EI: “‘Efeito Noval e Barbieri’: jogadores da base se destacam e ganham moral no Flamengo”

Compartilhe com os amigos

A escalação do Flamengo para pegar o Palmeiras, na última quarta-feira (13), teve uma curiosidade à parte: seis jogadores no time titular são crias das categorias de base. Foram eles: Léo Duarte, Matheus Thuler, Jean Lucas, Lucas Paquetá, Vinicius Junior e Felipe Vizeu. No banco de reservas ainda tinham: César, Thiago, Matheus Dantas, Michael e Lincoln. (veja a imagem abaixo).

Isso não é por acaso. Carlos Noval, ex-coordenador da base e atualmente diretor de futebol do profissional, conhece os “garotos do Ninho” como ninguém e sabe o extrair o melhor dos atletas. A forma como lida diretamente com os atletas é elogiada internamente. O Vinicius Junior, por exemplo, chegou a agradecer ao dirigente pelo esforço que fez para tentar segurá-lo.

Mauricio Barbieri também é adepto de apostar nas categorias de base. Aliado o trabalho do (por enquanto) interino com o de Noval, o resultado não poderia ser diferente: os jogadores oriundos da base ganharam moral, respaldo e a confiança no decorrer dos jogos.

Em entrevista ao Esporte Interativo, Carlos Noval falou sobre a evolução dos jogadores da base, que passaram a se destacar cada vez mais. O dirigente, entretanto, não deixou de ressaltar a importância do trabalho de Barbieri nesse quesito.

Não foi só minha (a decisão de dar mais oportunidades aos jogadores da base). Fiz parte porque conheço esses meninos, mas isso foi exclusivamente decisão de Barbieri“.

Além das quatro linhas:

​A evolução dos jogadores da base podem ajudar também fora de campo. Não é segredo para ninguém que o Flamengo vai ao mercado no meio da temporada buscar reforços. Mas, a ascensão de alguns meninos pode fazer com que a diretoria tenha ações mais tímidas ou até mesmo não ter pressa para fazer as negociações.

A ideia é sempre olhar para a base. Temos que olhar com carinho. Antes de ir ao mercado, certamente vamos olhar para a nossa casa“.

Na lateral, por exemplo, o Flamengo tentou a contratação de Zeca no meio do ano, mas, por conta de problemas jurídicos, o negócio não aconteceu. Para a posição, o jovem Michael, destaque da base, foi promovido, como o próprio Noval revelou.

Hoje nós temos o Renê muito bem. Teve o resgaste do Renê. Conseguiu corresponder, o Trauco que é jogador de Seleção e Michel está subindo da base“.

Depois do empate diante do Palmeiras, os jogadores do Flamengo receberam folga e se reapresentam no próximo dia 25 de junho, no Ninho do Urubu. O primeiro jogo pós-recesso de Copa do Mundo é no dia 18 de julho, contra o São Paulo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Reprodução: Esporte Interativo

Compartilhe com os amigos

Veja também