GE: “Maraca lotado conforta Guerrero do drama da suspensão”

Compartilhe com os amigos

Aos 11 minutos do segundo tempo, Paolo Guerrero saiu com os jogadores que estavam no banco de reservas para aquecer. Destacou-se dos demais. Primeiro, pela corrida solitária enquanto os demais andavam. Segundo, porque levantou o Maracanã.

– Acabou o caô, o Guerrero chegou – gritaram 60 mil pessoas.

Após a partida, com 2 a 0 no placar, era possível notar uma mistura de sentimentos nas expressões e nas palavras de Paolo Guerrero. A todo momento olhava para cima, dentro da zona de imprensa no Maracanã. Parecia suplicar a Deus que lhe ajude a continuar a carreira. Embora ressalte sempre que “está muito confiante”, nem todos no Fla e que acompanham o caso compartilham esse sentimento. O peso do pedido da Agência Mundial Antidoping (WADA) pode fazer a diferença no julgamento derradeiro de Guerrero.

– O mais duro é não ter feito nada e receber um castigo – dizia Guerrero.

Normalmente de poucas palavras, Guerrero ficou mais de 20 minutos atendendo a diversos jornalistas, inclusive alguns peruanos que vieram acompanhar a semana decisiva da carreira. Ainda brincou quando foi questionado se estava com saudades de dar entrevistas (“Estou falando demais, é?!”).

Suspenso originalmente por um ano, o peruano entrou aos 13 minutos do segundo tempo – em pouco mais de 30 minutos participou de 10 lances, com 14 toques na bola. De cara mostrou o toque refinado que o diferencia da maioria dos jogadores da posição. Dominou e logo girou para deixar Vinicius Junior na boa no contra-ataque. Em outro lance, ajeitou de peito para Éverton Ribeiro, a quem procurou novamente devolvendo esticada de bola no ataque.

 Guerrero pouco fez perto da área. Bateu com perigo uma falta – que passou perto do gol de Danilo Fernandes – e isolou um cruzamento rasteiro de Geuvânio. A maior contribuição, ironicamente, veio quando ajudou a defesa. Quando o Internacional ameaçava pressionar para empatar a partida, o peruano tirou a bola da área de cabeça e na dividida da sequência do lance lançou na frente Éverton Ribeiro, autor de um golaço.

Contrato até agosto, sonho de Libertadores

O contrato de Guerrero com o Flamengo vai até o dia 10 de agosto. Ele evita falar no assunto. O Rubro-Negro quer novo acordo por tempo mais curto: até o fim do ano, prorrogável por mais uma temporada. Guerrero e seus agentes negociam por três temporadas. O acerto não é simples. Mas o jogador manifesta desejo de continuar no Flamengo, apesar dos desgastes da relação – os motivos: o período de contrato suspenso e certa frieza do apoio público do clube na defesa pela inocência.

– Estou aguardando a decisão, que vai ser importante para mim. Confiante que vai dar tudo certo, sou inocente. Quero ganhar os jogos enquanto estiver aqui, participar da Copa pelo meu país e voltar para o Flamengo e ganhar essa Libertadores, que é esperada por todos os rubro-negros – afirmou Guerrero.

 A comissão técnica planejava usar Guerrero por período menor que os 32 minutos. Mas o resultado do primeiro tempo – 0 a 0 – e a vontade do jogador foram determinantes para Maurício Barbieri antecipar os planos. O peruano se sente bem fisicamente, embora não esteja no nível ideal, como lembrou o treinador. Com placar de 1 a 0 em Campinas, o jogo de volta no Maracanã, na próxima quinta-feira, pode servir para Guerrero atuar por mais tempo. Até mesmo retomar a vida no Flamengo como titular.

– Estava me preparando na Argentina, estou bem fisicamente. Aqui acabei de me preparar bem. Quando o Maurício quiser vou estar à disposição. Mas essa decisão vai ser do treinador. Vou respeitar o que ele decidir – afirmou o atacante do Flamengo.

Reprodução: Raphael Zarko/Globo Esporte
Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Cara!
    Sinceramente. Não consigo entender vcs. Se dizem Flamengo.
    Mais no geral só fazem criticas.

  • Galera e o Barbieri eim!?… eu mesmo já o critiquei muito aqui, mas olha só:
    Lider do Brasileirao
    Classificado na Libertadores
    Bem na Copa do Brasil
    8 jogos
    4 vitórias
    Nenhuma derrota
    3 vitórias consecutivas
    5 jogos sem sofrer gols
    8 jogos sem derrotas
    Encontrando um padrao tático para o Mengao
    Está recuperando o E.R. e o Diego Alves
    Encontrou um posicionamento ideal para o Paquetá…

    • Por enquanto nada disso é obra dele, porque o Flamengo ano passado também venceu os times pequenos no Brasileirão (ou seja, os jogadores já faziam isso antes dele).
      O verdadeiro teste é:
      (i) passar na fase de grupos da Libertadores (Flamengo ainda não venceu do Emelec, e eu tenho medo desse jogo)
      (ii) vencer de time grande, o que ainda não aconteceu esse ano.

      • Nao discordo totalmente de vc… tb tenho medo do jogo contra o Emelec… mas você nao considera o Internacional um time grande?

      • Não vencer um time muito bom, vc quer dizer.
        E, sinceramente, passar da se de grupos não é um teste, é obrigação. A campanha do Flamengo tem sido mediana e, ainda sim, está muito fácil de se classificar devido a fraqueza do Emelec e do Santa Fé.

        Sobre ser obra do Barbieri, o time vem demonstrando evolução, mudou um pouco sua forma de jogar. Leva tempo. Isto é obra dele. Mas ainda é um time deficiente e que não foi realmente testado. Repetindo, é um time em construção.

        • Assim, alguns candidatos a título, como o Corinthians sofreram mais que a gente nos primeiros jogos. Além do mais, os times fracos são maioria, portanto, uma estratégia eficaz é não perder pontos para times pequenos. Salvo aquele assalto contra o Vitória, teríamos 100% na campanha. O time melhorou a questão do posicionamento. Com o Guerrero, vai evoluir muito, os meias tendem a crescer, porque ganham opção de tabela. Temos que ficar de olho em Grêmio e Cruzeiro, além de Palmeiras e o próprio Corinthians. Sobre a Libertadores, acredito firmemente que passaremos. Inclusive, faremos grande jogo na Argentina, para dar aquela moral pro elenco. As fraquezas do time são meio óbvias, mas há alguma evolução nisso também.

          • concordo com vcs Dieki e Eduardo Sacramento. Além do mais, se conseguirmos tirar os 6 pontos de Palmeiras, Corinthians e Gremio, brigaríamos pelo título, pois considero os unicos capazes hoje de brigar pelo título…

  • Será que ele pensa alguém foi lá por causa dele??

  • O que me preocupa é a insistência do barbieri com o Geovanio, contra a ponte o cara matou o time e não saiu, ai ontem foi titular dinovo. Pq ele não faz o simples colocando o Jean Lucas de segundo volante e o ER na direita onde ele se sente bem e joga melhor, inclusive o gol dele saiu com ele jogando na direita. Além do mais ele fez uma covardia com o Marlos moreno, colocando o cara no último minuto do jogo sendo que o geuvanio tava mal desde o começo do jogo

    • É irritante ver Geovânio jogar.

    • Com toda falta de habilidade dele, foi incisivo e tático. O grêmio não tem craques mas fazem o seu papel. Tá na hora de enxergarmos o futebol de outra maneira!

Comentários não são permitidos.