasil e a sulamericana

          • Então deveríamos estar enlouquecidos porque ficamos 17 anos sem um título "enorme" brasileiro e estar loucos de pedra porque não conquistamos o título "enorme" da libertadores há quase 37 anos. Será que todo esse tempo que estamos sem título, também devemos colocar na conta do EBM?

          • Mas em que momento eu considerei os antecessores do Bandeira bons o suficiente pra o Flamengo?
            Acho que temos que continuar clamando por mudança, por uma diretoria que controle as finanças e vença títulos importantes

          • Primeiramente, times da Europa não disputam a libertadores. O novo patamar já é voltar a disputar a libertadores frequentemente. Tivemos desclassificações vexatórias? Sim. Mas faz parte do aprendizado. Se após a saída de EBM e equipe, o seu sucessor der prosseguimento ao excelente trabalho, certamente disputaremos a libertadores todo ano e os vexames serão excluídos do nosso currículo. Isso graças à transformação que EBM e equipe fizeram no FLAMENGO.

          • "novo patamar é disputar a libertadores". Que mentira, disputamos a libertadores mais vezes nos 6 anos pré Bandeira do que pós Bandeira, aliás, Bandeira é presidente recordista de eliminações.
            Não faz parte do aprendizado, isso é uma vergonha, Flamengo não é estágio pra dirigente incompetente.
            Graças a Deus Bandeira irá embora do Flamengo, e voltaremos a vencer, já que o DNA perdedor irá junto com ele.

        • "Nenhum time ganha todos os campeonatos"

          Pois é, mas o Flamengo ganha NENHUM, só Carioquinha, e mesmo assim nem é sempre.

          "vai pensar que fomos campeões mundial umas dez vezes"

          E quantos dos elencos anteriores estavam entre os mais caros das competições e eram eliminados de cara?

          • Apareceu mais um. Resultados dentro das quatro linhas só virão com responsabilidade financeira. Se hoje o time é um dos mais caros, isso se deve ao excelente trabalho de EBM e equipe. Os frutos do excepcional trabalho de EBM serão colhidos no futuro, pode esperar.

    • Entramos pra ganhar o que,o carioca?kkkkkk,o flamengo nao tem entrado em nenhum campeonato pra ganhar e so tem passado vergonhas nele,com excessao do lixo do lixo do Carioca.Voce que nao conhece a historia do flamengo e acha que ele nasceu na era Banana de melo,mas voce esta muito enganado e o flamengo é muito maior do que ele.

      • Talvez nós vivamos em planetas diferentes, pois no meu o FLAMENGO chegou à final da Copa do Brasil e da Sulamericana, além de vencer o carioca invicto e se classificar na libertadores via brasileirão. Eu acho que você está confundindo o FLAMENGO com aquele time que tem uma cruz no peito, não? Vai para seu sítio idolatrar o Eurico, viceíno.

        • Mais ganhou esses titulos?pois que eu saiba o flamengo nao ganhou nem um titulo no ano passado,com excessao do lixo do Carioca que nao vale nada e ja o ganhamos invicto,com times bem inferiores tecnicamente a esse do ano passado.chegar apenas e finais e nao ganhar os titulos,nao quer dizer nada e nem significa nada,pois é muito pouco para um clube tao grande como o flamengo e que tem um investimento tao grande no futebol.pare de idolatrar o Banana de melo um pouco,e seja um pouco mais racional e a pare de falar besteiras por ai.

          • Viúva dos derrotados, o FLAMENGO nem no melhor de seus tempos ganhou tudo que disputou, seu tolo. Vai se informar com quem te paga primeiro. Fica aqui desancando a melhor administração da história do FLAMENGO, vacilão. Seu lugar é em São Sanitário.

          • E na gestao do Banana de melo vem ganhando alguma coisa?kkkkk,voces falam que como se agora o flamengo vivesse ganhando titulos e esta tudo uma grande maravilha. nao sei em que mundo voces vivem,mas nao deve ser no planeta terra,e sim no mundo da fantasia chamado Banana de melo,onde é tudo prefeito e uma grande maravilha.acorda Bandeirete e pare de ser idolatra e pago pelo Banana de melo,pois isso que voce esta dizendo e vivendo esta longe de ser real.E melhor administraçao da historia do flamengo aonde?kkkkk,so se for nas finanças,pois no futebol foi uma das piores,sem duvida nenhuma;e voce querendo ou nao,a melhor administraçao do flamengo foi a do MB,la nos anos 80 onde foi campeao de tudo,so pra te informar,ja que voce nao conhece nada da historia do flamengo. va se F@der Bandeirete e a sua mamata esta acabando esse ano.

