Notícias

Rodrigo Mattos: “Em 2019, clube rebaixado terá cota menor no Brasileiro já no ano da queda”

Compartilhe

A partir do próximo ano, o rebaixamento no Brasileiro vai pesar muito mais no bolso dos clubes com o novo contrato de televisão. O time rebaixado já terá prejuízo na cota no próprio ano da queda. Isso além de não ter direito a nada do contrato da Série A no ano que disputar a Série B, como já divulgado. O novo modelo de contrato de televisão da TV Globo prevê a distribuição de receitas de TV Aberta e Fechada de três formas: 40% igual entre os times, 30% por número de exibição na Globo, e 30% por posição no campeonato. Há ainda o pay-per-view dividido por torcida.

Pois bem, o dinheiro distribuído por posição no campeonato prevê cotas apenas do 1º colocado ao 16º colocado. O campeão ficará com uma premiação de R$ 33 milhões. Já o 16º colocado, primeiro que não cai, terá direito a R$ 11 milhões, um terço do valor.

Não há nenhuma cota neste item previsto para os quatro últimos colocados que caírem para a Segundona. Ou seja, os clubes rebaixados receberão menos do que os outros. Se todos os times fossem da Globo, os 16 que não caíssem dividiriam R$ 330 milhões em uma média de R$ 20 milhões por time.

Mas uma fatia das equipes receberá do Esporte Interativo, cujos contratos também preveem premiação por posição na tabela e corte de cota em caso de rebaixamento. No caso dos times do canal, atualmente são sete na Série A, 25% do contrato é distribuído por posição na tabela.

Além da fatia por premiação, cada clube vai ficar com R$ 22 milhões pela fatia que é distribuída igualitariamente, em um total de R$ 440 milhões. O número de exposição na TV Aberta vai determinar a divisão de outros R$ 330 milhões.

Reprodução: UOL Esportes

Ver comentários

  • Pronto, agora os vascaínos vão falar que é perseguição e que o Flamengo é culpado de tudo kkkkk

  • Então os indicies de audiência agora não vão valer mais nada, e vamos receber a mesma coisa que os outros ?
    TNC!

    • Eu adorei essa noticia. Vai ficar muito mais balanceado. Campeonato estava se dirigindo para uma La Liga da vida.

          • Na verdade estaríamos mais pra um Atlético de Madrid ... Só ganhamos uma nos últimos dez anos.

    • Número de exposições na TV aberta não se guia pela audiência não?

      • Sei lá o que isso quer dizer. Mesmo assim é bem pouco se for o caso.

      • Pelo q entendi, não. Se trata do número de jogos transmitidos( mas eh claro q os clubes cm mais audiencia terão mais jogos transmitidos) O que faz diferença na arrecadação por audiência eh o pay per view.

    • Eu não estudei a fundo, mas já vi algumas reportagens falando que com esse novo modelo praticamente nada vai mudar, Flamengo e Corinthians continuarão recebendo bem mais que os outros.

      • Sabe me dizer se receberemos mais do que antigamente, ou diminuirá nossa vantagem?

  • Tá na hora de expandir a forma como se transmite, futebol na internet é a tendência

    • Pra mim, já é realidade. É o que me resta para ver o Mengão com 2-5 minutos de atraso :)

Notícias recentes

  • Destaque

Rivaldo se rende a Vini Jr e coloca cria do Flamengo como o melhor jogador do futebol brasileiro

Pentacampeão mundial, Rivaldo rasgou elogios a Vini Jr Cria do Flamengo, Vini Jr segue colecionando…

26/06/2026
  • Destaque

Freguês do Flamengo falha e elimina Uruguai da Copa do Mundo

Eliminado pelo Flamengo na Libertadores do ano passado, Fernando Muslera virou vilão do Uruguai Acabou…

26/06/2026
  • Destaque

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

CBF divulgou novidades para o Brasileirão nesta sexta-feira (26) A Confederação Brasileira de Futebol (CBF)…

26/06/2026
  • Destaque

Leonardo Jardim barra convocação de joia da base do Flamengo para a Seleção Brasileira

Zagueiro de 17 anos, Daniel Thuram foi convocado para a Seleção, mas está na lista…

26/06/2026
  • Notícias

Jogador do Flamengo atinge maior velocidade durante jogo do Brasil na Copa do Mundo

Seleção Brasileira venceu a Escócia por 3 a 0 com presença de três jogadores do…

26/06/2026
  • Destaque

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

Zenit (RUS) já comunicou ao Flamengo que pretende investir em Léo Ortiz caso concretize a…

26/06/2026