Até logo, Brasileirão. Por conta da Copa do Mundo, hoje a gente dará uma paradinha na principal competição nacional. Logo após a rodada, o Mengão ficará um mês na liderança do campeonato, longe de todo mundo, se recuperando e se preparando para a retomada em julho. Mas, antes disso, tem um clássico daquele para fechar a primeira parte.
Flamengo x Palmeiras (o mando é deles, mas o Buzz é nosso) fazem o jogão da 12ª rodada. Com três pontos na liderança da tabela, o Mengão pode abrir seis para o São Paulo e 11 para o próprio Palmeiras. Considerando que a primeira rodada da volta será exatamente contra o São Paulo… conseguem ver daí o tamanho da vitória de hoje? Mas vamos com calma. Tem muita coisa pela frente ainda.
Antes de tudo isso, vamos para mais um BuzzFla especial. Hoje, com jogos históricos contra o Palmeiras. Se liga aí.
1. A maior goleada
E começamos a lista logo com um jogaço. No ano do primeiro título nacional, o Mengão irresistível meteu seis no Palmeiras, no Maracanã. Zico guardou dois, Tita também, Luisinho e Nunes completaram a lista. Foi uma goleada redentora e para pagar, com juros, um resultado ruim de 79, que custou a eliminação rubro-negra no Brasileiro. Era hora da forra. Tinha 100 mil pessoas no Maraca naquele dia. Tita foi um dos principais jogadores da partida, atuando com muita raça e vontade para pagar a derrota. E demonstrou isso ao marcar duas vezes e comemorar dando tchauzinho para a torcida paulista no Maracanã. O jogo estava pago e o caminho para o primeiro título pavimentado.
2. É o Pet, é o Pet, é o Pet
O hexa de 2009 teve diversos momentos inesquecíveis. Mas um deles, com certeza, será bem especial na memória rubro-negra. Em 18 de outubro, no antigo Parque Antártica, os dois times se enfrentaram faltando oito rodadas para o final. O Palmeiras era o líder com 54 pontos, enquanto o Fla tinha 45 e brigava para entrar no grupo da Libertadores. E coube a Petkovic desequilibrar a partida para o Mais Querido.
Aos 23, o sérvio saiu driblando a zaga do Palmeiras, a torcida organizada, todo o bairro de Perdizes e quem mais viesse pela frente para marcar um golaço doutrinador e fazer um a zero.
O craque não estava satisfeito. Um golaço no primeiro tempo, um olímpico no segundo. Pra que cruzar na área se ele mesmo pode fazer? E foi lá e fez. Dois a zero. Ninguém acreditava, mas o Mengão estava chegando. Faltavam sete rodadas para o final que todo mundo conhece…
3. IbSHOW
Em 2008, o Mengão fez uma boa campanha na competição, chegando em quinto, pavimentando o caminho para o hexa, em 2009. E o Flamengo x Palmeiras deste ano foi bem especial para um jogador. Íbson, cria da Gávea, estava inspirado naquele 16 de novembro, quando na ensolarada tarde carioca, meteu três gols e foi o cara na vitória por 5 a 2.
Foto: Cezar Loureiro (Agência O Globo)
No primeiro gol, ele pegou rebote de chute de Marcelinho Paraíba e concluiu sem chances para o goleiro Marcos, virando o jogo para 2 a 1. No segundo tempo, logo aos 10, ele recebeu passe preciso de Kléberson e chutou no ângulo, fazendo um golaço. Mas o melhor estava ainda por vir. Kléberson, mais uma vez, fez a jogada e cruzou para Íbson. O camisa sete não perdoou e mandou de letra para fazer o quinto da goleada.
Com o resultado, o Flamengo assumia a terceira colocação na tabela naquela rodada.
4. A vitória que valeu um título
Em 1999, um Flamengo com sérios problemas encarava um Palmeiras conhecido como um dos melhores times do Brasil e o melhor da América. Campeã continental, a equipe comandada por Luis Felipe Scolari tinha tudo para levar a Copa Mercosul contra o Flamengo que havia acabado de perder seu artilheiro Romário e era composto por garotos ainda aprendendo as dificuldades da vida profissional.
Mas havia uma coisa naquele gramado do Maracanã que o Palmeiras não tinha. O Manto Sagrado. E foi com o Manto Sagrado que o Flamengo venceu aquela partida diante de apenas 13 mil pessoas, uma vez que o estádio estava em obras. Se não havia pressão na arquibancada, havia a raça rubro-negra no campo. E ela veio com os gols de Juan, Caio (duas vezes) e Reinaldo, que bateram os rivais por 4 a 3, levando a vantagem para São Paulo, onde empataram em 3 a 3 e levaram a taça continental, sob o comando do saudoso Carlinhos.
5. Um jogo essencial
Na campanha do tetra, em 1987, o Flamengo x Palmeiras da primeira fase foi importantíssimo. Em 07 de novembro daquele ano, os times entraram em campo para um jogo que definiria as pretensões de ambos na competição. O Flamengo precisava vencer para seguir com esperanças de classificação e contava com o fator campo para isso.
Vindo de derrota para o Atlético Mineiro, o Mengão havia entrado numa fase de erro zero. Outra derrota praticamente sepultaria as chances de título. Mas ela não veio. Renato Gaúcho e Aílton, no segundo tempo, marcaram os gols da vitória por 2 a 0.
O gol de Renato foi exatamente um “gol de Renato”. O atacante pegou a bola e foi para cima da zaga palmeirense. Decidido a marcar, levou consigo quem estivesse pela frente sem dó nem piedade, até a conclusão fatal. Embalado, o Mais Querido manteve a pressão. Zico foi na ponta e cruzou na medida para Aílton, que escorou de cabeça e deu números finais à partida. Parecia um jogo simples de tabela, mas não era. Aquela vitória colocou o Flamengo na disputa de uma vaga na próxima fase. O resto é história…
Hoje tem mais. Hoje, o clássico terá mais um capítulo. Que seja Rubro-Negro, mais uma vez.
Reprodução: Lucas Dantas / Flamengo
Ney Franco foi o treinador do Flamengo na conquista do título da Copa do Brasil em…
Vander atuou pelo Flamengo em 2011, que contava com Ronaldinho Gaúcho no elenco O Flamengo…
Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…
Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 9h (horário de Brasília) desta segunda-feira…