    • Para de babar cara! Não chama torcedores de idiota e idolatra dirigente! EBM não fez nada sozinho e pode colocar o trabalho da chapa azul a perder por causa do seu ego, e torrar rios de dinheiro que economizou com jogadores sem identificação com flamengo! Errou muito com a gestão de futebol! Então baixa a bola cara!

      • Se você não conhece a história do FLAMENGO, eu conheço. Eu vi o FLA ser despejado por falta de pagamento, não ter folha de cheque, não ter água nem luz, não ter lugar para treinar, não ter patrocínio, ser chacota da imprensa, ser recusado por jogadores medíocres.... Não se trata de babação, viúva, é apenas reconhecimento pelo excelente trabalho. Ocorreram erros? Claro, afinal somos humanos. Mas os acertos são infinitamente superiores. Se você prefere lutar para não cair, continue com essa mentalidade tacanha, eu quero o MENGÃO brigando por tudo o que disputar. Vai ganhar tudo? Claro que não, mas hoje estamos em outro patamar por conta da administração EBM e equipe. Parece piada, mas enquanto os torcedores de outros times nos invejam, temos tolos querendo a volta do atraso. Vai entender....

        • Ganhamos algum título de expressão na era EBM, a não ser a Copa do Brasil? Onde está a eficiência do departamento de futebol? Enchendo o cú de jogadores descompromissados de dinheiro? Quem realizou o consorcio do morro da viuva e o ct foi wrobel! Quem administrou o dinheiro igual judeu que é foi o pracownic. Eles estiveram também em outras gestões! Para de lamber as bolas do EBM! A mentalidade é de um grupo, parece piada torcedores como vc acharem messias!

  • Só isso que temos pra comorar enquanto o Grêmio tá lá ganhando tudo.

    • O grêmio ficou 15 anos sem ganhar nem um gaúcho... E ele ano passado ganhou a liberta. E um grande título, mas daí pro ganhar tudo e uma distância enorme..

      • Não ganhamos uma Libertadores à 35 anos e nesses 35 grêmio e SP ganharam 3 cada um.

        • Vira tricolor então amigo... Resolve logo essa sua frustração. ..

          • Não estou frustrado, quem deve estar frustrado é você que está pensando em mudar de time.

        • Mas é você que está exaltando o gaymio,não eu. kkkkk

          • Exaltando? Só Falei o que de fato está acontecendo, infelizmente mano a verdade dói.

          • Deve estar doendo muito em você, viúva dos derrotados, ver o MENGÃO rumo ao infinito com EBM e equipe. Tem que aturar, viceíno.

          • Não estou lhe insultando mano, então não me insulte, se você acha que eu estou doente por dizer a verdade então o hospício deveria ter 7 bilhões de pessoas.

          • A verdade é que antes de EBM e equipe o FLA estava numa situação pré-falimentar. Não tínhamos nem folha de cheque. Éramos motivo de chacota no mundo futebolístico. Hoje a realidade é outra, estamos em outro patamar e somos admirados e copiados. Se não quer ver....

          • Kkkkkkkkk "Somos admirados e copiados" com certeza não é por aqueles que ganham títulos.

    • Se a Paty tivesse sido reeleita o que será que a gente ia tá comemorando hoje?

      • Pelo menos na gestão dela fizemos nossa melhor campanha do século na Libertadores.

  • Agora a receita pra zerar a dívida é:

    1) Manter a austeridade financeira e fiscal, seguir com o planejamento de pagamento do parcelamento de dívidas;
    2) Ganhar no próximo triênio títulos de relevância no futebol, lucrar com as premiações, com bilheterias, com bônus de patrocinadores, marketing etc;
    3) Vender algumas de nosas jóias, mas APENAS após trazerem títulos em campo. Por e.x.: paquetá por R$ 200 milhões.

    Com isso praticamente zeraríamos nossas dívidas e poderíamos começar a construir um estádio sem nos envolver numa trama de endividamento como geralmente acontece.

    • titulos sao mais importantes que dívidas, a maioria é dívida fiscal, tem que sonegar imposto mesmo, nada público funciona nesse país, e o clube paga um absurdo pra jogar no Maracanã, dane-se o estado...

