Flamengo e Vasco iniciam neste sábado, às 10h, em Moça Bonita, a disputa pelo título carioca sub-20. O GloboEsporte.com transmite o jogo em tempo real. Confira, em detalhes. o que haverá na partida.
Sem vantagem
No início da partida, ninguém é de ninguém. Em caso de empate nos dois jogos ou duas vitórias por diferença igual, sendo uma para cada lado, a disputa vai para os pênaltis. Assim como foi no ano passado, em que o Vasco levou a melhor.
Portões fechados
O primeiro jogo será com portões fechados em Moça Bonita, por precaução. Os recentes incidentes nos duelos entre Vasco e Fluminense alertaram para possíveis problemas de segurança em decisões na base. O jogo de volta, de portões abertos, será a preliminar do duelo de profissionais, no Maracanã, no próximo sábado.
A campanha do Flamengo
O Flamengo foi o quarto melhor time no geral, com 29 pontos ganhos. Venceu a Taça Guanabara (com direito a uma goleada por 8 a 0 sobre o América na semifinal), não chegou sequer à semifinal da Taça Rio e eliminou o Botafogo na semifinal geral aproveitando a vantagem do empate (1 a 1 na Gávea). No total, nas fases classificatórias, o Rubro-Negro disputou 15 jogos, venceu oito, empatou cinco e perdeu dois. Fez 19 gols e sofreu 10.
A campanha do Vasco
O Vasco somou apenas um ponto a mais do que o Flamengo (30), mas não ganhou nenhum turno. Foi semifinalista da Taça Guanabara (empatou com o Botafogo por 1 a 1) e finalista da Taça Rio (perdeu por 5 a 3 para o Fluminense na decisão). Mas derrotou o mesmo Flu por 3 a 1 no jogo único da semifinal. No total, na fase de classificação, o Vasco fez 15 jogos, venceu nove, empatou três e perdeu três. Marcou 29 gols e sofreu 15.
Ataque x defesa
O ataque vascaíno mostrou muita eficiência no torneio. Ao todo, marcou 41 gols (29 na fase de classificação, mais 12 na fase final). Mas sofreu 25. O Flamengo foi à rede em 29 oportunidades, mas sofreu apenas 11 gols.
Diferenças entre as equipes
O Flamengo tem em Vitor Gabriel, centroavante, uma referência forte no ataque que segurou a bola e ganhou várias disputas contra a zaga do Botafogo em bolas longas vindas da defesa. No Vasco, o centroavante é Moresche, que tem um pouco mais de mobilidade. Essa diferença de característica talvez determine como será a construção de jogadas das duas equipes. O Rubro-Negro com alguém que segura mais a bola e é eficiente no jogo aéreo, e o Cruz-Maltino com um jogo de mais tabelas e aproximação.
O destaque do Flamengo
Hugo Moura. Capitão do time, manteve uma regularidade em toda a competição como volante ou zagueiro (foi muito bem na semifinal contra o Botafogo improvisado), em algumas eventualidades. Mostrou muita concentração e solidez em campo e certamente será importante caso o Flamengo conquiste o título.
O destaque do Vasco
Lucas Santos. Segue sendo, na opinião do blog, o melhor jogador da competição. É muito rápido, evoluiu na finalização e articula várias investidas de ataque do Cruz-Maltino ao lado de Dudu e Marrony.
Os artilheiros
No Flamengo, Lucas Silva marcou seis gols, mas está fora da final. No Vasco, Lucas Santos é o principal goleador, com sete. Ele ainda pode chegar à artilharia do campeonato, dividida por três jogadores: Carreira, do Bangu, Marquinhos, do Boavista, e Lucas Barcelos, do Fluminense.
Os comandantes
No Flamengo, Márcio Torres assumiu o time na reta final, pois Maurício Souza está, no momento, como auxiliar-técnico de Maurício Barbieri nos profissionais. É a segunda final consecutiva de Marcinho, como ele é conhecido no clube, como interino. No ano passado, ele assumiu no lugar de Gilmar Popoca às vésperas da decisão. No Vasco, o técnico é Marcos Valadares, que assumiu no lugar de Marcus Alexandre no início da Taça Rio e tem pouco mais de dois meses no cargo.
Quem não está mais nos times em relação ao ano passado?
No Flamengo, subiram definitivamente Lincoln, que fez uma partidaça na final, e Jean Lucas. No Vasco, subiram Ricardo Graça, Bruno Cosendey, Andrey, Evander, Paulo Vitor e Caio Monteiro, além de Alan Cardoso, lateral-esquerdo que foi emprestado ao ABC. Paulinho, assim como Vinícius Júnior, não jogou a decisão.
Desfalques
Flamengo: Lucas Silva operou o tornozelo e só volta daqui a quatro meses. Vinícius Souza e Patrick também estão fora do primeiro jogo.
Vasco: Hugo Borges, centroavante, está suspenso.
Prováveis escalações
Flamengo: Gabriel, Wesley, Bernardo, Matheus Dantas e Pablo; Hugo Moura (Gabriel Kazu), Klebinho, Pepê e Luiz Henrique; Bill e Vitor Gabriel. Técnico: Márcio Torres
Vasco: Alexander, Rafael França, Miranda, Gabriel Norões e Luan; Rodrigo, Caio Lopes, Dudu, Marrony e Lucas Santos; Moresche. Técnico: Marcos Valadares
Reprodução: Pedro Venancio/Globo Esporte
Pedro foi mencionado como autor de um dos gols em uma hipotética vitória contra o…
Apoio: KTO.com FLAMENGO DIVULGA PROJETO DO ESTÁDIO | PREMIAÇÃO MUNDIAL DE CLUBES 👉 Vire membro…
Estádio do Flamengo terá cerca de 78 mil lugares A diretoria do Flamengo apresentou um…
'Coringa' do Flamengo entrou em Seleção da Conmebol após se destacar pelo Brasil Gerson, capitão…
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Ver comentários
Estão falando mais das galegas do que do MENGÃO DOUTRINADOR... Parei...
Patrick nem joga mais pelo Fla... foi pro Santos.
Esse é meia , o zagueiro está contudido e continua na Gávea.
Jogo ao vivo na ferj tv no Facebook.