O histórico do Flamengo de formar atletas em sua base não mente. Ao longo dos gloriosos anos do Mais Querido, diversos nomes saíram dos campos rubro-negros para o mundo, conquistando troféus, respeito e idolatria em muitos clubes por aí. Além daqueles que fizeram história e voltaram para serem felizes, a temporada atual nos presenteou com a demonstração de que o trabalho está dando certo. Em um campo recheado de Garotos do Ninho, eles se destacam pelo amor ao Manto que vestiram desde o começo.
Durante o Brasileirão de 2018, todas as partidas tiveram pelo menos três jogadores formados na base como titulares. Diante do Corinthians, na vitória por 1 a 0 na tarde deste domingo (3), com as duas primeiras alterações de Maurício Barbieri, o Flamengo chegou a ter cinco atletas criados no clube em campo ao mesmo tempo (Vinicius Junior, Lucas Paquetá, Felipe Vizeu, Jean Lucas e Léo Duarte).
Além dos jovens nomes de Léo Duarte, Matheus Thuler, Lucas Paquetá, Vinicius Junior, Jean Lucas e Lincoln, quem também entrou em campo e tem sua carreira iniciada no Mais Querido são Juan, César e Julio Cesar, que voltou ao Mengo para se aposentar. Excluindo os garotos que atuaram na equipe profissional apenas durante o Campeonato Carioca, a base rubro-negra foi responsável por nove assistências (cinco de Lucas e quatro de Vinicius) e 17 gols (dez do camisa 20, cinco de Paquetá, um de Vizeu e um de Lincoln) em 2018.
Em nove rodadas do Campeonato Brasileiro, a que teve menos jovens em campo foi a estreia diante do Vitória, em que apenas Juan, Paquetá e Vinicius entraram em campo. Por outro lado, o grande triunfo no Independência contra o Atlético-MG teve seis: Matheus Thuler, Léo Duarte, Lucas Paquetá, Jean Lucas, Vinicius Junior e Felipe Vizeu.
O camisa 20 atuou em todas as nove partidas do Flamengo no Campeonato Brasileiro, sendo oito como titular, marcando contra Ceará (duas vezes) e Chapecoense (duas vezes). Lucas Paquetá esteve em oito e fez gols diante de Internacional e Bahia. Jean Lucas e Léo Duarte entraram em sete jogos, com o volante entre os onze iniciais três vezes e o zagueiro titular em todas. Juan jogou três vezes, seguido por Lincoln e Vizeu com duas aparições. Os goleiros César e Julio Cesar completam a lista com um confronto cada.
As estatísticas também chamaram a atenção do técnico Maurício Barbieri, que comentou sobre o fato dos Garotos do Ninho estarem frequentemente presentes na ótima campanha rubro-negra. “Eles têm demostrado que tem totais condições de render muito. Todos estão muito bem. Isso é fruto de um trabalho muito bem feito de investimento na base. Ter jogadores formados aqui tende a fazer o grau de identificação e dedicação ser até maior. A torcida deve confiar neles assim como confio”, disse o treinador.
Garotos do Ninho em números na temporada 2018
Juan: 14 jogos, oito vitórias, cinco empates e uma derrota.
Matheus Thuler: oito jogos, seis vitórias e duas derrotas.
Léo Duarte: 18 jogos, 11 vitórias, quatro empates e três derrotas.
Jean Lucas: 16 jogos, 11 vitórias, três empates e duas derrotas.
Lucas Paquetá: 28 jogos, 17 vitórias, nove empates, duas derrotas, cinco gols marcados e cinco assistências.
Vinicius Junior: 30 jogos, 18 vitórias, oito empates, quatro derrotas, 10 gols marcados e quatro assistências.
Lincoln: 11 jogos, seis vitórias, quatro empates, uma derrota e um gol marcado.
Felipe Vizeu: oito jogos, quatro vitórias, dois empates, duas derrotas e um gol marcado.
Reprodução: Site oficial do Flamengo
Seleção Brasileira enfrenta o Uruguai na terça-feira (19) O treino da Seleção Brasileira em Salvador…
Reunião rápida no CT aconteceu no início da preparação para Cuiabá x Flamengo O elenco…
Vice-presidente revelou quando começam obras do novo estádio do Flamengo O Flamengo segue avançando no…
Flamengo comemora 129 anos de existência nesta sexta-feira (15) O Flamengo segue sendo homenageado durante…
Ideia da diretoria e vender o naming rigthts do estádio Vice-presidente geral e jurídico do…
Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…
Ver comentários
Vinicin junin vai longe. Paquetá >>>>>>> Luan.
desde 2016 já se comentava isso com Vizeu depois que ele substituiu o inominável, em 2017 ficou muito mais forte com Paquetá e Vizeu substituindo também o inominável e resolvendo...
Vamos pesquisar antes de sair escrevendo? Se Vinicius Júnior fez dois gols contra a chapecoense e o Guerrero também fez um o jogo ficou empatado então? O gol contra o vasco foi anulado agora?
Verdade, teve jogo com 12 jogadores da base relacionados, serve de aprendizado