      • Com certeza títulos são mais importantes que dívidas, mas está mais do que claro que no futebol brasileiro os times que conseguem ter administrações financeiras saudáveis se destacam também esportivamente. É claramente o caso do Cruzeiro, São Paulo e Internacional durante a década passada. Quem sabe pode ser o caso do Flamengo no fim dessa década ou durante a próxima.

        Sobre o funcionamento fiscal do estado brasileiro, acho que muito mais importante do que a dívida dos clubes seria discutir a dívida pública da Federação. Essa sim precisa ser auditada e "sonegada". Dane-se o sistema financeiro internacional, não o Estado...

    • dificilmente vc mantem um jgoador e ele va ser vendido caro .. pq ou ele cai de rendimento e a europa prefere jogadores novos .. ou ele faz mt sucesso mas seu tempo de contrato diminuiu logo a multa tb
      tem q ser um projeto igual do neymar ... se n sai barato

      • Pois é, o Neymar saiu do Santos com mais de 21 anos. O Paquetá ainda tem 20, se ele for mantido aqui por mais 1 ano e meio pode ser que ainda nos renda títulos, siga jogando em alto nível e valorize no mercado.

    • A austeridade financeira não é mais necessária, pois a dívida está controlada, sobretudo a dívida trabalhista e privada, aquela contraída por empréstimos bancários. O que deve ser mantido a partir de agora é a responsabilidade em não aumentar o patamar dessa dívida.
      Não deve ser meta de nenhum time possuir divida zero, seria um sacrifício desnecessário. Os principais times do mundo possuem dívidas astronômicas, mas com receitas condizentes.

      Outra coisa, vender jogador não depende do clube! Não tem como competir com a Europa. Se pagarem a multa leva, é o máximo que o clube pode fazer. O projeto Neymar só pode ser viável, pq o Neymar tinha tanto patrocinador pessoal que a receita mensal dele o proporcionava um salário europeu jogando aqui no Brasil, um exceção.

  • Caramba. Eu nunca tinha visto o Internacional e nenhum top 10 de dívidas. Do nada saltaram pra 700mi. Muito estranho.

    • Se vc lembrar direitinho, até a gestão da Patrícia Amorim a dívida do Flamengo não era tão monstruosa, mas quando a Chapa Azul assumiu contratou uma auditoria externa e descobriu que a dívida era muito maior que o divulgado, pode ser que o mesmo tenha acontecido com o Internacional.

      • Na verdade, a auditoria foi feita na gestão do Bandeira. A dívida já era monstruosa, o problema é que a Patrícia Amorim não fez uma auditoria, foi burra, então levou essa fama de presidente que mais endividou o clube. Mas na verdade a dívida ja era gigante.

        • É disso mesmo que estou falando, a dívida conhecida do Flamengo até a gestão da Patrícia Amorim não era tão grande, mas quando fizeram a auditoria se revelou o rombo que deixaram.

    • Assim como o Fla tinha dívida de 350 mi e de repente, após auditoria, afirmou-se que era mais de 700 mi.

  • Este resultado é fruto do trabalho de um grupo, CHAPA AZUL. (Iniciada por WALLIN, BAP, LANDIN, WOBREL, ....e EBM) e não de uma pessoa. Parem com esse estória, de que EBM é o cara. Ele nao fez nada sozinho, foi um grupo.

    Se hoje temos um CT foi o terreno comprado pela venda do Zico pelo presidente George Helal. Dinheiro bem investido por sinal. Agora eu espero que a venda VJ e se caso ocorrer do PAQUETÁ, sejam pra infraestrutura e não pra compra de MURALHA, GABRIEL, ROMULO, TRAUCO, RENE, ...

    • Aceita que dói menos não custa nada uma vez só, mais vale apena,aplaude o velho Bandeira rsrs

      • Não querendo defender ninguém mas para alguns o bandeira é o único culpado pelo fracasso no futebol (muitos se esquecem que alguns integrantes dos azuis pularam fora, tendo certa culpa no fracasso do futebol) e os mesmo que culpam o bandeira pelo fracasso no futebol não dão crédito a ele pelo belo trabalho de gestão, se formos coerente o bandeira não o único culpado pelo fracasso no futebol assim como não é o único responsável pela excelente gestão.

        • Pularam pelo ego de alguém que não entende nada, opiniões de EBM contra todos mostraram quem tava errado, rachou em 2015 e vieram tantos erros de planejamento, desculpa mas Landim, Wrobel ou qualquer uma das chapa original teria diminuído essas dividas, EBM era melhor como fantoche!

          • oularam pq nao quiseram pagar passagens e comissoes.

        • na primeira gestao antes de rachar eles ganharam copa brasil sem grana !!! a grana comecou a n ser sugada por divida em 2015 (qundo raxou) e o bandeira n ganhou nada !! alem de transformar o time numa piada de mal gosto

      • So se for pela parte das finanças,pois pelo futebol,pelo amor de DEUS,KKKKKKK.

    • Concordo que o mérito não é só dele, assim como vc deve concordar que ele também não pode ser o único responsabilizado pelo futebol.

      • Claro que sim, quem rachou o grupo foi ele, quem sempre quis se meter onde nunca teve capacidade foi ele e Fred Luz! 2013 Walin mesmo errando com pouco dinheiro tinha moral, pulso firme ganharam com cobrança a Copa do Brasil, algo que EBM paternalista nunca teve!

        • OK, tudo de ruim que acontece lá é culpa dele e as coisas boas ele não tem nenhuma participação.

          O pior cego é aquele que não quer ver.

          Que fique claro que eu não quero mais ele como presidente, sou a favor da alternância de poder, já está na hora de trocar, mas sei reconhecer os méritos dele assim como os deméritos.

          • Ele errou pelo ego que têm, Bap é mas nunca falou por si, mas pelo grupo que criou pra levantar o clube, reuniões onde imperava a opinião de todos, em 2015 pra cá o Flamengo teve um presidente que brincou de ser pai de jogadores, Landim ou qualquer da chapa original teria substituído ele, ele era ótimo como fantoche, como protagonista fez m... Na pasta que assumiu!

    • Sem dúvidas que ele não fez nada sozinho, mas participou e merece créditos por isso. Se hoje temos CT foi o terreno comprado pelo Helal e também o valor investido nos mandatos do EBM, porque antes disso vários presidentes passaram pelo comando do clube e simplesmente "cagaram" pra infra-estrutura (inclusive o Deus da Coluna, Kleber Leite).

    • Penso da mesma forma cara.O banana de melo nao fez nada sozinho e sim os verdadeiros azui(WALLIN, BAP, LANDIN, WOBREL),que foram os responsaveis e idealizadores dese projeto de reestruturaçao financeira do clube.Banana de melo so deu seguimento ao projeto que os outros começaram e so,ele tem os seus meriotos,mas nao os merece sozinho e nem pode ser idolatrado por isso.Viva os blues verdadeiros!

    • Dessa turma toda só quem não abandonou o barco por vaidade foi o Wrobel. Bap deixou o basquete na mão. Ainda assim as melhorias seguiram firme. A equipe foi sim a responsável por tudo. Agora dizer q o CT se ergueu sozinho é uma put@ sacan@gem. Mas... fazer o q ... Melhor ler isso q ser cego. SRN

    • so para nao falar muito gabriel e anterior a gestao . romulo e trauco vieram de graca. muralha foi eleito o melhor goleiro da temporada. e rene foi um tapa buraco e ninguem afirmou que era um craque. este ultimo e mediano como o para e na.minha opiniao marca relativamente bem. tem forca de.vontade ao menos.

    • Tem toda razão. Porém, a partir do segundo mandato poucos desses aí restaram. Não podemos tirar o mérito da chapa inicial, mas então vamos ser justos: se é pra criticar a falta de títulos de futebol, vamos distribuir as críticas. Se EBM não é o único responsável pela boa administração, ele também não é o único culpado pela falta de títulos do futebol. Sejamos razoáveis.

Notícias recentes

Qual é o próximo jogo do Flamengo?

Flamengo não entrou em campo no final de semana, visto que os campeonatos estão paralisados…

17/11/2024

Borussia Dortmund manda recado para Flamengo em rede social antes do Super Mundial de Clubes

Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…

17/11/2024

Jogador equatoriano rasga elogios a atacante do Flamengo

Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…

17/11/2024

Ex-Flamengo deve comandar projeto bilionário da Portuguesa

Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…

17/11/2024

Vasco é convencido a deixar Liga Forte e deve migrar para Libra, liderada pelo Flamengo

Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…

17/11/2024

Everton Ribeiro visita ex-companheiros de Flamengo em concentração da Seleção Brasileira

Everton Ribeiro é um dos ídolos recentes da história do Flamengo O meio campista Everton…

17/11/2024